Pegando a dica do Pinduvoz para conseguir o efeito queimar quando fecha uma janela.
Passo 1 -Digite "ccsm" no terminal + enter para abrir o configurador do novo compiz ou, se vc. usa o fusion-icon, vá por ele (clique direito, depois clique em "Settings Manager")
Passo 2- Clique em "animations" no "effects" (habilite, se já não estiver) e escolha a opção pelas abas. Basta clicar na animação ("close animation", por exemplo) e no texto na caixa abaixo (para marca-lo) e depois apertar "editar" e escolher "burn" (queimar) na lista.
Agora essa outra dica eu mesmo consegui testando para colocar papel de parede skydome, ou mudar o papel do teto.
Primeiro siga o passo 1 acima, depois Clique em "Cubo da área de trabalho" no "Desktop".
Escolha a aba "appearance" onde você poderá mudar primeira opção "cor do cubo", depois abaixo tem outra opção "cube caps" que é a imagem do teto, selecione a imagem padrão e depois pode excluir, clicando em "adicionar" poderá colocar o caminho de um papel de papel de parede do seu hd e substituir a imagem do teto no meu coloquei /media/hda4/dados/papel de parede/gimp-splash.png
Abaixo do cube caps tem outra opção que é "skydome" aquele plando de fundo que fica atrás do cubo. O papel de parede que você abaixar da internet é bom ter o dobro de sua resolução de tela; para saber sua resolução de tela é só ir em "sistema"->"preferências"->"resolução de tela" no meu caso é 1024x768 por isso meu papel de parede que baixei é de 2048x1024.
Bom voltando na opção skydome tem a subopção "imagem skydome" onde você clica na pastazinha e navega onde está seu papel de parede para plano de fundo.
Saindo da aba "appareance" tem outra aba interessante que é "transparence cube" onde na primeira opção você configura a transparência do cubo na hora que estiver girando.
E na segunda opção você configura a transparência do cubo mesmo parado.
Agora saindo do "Cubo da área de trabalho" que fica em "Desktop" e indo na primeira opção General clique em "General Options" dentro da aba "Desktop Size" tem a opção "tamanho virtual horizontal" altere arrastando o seletor para quantidade de 2 e veja que legal o resultado, depois altere para 3 veja o resultado, altere para 7 e assim por diante.