Autor Tópico: Tungsten E2  (Lida 20679 vezes)

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Tungsten E2
« Online: 22 de Agosto de 2007, 22:25 »
Olá, pessoal! Sou completamente novato no Ubuntu e preciso de ajuda para configurar e sincronizar meu Tungsten E2. Estou usando gnome-Pilot, mas não entendi como posso transferir arquivos do meu pc para o Palm e vice-versa. Quando faço a sincronização parece tudo ok, mas nada é transferido.

Socorro!

Leopoldo

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2007, 23:04 »
Bem vindo ao Forum, Leopoldo

Por acaso voce tem instalado no seu /etc/modules

os modulos:

 usbserial
 visor

Se não, entre em terminal ( Aplicações => acessórios => terminal )

e digite => sudo gedit /etc/modules

Acrescente as linhas usbserial e visor

Salve o modules

e veja se funciona.

[],s

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2007, 09:16 »
Obrigado, Tota, pela ajuda, mas ainda não funcionou... eu devo estar fazendo alguma besteira muito grande... Inseri as linhas que vc falou (não existiam mesmo), reinicializei a máquina e nada... eu acho que meu problema está na confifuração dos conduits. Não sei como enviar arquivos (pdfs, docs) para o pda. O conduit file não me dá opção de configurar "one time action" (aparece nenhum). Não sei também como fazer instalação de programas no pda.

Valeu!

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2007, 15:48 »
Leopoldo,
sou usuário de uma Tungsten T5 e passei por alguns sites até conseguir finalmente fazer o sincronismo da Palm com o Ubuntu. Vou dividir em tópicos o que eu aprendi (e o que ainda tenho dúvidas) nessa empreitada.

Dicas na Net
Não sei se você tem intimidade com a língua do Tio Sam, mas eu achei ajuda nos seguintes sites:

Na comunidade Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/PalmDeviceSetup

Ainda outro na comunidade Ubuntu: https://help.ubuntu.com/community/PortableDevices/PalmOS?action=show&redirect=PalmSync

No forum do Ubuntu: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=78918

(desculpe fugir às regras do fórum ao inserir aqui apenas o link para os sites, ao invés de colar os textos, mas os mesmos são grandes e em inglês, por isso a opção do link)

Note que neste último as dicas são para sincronizar com o Evolution, que é o aplicativo que vai armazenar seu calendário, tarefas, endereços e notas. Mas eu não uso o Evolution para atualizar os dados do PC para a Palm, pois a configuração dos campos de endereço, por exemplo, não é a mesma. E ainda que as categorias que tenho na Palm não foram exportadas para o Evolution, o que dificulta muito também. Tem até uma dica, no segundo link acima, para fazer um sincronismo limpo com o Evolution e o Address Book, mas como ele sugere apagar os arquivos AddresDB e o ContactsDB-Padd, eu não arrisquei.

Em tempo: foi no terceiro link listado acima onde mais me baseei para fazer a tralha toda funcionar.

PalmDesktop x Evolution
Fiz várias outras pesquisas e tentei encontrar um PalmDesktop para Linux, já que o Evolution eu não gostei, e acabei encontrando o jPilot (tem nos repositórios oficiais do Ubuntu). Mas esta é uma aplicação antiga e que não está sendo mais atualizada, segundo entendi. Logo, perdi (acho que por opção) a funcionalidade de se editar algum dado no PC e transferir para a Palm.

Bug no applet de sincronismo
Quanto ao sincronismo, existe um applet que você pode inserir na barra de ferramentas, o gpilotd, e fica um ícone branco com uma setinha preta, representando o ícone do HotSync que temos no Windows. No ato do sincronismo ele fica verde, até que termine. O problema aqui é que, sempre que o sincronismo termina, alguns seguindo depois, o gpilotd passa a devorar o tempo de CPU chegando a 90% e lerdando todo o ambiente. Nesta hora, você deverá abrir o Monitor de Sistemas (estou digitando isso no Windows, não tenho Ubuntu aqui e tenho memória fraca, por isso não posso te dizer como chegar lá) e clicar com o botão direito do mouse sobre este aplicativo - gpilotd - escolhendo a opção "Parar processo". Ele passa a ter o status de "Dormindo". Clique novamente com o botão direito sobre ele e escolha "Matar processo", e confirme na caixa de mensagem que vai aparecer. Feito. Ele ficará pronto para ser executado novamente, porém sem tomar conta do tempo de CPU.

