Autor Tópico: Manutenção Básica de Hardware  (Lida 12998 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Manutenção Básica de Hardware
« Online: 12 de Agosto de 2007, 00:16 »
Espero que o pequeno texto abaixo possa ser de ajuda a iniciantes que não estão familiarizados com o interior de seus computadores. Por ser responsável por uma rede de aproximadamente 200 máquinas, frequentemente deparo-me  com problemas que poderiam ser evitados com um mínimo de manutenção do hardware básico. Embora muito simplificado e restrito, é um guia de como evitar alguns contratempos desagradáveis...

ATENÇÃO: os procedimentos abaixo, se feitos com cuidado, são totalmente seguros e recomendáveis (pelo menos uma vez por ano). Entretanto, é preciso trabalhar com as ferramentas corretas (poucas), calma e atenção - não me responsabilizo por possíveis desastres!...

MANUTENÇÃO PREVENTIVA BÁSICA DO MICRO:

Manutenção preventiva é sempre melhor que corretiva; alguns cuidados básicos com o micro podem evitar muitos problemas sérios. Um dos maiores problemas é a limpeza, já que a necessidade de resfriar o equipamento através de ventiladores favorece o acúmulo de poeira.

LIMPANDO O MICRO:

-Desligue totalmente o computador (inclusive, e principalmente, o cabo de força!);
-Comece com uma limpeza externa: usando um pano apenas úmido com água morna e sabão neutro, limpe todo o exterior do gabinete. NÃO use álcool, muito menos acetona ou solventes, pois podem destruir o plástico ou as inscrições.
-Tenha à mão uma chave de fenda comum pequena (uns 3mm) e uma Phillips média; NÃO improvise com facas de cozinha, canivetes ou similares!
-Também tenha à mão o manual da sua placa-mãe ( se o perdeu, baixe uma cópia da Internet); se algum fio interno soltar-se, ou você tiver dúvidas sobre "quem-fica-onde", ele resolve! ( Dica do Tota)
-Deite o gabinete (estou assumindo um gabinete torre) sobre a mesa e remova a tampa lateral;
- Cuidado com a a eletricidade estática, especialmente em lugares de clima seco. Toque alguma massa metálica grande (como a geladeira) em algum ponto sem pintura, como a cabeça de um parafuso ou o terminal do aterramento, para descarregar-se antes de mexer no micro. Igualmente nunca trabalhe sobre cobertores, não use calçados de sola de borracha e não arraste os pés no chão durante o trabalho, para não acumular eletricidade estática. ( Dica do Tota)
-Se houver muita poeira, passe o aspirador, especialmente no dissipador da CPU. Pode usar o aspirador de casa sem problemas, desde que com cuidado; aspiradores a pilha são muito pouco eficientes;
-Na falta de aspirador use um pincel comum pequeno, novo, e se preciso, "ar comprimido de pulmão"- isto é, sopre! (mas cuidado com a saliva!...  ;D);
-Cuide para não afrouxar nenhum cabo de sinal ou de força; antes de fechar o gabinete verifique se todos estão firmes;

-Se a situação do cooler estiver muito crítica:
   - Veja se tem fácil acesso a ele: em alguns gabinetes, a fonte cobre o cooler. Nesse caso, solte a fonte (de 1 a 4 parafusos, em geral) e apenas coloque-a onde não atrapalhe (nem é preciso soltar os cabos).
   - Com uma chave de fenda adequada, remova os parafusos que prendem o ventilador ao dissipador, desligue-o da placa-mãe e retire-o ( uns poucos modelos são fixados por encaixe ou pressão). Limpe-o com pincel e pano úmido - não lave!... Se ele está com rotação muito baixa, erga parcialmente o selo que fica na parte inferior até descobrir o eixo (o mancal do eixo, na verdade) e aplique uma quantidade *mínima* de óleo penetrante, tipo WD40 ou similar. Seque qualquer excesso.
   - Limpe o dissipador sem tirá-lo do lugar. Reponha o ventilador, prenda-o e ligue à placa-mãe.
   - Reponha a fonte no lugar.

-Se for preciso remover o dissipador:
   - Tenha à mão pasta térmica para repor entre ele e o processador na remontagem; você a encontra em lojas de componentes eletrônicos.
   - Retire tudo o que puder do que esteja atrapalhando (fonte e memórias, geralmente).
   - Estude bem a fixação do dissipador. Atualmente ela é por meio de alavancas, o que é muito mais seguro, mas em processadores mais antigos é através de uma mola forte que se engata ao suporte plástico do processador. Para soltá-la é preciso usar uma chave de fenda e fazer bastante força; daí, se a chave escapa, abre uma valeta na placa-mãe... Portanto, só mexa nisso se se sentir seguro, num local adequado e bem iluminado, e com MUITO cuidado!
   - Removido o dissipador, lave-o (depois de retirar o ventilador, claro!), remova a pasta térmica original dele, e se preciso do processador - uma toalha de papel umedecida em álcool ajuda. Procure não arranhar a base do dissipador (piora a condução de calor).
   - Depois de seco, aplique uma camada fina mas sem falhas de pasta térmica sobre o processador. A função desta pasta é preencher os pequenos espaços vazios entre um e outro, facilitando a transmissão de calor; ela é absolutamente indispensável! Feito isso, monte o dissipador sobre o processador.

