Autor Tópico: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!  (Lida 10631 vezes)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Online: 27 de Junho de 2007, 13:33 »
Ola! Esse tópico é para ajudar na divulgação do Linux, (é claro que humildemente), mas a idéia é um espaço para nós usuário descrevermos como podemos ajudar e e quantos amigos nós ajudamos a instalar o ubuntu no pc deles e assim ajudar a divulgar o Linux e o verdadeiro GNU.  Isso reconhecendo que para um "marinheiro de primeira viagem" é bem complicado não só a instalação mas a configuração e à se adapitar ao sistema do Linux, acredito que quem passa dessa etapa vai continuar com o Linux instalado em seus computadores mesmo que seja em dual boot com o Windows.

Faça parte dessa corrente : Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!  Afinal de contas é essa a essência do Ubuntu. "linux for human beings".

                                                                Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!     



Por Chucknoris e AnFernal.
Usuários Ubuntu
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 13:45 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

arlei

  • Visitante
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #1 Online: 27 de Junho de 2007, 13:57 »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2007, 14:56 »
Aqui em Timóteo além de trabalharmos com 90% ou mais de estações com Ubuntu (70 máquinas na rede +-) também divulgamos, e existem várias pessoas usando.

Aproveitando informo que meu companheiro de setor (somos dois para cuidar desta rede), também membro deste fórum (Lucianolnx), que a menos de 2 anos veio trabalhar sem conhecer nada de Linux esta semana convenceu duas Lan-Houses a usarem Ubuntu como sistema operacional, sem contar outras iniciativas que ele vem desenvolvendo (daqui uns dias fico pra trás... heheheh).

Então aqui estamos todos engajados na luta pela disseminação deste SO.

Aos que forem formatar um PC para um amigo e não conseguirem convencê-lo a usar Software Livre tomem algumas providências (eu faço isto caso não consigo convencer a migrar):

  • Instalar o Firefox 2.0 e deixá-lo como browser padrão
  • Instalar o OpenOffice
  • Mudar a busca do Internet Explorer 7 para o Google
  • Colocar Anti-vírus e outros softwares preferencialmente com licença GPL
  • Explicar ao usuário o que fez e quais as vantagens que ele terá

Aqui comigo é assim, não quer usar Ubuntu? Então traz a licença do Windows e a máquina sai assim, ou então pague R$37,00 (em média) para que a reinstalação seja feita por uma loja.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 15:04 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2007, 19:35 »
eu ja distribui bastante CDs com as pessoas que conheço inclusive um professor de matematica que ele diz que instalou e mora em Timóteo clcampos!!

eu sempre falo que nao pega virus, é um Software seguro, e alguns nem sabem o que é software porque acham que o windows é onipresente e unico mas eu acabo explicando tudo....

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2007, 20:20 »
Opa! Também faço parte dessa campanha! Domingo passado mesmo, fui a casa de um amigo instalar o ubuntu lá! Estava querendo colocar no notebook dele, tive até que "configurar" a internet wifi dele.
Para outro amigo vou apresentar o ubuntu studio, ele edita vários vídeos.. São poucos..mas já é algo!
PS.: coloquei entre aspas porque na verdade não fiz nada, o ubuntu fez tudo! ;D
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2007, 22:43 »
Acho que qualquer iniciativa é louvável. Se passou para um, como fez o Vitor,  já fez muito afinal ninguém tem obrigação de incentivar os outros a instalar o ubuntu (ou qualquer outra distro).

Mas acho que se foi e instalou a alguém que não sabe ganha um "filho", tem que ajudar, incentivar mais, configurar inicialmente e explicar o que esta fazendo e porque, ai as chances são grandes de termos mais um usuário.

Quando instalo o Ubuntu para alguém faço o seguinte:

  • Procuro configurar todo o hardware
  • Altero o GRUB conforme o tópico do Versuri
  • Instalo o automatix2
  • Plugin do Flash
  • Codecs
  • Fontes extras
  • Clipart do OpenOffice
  • Configuro acesso à partição NTFS
  • Encho a máquina de temas e wallpapers
  • Instalo o gDesklets
  • Mudo o tema, wallpapers e coloco algumas coisas do gDesklets
  • Apresento o fórum ao novo usuário
  • etc

Sei que normalmente o impacto é grande quando a pessoa ve a máquina de novo.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 22:51 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2007, 23:11 »
Eu instalo o Ubuntu gratuitamente para quem quiser, mas cobro para instalar o Windows "Pirated Edition".
Normalmente quando eu instalo na casa da pessoa, eu procuro configurar ao máximo os "eye candy", porque é o que atrai gente  :P
No pc de um colega eu configurei o Compiz e instalei awn. Instalo os drivers e etc :) Tudo de grátis :P
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2007, 23:24 »