Já procurei internet a fora e achei vários fóruns (estrangeiros) em que usuários Ubuntu reclamam deste mesmo problema. Inclusive, pelo que entendi, é um bug que está na lista dos acertos para próxima versão, a 7.10. Vamos ver.

Instalação de aplicativos Palm
Quanto a instalação de programas, eu ainda não testei essa funcionalidade. Sempre que preciso instalar um programa, conecto a T5 e uso um aplicativo que vem com ela que a transforma num PenDrive. Nesta hora passo a ter o meu SD card como um disco que pode ser acessado naturalmente pelo Nautilus. Então copio para aí o programa que quero instalar, e depois do devido "unmount", na Palm, eu copio o programa para a memória e, pronto, está instalado. Não é uma forma elegante de se instalar um aplicativo, sem dúvida, mas ainda não testei o método normal, e pode ser até que funcione.

Backup de dados
No que diz respeito ao backup das informações, ocorre tranquilamente a cada sincronismo. Você pode até escolher a quantidade de gerações de backup que você deseja ter. O primeiro sincronismo, prepare-se, vai levar uma eternidade, pois TODOS os arquivos que estão na memória da Palm serão copiados para o HD. A partir daí, somente os que foram alterados serão copiados. Mesmo assim, e não sei por quê, o tempo de sincronismo no Ubuntu é muito lento em relação ao tempo que levava no Windows. Mesmo que você indique a velocidade máxima possível no gpilotd-control-applet, ainda assim fica muito lento, não parecendo que é uma conexão USB.

Conclusão
Meu objetivo quando instalei de vez o Ubuntu, em relação a Palm, era principalmente conseguir tirar backup dos dados. Isso hoje me basta assim. Confesso que estou aguardando as próximas versões do Ubuntu para ver se alguma coisa foi melhorada.

Como você, sou novato no Ubuntu e em Linux. Ou seja, não domino totalmente o ambiente e ainda tenho dúvidas e algumas dificuldades. Por isso sou tolerante com minha resignação, e qualquer dia desses volto aos meus estudos sobre Palm x Ubuntu para evoluir mais um pouco nesse ambiente.

Em todo caso, qualquer coisa, estamos aqui.
Aquele abraço!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2007, 17:21 »
Ola, Leopoldo

Como muito bem dito pelo AquaMan, eu esqueci de postar o bug.

É em => Sistema => Adminstração => Monitor do sistema

O processo é gpilotd como citado pelo AquaMan.

Bom, voce já colocou os módulos no /etc/modules.

Conecte o palm no computador e aperte o hotsync

Agora em terminal digite
Código: [Selecionar]
lsusb

( tem que ser feito enquanto o hotsync esta rodando no palm.

voce vai ver as portas usb e pelo menos uma tem que estar com seu palm.

Exemplo:
Citar

Bus 003 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000 
Bus 001 Device 002: ID 0830:0070 Palm, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000 


No caso do exemplo, meu palm está na porta usb1 ( em Linux começa tudo na porta zero )

Bus 1 = usb0
Bus 2 = usb1
Bus 3 = usb2

Agora fica mais fácil para voce.

Continue no terminal e digite
Código: [Selecionar]
cd /dev <enter>
ls <enter>

Procure um arquivo chamado pilot

Com o htsync acionado no pilot digite:

Código: [Selecionar]
$ cat /proc/bus/usb/devices

seu dispositivo estará aparecendo na listagem com algo como:

Citar
S: Manufacturer=Palm, Inc.
S: Product=Palm Handheld
S: SerialNumber=PalmSN12345678

Ok seu palm está instalado.


Evolution:

Eu utilizo o gnome pilot que está em => sistema =>Preferencias => Dispositivos PalmOS

Ele utiliza o Evolution como gerenciador de contatos

Ao fim da instalação não esqueça de habilitar os conduites pois eles vem desabilitados.

Clique com o botão direito na barra de ferramentas e escolha => Adicionar ao painel

Desça até encontrar pilot applet e coloque ele na barra ( ele tem o bug. )

Aí é só abrir o evolution e fazer o hotsync

Jpilot:

No jpilot, a informação de /dev/pilot não funciona.

