Autor Tópico: como descobrir ip de switch?  (Lida 12272 vezes)

Offline Ricardodf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
como descobrir ip de switch?
« Online: 17 de Setembro de 2007, 19:22 »
Caros amigos,
Pretendo usar o ubuntu server como proxy em uma rede e bloquear alguns sites com squid.
Acontece que o modem ADSL trabalha com ip dinâmico (Brasil telecom) e eu liguei ele no servidor que tem duas placas de rede. a outra placa liguei em um switch 3cm 1100 super stack. Este switch tem ip fixo e eu não sei como descobrir o ip dele com um comando do servidor ubuntu. já tentei sudo ifconfig eth1 (placa que vai para o switch). Já tentei o ping e nada.
Se alguém puder dar uma luz.... ou postar um link onde eu possa encontrar isto... agradeço. 8)

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: como descobrir ip de switch?
« Resposta #1 Online: 17 de Setembro de 2007, 19:36 »
Cole o resultado do ifconfig.

arlei

  • Visitante
Re: como descobrir ip de switch?
« Resposta #2 Online: 17 de Setembro de 2007, 20:24 »
Caros amigos,
Pretendo usar o ubuntu server como proxy em uma rede e bloquear alguns sites com squid.
Acontece que o modem ADSL trabalha com ip dinâmico (Brasil telecom) e eu liguei ele no servidor que tem duas placas de rede. a outra placa liguei em um switch 3cm 1100 super stack. Este switch tem ip fixo e eu não sei como descobrir o ip dele com um comando do servidor ubuntu. já tentei sudo ifconfig eth1 (placa que vai para o switch). Já tentei o ping e nada.
Se alguém puder dar uma luz.... ou postar um link onde eu possa encontrar isto... agradeço. 8)

Olá Ricardodf,

vc pode executar o comando nmap conforme abaixo exemplificado para listar na sua rede os hosts ativos.

Código: [Selecionar]
nmap -v -sP 192.168.1.0/24
Lógico, não esquecendo de trocar endereço de sua rede de acordo com sua necessidade. Com este comando será listado todos IP's de sua rede informando quais estão ativos e seu hostname, sendo que desta forma acredito que poderá localizar seu switch conforme desejado.

T+
Arlei