Melhorando o visual do ubuntu com o gDesklets

Iniciado por Willdoidao, 20 de Junho de 2007, 09:29

tópico anterior - próximo tópico

Willdoidao

Se sua maquina não é muito potente nem muito nova e não aguenta um beryl ou softwares do tipo aqui tá um tutorial que pode ajudar a dar uma melhorado no visual do seu Ubuntu, fiz na minha maquina que é um amd duron, 40 gb, 256 ram, roda bonito sem pesar para micro:

Para começar o gdesklets está nos repositorios do ubuntu então abra o terminal e digite:

apt-get install gdesklets

Depois da instalação completa vá em Aplicações > Acessórios > gDesklets, ou digite no terminal mesmo o comando: gdesklets

Há varias coisas que vc pode escolher e montar seu painel, eu escolhi o monitoramento do processador,memoria,rede, mas há varias opções inclusive uma de monitoramento de hd's que vc monta. (Eu uso essa pq tenho dois hd e de vez em quanto monto o slave)
Do lado esquerdo está o que vc quer monitorar e do lado diteiro fica o que vc quer após selecionado de um duplo clique em cima dop que vc quer e escolha onde vc vai deixar.
Ex:
1. Abra o gDesklets.
2. Do lado esquerdo, escolha a categoria System/CPU.
3. Agora, do lado direito, escolha FTB-cpu-plot com um clique duplo.
4. Movimente o mouse para inserir o controle na sua área de trabalho.
5. Depois de inserido, clique sobre o controle com o botão (oposto) direito do mouse e escolha Configure desklet.
Ai vc pode tirar a barra inferior ou a superior depende como vc vai fazer
Agora vamos inserir mais alguns controles e juntá-los, um abaixo do outro. Estes controles mostrarão gráficos de desempenho da rede, e da memória.

7. Nas categorias do lado esquerdo, escolha a opção System/Memory.
8. Agora, do lado direito, escolha o item FTB-mem-plot.
9. Coloque-o na sua área de trabalho logo abaixo do item anterior.
10. Para movimentar e ajustar a posição deste novo controle, clique sobre ele com o botão direito (oposto) e escolha move desklet.

Observe que a borda superior não permite encaixar no controle de cima, mas se retirarmos esta borda podemos encaixá-los facilmente.

11. Da mesma maneira que você retirou a borda inferior do controle anterior (passos 5 e 6), retire as bordas superiores e inferiores deste novo controle.
12. Agora insira o último controle. No lado direito escolha a categoria System/Net, e do lado esquerdo escolha FTB-net-plot.

(vc pode mudar o desenho de fundo a cor da fonte fique a vontade para configurar do seus jeito)

Uma coisa que há no beryl ou em outros software desse tipo é aquela barra de ferramentas animadas no gdesklets é possivel criar ela tambem:

14. Do lado esquerdo escolha a categoria Toolbar/Launchers, e do lado direito escolha a opção StarterBar.

Veja que o novo controle possui apenas um ícone, referente a pasta home. Para configurar outros itens, continue com os passos abaixo:

1. Clique com o botão direito (oposto) e escolha a opção New Starter.
2. Digite um nome para o seu atalho, depois digite o comando para chamá-lo e depois uma breve descrição. Escolha também um ícone e pronto.Mas vc pode tambem simplesmente arrastar os atalhos que vc quer criar para a barra.

Para deixar o gdesklets com inicialização automática:

1. Para fazer isso vá em Sistema > Preferência > Sessões.
2. Na janela que abriu, clique em Novo e digite um nome e o comando gdesklets.

É possivel deixar um relogio digital,calendario e outras opções bem legais ai fica a gosto do fregues!!!!!

Um exemplo do que pode ser esse:
http://www.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/1181432697.06.png

::) ::) :o :o***** Basei esse tuto em um que achei no vivaolinux****** ;D ;D :D
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

jotaSR

Parabéns pelo tuto. Já guardei nos favoritos.

Northonheld

jango

Willdoidao

Não muito não!!!!! fica tão pessado como um beryl, principalmente se vc não tem uma boa placa de video, mas é logico que consome um pouco
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Versuri

Vejam no meu blog os screenshots do meu Ubuntu com os Gdesklets.
Para aqueles que tem KDE eu criei o Superkaramba Versuri Style, também tem os screens do Big Linux e Epidemic Linux.

http://reiversuri.blogspot.com

IgorM0L

Tenho uma placa de vídeo humilde, enquanto não compro minha 3D nVidia, vou usar isto aí!
Muito obrigado, ficou show o desktop.

O Ubuntu so evoluindo: http://br.youtube.com/watch?v=ALqduQfm09c

jeovane

Que comando eu uso para que o item de rede me mostre as informações do tráfego. Por padrão está xterm, mas não acontece nada, fica tudo zerado.

Versuri

jeovane, clique com o botão da direita, vá em Configure Gdesklets, selecione a aba Device e escreva a placa de rede que utiliza, geralmente eth0 ou eth1, eu uso internet via rádio então o meu está como ra1

jeovane

Valeu Versuri,

Muito xique.

Outra dúvida: porque as vezes ao alternar entre as áreas de trabalho os item somem? Só voltam a aparecer se eu reiniciar o sistema ou a sessão.

Valeu pela ajuda.

r4n63l

"... e que as pessoas devem ter a liberdade para customizar e alterar seus softwares quaisquer que sejam suas necessidades".

[ ]'s

acborba

cara como faço para desinstalar mesmo o gDesklets?? fiz um esquemas mas não gostei e não consigo remover, por isso queria reinstalar o gDesklets mas quando eu instalo de novo ele volta com as mesmas configuração e q eu havia feito! :-\
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

clcampos

Não precisa reinstalar. Quer zerar as configurações?

$ rm -rf ~/.gdesklets
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

acborba

valeu clcampos quando eu poder eu vou tentar, mas desde já agradeço!!!!!!
"Ubuntu Linux 8.04 / Athlon XP 2400+ / Asus A7v8x-x / GForce Fx 5200 128MB / 1GB / 80GB + 80GB"

acborba

cara baixei um relógio e um calendario legal. Mas como faço para instalar-los??? e outra coisa como configuro o menu clima???
vlw clcampos o comando funcionou!