Fórum Ubuntu Linux - PT
06 de Janeiro de 2009, 19:52 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Sejam todos bem-vindos e fiquem atentos às novas regras de utilização do fórum.

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Ubuntuzilla - Usando sempre a última versão do Firefox  (Lida 3755 vezes)
pinduvoz
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« em: 21 de Setembro de 2007, 02:39 »

Eu não achei aqui nada sobre isso e resolvi postar.

Instalar "na mão" uma nova versão do Firefox não é algo simples, já que é preciso descompactar o pacote, copiá-lo para /opt e criar/substituir links. Mas, graças ao "ubuntuzilla", fica muito fácil manter o Firefox atualizado.

O "ubuntuzilla" é um script em python que possibilita a instalação automática (incluído o download) da última versão do Mozilla Firefox, do Mozilla SeaMonkey e do Mozilla Thunderbird no Ubuntu.

Basta o download do script no site do projeto (link no final do post) e um duplo clique para instalá-lo no Ubuntu via gdebi.

Depois, para instalar o Firefox, abra um terminal e digite:

Código:
ubuntuzilla.py

O comando acima procura uma nova versão, faz o download  (checando as assinaturas) e instala preservando suas configurações (idioma, extensões, temas, favoritos etc.). Ele também permite a instalação de um "update manager" exclusivo para o Firefox.

E para instalar os demais softwares da Mozilla, os comandos são:

Código:
ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird

Código:
ubuntuzilla.py -a install -p seamonkey

Em suma, é uma mão-na-roda esse script, pois ele permite até mesmo voltar para a versão original (leia-se a instalada pelo Ubuntu) do Firefox.

link do "ubuntuzilla": http://ubuntuzilla.wiki.sourceforge.net/

Aproveitem.
:: Linux Registered User nº 439378 ::
felipeett
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #1 em: 22 de Setembro de 2007, 01:30 »

nossaaa muito bom e facil
eu uso o ubuntu 6.06, e o unico jeito q eu sabia ateh agora d atualizar era ficar com as duas versoes
instaladas, entao eu optei por nao instalar.
Mas agora ta muito facil e rapido, e da pra ficar sempre com a versao mais atual do firefox
 Contente
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #2 em: 22 de Setembro de 2007, 01:53 »

O ubuntuzilla está servindo até para quem usa o Feisty (7.04). Com a chegada próxima do Gutsy (7.10), o pessoal da Canonical esqueceu do update do Firefox do começo da semana, de 2.0.0.6 para 2.0.0.7.

Eu já atualizei o meu aqui, até porque se trata de um "update de segurança".
edjen
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Toda mudança gera resistência.

« Responder #3 em: 22 de Setembro de 2007, 09:18 »

Testei no Firefox e funciou muito bem. Parabéns pinduvoz. Os problemas acabaram !!!

De outra forma sempre há a possibilidade de alguma coisa sair errada.
Ubuntu 8.04 = Asus P5K-E = Intel Q9450 = HD3870 = Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 4Gb RAM OCZ 1066 mhz
fabiovalinhos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user

« Responder #4 em: 22 de Setembro de 2007, 10:15 »

Legal pinduvoz, parabéns.

Já vi várias pessoas, assim como o felipe, com versões antigas do Ubuntu e querendo colocar a versão mais nova do Fire.
E como vc bem disse, nessas andanças pelo fórum, isso não é uma tarefa simples de se fazer.

Isso vai ser uma mão na roda.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM
Nelson Quintanilha
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

"O mundo não deve ter fronteiras, mas horizontes."

« Responder #5 em: 22 de Setembro de 2007, 11:32 »

Olá pessoal,
Eu pensava que a atualização do Firefox era automática, principalmente as atualizações de segurança. Lembro-me que quando eu utilizava o Windows era, de vez em sempre pipocava na tela.
Basta o download do script no site do projeto (link no final do post) e um duplo clique para instalá-lo no Ubuntu via gdebi.
Galera, de ramis ramis (inglês) eu não manjo nada, sou completamente "narfa", da pra por o link direto? Sem Graça Sem Graça
Abraços
Ubuntu - 8.04 - 32btis
Placa mãe ECS K7-S5-A; HD1 Samsung 80G, Memoria DDR 768MG; Processador Athlon 1800+; Placa vídeo gforce fx 5200.
Evaristo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #6 em: 22 de Setembro de 2007, 12:30 »

Pinduvoz,

vi o wiki, mas não tem prá swiftweasel, que também usa a máquina do FF. Alguma idéia??