Voce tem que escolher /dev/usb1 ou /dev/ttyUSB1 ( no meu caso veja exemplo )

Agora para que qualquer usuário possa utilizar a comunicação com essa serial se faz necessário setar o bit suid, dessa forma:

Código: [Selecionar]
    [root@localhost]# which jpilot
    /usr/bin/jpilot
    [root@localhost]# chmod a+s /usr/bin/jpilot

Em seguida, primeiro clique no hotsync do Palm e depois no hotsync do jpilot. ( Também tem o bug.)

Como eu nunca consegui utilizar o jpilot eu abandonei, mas tem wiki do jpilot na net.

Existe também o kpilot nos repositórios que voce pode experimentar.

Com isto eu acredito que voce vai conseguir sincronizar.



Poste aqui sua experiencia e se tudo der certo, edite seu post e coloque (Resolvido) para que outros com o mesmo problema possam encontrar informações.

Abraços

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2007, 15:30 »
Muito bom este tópico! Também tenho um Tungsten E2, mas eu já havia conseguido fazer Hotsync antes.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #6 Online: 25 de Agosto de 2007, 13:59 »
Olá, pessoal!

Sempre ouvi falar que o melhor do linux é a comunidade. Estou começando a entender isso... obrigado a todos, pela ajuda. Bem, desisti to gnome-pilot, instalei o j-pilot e também não consegui muita coisa... Segui a dica e testei o kpilot... esse parece mais, digamos, amigável.... consigo fazer o sincronismo, com backup, e até encontrei a opção de instalar arquivos no palm. O que não consigo é entender como faço para, por exemplo, enviar um arquivo pdf para o palm.

Alguém pode socorrer, please.

Abraços,

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #7 Online: 25 de Agosto de 2007, 14:23 »
Leopoldo,
tomando como base o ambiente Windows, instalar um PDF na Palm só pode ser feito no cartão de memória, pois a memória da Palm não "entende" esse tipo de arquivo. Como não conheço o kPilot, não sei se ele teria um espaço para você indicar que quer instalar alguma coisa no cartão, ao invés de na memória.

Estive fazendo uma pesquisa na internet sobre o assunto, e achei isso aqui:
http://people.fruitsalad.org/adridg/bobulate/index.php?/categories/2-KPilot
http://www.tuxmagazine.com/Syncing_a_Palm_to_KOrganizer
http://www.pilot-link.org/copying-pdf-palm

sendo que neste último tem um parágrafo que diz (desculpe, é em inglês):
Citar
You can, however, use pilot-link to copy PDF files to the external storage card on your T|X, via pilot-xfer's "-D" paramter. This will copy the PDF file to your SD card, where other applications can read it. Try that, I know other people use this approach already.

Espero que encontre a solução.
Aquele abraço!

PS: também fiquei fã do fórum pelo mesmo motivo.
 :)

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2007, 14:31 »
Olá, pessoal!

Sempre ouvi falar que o melhor do linux é a comunidade. Estou começando a entender isso... obrigado a todos, pela ajuda. Bem, desisti to gnome-pilot, instalei o j-pilot e também não consegui muita coisa... Segui a dica e testei o kpilot... esse parece mais, digamos, amigável.... consigo fazer o sincronismo, com backup, e até encontrei a opção de instalar arquivos no palm. O que não consigo é entender como faço para, por exemplo, enviar um arquivo pdf para o palm.

Alguém pode socorrer, please.

Abraços,

Fico feliz em saber que pelo menos agora seu Palm funciona.

Eu não utilizo o kpilot, mas sei que tem uma aba para instalar programas, pode ser que inserindo o PDF por ali ele faça a transferencia.

Outra opção, como já citada, é transferir seu PDF para o secure card, depois pelo pilot mova para a memória se for o desejado.

Quando voce conecta o Palm no computador ele não abre um icone do secure card na area de trabalho ?

Citar

citando AquaMan:

Instalação de aplicativos Palm
Quanto a instalação de programas, eu ainda não testei essa funcionalidade. Sempre que preciso instalar um programa, conecto a T5 e uso um aplicativo que vem com ela que a transforma num PenDrive. Nesta hora passo a ter o meu SD card como um disco que pode ser acessado naturalmente pelo Nautilus. Então copio para aí o programa que quero instalar, e depois do devido "unmount", na Palm, eu copio o programa para a memória e, pronto, está instalado. Não é uma forma elegante de se instalar um aplicativo, sem dúvida, mas ainda não testei o método normal, e pode ser até que funcione.



