Autor Tópico: Automação de biblioteca?  (Lida 5729 vezes)

Offline grigio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Automação de biblioteca?
« Online: 14 de Agosto de 2007, 17:04 »
Boas,

Mais um novato solicitando a ajuda de todos vocês!  ;D

Estou procurando um sistema de automação de biblioteca para o Linux, que não requira conhecimentos avançadíssimos na instalação... Cuido de uma biblioteca pequena (uns 700 livros no máximo) e preciso automatizá-la: controle de empréstimos, catálogo, etc.

Conheço a GNUTeca e tentei instalá-la no Feisty Fawn, mas não obtive sucesso, pois ela é feita para trabalhar no PHP4 - dentre outros detalhes - e eu não soube "adaptá-la" porque meu conhecimento de servidores/Linux/programação é mínimo, básico! Sem contar que os tutoriais que achei são velhos, para versões desatualizadas dos pacotes... Aí desisti.

Se alguém puder me ajudar indicando algum outro programa do tipo, eu agradeço muito. Não tem problema se precisar instalar servidor e tudo mais... vou ao menos tentar. Pode até ser uma ajuda com a instalação da GNUTeca mesmo, com certeza será bem vindo.

Desde já agradeço muito a atenção que os companheiros possam dispensar,

grigio

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #1 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:49 »
Certo não sei nada sobre catalogar livros mas vamos partir do ponto onde você chegou o GNUTeca, precisa do PHP4?
Simples, em modo gráfico...

Abrir o synaptic.. CTRL + F.. digita apache, e marque para instalar o apache server 2.x aceite as dependencias.. CTRL + F de novo, digite php4.. marque para instalar o php4 e suas dependências.. aplicar.. pronto.. espere instalar, seria bom reiniciar.. agora instala o GNUTeca e ve se funciona =]

Mas seria bom procurar também outros aplicativos, assim você pode escolher o que lhe for melhor.

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #2 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:51 »
E também tem que instalar a base de dados postgres. Você viu a documentação que tem no próprio site? Acho que dá pra seguir por ali.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline grigio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #3 Online: 14 de Agosto de 2007, 18:11 »
Em primeiro lugar, muito obrigado Esfinge e vitor pelas respostas!

Esfinge: Muito obrigado pela dica! Com certeza vou utilizá-la... Eu cheguei a procurar outros sim, mas são todos em inglês e muito mais complexos no uso. Se fosse só eu a utilizar o sistema, tudo bem, compreendo o inglês... mas tem mais pessoas e elas não tem essa facilidade com a língua. Aí complica... :(

Sei que é muito capricho querer só em português, por isso estou aberto a sugestões de aplicações em inglês também, quem sabe dá pra traduzir!

vitor: Então vitor, eu instalei todos os componentes necessários, li a documentação do site, inclusive segui o próprio tutorial para Debian disponibilizado no mesmo. Acontece que na hora de baixar certos componentes, ou de ajustar certas configurações, acabei me embolando... uma porque os pacotes antigos não estavam mais disponíveis no Apt-Get, e outra porque os nomes mudavam ligeiramente. Sei que isso é bobeira, mas pra alguém com 0 de experiência em servidores/php/esse tipo de coisa como eu, se torna um grande obstáculo!

Até consegui colocar pra funcionar, mas não totalmente. A página inicial aparece quando acesso http://localhost, mas quando clico em qualquer link aparece:

 "Fatal error: Call to undefined function: pg_connect() in /usr/local/miolo/classes/database/postgres_connection.class on line 85"

Pesquisando, vi no fórum da SOLIS:

"=> SOLUÇÃO: Você deve compilar o PHP com suporte a Postgres. Se estiver utilizando distribuições baseadas em pacotes, deve instalar o respectivo pacote (PHP-Postgres). "

Mas e pra achar esse bendito pacote PHP-Postgres? Não achei, dei aptitude search e nada...

Estou pensando em apagar tudo e começar de novo, a partir do ponto que o Esfinge me sugeriu.

Enfim, desculpem se fui muito longo, só queria detalhar um pouco mais pra facilitar o ponto de vista de vocês.

Um abraço e obrigado novamente,

grigio
« Última modificação: 14 de Agosto de 2007, 18:22 por grigio »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #4 Online: 14 de Agosto de 2007, 18:29 »
hmm, então permita-me dar uma rápida explicação do que aconteceu.

Como você falou o GNUTeca precisa do PHP.. e por sua vez o PHP precisa do Apache que é um servidor web, o vitor complementou dizendo que precisa do postgres...

então é bem simples, me parece que você ja instalou o apache e o php.. então não precisa mais seguir os passos meu tópico anterior.. agora tudo que você precisa é instalar o postgres sql, que é um servidor banco de dados..
va no synaptic e CTRL + F digite postgres instale ele e suas dependências... não se preocupe que o pacote vai cuidar de atualizar o php, caso não o faça é bem facil, vai precisar modificar o config do php.. não é difícil procure um tutorial passo a passo na net sobre como fazer.

Boa sorte, desculpe não poder ajudar mais, é que tou numa lan ... com windows  :-X

Offline grigio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2007, 22:05 »
Brigadão, Esfinge!

Resolvi recomeçar tudo do zero... Até agora deu certo, só falta resolver um probleminha com o Miolo: GetDataBase() Error: bis - Configuration in miolo.conf or bis.conf is missing login for this database!

Acho que deve ser algo simples, que eu em minha falta de conhecimento não estou conseguindo enxergar...

Mas agora tenho outra dúvida, e como aqui não é a área apropriada, fiz a pergunta na questão servidores. Se puderem me ajudar, por favor, o link para o tópico é esse.

Muito obrigado!

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #6 Online: 16 de Agosto de 2007, 16:02 »
E ae grigio, como está o precesso de instalação? Retorna ae pra gente saber como você fez! Valeu!
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline grigio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Automação de biblioteca?
« Resposta #7 Online: 16 de Agosto de 2007, 17:31 »
Bom vitor, o meu maior problema com a GNUTeca era que o PostgreSQL não estava aceitando uma conexão por parte da database da GNUTeca. Isso porque ao criar a database, o PostgreSQL gerou uma senha aleatória, e eu não sabia disso. Achava que seria no esquema "user: postgre senha: postgre", por isso configurei toda a GNUTeca para aceitar a senha como sendo "postgre", o que não era!

Não sei se algum de vocês já mexeu com a GNUTeca, mas aí vai a solução pra caso alguém esteja passando pelo mesmo problema:

Editei arquivo o pg_hba.conf, mudando a autorização para "trust":

local   all         all                                              trust
 host    all         all         127.0.0.1          255.255.255.255   trust

Isso vai permitir que você execute comandos no postgresql sem precisar dar sua senha, o que é essencial para o passo seguinte.

Depois no terminal:

1) Loguei como postgres (postgres é o usuário admin padrão do postgresql): sudo su postgres
2) Dei o comando psql
3) Digitei alter user postgres with password 'minhasenha';
4) Saí e reiniciei o servidor: /etc/init.d/postgresql-8.2 restart

Aí deu certo :D

O sistema da GNUTeca está rodando direitinho, só estou com um problema na parte de Administração e Login, que creio eu seja uma database diferente da GNUTeca, já que esta funciona. Ainda estou fuçando... O erro é:

GetDataBase() Error: bis - Configuration in miolo.conf or bis.conf is missing login for this database!

Deve ser algo simples, mas não estou sabendo identificar.

Muito obrigado pela atenção e pelo interesse.

Abraço!