-Algumas placas-mãe possuem também um minúsculo cooler sobre um dos seus integrados, que também merece uma limpeza. Aqui o dissipaddor é colado, mas seu ventilador pode (e deve) ser removido para limpeza e possível lubrificação.
- O mesmo vale para algumas placas de vídeo dotadas de ventilador - verifique-o também, se for o caso.
- Se houver ventiladores do gabinete (alguns puxam ar exterior, outros descarregam ar quente do gabinete), faça neles a mesma limpeza.
- Sempre que precisar trocar algum cooler, verifique na embalagem se é "sleeve bearing" ou "ball bearing" - os primeiros usam mancais de buchas, os segundos de rolamentos, muito mais duráveis e silenciosos. Se puder , procure um "double ball bearing", muito melhor. ( Dica do Tota)

- Limpeza da fonte:
   Por ter ventilador póprio e puxar ar do interior do gabinete, a fonte é sempre o lugar mais sujo do micro. Se você notar sinais evidentes de pó em excesso no ventilador dela e nas grades de ventilação, hora da faxina...
   -Remova totalmente a fonte do gabinete, soltando todos os cabos, inclusive o maior, que alimenta a placa-mãe.
   -Retire os 4 parafusos pequenos que mantêm a fonte fechada e tire com cuidado a tampa.
   -Com pincel e aspirador (ou sopro), retire toda a sujeira. Feche a fonte, religue os cabos e recoloque-a no lugar.

- Contatos:
   Com o tempo, os contatos elétricos entre a placa-mãe e aquelas que são conectadas a ela vão oxidando, o que causa problemas de comunicação. Remova as memórias, a placa de vídeo, de rede, modem, som, etc, retire todo pó e esfregue os contatos delas com uma borracha branca de apagar lápis até que fiquem brilhantes. NÃO use esponjas de aço ou abrasivas, nem líquidos!

   Esses cuidados básicos estendem em muito a vida útil da fonte e do cooler, e previnem desastres. Lembre-se que o pó acumulado, combinado a uma alta umidade do ar, torna-se potencialmente um condutor elétrico (especialmente na fonte, onde há tensões mais altas). Entretanto, esses cuidados não fazem milagres: o único remédio eficiente para uma fonte ou cooler com defeito é a troca, o mais rápido possível. Uma fonte comum de 450 W ou um cooler custa muito menos do que ter que trocar a placa-mãe, memória ou processador... ou tudo junto! A propósito, quem faz uso intensivo do micro (jogos, edição de áudio, imagem ou vídeo, simulação numérica) deve considerar seriamente trocar a fonte "genérica" que vem no gabinete por outra de boa marca com uma potência de pico de pelo menos 700 W.

( ),

VB5
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 11:45 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de hardware
« Resposta #1 Online: 12 de Agosto de 2007, 00:26 »
Sabe tudo!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de hardware
« Resposta #2 Online: 12 de Agosto de 2007, 00:35 »
quequiéisso, clcampos!...  ;D Só a dolorosa experiência de quem já tentou ressuscitar não  sei  mais quantas máquinas!... Obrigado, e espero as sugestões!...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de hardware
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2007, 00:49 »
quequiéisso, clcampos!...  ;D Só a dolorosa experiência de quem já tentou ressuscitar não  sei  mais quantas máquinas!... Obrigado, e espero as sugestões!...  ;)

VB5


VB5 tenho exatamente os mesmos problemas que você ai. Eu controlo muito menos máquinas, umas 70 ao todo, e vivo tendo problemas com sujeira, e sei como uma limpeza ajuda a aumentar a vida útil, a performace entre tantas melhorias.

Eu mesmo estava com meu PC reiniciando toda hora (novamente) e após uma limpeza geral (aqui em casa eu desmonto tudo e limpo com cuidado) ele esta novamente a 100%.

O que eu achei ao ler seu texto é que você foi claro, direto, e tentou criar algo que mesmo um iniciante consiga fazer (de forma segura) uma boa manutenção em seu PC.

E mais uma vez: Sabe Tudo!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:00 »
Fico feliz com isso... e acho que nós Dinos aqui podemos expandir isso a partir de nossas experiências, indo além da simples limpeza para um pequeno manual de manutenção  e "tuning"... vamos nessa?...  ;)

Abraço,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:03 »
Apesar de saber ligar um HD, ou um drive óptico, trocar memórias e outras coisas pequenas... não entendo muito de hardware. Não me arrisco, por exemplo, a montar um micro inteiro "do zero".