  • Apresento o fórum ao novo usuário

Eu já tentei conversar os meus amigos a instalar o ubuntu, mas alguns deles desistiram exatamente por causa do fórum...

inclusive eu fui um q quase desisti, pq o ubuntu deu erro a placa de vídeo (tive q usar ele no modo texto), na placa de som, no microfone, no skype, na webcam e assim vai...

e com alguns amigos meus a história não foi muito diferente, e eu, pelo menos, pois eu não sei dos outros, entrei neste fórum para buscar uma ajuda só para ajustar a placa de som, que era apenas metade de 1 dos meus problemas, pois descobri depois q não faltava muita coisa para soluciona-lo, e fui completamente ignorado, ou seja, ninguém se manifestou nem para imitar a microsoft dizendo que o problema está sendo solucionado ou coisa parecida...

Então, uma das coisas q é preciso melhorar é o tratamento, nem q seja com respostas automáticas, para com os usuários iniciantes que buscam ajuda com os "técnicos" em linux, que estão presentes neste fórum, pois ele é o oficial.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2007, 23:31 »
gaules além do fórum tem o Google, um excelente site de busca que permite achar praticamente tudo.

Acho que o problema é que as pessoas preferem perguntar a pesquisar, e a maioria das coisas devem estar postadas aqui, basta pesquisar e ter paciência. Ai posta uma pergunta já respondida várias vezes e a galera ignora mesmo. Mas nunca vi um fórum tão prestativo.

Ao contrário de você acho este fórum uma das melhores coisas do ubuntu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2007, 23:45 »
gaules além do fórum tem o Google, um excelente site de busca que permite achar praticamente tudo.

Acho que o problema é que as pessoas preferem perguntar a pesquisar, e a maioria das coisas devem estar postadas aqui, basta pesquisar e ter paciência. Ai posta uma pergunta já respondida várias vezes e a galera ignora mesmo. Mas nunca vi um fórum tão prestativo.

Ao contrário de você acho este fórum uma das melhores coisas do ubuntu.

não adianta se iludir meu fio... eu e muitos outros fomos ignorados em pleno fórum oficial do ubuntu... isso é uma falta grave...

além disso, se encontrar uma solução através de uma busca é possível, mas compreender todos os passos sem nenhuma dúvida, ou cometer um engano e causar outro erro são fatos que podem ocorrer e poderiam ser evitados.

Ou seja, não é só os usuários (CLIENTES QUE SÃO IMPORTANTES PARA O LINUX) que devem deixar de serem preguiçosos, mas também o suporte técnico deveria atender melhor a todos.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #10 Online: 27 de Junho de 2007, 23:52 »
Sei que quem participa deste fórum aqui faz de graça e apenas pela ajuda em si, sem esperar nada em troca. Eu passo o máximo de tempo que posso aqui (todos os dias) para ajudar a quem puder, mas nem sempre tenho condições.

Sei que já ajudei muitos usuários (via fórum, msn e etc) até tarde da noite se preciso na busca de deixar um companheiro satisfeito, e inúmeros outros companheiros também fazem o mesmo.

E ainda acho que os usuários preferem perguntar a pesquisar e isto não é correto, visto que estas mensagens causam custos a alguém, e como eu não pago nada e nem você devemos ser racionais no uso dos recursos.

Ainda lembro que o uso de um português errado, muitas abreviações, títulos sem nexo (apenas Ajuda e etc), e poucos detalhes nos tópicos atrapalham aos usuários a ajudar.

Ninguém aqui deixa de ajudar alguém de sacanagem, acho que para isto ocorrer (todo mundo do fórum ignorar um tópico) algum problema aconteceu, com certeza.

Ainda continuo com a mesma idéia sobre o fórum: Este fórum é uma das melhores coisas do ubuntu.
« Última modificação: 27 de Junho de 2007, 23:57 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #11 Online: 28 de Junho de 2007, 00:00 »
Sei que quem participa deste fórum aqui faz de graça e apenas pela ajuda em si, sem esperar nada em troca. Eu passo o máximo de tempo que posso aqui (todos os dias) para ajudar a quem puder, mas nem sempre tenho condições.

Sei que já ajudei muitos usuários (via fórum, msn e etc) até tarde da noite se preciso na busca de deixar um companheiro satisfeito, e inúmeros outros companheiros também fazem o mesmo.

