Autor Tópico: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação  (Lida 3105 vezes)

Offline diogocv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá pessoal, tudo bom?

Esse é meu primeiro post aqui. Há muito tempo que eu penso em instalar uma distribuição do Linux em meu pc, mas comonão entendia muito nunca me arrisquei a mexer.

Porém, ontem vi um programa chamado Wubi (o site do desenvolvedor: http://wubi-installer.org/), que promete instalar o Ubuntu sem a necessidade de precisar formatar ou particionar e também sem emular o ubuntu. Ou seja, o sistema rodaria tal como numa instalação normal. Se quiserem o site do desenvolvedor tem mais detalhes.

Mas eu estou com um problema: eu executo o instalador e ele instala uns arquivos e tenta começar a baixar o Ubuntu em si - que tem mais ou menos 700mb. O problema é que o download não começa. Fica sempre apareçendo uma mensagem "Tentando novamente em 5 segundos", referindo-se ao download. Será que o server está congestionado? Alguem sabe o que é isso?

Existe algum outro jeito de instalar o Ubuntu sem precisar particionar o pc, como com esse Wubi? Alguém aí já conseguiu usar o Wubi numa boa?

Se puderem me ajudar, ficarei muito grato.

Obrigado.

Diogo.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2007, 21:45 »
Seja bem-vindo, diogocv!...  :D :D

Parabéns por se decidir a testar o Ubuntu - garanto que não vai mais deixá-lo ( eu pelo menos não consegui!).
Não conheço esse Wubi, mas sem dúvida a melhor forma de fazer uma instalação limpa, segura e fácil é baixar a imagem do Live CD ( .ISO) do site do Ubuntu, queimá-la num CD e dar o boot por ela. Você poderá experimentar rodá-lo sem tê-lo instalado, ou instalar logo. O instalador cuida de tudo, e se você tem Windows instalado e quer criar um dual-boot, o particionador já mostarará o espaço disponível e lhe permitirá ajustá-lo a seu gosto (sugiro pelo menos uns 10 GB para o Ubuntu, embora o meu, instalado há seis meses e cheio de coisas, mal ocupe 3,4 GB), depois instalará o GRUB (gerenciador de boot). É muito fácil, garanto!...

E qualquer coisa, os amigos daqui estão às ordens!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline diogocv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2007, 22:07 »
 VB5, eu já sabia desse tal de "CD de teste". O problema é que meu pc está com o leitor de cd's quebrado, aí não tem como eu usar está opção  :(

Por isso que eu gostei dessa opção do wubi.

Será que não tem outro jeito não?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2007, 22:19 »
Olha, Diogo, acho que vale mais a pena até pedir emprestado um drive de CD... ou aproveitar que estão muito baratos e substituir o seu, pois certamente precisará dele para outras coisas. Além da garantia de uma boa instalação, com esse CD, se você estiver com problemas, poderá dar boot por ele e consertá-los  com facilidade.

Por falar em hardware, o Ubuntu não é muito exigente: 256 MB de RAM, um processador de cerca de 1 GHz e pronto... mais uma conexão de banda larga, pois por definição ele baixa tudo o que precisa da Internet.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline diogocv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação
« Resposta #4 Online: 01 de Julho de 2007, 15:41 »
V5B, consegui instalar o Ubuntu atraves do Wubi! Eu baxei a versão 7.04 do site do Ubuntu e coloquei na mesma pasta do Wubi. Daí tudo funcionou beleza, e sem precisar particionar! Valeu pela ajuda :)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação
« Resposta #5 Online: 01 de Julho de 2007, 19:57 »
V5B, consegui instalar o Ubuntu atraves do Wubi! Eu baxei a versão 7.04 do site do Ubuntu e coloquei na mesma pasta do Wubi. Daí tudo funcionou beleza, e sem precisar particionar! Valeu pela ajuda :)

Instalando assim você percebe a mesma performace do sistema? Outra pergunta, o limite de uso do HD é toda a área livre da partição? Tem acesso aos arquivos do windows normalmente?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline macalex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 119
    • Ver perfil
Re: Um iniante em Linux e o Wubi Ubuntu - problemas durante a instalação
« Resposta #6 Online: 12 de Outubro de 2007, 09:02 »
Vou meter minha colher torta nesse assunto! hehehe!
Eu só conheço o ubuntu por causa do wubi: explico: tenho um mísero HD 40GB e não tenho pretensão de particionar, por isso instalei pelo wubi! Qual minha surpresa! Funciona perfeitamente! Instalei tudo o que tinha direito Beryl compiz, e ate client Torrent como o Deluge, e o melhor baixo pelo ububntu e mando salvar numa pasta do windows, tenho acesso ao host (windows) completo inclusive opçaõ de abrir editar, mover etc! A performance é ótima, e eu achei uma Boa esse Wubi! não se outras pessoas tiveram problemas, ou erros, comigo só blz!
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install