E apesar do meu pouco conhecimento, passo aqui para dizer que as dicas postadas pelo dino-colega (embora eu ainda não tenha assumido  ;D) VB5 são de grande valia, pois a maioria dos usuários de micros lembram da manutenção apenas quando o infeliz deixa de funcionar.

Aproveito também para contar uma passagem recente.

O PC das minhas filhas não bootava mais e como ele só tem Windows (elas bem que xeretam meu Ubuntu, mas não me deixam instalar no delas), tentei um boot com um live CD Linux e nada (estava mortinho), fato que me levou a concluir pela existência de algum problema de hardware.

Após uma passagem pela assistência-técnica veio o diagnóstico: sujeira. E foi sujeira cara, já que os cuidados que tomo com o meu PC (a maioria dos aqui sugeridos), não lembrei de tomar com o delas.

Bom tópico, portanto, com forte tendência a ser ampliado e fixado no Fórum.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:08 »
"

-Deite o gabinete (estou assumindo um gabinete torre) sobre a mesa e remova a tampa lateral;
-Se houver muita poeira, passe o aspirador, especialmente no dissipador da CPU. Pode usar o aspirador de casa sem problemas, desde que com cuidado; aspiradores a pilha são muito pouco eficientes;
-Na falta de aspirador use um pincel comum pequeno, novo, e se preciso, "ar comprimido de pulmão"- isto é, sopre! (mas cuidado com a saliva!...  ;D);




Cara, essa de poder usar o aspirador de casa veio a calhar...meu pulmão não aguenta mais...hehehe!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:12 »
É... acredita que já tive um micro assassinado por uma barata??... isso mesmo: a infeliz entrou na fonte quentinha, rastejou por baixo da placa até que tocou nos transístores de chaveamento - BZZZZ!!!... ficou só o exoesqueleto carbonizado, mas custou o micro todo!  :D

Quanto a montar um micro, sério, não parece mas é a maior barbada. Mande uma mensagem com as dúvidas que será um prazer!...

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:23 »
Pois é pintinho, como disse o VB5 montar um micro é tranquilo. É assim,  praticamente tudo só pode ser ligado no lugar dele, salvo pouquíssimas coisas.

Eu, particularmente tinha um problema grave, quando chegava a hora de ligar os cabos do gabinete (botão reset, on/off) na placa mãe eu bagunçava muito simplesmente porque não enxergo o que esta escrito na placa para ligar os conectores. Solução? Uma lupa, e assim não tem mais erro.
« Última modificação: 12 de Agosto de 2007, 01:25 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2007, 01:38 »
Pois é pintinho, como disse o VB5 montar um micro é tranquilo. É assim,  praticamente tudo só pode ser ligado no lugar dele, salvo pouquíssimas coisas.

Eu, particularmente tinha um problema grave, quando chegava a hora de ligar os cabos do gabinete (botão reset, on/off) na placa mãe eu bagunçava muito simplesmente porque não enxergo o que esta escrito na placa para ligar os conectores. Solução? Uma lupa, e assim não tem mais erro.

Eu ainda não montei nenhum micro mas, seguramente o farei algum dia...como doido que sou, eu mesmo, às vezes, espeto uma placa e, algumas coisinhas mais como jumpear um HD e, tbém tô precisando de lupa...hehehe!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2007, 02:01 »
pintinho a primeira vez que tive que montar um micro do zero eu abri uma máquina do lado e fui sozinho, e na época eu não tinha o acesso a internet como se tem hoje.

Pelo que já vi de você aqui no fórum tenha plena convicção que você é capaz de montar uma máquina sozinho, e sem outra aberta do lado. E se tiver dúvidas? Internet, assim como você manda bem no Ubuntu também fará tranquilamente isto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2007, 09:18 »
Amigo VB5,

Parabéns pela inicativa, mas se possível acrescente:

Citar

Se voce não tem experiência, é sempre bom ter em mãos o manual de sua placa principal, caso algum fio interno se solte, voce poderá pelo manual, saber a posição do mesmo e onde ele se encaixa.


 
Citar

Antes de abrir o gabinete do micro, pegue o gabinete, e segurando o mesmo toque em um objeto metálico aterrado,por exemplo sua geladeira, ou seu chuveiro eletrico (desligado ) se tiver carcaça de metal.

Nunca faça a manutenção de seu micro sobre cobertores, enquanto estiver com a máquina desmontada, nunca utilize calçados de borracha e se descalço não arraste os pés sobre tapetes.

Estes procedimentos têm o propósito de descarregar qualquer eletricidade estática que possa estar presente, o que pode danificar os componentes sensíveis de seu computador.

