Autor Tópico: Compilar no kernel  (Lida 3253 vezes)

Offline marcelops1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Compilar no kernel
« Online: 30 de Agosto de 2007, 08:36 »
Olá amigos! estou precisando compilar o novo kernel 2.6.22. Alguém tem o passo a passo no ubuntu 7.04 ??????

arlei

  • Visitante
Re: Compilar no kernel
« Resposta #1 Online: 30 de Agosto de 2007, 09:22 »
Olá amigo,

na ótima contribuição abaixo do amigo Alexandro Silva tem detalhes sobre isso.
http://penguim.wordpress.com/2006/11/14/compilando-o-kernel-no-ubuntu-linux/

T+
Arlei

Offline mrloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: Compilar no kernel
« Resposta #2 Online: 10 de Setembro de 2007, 09:01 »
É fácil, não tem mistério..
Faz um link para o diretório

/usr/src/linux

e dá

makeconfig

e escolha os pacotes que você quer que seja compilado!
MЯ.lõKø

MSN - mrloko@linuxmail.org

Orkut - http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9117735678453337181

Google talk - mr.loko.999@gmail.com

Frase:
" Coletar dados é o primeiro passo para a sabedoria, mas compartilhar é o primeiro passo para a comunidade." Frase retirada do comercial Linux prodigio, patrocinado pela IBM ( http://www.orkut.com/FavoriteVideoView.aspx?uid=9117735678453337181&ad=1173619402

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Compilar no kernel
« Resposta #3 Online: 10 de Setembro de 2007, 12:04 »
Beleza marcelops1!!
Compilar o Kernel NÃO é uma tarefa tão fácil assim!!! A compilação do Kernel se torna fácil quando você tem em mãos um domínio sobre o hardware e software presente na sua máquina. Caso contrário a mensagem KERNEL PANIC será uma constante nos seus boots.
Se você já possui um domínio sobre o Hard e Software presente na sua máquina... ÓTIMO, você não vai ter problemas na compilação do Kernel. Uma boa maneira de descobrir o que você tem na sua máquina é a utilização do aplicativo Hardinfo ( sudo apt-get install hardinfo ), ele té dará uma BOA noção do que você possue na sua máquina.
Com essas informações em mãos você poderá compilar o seu Kernel. Um jeito bem simples seria dessa forma...

Citar
sudo apt-get install kernel-package build-essential
Para instalar os compiladores e bibliotecas necessárias para a compilação do Kernel

Citar
www.kernel.org
Para baixar as fontes do Kernel.
Selecione a opção F da versão mais atual, que hoje é a 2.6.22.6

Citar
sudo su
Citar
seu password
Citar
cd /home/seunome/Desktop
Caso você tenha baixado as fontes do Kernel no seu Desk

Citar
cp linux-2.6.22.6.tar.bz2 /usr/src/
Para copiar o pacote para a pasta  /urs/src

Citar
cd /usr/src
Para ter acesso a pasta  /usr/src onde você colocou o pacote com as fontes do Kernel

Citar
bzip2 -dc linux-2.6.22.6.tar.bz2 | tar xf -
Para descompactar o pacote com as fontes do Kernel na pasta  /usr/src

Citar
ln -s linux-2.6.22.6 linux
Para criar um link chamado "linux" para as pastas contendo as fontes do Kernel

Citar
cd linux
Para ter acesso a pasta "linux"

Agora vá na sua pasta  /boot e ache um arquivo config que contem no seu título o nome do seu Kernel atual (ex: config-2.6.20.16-generic ou config-2.6.20.16 ) e COPIE esse arquivo para a pasta  /usr/src/linux 

Citar
cd /usr/src/linux
Para ter acesso a pasta "linux" caso você tenha saido dela

Citar
make xconfig
Para configurar as fontes do Kernel

Após aberto o configurador gráfico, vá em LOAD e localize o arquivo "config-2.6.20.xx" que você copiou da pasta  /boot para a pasta  /usr/src/linux
Como você utilizou o arquivo config do seu Kernel atual, MUITAS funções do seu novo Kernel NÃO serão ativadas, por isso é MUITO IMPORTANTE você possuir um BOM conhecimento a respeito do seu Software e Hardware para que você possa ativar novas funções ou desativar funções não necessárias no seu sistema. Lembre-se de configurar JUNTO COM O KERNEL E NÃO COMO MÓDULO o suporte ao sistema de arquivos que você usa na partição de inicialização do Linux (ex: EXT3, ReiserFS, etc), isso você faz colocando o [v] e não um * no ícone de seleção. Escolha o alocador de memória SLUB (para um ganho na performace) e configure CORRETAMENTE o seu Kernel com base no processador que você possue. Configure o restante do Kernel de acordo com os itens presentes na sua maquina ( SEJA MUITO CAUTELOSO NESSA SELEÇÃO ).