E ainda acho que os usuários preferem perguntar a pesquisar e isto não é correto, visto que estas mensagens causam custos a alguém, e como eu não pago nada e nem você devemos ser racionais no uso dos recursos.

OK, concordo com vc. De que vc e muitos outros prestam auxílio aos iniciantes dentro daquilo q é possível, pois vc é um usuário, avançado, mas é um usuário digno, dedicado e com convicção sobre a sua base ideologica , mas o problema é que existe aqui no fórum a "Equipe Ubuntu", que, na minha opinião, deveria cuidar dessa parte social.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #12 Online: 28 de Junho de 2007, 00:16 »
gaules estamos desvirtuando um excelente tópico. Acho que você deve criar um tópico sobre suas reclamações, porque aqui estão discutindo quais ações os usuários tem tomado para ajudar a instalar o Ubuntu na máquina de uma pessoa que não é usuário, e não discutindo a eficiência do fórum.

O que falou não pode ser desconsiderado, mas é uma questão mesmo de pessoa a pessoa, alguns usuários instalam o Ubuntu, e correm atrás, lêem, pesquisam, querem aprender, e na dúvida perguntam aqui; já outras querem apenas usar, e perguntam aqui a menor dúvida.

Não acho que nenhum dos dois estão errados, mas ainda te pergunto (me responda no tópico que você iniciar, eu acho ele):

  • Como pode num fórum tão dinâmico de repente todos os usuários esquecerem um tópico e não responderem?
  • A falha é de todo mundo?
  • A falha é de quem postou?
  • Será que quem postou leu as normas do fórum?
  • Será que usou o português correto?
  • Será que foi claro?
  • Será que detalhou bem o problema?
  • Será que tinha mesmo solução? Será que não é algo único? Algo que ninguém nunca passou por isto?

Sério, acho que são muitas coisas a ver, não acho mesmo que todo mundo deixaria sua dúvida sem resposta por deixar. Aguardo o novo tópico, e peço desculpas a quem criou este por ter desviado a discussão.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #13 Online: 28 de Junho de 2007, 00:19 »
Pessoal acho muito importante os usuarios que ajudam os outros no forum, eu ainda não me sinto seguro as vezes para postar uma ajuda poucas vezes pude ajudar, pois não tenho tanta esperiencia assim. Graças a pessoas como o nosso amigo clcampos tudo tem funcionado bem a meu ponto de vista, mas tambem não podemos ignorar que como o ubuntu vem crescendo a cada dia, muitos usuarios novos ficam sem respostas, principalmente por que não conhecem o sistema do forum e as listas de ajuda do site.

Obrigado a todos por estarem participando deste post!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline gaules

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 177
    • Ver perfil
Re: Campanha: Ajude seu amigo a instalar o Ubuntu!!!
« Resposta #14 Online: 28 de Junho de 2007, 00:27 »
gaules estamos desvirtuando um excelente tópico. Acho que você deve criar um tópico sobre suas reclamações, porque aqui estão discutindo quais ações os usuários tem tomado para ajudar a instalar o Ubuntu na máquina de uma pessoa que não é usuário, e não discutindo a eficiência do fórum.

O que falou não pode ser desconsiderado, mas é uma questão mesmo de pessoa a pessoa, alguns usuários instalam o Ubuntu, e correm atrás, lêem, pesquisam, querem aprender, e na dúvida perguntam aqui; já outras querem apenas usar, e perguntam aqui a menor dúvida.

Não acho que nenhum dos dois estão errados, mas ainda te pergunto (me responda no tópico que você iniciar, eu acho ele):

  • Como pode num fórum tão dinâmico de repente todos os usuários esquecerem um tópico e não responderem?
  • A falha é de todo mundo?
  • A falha é de quem postou?
  • Será que quem postou leu as normas do fórum?
  • Será que usou o português correto?
  • Será que foi claro?
  • Será que detalhou bem o problema?
  • Será que tinha mesmo solução? Será que não é algo único? Algo que ninguém nunca passou por isto?

Sério, acho que são muitas coisas a ver, não acho mesmo que todo mundo deixaria sua dúvida sem resposta por deixar. Aguardo o novo tópico, e peço desculpas a quem criou este por ter desviado a discussão.

Ok, estou criando o outro tópico.

Desculpem por ter desvirtuado, mas é q o q ocorreu durante a minha tentativa de divulgação do ubuntu para os meus amigos envolveu o fórum também, por isso terminei incluindo ele no assunto.

apt-get remove reclamacao

apt-get install campanha  8)
« Última modificação: 28 de Junho de 2007, 23:52 por gaules »