Se voce desmonta seu micro com frequencia, compre uma pulseira antiestática. Custa barato e elimina o problema.


Se algum parafuso cair dentro do seu gabinete, não deixe para lá. Procure o mesmo até encontrar, ou não ligue em hipótese alguma o micro antes dele aparecer.

[/quote]

( a ordem voce determina )


Minha história com estática é engraçada e triste. Eu estava na casa de um cliente e resolvi limpar os pentes de memória. Legal. Tirei os pentes e mandei borracha. Enquanto fazia isto, estava um calorão de rachar, eu suava, e, no segundo pente, quando me aproximei do sem vergonha uma faisquinha saiu do meu dedo para a memória. Acho que eu não preciso dizer mais nada.

Isto não é dificil de acontecer em cidades como Brasilia, onde às vezes se tem umidade relativa do ar de quase 0%. Alias, lá em brasília eu já fui eletrocutado por um ônibus. ;D ( Ainda bem que moro em SP )

[],s

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #12 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:15 »
Inspirado neste tópico (e por outras respostas do VB5) instalei o lm-sensors e obtive isto:

VCore:     +1.52 V   (min =  +0.22 V, max =  +2.05 V)             
+3.3V:     +3.07 V    (min =  +0.98 V, max =  +2.32 V)       ALARM 
+5V:       +4.92 V    (min =  +4.03 V, max =  +3.98 V)       ALARM 
+12V:     +11.49 V  (min =  +8.03 V, max = +12.83 V)             
-12V:      +3.27 V  (min =  -8.82 V, max =  -2.66 V)       ALARM 
-5V:       +2.19 V  (min =  -5.70 V, max =  -6.00 V)       ALARM 
V5SB:      +5.32 V  (min =  +0.83 V, max =  +2.23 V)       ALARM 
VBat:      +1.01 V  (min =  +0.53 V, max =  +0.54 V)       ALARM 
fan1:        0 RPM  (min =   62 RPM, div = 128)              ALARM 
fan2:     2789 RPM  (min = 5625 RPM, div = 2)              ALARM 
temp1:       +26°C  (high =   +66°C, hyst =   +67°C)   sensor = thermistor           
temp2:     +34.5°C  (high =   +80°C, hyst =   +75°C)   sensor = thermistor           
alarms:   
beep_enable:
          Sound alarm enabled

Não entendi muito bem mas parece que há algumas coisas "erradas". Alguém aqui explica?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #13 Online: 12 de Agosto de 2007, 15:29 »
pinduvoz,

acho que não há muito com o que se preocupar... veja o resultado na minha máquina:

Código: [Selecionar]
VCore 1:   +1.41 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
VCore 2:   +4.08 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   ALARM
+3.3V:     +3.28 V  (min =  +0.00 V, max =  +4.08 V)   
+5V:       +5.11 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.85 V)   
+12V:     +12.16 V  (min =  +0.00 V, max = +16.32 V)   
-12V:      +3.93 V  (min = -27.36 V, max =  +3.93 V)   ALARM
-5V:       +4.03 V  (min = -13.64 V, max =  +4.03 V)   ALARM
Stdby:     +6.85 V  (min =  +0.00 V, max =  +6.85 V)   ALARM
VBat:      +3.09 V
fan1:     3648 RPM  (min =    0 RPM, div = 2)         
fan2:        0 RPM  (min =    0 RPM, div = 128)         
fan3:        0 RPM  (min =    0 RPM, div = 8)         
M/B Temp:    +27°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = thermistor   
CPU Temp:    +28°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = thermistor   
Temp3:      +128°C  (low  =    -1°C, high =  +127°C)   sensor = disabled   

Parece que em algumas placas o lm-sensors fica um pouco confuso... não é novidade, todos os programas de monitoração semelhantes que já usei ( mesmo em Windows) fazem muito parecido. Dá para notar, por exemplo , que as tensões negativas (usadas pelo processador, apenas) sempre dão erro; em outros casos, o próprio limite da faixa também. Acho que o que é mais confiável nisso são as temperaturas e a rotação do cooler, que é o que me interessa. Veja também que na segunda linha do seu resultado ( +3.3V) a faixa dada como limite vai apenas até 2.32 V... totalmente ilógico!

Se alguém aí souber mais sobre o programa, seria legal ter mais informações...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Manutenção Básica de Hardware
« Resposta #14 Online: 13 de Agosto de 2007, 19:51 »
Muito legal esse tópico, eu sempre limpo o computador, e para ajudar eu confeccionei uma das lateirais do gabinete em acrilico, o que facilita a visão de como anda a sugeira dos componentes...

Outra dica legal é enrrolar com fios de silicone os cabos de força, ou usar outras maneiras de organização desses cabos para a mehor circulação de ar dentro do gabinete.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603