Autor Tópico: Será que preciso de nova partição?  (Lida 4773 vezes)

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Será que preciso de nova partição?
« Online: 01 de Julho de 2007, 10:04 »
Caros amigos, estou me iniciando no Linux com o Ubuntu 7.04. Já baixei o arquivo em .iso, coloquei em CD, já testei com o MD5 para ver se está tudo certo, mas ainda não coloquei em prática. Uso um HD SATA de 80 GB com duas partições nas seguintes proporções abaixo:

1 de 20 GB com o Windows XP pro instalado e
1 de 60 GB(restante) para dados.
Pergunto:
1 - Posso instalar o Ububtu nessa partição de dados, ou devo reparticioná-la, designando uma somente             para o programa?
2 - Se for preciso alocar uma partição exclusiva para o Ububtu, posso usar o restante para uso de dados para ambos os SOs?
3 - Se for necessária outra partição, de quanto deve ser para "acomodar" bem o SO em questão?

OBs: Uso 1GB de memória, com um processador Celeron de 2.66 Ghz.

Sou e estou no Brasil e aguardo soluções, por gentileza.

Um abraço em todos.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2007, 13:20 »
Caros amigos, estou me iniciando no Linux com o Ubuntu 7.04. Já baixei o arquivo em .iso, coloquei em CD, já testei com o MD5 para ver se está tudo certo, mas ainda não coloquei em prática. Uso um HD SATA de 80 GB com duas partições nas seguintes proporções abaixo:

1 de 20 GB com o Windows XP pro instalado e
1 de 60 GB(restante) para dados.
Pergunto:
1 - Posso instalar o Ububtu nessa partição de dados, ou devo reparticioná-la, designando uma somente             para o programa?

Deve particioná-la, a não ser que queira deixar os 60Gb para o Ubuntu

Citar
2 - Se for preciso alocar uma partição exclusiva para o Ububtu, posso usar o restante para uso de dados para ambos os SOs?

Pode sim. Você vai redimencionar a partição de 60 Gb retirando quanto dela quer para o Ubuntu (sugiro primeiro desfragmentação dela). Após a instalação do Ubuntu instale o Automatix (para isto siga este tutorial aqui) e instale Automatix read/write NTFS and FAT32 Mounter para ter acesso a escrita na partição de dados.

Citar
3 - Se for necessária outra partição, de quanto deve ser para "acomodar" bem o SO em questão?

Sugiro a você deixar ao menos 10Gb para o SO, e mais uma partição de uns 512 Mb para swap (apesar de você uma boa quantidade de RAM)

Citar
OBs: Uso 1GB de memória, com um processador Celeron de 2.66 Ghz.

Sou e estou no Brasil e aguardo soluções, por gentileza.

Um abraço em todos.

Espero que de tudo certo, qualquer coisa estamos aqui a disposição.
« Última modificação: 01 de Julho de 2007, 13:22 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2007, 21:50 »
Muitíssimo obrigado, caro amigo CLCampos pela magnífica resposta! Ando meio perdido ainda nessa nova maravilha que é o Ubuntu. Infelizmente já instalei antes de vc me responder. O grande problema é que não encontrei um jeito de como criar e fazer minha conexão à internet. Uso um Modem ADSL D-Link 500T em modo brigde(discador). estou usando ainda o Windows para me conectar e lhe responder. Vou baixar o que me indicou. Pretendo aprender muito aqui ness fórum. Parabéns, parabéns!
Abs,
Evandro.

Em tempo: Esqueci de perguntar como posso redimensionar a partição, pois apesar de ter comandado somente 20 GB  para o Ubuntu, acho que ficou com todo o restante. Qdo abro o windows, não vejo mais a partição que havia lá, que é essa mesma que usei agora para o Linux.
« Última modificação: 02 de Julho de 2007, 22:09 por Marcopolo »
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2007, 22:50 »
Sobre seu modem acho que isto aqui pode ajudar por hora.

Achei este link numa pesquisa bem rápida aqui no fórum. Tenho certeza que se pesquisar melhor acha uma solução melhor também.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2007, 23:07 »
Sobre seu modem acho que isto aqui pode ajudar por hora.

Achei este link numa pesquisa bem rápida aqui no fórum. Tenho certeza que se pesquisar melhor acha uma solução melhor também.

Amigo, li a sua indicação sobre como fazer a configuração da internet! Amanhã vou tentar me conectar pelo Ubuntu e deixar o Windows aos poucos. Sobre o antivírus, firewall e certos anti-spywares, não sei ainda como fazer e se devo fazer tbm!
Um abração e muito obrigado!
Evandro.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2007, 23:10 »
Sobre seu modem acho que isto aqui pode ajudar por hora.

Achei este link numa pesquisa bem rápida aqui no fórum. Tenho certeza que se pesquisar melhor acha uma solução melhor também.

Amigo, li a sua indicação sobre como fazer a configuração da internet! Amanhã vou tentar me conectar pelo Ubuntu e deixar o Windows aos poucos. Sobre o antivírus, firewall e certos anti-spywares, não sei ainda como fazer e se devo fazer tbm!
Um abração e muito obrigado!
Evandro.

Esqueça antivírus, anti-spywares, e o firewall é recomendado (não obrigatório). Acontece que o kernel do Linux já traz um firewall, que é o iptables, vale a pena uma boa leitura e se você achar necessário pode habilitá-lo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2007, 23:23 »
Sobre seu modem acho que isto aqui pode ajudar por hora.

Achei este link numa pesquisa bem rápida aqui no fórum. Tenho certeza que se pesquisar melhor acha uma solução melhor também.

Amigo, li a sua indicação sobre como fazer a configuração da internet! Amanhã vou tentar me conectar pelo Ubuntu e deixar o Windows aos poucos. Sobre o antivírus, firewall e certos anti-spywares, não sei ainda como fazer e se devo fazer tbm!
Um abração e muito obrigado!
Evandro.

Esqueça antivírus, anti-spywares, e o firewall é recomendado (não obrigatório). Acontece que o kernel do Linux já traz um firewall, que é o iptables, vale a pena uma boa leitura e se você achar necessário pode habilitá-lo.

Onde acho lá essa leitura? Aproveito tbm para perguntar-lhe se devo baixar o Automatix pelo Windows e depois tentar pegá-lo pelo Ubuntu ou somente qdo eu consegui me conectar por esse último?
Abs,

Evandro.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Será que preciso de nova partição?
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2007, 23:30 »
Existem duas formas de instalar o automatix:

Forma 1

Baixar o arquivo .deb do Automatix, clicar sobre ele e instalar.

Pós: Facilidade
Contras: Não apresenta atualizações automáticas.

Forma 2

Para instalar execute todas as instruções do endereço.

Prós: As atualizações do automatix acontecem de forma automática como os demais recursos do Ubuntu.
Contra: Instalação mais trabalhosa, apesar que seguindo o roteiro é tranquilo.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!