Citar
make-kpkg --initrd binary
Para iniciar a compilação.

Agora você pode sair da frente do computador... ligue pra sua namorada, vá tomar um café ou fazer um lanchinho porque a compilação demora no mínimo 30 minutos dependendo da velocidade da sua máquina.
Depois de pronta você vai na pasta  /usr/src e localizará vários arquivos .deb que foram criados... você então vai dar "dois cliques" no arquivo linux-image para instalá-lo e depois "dois cliques" no arquivo linux-headers para instalá-lo tambem. ;D
Após a instalação você acessa o arquivo /boot/grub/menu.lst ( sudo gedit /boot/grub/menu.lst )  e verifica se está tudo correto. Tome como base as linhas já existentes para o seu Kernel antigo.
Reinicie o computador... REZE para não aparecer nenhum KERNEL PANIC e seja FELIZ!!! ;D

Se você compilou corretamente o novo Kernel você notará uma GANHO considerável na performance do seu pc... a velocidade do boot, abertura de arquivos e pastas será MUITO mais rápido com o seu Kernel atualizado e compilado de acordo com a arquitetura do seu computador.
Apenas a titulo de curiosidade e experiência pessoal... a atualização do meu Kernel para versões mais atuais nem sempre me proporcionaram um ganho considerável de performance. Por exemplo, eu compilei as versões 2.6.22.1, 2 , 3 , 4 , 5 , 6 e o ganho de performance entre essas versões foi mínima. Tanto é que eu tenho na minha máquina a versão 2.6.22.5 do Kernel e não a mais atual. Dessa forma eu não acho uma boa ideia você atualizar seu Kernel sempre que uma nova versão for lançada, espere um pouco. Se você está satisfeito com o rendimento do seu sistema PARA QUÊ atualizar o seu Kernel???
Espero ter ajudado...

ps: Existe informações MUITO VALIOSAS para que você compile o seu Kernel da melhor maneira possível nesses links:

http://www.guiadohardware.net/dicas/instalando-kernel-22.html
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=3938

Os amigos Klebson Porfirio e jlojunior fizeram um ÓTIMO trabalho e postaram suas dicas para uma compilação otimizada e correta do Kernel!!!

Abraço amigo!!!






« Última modificação: 10 de Setembro de 2007, 19:31 por RodrigoFSS »

Offline morbidsid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Compilar no kernel
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2007, 15:15 »
uns amigos meus tiveram problemas com o drive da placa de vídeo depois que o kernel foi compilado.
placa da nvidia.
dava-se o boot no novo kernel... mas o drive que estava instalado em outro kernel não tinha como habilitar para este novo kernel.
bom... ele baixou o drive official da nvidia e tentou compilar esse para o kernel e também nada

a solução, mais ríspida possível, foi instalar o ubuntu novamente sem instalar o pacote nvidia-glx.
compilou-se o kernel novo e depois foi instalado o drive da nvidia e tudo rodou maravilhosamente...

fiquei com medo de instalar esse novo kernel por isso.
vimos em sites internacionais e muitos tiveram esse problema, mas sem nenhuma solução.

quem tiver... por favor, nos diga.


Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: Compilar no kernel
« Resposta #5 Online: 10 de Setembro de 2007, 16:15 »
Beleza morbidsid!!!
Eu não tive esse problema na compilação do Kernel (2.6.22.1,2,3,4,5,6) no meu Ubuntu 7.04. Porém, todas as vezes que eu compilo o meu Kernel, eu instalo novamente o drive de vídeo NVIDIA (100.14.11) "na unha". É meio que AUTOMÁTICO, e até agora sempre obtive sucesso absoluto.
Eu estive dando uma olhadinha no fórumDEBIAN internacional e o pessoal que estava com esse problema re-instalava o drive de vídeo ( NVIDIA ) para que o problema fosse solucionado. Esse pessoal obteve sucesso nesse procedimento.
Como você disse... os seus amigos tentaram instalar novamente o drive de vídeo e não obtiveram sucesso, provavelmente o problema com eles deve ter sido MUITO MAIOR pois eles tiveram que reinstalar o S.O. novamente.
Só uma dúvida... ao iniciar o ambienteX que tipo de problema era apresentado?? Qual falha era relatada no ServidorX??
Abraço amigo!!!