Abraços
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2007, 16:14 »

Olá pessoal,
Eu pensava que a atualização do Firefox era automática, principalmente as atualizações de segurança. Lembro-me que quando eu utilizava o Windows era, de vez em sempre pipocava na tela.
Galera, de ramis ramis (inglês) eu não manjo nada, sou completamente "narfa", da pra por o link direto? Sem Graça Sem Graça
Abraços

Links diretos para o pacote:

Ubuntu 32:

http://downloads.sourceforge.net/ubuntuzilla/ubuntuzilla-4.4.3-0ubuntu1-i386.deb?modtime=1190161681&big_mirror=0

Ubuntu 64:

http://downloads.sourceforge.net/ubuntuzilla/ubuntuzilla-4.4.3-0ubuntu1-amd64.deb?modtime=1190161660&big_mirror=0
pinduvoz
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2007, 16:18 »

Pinduvoz,

vi o wiki, mas não tem prá swiftweasel, que também usa a máquina do FF. Alguma idéia??

Abraços

O Swiftweasel é o Swiftfox "a la Debian", não é?

Use o Automatix2 para instalar o Swiftfox, já que ele sempre instala a última versão disponível.
Werton Franca
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #9 em: 22 de Setembro de 2007, 16:22 »

gostaria de saber por que não funciona o ajuda/procurar atualizações... ou mesmo de forma automática, como no windows, com pop-up e tudo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #10 em: 22 de Setembro de 2007, 16:31 »

gostaria de saber por que não funciona o ajuda/procurar atualizações... ou mesmo de forma automática, como no windows, com pop-up e tudo

Na versão do FF do Ubuntu isso vem desabilitado.

Agora, se vc. usar o ubuntuzilla e instalar a versão da Mozilla, funcionará se o Firefox for aberto com "root" para ter permissão de escrita no respectivo diretório.

Com a versão da Mozilla instalada, use o comando:

Código:
gksudo firefox
(não use "sudo", mas "gksudo")

e atualize o FF pelo menu "ajuda > procurar atualizações" como no Windows.
« Última modificação: 22 de Setembro de 2007, 17:28 por pinduvoz » Registrado

Nelson Quintanilha
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2007, 16:49 »

Olá pinduvoz,

Quais seriam:
E para instalar os demais softwares da Mozilla, os comandos são:

Código:

ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird

Código:

ubuntuzilla.py -a install -p seamonkey

Baixei conforme o link direto, brigadão, hehehe... Sem Graça Sem Graça Sem Graça
Instalei somente o primeiro comando e ele me retornou:
Enter your choice of localization (integer, from 0 to 43): Dei-lhe o numero 43 e Y,Y...

Preciso instalar os outros?Hein?
Ubuntu - 8.04 - 32btis
Placa mãe ECS K7-S5-A; HD1 Samsung 80G, Memoria DDR 768MG; Processador Athlon 1800+; Placa vídeo gforce fx 5200.
pinduvoz
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #12 em: 22 de Setembro de 2007, 17:27 »

Amigo Nelson,

O "enter your choice of localization" é para escolher o idioma da interface. Se vc. quer usar pt_BR (acho que quer) tem que colocar o número que está ao lado de pt_BR na lista (eu não lembro qual é, mas basta ler com cuidado e colocar o correto).

O comando "ubuntuzilla.py", sem complementos, instala o Firefox.

O comando "ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird" instala o Thunderbird, programa de correio eletrônico da Mozilla.

O comando "ubuntuzilla.py -a install -p seamonkey" instala o Seamonkey, um browser (navegador web) leve da Mozilla.

Depende da sua escolha instalar um ou outro.

E, se vc. errou no idioma ao instalar, remova e instale de novo, colocando o idioma ("localization") correto.

Os comandos para desinstalar são:

ubuntuzilla.py -a remove -p firefox

ubuntuzilla.py -a remove -p thunderbird

ubuntuzilla.py -a remove -p seamonkey

Como visto, basta trocar "install" por "remove", como no apt-get.

[].
Nelson Quintanilha
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

« Responder #13 em: 22 de Setembro de 2007, 17:44 »

Valeu pinduvoz,
Parece que você sabia o que eu tinha feito quando passou a receitinha de bolo para corrigir.
Eu achava inglês difícil, precisava conhecer o japonês ou chinês, hehehe Sem Graça Sem Graça Sem Graça Sem Graça
Abraço
Ubuntu - 8.04 - 32btis
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: