Autor Tópico: Iniciando e aprimorando no editor vetorial Inkscape  (Lida 206137 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #330 Online: 15 de Outubro de 2007, 11:48 »
Opa Eunir, que boas notícias! :D

Cara, sobre a ferramenta caligráfica, é realmente difícil dominá-la, mas uma vez que você o faz, ela fica "mansinha" hehehe.

Você pode personalizar a forma como ela se comporta, eu vou le passar a forma como eu configuro ela, mas tente fazer pequenas alterações nos valores para ajustar melhor as suas necessidades.


Minhas configurações da ferramenta caligráfica:

Largura: 10  |  Sinuoso: 0,20  |  Ângulo: 8  |  Fixação: 0,70  |  Pontas: 0,70  |  Tremor: 0,00  |  Ondulação: 0,00  |  Massa: 0,2


Isso vai deixar ela bem suave, e para obter resultados mais precisos, tente fazer os traços rapidamente arrastando o mouse, isso da fluidez ao traço, além de deixa-lo mais conciso.

Eunir, dê uma pesquisada sobre uma técnica de computação gráfica chamada Cell Shading, você irá perceber um novo conceito de se trabalhar com vetores, e esse conceito pode ser aplicado em imagens também, não só em computação gráfica, e o Inkscape faz isso muito bem.

Aliás, recomendo essa dica para todos aqui! :D


Estou estudando novas técnicas para usar no Inkscape e GIMP, quando eu tiver trabalhos realmente legais eu posto aqui o link pra minha galeria no Deviant Art, recomendo esse site para qualquer um que goste da arte do desenho. Lá é uma comunidade de artistas amadores e profissionais, muito legal! :D

http://browse.deviantart.com/


DICAS: Olha os sites interessantes que descobri:

Site com dicas para arte em geral, tem sobre animação 2D, Inkscape, GIMP, Blender e muitos outros:

http://www.allanbrito.com/category/ilustracao/page/2/


Aqui você pode baixar uma enorme galeria de SVGs para estudar ou simplesmente admirar hehehe.

http://www.vecteezy.com/


Bom, é isso, espero ter ajudado de alguma forma X^D

« Última modificação: 15 de Outubro de 2007, 11:55 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #331 Online: 15 de Outubro de 2007, 20:31 »
Hmm, agora falta o recurso swap nas linhas guias que eu gostava tanto no corel.. e também o que chamo de "recursos de orientação simetricos" que é para girar\inclinar\rodar objetos de acordo com um ponto especificado, igual o recurso rotacionar do Gimp.

Tenho certeza que isso vai sair um dia no inkscape.. mas nem tudo são flores tenho uma reclamação aqui:

O inkscape demora muito pra evoluir! Sabemos que o inkscape está no nivel que está hoje pois tomou por base o sodipodi, mas se prestarem atenção como eu estou, vaum notar que a equipe de desenvolvimento é lenta.. a periodicidade de novos lançamentos é muito demorada.. eu uso o inkscape 0.45 desde dezembro do ano passado.. sei que não vão concordar com migo pois se trata de um trabalho complicado.. mas pra isso vou dar um exemplo:

O pidgin.. estava usando ele na versão 2.0.0.1 ( eu acho que era isso ) que compilei.. pouco tempo depois do summer o code a equipe de desenvolvimento ja havia implementado todos os novos recursos e lançado a versão estavel!

e o inkscape? ta na versão estavel desde dezembro do ano passado ( talvez a mais tempo ).

Outro exemplo? o Gimp, que é um software mais complicado ainda que os dois citados acima e está sempre obtendo grandes avanços...

Então é essa minha reclamação, tenho acompanhado as atualizações instaveis http://inkscape.modevia.com/ap/?M=D

mas nada dos novos recursos.. ou seja.. podem esperar isso pra 2008  :'(

Quem tiver mais informações sobre esse problema, por favor informe aqui.. talvez se trate de poucos programadores ativos.. problemas tecnicos.. ou mesmo impossibilidade de evoluir rapidamente por culpa de um codigo mau projetado.. ( tou estudando direitinho Eunir.. ja to quebrando a cara por fazer algoritmos errado hahaha ).

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #332 Online: 16 de Outubro de 2007, 01:12 »
O_O Nossa que revolta repentina Esfinge! O_O hehehehe

Entendo, ta lento mesmo... :'(

Mas.. (aqui vou eu na eterna briga Corel X Inkscape...)

Bom, não vou defender o Inkscape mas... acredito, na minha opinião, vejam bem, minha opinião, que:

Inkscape = Adobe™ Ilustrator™

Xara Xtreme = Corel Draw™


Dêem uma refrescada na lembrança com essas imagens impressionantes feitas no Xara Xtreme, não sei quanto aos recursos, nem nunca usei o Corel por mais que 30 minutos, mas achei interessante essas imagens, e vou baixar o Xara Xtreme novamente pra testar:

http://www.xaraxtreme.org/about/screenshots.html

Curte aí Esfinge, pra vê se esfria a cabeça hehehehehe :D
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 01:15 por kErNeL_sCrIpT »

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #333 Online: 16 de Outubro de 2007, 03:01 »
olha,
quanto ao Xara, ele é bom, mas se comparar ao Xara pra windows, ele ta bem atraz em muitos recuros.

O primeiro é que praticamente ele não imprime.
Outra coisa, qd vi os videos do Xara do Linux, gamei no XPE(Xara Photo Editor) achei demais um editor de imagem integrado pra dar uns ajustes em imagens que vão junto ao vetorial... mas me decepcionei quando que que não tinha o XPE na versão linux, pq será que usaram então no video do site do Xara pro linux ???? isso me fez desanimar com o Xara também...
Por isso fui pro lado do inkscape, esses dias mesmo tava pensando sobre a demora no desenvolvimento, mas deixei pra la depois que li sobre os novos recursos que esta por vir, me animou muito, mas ainda não vi algum tipo de Roadmap dizendo quando será colocado os recursos ....
como não sei programar direito pra ajudar, o jeito é esperar...

Mas sabe o que acho... é que são poucos programadores que se interessam por desenho vetorial... talvez por isso poucos se interessem em ajudar desenvolver esse programa.... normalmente quem desenha, poucos sabem programar, e muitos que desenham infelizmente nem conhecem o inkscape, usam corel ou ilustrator no ruindows ou MAC mesmo ...
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #334 Online: 16 de Outubro de 2007, 08:42 »
Pois é ArKanjo, por isso cara, eu não sei programar, se soubesse eu ajudava a desenvolver, mas eu to fazendo a minha parte pra divulgar o Inkscape e o GIMP, agora sou membro do Deviant Art, e já estou aprimorando minhas técnicas de construção e manipulação de vetores no Inkscape e de pintura digital no GIMP, em breve, espero, quando eu tiver material razoável eu posto o Link da minha galeria no Deviant Art aqui. Lá no Deviant eu faço o possível pra divulgar o SL e o Inkscape e GIMP.

Eu usei o Photoshop por mais ou menos um ano, e o GIMP não fica atrás não, pelo menos em pintura digital eu me sinto mais confortável no GIMP, quem sabe quando eu tiver uma boa galeria eu não crio um tópico aqui no fórum pra divulgar o GIMP.

Quanto ao Inkscape, faça chuva faça Sol, demore ou não, não consigo mais abandonar este Software, eu sei que todo mundo acostumado com o Ruindow$ sempre defende o Corel e suas fantásicas ferramentas, o que não duvido. Mas para mim, vejam bem, para mim, eu uso o Inkscape à um ano, e é o único editor vetorial que faz o que eu quero e o que eu preciso.

Pra mim ele é suficiente. Mas sei que a evolução é uma coisa boa e traz benefícios, e para os fâs/profissionais que usam o Corel, seria uma boa contar com uma ferramenta livre como o Inkscape, mas parece que ele não atende os profissionais, é uma pena, só me resta torcer pra que melhore para atender essas pessoas e eu vou fazer minha parte divulgando-o sempre que possível.

Como o ArKanjo disse, acho que o Inkscape não é muito conhecido pelos artistas digitais, então vamos divulgar ora! Não desanimem só por que o Ink não é perfeito, não desistam! Ora, o Ink precisa de usuários pra continuar vivo, e também tem uma lista lá no site pra pedir recursos, então parem de reclamar e movam suas ****** e vão lá requisitar agilidade e novos recursos!

Como eu estou satisfeito com ele, pra mim tanto faz, mas pra quem quer que ele melhore, vão lá e participem, ajudem e divulguem, pois o SL é sobre cooperação!

Eita desabafo U_U

Espero não ter ofendido ninguém... :(

Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 08:44 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #335 Online: 16 de Outubro de 2007, 11:18 »
Na verdade Happy people, alguns recursos anunciados já foram implementados
o problema é que os autopackages ainda não foram atualizados.
se você observar os pacotes para MACOS e WIN já estão com alguns recursos eu sei pois uso o ink no windows do trampo, creio eu que o criador dos autopackages "é um dos desenvolvedores" não esteja como tempo pois o último foi dia 06 de setembro...sendo que os para MAC datam do dia 12 de outubro
http://inkscape.modevia.com/macosx-snap/?C=M;O=D
 e o último build do Windows que eu ví é de ontem
http://inkscape.modevia.com/win32/?C=M;O=A
 estou usando o snapshot  da semana passada aqui no win do trampo.
pois não estou tendo tempo para compilar no linux e estou esperando um autopackage como todo mundo
pois compilar o inkscape dá muuuuuuuuuito trabalho e o cara não deve estar tendo tempo de criá-los.
segue um screenshot da versão windows editando um pdf importado só para teste.
http://img215.imageshack.us/img215/191/importpdf2lt2.jpg
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 11:22 por Xterminator »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #336 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:37 »
http://img215.imageshack.us/img215/191/importpdf2lt2.jpg

Viu gente, não há motivo para tanto pânico... U_U ... o negócio parece ser tempo mesmo do cara que faz os packages. Tudo bem, tudo bem, ainda nem chegou no Inkscape 1.0, mas ainda assim ele ta evoluindo.

Devagar e sempre U_U.

Antes tarde do que nunca U_U.

Valeu Xterminator pela informação! ;)
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 13:34 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #337 Online: 16 de Outubro de 2007, 12:50 »
http://img215.imageshack.us/img215/191/importpdf2lt2.jpg

Viu gente, se não me engano aquilo é uma PERSPECTIVA!!!! Em um PDF IMPORTADO no Inkscape!!!! ... U_U

Viu, não há motivo para tanto pânico... U_U ... o negócio parece ser tempo mesmo do cara que faz os packages. Tudo bem, tudo bem, ainda nem chegou no Inkscape 1.0, mas ainda assim ele ta evoluindo.

Devagar e sempre U_U.

Antes tarde do que nunca U_U.

Valeu Xterminator pela informação! ;)

Rs rs não é perspectiva não "só puxei um nó" ainda nem tive tempo de testar direito alguns novos recursos o balde de tinta eu testei aqui.
http://img109.imageshack.us/my.php?image=borracha4yv9.jpg

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #338 Online: 16 de Outubro de 2007, 13:36 »
 ???

Vixe é mesmo HAHAHAHAHAHAHAHAHA

Putsz... essa foi feia heim HAHAHAHAHAHAHAHA

Já consertei a mensagem :P

Pois é Xterminator, o balde de tinta finalmente U_U, eu também uso a versão beta, só que é o package de 06/09/07.
« Última modificação: 16 de Outubro de 2007, 13:45 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #339 Online: 16 de Outubro de 2007, 21:35 »
Opa, acho que me expressei mau.. desculpem-me!!

eu so tava reclamando da demora nas implementações.. mas continuo apaixonado pela inkscapA  :P

.. e não tava reclamando de boca cheia não, baixei o src do inkscape a analisei o código.. pra ver se dava para eu ajudar com o pouco de conhecimento que tenho em programação... mas não deu, tudo é complexo de mais para meu nível atual... e quanto os recursos que pedi.. já foram solicitados por outra pessoa la na página de pedidos de implementação.

.. serão atendidos, porem so depois da versão 1.0 sair.. foi ai que veio minha indignação para com isso, vai demorar muito, eu esperaria tranqüilamente se soubesse que isso vai sair em um ano.. mas pelo que estou vendo.. vai levar muito mais tempo que isso.

Como já falei, o inkscape está na 0.45 desde dezembro de 2006 ( foi ai que usei ele, talvez seja até mais tempo ), e a versão que ta pra sair do forno é a 0.46, depois disso vai sair a 0.46.1 até 0.46.9 ( tudo com bug fixes e ajustes, nada de implementação ), depois 0.47... 0.80 ... 0.90 ... 1.00

entenderam minha raiva? TA LENTO SIM!
não estou reclamando, pois sei que é um software livre, e conta apenas com a boa vontade de doações e programadores bem intencionados para prosseguir...

Resumindo: Eu quero alguns dos recursos do corel no inkscape, e que não demore muito... pois o corel é ótimo para meu uso ( webdesign por diversão ), mas lembrem que ele tem 10 anos de existência.. e não quero que o inkscape leve 10 anos pra chegar la, entendem agora?

#Modo kawaii ativado

# Vaum chamar o chuck noris pra se juntar a equipe inkscape :D

Darcamo

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #340 Online: 16 de Outubro de 2007, 22:34 »
O Inkscape já chegou em um nível de "features" muito bom. Certamente um dos SL mais impressionantes que tem por aí. Acho natural que ele tenha que passar um tempo (entenda releases) mais focado em bug fixes, e quem sabe otimizações, ao invés de investir em na implementação de novas features sem que os recursos existentes estejam bem sólidos.

Eu só queria que ele melhorasse mais para desenhos técnicos como por exemplo diagramas. Se que esse não é exatamente o foco dele, mas o Dia deixa muito a desejar e acho que o inkscape poderia cobrir essa lacuna muito bem.

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #341 Online: 19 de Outubro de 2007, 00:30 »
Gente,
sobre o site que eu tinha comentado uns topicos atraz

fiz um logo inspirado num bitmap que vi esses dias



Só que acho que o escrito ta faltando algo ..

Sugestões ???

quem quiser conversar com a galera do site aki tem o topico que fiz sobre esse logo no Orkut
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=27993296&tid=2561368180070230353&na=4

sei que muitos não gostam do orkut, inclusive eu, mas as comunidades algumas tem assuntos legais :D

O arquivos SVG deixei aki pra quem quiser mudar algo http://mihd.net/lo3xcz

Se possivel postar as modificações la no topico do orkut também pros usuarios do site dizerem se gostam, afinal, eles que vão ficar vendo isso no canto do video como marca dagua e no site :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #342 Online: 19 de Outubro de 2007, 12:44 »
Gente,
sobre o site que eu tinha comentado uns topicos atraz

fiz um logo inspirado num bitmap que vi esses dias



Só que acho que o escrito ta faltando algo ..

Sugestões ???

quem quiser conversar com a galera do site aki tem o topico que fiz sobre esse logo no Orkut
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=27993296&tid=2561368180070230353&na=4

sei que muitos não gostam do orkut, inclusive eu, mas as comunidades algumas tem assuntos legais :D

O arquivos SVG deixei aki pra quem quiser mudar algo http://mihd.net/lo3xcz

Se possivel postar as modificações la no topico do orkut também pros usuarios do site dizerem se gostam, afinal, eles que vão ficar vendo isso no canto do video como marca dagua e no site :P

ArKanjo, não tem jeito , odeio Orkut, não vou participar... mas posso te dar umas dicas/sugestões:

Você poderia manter um padrão preto e branco já que se tratando de uma marca d'agua, as cores não irão aparecer, e assistir um vídeo com uma marca d'agua permanente, grande e colorida é um pé no **** ... então, acho que ficaria legal você fazer uma marca dessas mais uniforme, mais quadrada, ou não, isso é questão de gosto mesmo, mas acho que ficaria legal.
Também acho que ficaria legal colocar o endereço do site na legenda por uns 10 segundos, e a marca d'agua você poderia deixar uns 10 segundos também, ou permanente, questão de gosto novamente. Você já viu algum vídeo 100% DivX™? Se sim, lembra daquela marca d'agua "DivX" que aparece durante alguns segundos? Achei aquilo muito elegante e não perturba, e passa uma idéa de qualidade.

E fazer tudo isso no Inkscape vai te dar muitas opções, pois você pode ir fazendo e testando e ajustando para ficar melhor no vídeo, tipo, faz um modelo, coloca no vídeo pra ver se fica legal, se não, da uma editado no Ink e tenta denovo.

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #343 Online: 19 de Outubro de 2007, 14:28 »
Gente,
sobre o site que eu tinha comentado uns topicos atraz

fiz um logo inspirado num bitmap que vi esses dias



Só que acho que o escrito ta faltando algo ..

Sugestões ???

quem quiser conversar com a galera do site aki tem o topico que fiz sobre esse logo no Orkut
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=27993296&tid=2561368180070230353&na=4

sei que muitos não gostam do orkut, inclusive eu, mas as comunidades algumas tem assuntos legais :D

O arquivos SVG deixei aki pra quem quiser mudar algo http://mihd.net/lo3xcz

Se possivel postar as modificações la no topico do orkut também pros usuarios do site dizerem se gostam, afinal, eles que vão ficar vendo isso no canto do video como marca dagua e no site :P

Arkanjo,

Achei o desenho da TV bem legal, mas a escolha da fonte no título "brazil séries" achei que não funcionou.

Eu não sou designer, mas trabalho com um monte na minha sala lá do estágio e vejo o valor que eles dão a escolha das fontes num folder ou baner, e o tempo de trabalho que eles gastam só pra escolher a fonte adequada.

Uma fonte pra um folder de um evento de sociologia sobre subdesenvolvimento no nordeste, por exemplo,  procura se aproximar dessa temática. Mas de maneira extremamente sutil, apenas deve sugerir sensações.

Como? Não faço idéia, não sou designer, ;D. Mas eu só queria dar um toque sobre esse detalhe importante que muitos não dão o devido valor.   
« Última modificação: 19 de Outubro de 2007, 14:31 por gabriel0085 »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Iniciando no editor vetorial Inkscape
« Resposta #344 Online: 19 de Outubro de 2007, 18:35 »
Arkanjo,

Achei o desenho da TV bem legal, mas a escolha da fonte no título "brazil séries" achei que não funcionou.

Eu não sou designer, mas trabalho com um monte na minha sala lá do estágio e vejo o valor que eles dão a escolha das fontes num folder ou baner, e o tempo de trabalho que eles gastam só pra escolher a fonte adequada.

Uma fonte pra um folder de um evento de sociologia sobre subdesenvolvimento no nordeste, por exemplo,  procura se aproximar dessa temática. Mas de maneira extremamente sutil, apenas deve sugerir sensações.

Como? Não faço idéia, não sou designer, ;D. Mas eu só queria dar um toque sobre esse detalhe importante que muitos não dão o devido valor.   

Você não é designer gabriel0085? Pois deveria ser. Tem a alma de um.