Bem o AquaMan foi mais rapido que eu, mas vai assim mesmo.... ;D

[],s

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #9 Online: 25 de Agosto de 2007, 19:55 »
Olá, pessoal!

O problema está quase resolvido.  Segui a pista do comando pilot-xfer e descobri que utilizando a sintaxe abaixo é possível verificar a presença de cartão SD no Palm.

Código: [Selecionar]
pilot-xfer -p /dev/pilot -C
Ficou fácil copiar o arquivo para o cartão com o comando

Código: [Selecionar]
pilot-xfer -p /dev/pilot -i /Diretorio/Sub-diretorio/NomedoArquivo.pdf -D /Cart
Para entender direito tudo isso dê uma olhada em http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060202.php

Ficou agora apenas um problema: dessa forma o arquivo vai em pdf, como está no pc, impossível de ser lido pelo aplicativo no Palm.... a luta continua!

Obrigado, mais uma vez pela força,

[]s,

Offline AquaMan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
  • <Ubunteiro desde jul/07> Hardy Haron
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2007, 20:22 »
Leopoldo,
existe um aplicativo para Palm que le PDF nativo. Não é lá essas coisas, ok, mas também ler um PDF na telinha do Palm é uma desafio de qualquer forma.

Bem, o programa é o... PalmPDF! :)

Você pode encontrá-lo aqui. E, pra não sair muito do contexto, é gratuito!
 :P

Abs!

(AMD Athlon 64 3.5Ghz/1Gb RAM/80Gb+250Gb/Geforce FX 6200 128Mb/Palm T5)

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2007, 22:40 »
AquaMan,

obrigado por essa e por todas as dicas, mas acho que não é esse o problema. Tenho o adobe instalado no Palm e um outro aplicativo que lê doc e txt. Coloquei arquivos pdfe txt no cartão do Palm e eles simplesmente somem.... sei que estão lá porque quando listo os arquivos do cartão aparecem dois arquivos, mas ainda não sei como ler. Vou brigar um pouco com o palm e ver se descrubo alguma coisa.

De qualquer maneira vou testar o outro leitor.

Obrigado,

[]

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2007, 12:13 »
Qual a mensagem de erro no Jpilot? O meu E2 munciona direito nele!

O do Gnome é pra munca mais! Da única vez que o usei ele modificou toda minha agenda de contatos:
algo do tipo:
Felipe Alexandre Cunha de Moura
Era:
Nome: Felipe Alexandre
Sobrenome: Cunha de Moura
Ficou:
Nome: Felipe
Sobrenome: Alexandre Cunha de Moura

O Jpilot só tem dois problemas:
- Não le as Anotações (mas faz backup delas)
- Ao sincronizar um contato com aniversário do computador com o palm, ele apaga a data do aniversário (já que nele não há registro)

Como é o Kpilot?
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline Leopoldo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Tungsten E2
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2007, 09:04 »
Mythus,

Não tenho problemas com a sincronização de agendas e outros no Kpilot, meu problema é sincronizar arquivos como pdf, doc e outros desse tipo. Leio muito no palm. Você faz isso normalmente no Jpilot?

[],

Leopoldo

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: Tungsten E2
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2007, 10:00 »
Não tenho problemas com a sincronização de agendas e outros no Kpilot, meu problema é sincronizar arquivos como pdf, doc e outros desse tipo. Leio muito no palm. Você faz isso normalmente no Jpilot?

Eu uso um programa chamado Card Export que faz com que o palm seja reconhecido como pendrive, daí é só jogar os arquivos direto nos diretórios (pdf, pdb, mp3, prc, zip, doc, rtf, etc).

Já para jogar as coisas na memória interna do próprio palm, o Jpilot funciona tranqüilo, só tem aquele probleminha com data de aniversário. É só lembrar de apertar o HotSync no palm antes de mandar o Jpilot sincronizar (tem que dar tempo da porta /dev/pilot ser ativada pelo sistema.

Depois que o evolution bagunçou meus contatos do palm, morro de medo de testar outro programa hehehehe. (é muito chato restaurar backup).

Já que você usou os dois (Kpilot e Jpilot), podes dizer quais as diferenças entre um e outro?
« Última modificação: 31 de Agosto de 2007, 10:05 por Mythus »
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.