Deixando o seu sistema Totalmente em Português!

Iniciado por galactus, 05 de Junho de 2007, 09:26

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Parece brincadeira, mas essa é uma dúvida bastante recorrente no Fórum. Sei que ela já foi respondida, mas era como o tópico sobre o Grub, as repostas estavam dispersas. Então resolvi escrever essa dica para servir de referência.

Você acaba de instalar o Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu/Edubuntu e descobre que o sistema não está totalmente em Português ou  o sistema está, mas aquela aplicação que você gosta de usar não. Bem, seus problemas acabaram!  Quer dizer, desde que você tenha acesso a Internet!  ;D

Mas não se preocupe se você não tiver acesso, vou listar os pacotes a serem instalados, assim você poderá usar um outro PC (mesmo sendo o Windows) conectado para baixar os pacotes e depois instalar tudo na sua máquina sem conexão. Onde baixar os pacotes individualmente? Aqui: http://packages.ubuntu.com/   

Escolha a versão do Ubuntu, procure pelo nome do pacote e depois é só instalar com dois cliques. Se não funcionar com dois cliques é só usar o bom e velho terminal (como  usuário root): # dpkg -i nomedopacote.deb

Ao final do Tutorial eu deixo mais claro de como procurar os pacotes necessários no Ubuntu Packages.

Para quem quiser continuar no terminal e instalar tudo com apenas um comando, é só seguir a Dica do Screwball:

CitarNa verdade só é necessário instalar o pacote language-suport-pt.

Esse é um meta-pacote que aponta para todos os outros pacotes necessários para o Gnome, OpenOffice, Firefox, dicionários, etc.

Após a instalação, só é necessário configurar, nas aplicações, a linguagem padrão para português do Brasil ou de Portugal, já que são instaladas as versões brasileira e lusitana.

Para os nossos amigos da Terra do além Mar é só escolher a opção "Português" e não a "Português do Brasil" nas instruções a seguir!

Para o Ubuntu/Edubuntu

Vá até Sistema > Administração > Suporte a Idiomas.

Na Janela Idiomas Suportados, desmarque o "English" e marque o "Portuguese".

Na Janela Idioma Padrão selecione o "Portuguese (Brazil)". Depois clique em Aplicar e aguarde o Download dos pacotes de Idiomas. Será preciso que você feche a sua sessão e volte para ela para que as mudanças no Idioma tenham efeito.

Para o Kubuntu

Clique no Menu K > Configuração do Sistema (System Settings) > Língua e Região (Regional & Language) > País/Região Idioma (Country/Region Language).

Na aba Localização (Local) a opção de  País ou  Região (Country or Region) deve estar em Padrão (Default). Então você adiciona o Idioma Português do Brasil (Portuguese Brazil). Se quiser remova o Idioma Inglês dos EUA.  Clique em aplicar e aguarde as mudanças. Também será necessário sair e voltar para sua sessão do Kubuntu.

Para o Xubuntu

Clique no Menu "Applications" > Sistema > Suporte a Idiomas. É só seguir as mesmas instruções do Ubuntu/Edubuntu.  Note que mesmo assim o Xubuntu permanecerá com a tela do GDM (início de sessão) em Inglês e o próprio menu de Aplicações em Inglês.  Contudo o restante do sistema estará em Português.

E se eu quiser instalar individualmente? Quais os pacotes são instalados? Tá na mão:

language-pack-gnome-pt-base
language-pack-pt-base
language-pack-kde-pt-base
language-pack-kde-pt
language-support-pt

myspell-pt-br
aspell-pt-br

ou

myspell-pt
aspell-pt

Mas e o FireFox?

Para deixar o Firefox em Português procure instalar o pacote:

mozilla-firefox-locale-pt-br  (português do Brasil)

ou

mozilla-firefox-locale-pt-pt (português de Portugal).

É preciso reiniciar o FireFox.

Mas e o OpenOffice?

Serão necessários os segiuntes pacotes:

openoffice.org-help-pt-br
openoffice.org-l10n-pt-br

ou

openoffice.org-help-pt-pt
openoffice.org-l10n-pt

Mas e o K3B?

Serão necessários os segiuntes pacotes:

language-pack-kde-pt-base
language-pack-kde-pt
k3b-i18n

Mas e o Thunderbird?

thunderbird-locale-pt-br

ou

thunderbird-locale-pt-pt

Não ficou muito claro de como procurar e achar os pacotes no Ubuntu Packages? Seus problemas acabaram!

Exemplo com o Intrepid (8.10) e o pacote language-pack-gnome-pt-base

Você clicou no Link do tutorial e quer achar o pacote de idiomas para o Intrepid (8.10) language-pack-gnome-pt-base. Então você rola a página um pouco para baixo e vai ver:

Search
Search package directories

Onde tem um espaço para você digitar o pacote requerido. Aí você coloca o nome do pacote em questão, na opção logo abaixo deixe marcado Search on: Package names only, no campo Distribution você deixa apenas o nome da versão que você busca, no caso Intrepid. No campo section, você deixa "any" e clica no botão Search. Ele vai abrir outra página mostrando o resultado da pesquisa apenas com o nome do pacote e da versão do Ubuntu em negrito. Você clica no nome em negrito, aí ele te leva na página onde você baixa o arquivo .deb do referido pacote, ele te mostra também possíveis dependências do pacote. Você clica logo abaixo onde está Download language-pack-gnome-pt-base.

Acho que agora ficou claro!

Bem, era isso pessoal. Qualquer coisa que estiver faltando ou se estiver errado por favor me avisem!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

arlei

Grande galactus,

só pra variar um pouco, esta ai mais uma ótima contribuição sua. Parabéns, com certeza será de grande serventia, tanto acho isso que acabo de "wikifica-lo" respeitando os devidos créditos.

http://wiki.ubuntubrasil.org/ConfigurandoOSistemaParaPtBr

Valeu... agora escuta! To com um dente aqui meio me incomodando, será que depois dessa sai um bom desconto ai pra dar um jeito nele.  ;D

hahahaha

Um abraço.

T+
Arlei

raz0r

"Pior que a ignorância é a auto-ilusão do conhecimento"

cat /etc/issue Debian GNU/Linux squeeze/sid \n \l

Screwball

Na verdade só é necessário instalar o pacote language-suport-pt.

Esse é um meta-pacote que aponta para todos os outros pacotes necessários para o Gnome, OpenOffice, Firefox, dicionários, etc.

Após a instalação, só é necessário configurar, nas aplicações, a linguagem padrão para português do Brasil, já que são instaladas as versões brasileira e lusitana.
$>cd /pub && more beer && \
> cd ~ && make unzip && strip && touch && grep && \
> finger && mount && fsck && \
> more && yes && umount && sleep

rayabusa

Este tópico merece ficar fixo ñ???
Eu gostaria muito, o que vcs acham galactus e amigos e contribuidores Ubuntu BR??????

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Ribeirão

Amigos
   Instalei o 7.04 "Kubuntu" e o danado nao tem mais essa opção de ir no  " System> Language>Portugues", diferentemento da distribuiçao anterior 6.10.
   Sendo assim gostaria de parabenizar o galactus por este topico, ja que o mesmo esclarece direitinho o que é preciso baixar para deixar tudo em portugues.

rjbgbo

Excelente Galactus, já foi pros meus Favoritos Ubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Willdoidao

Cara parabens pelo topico!!!!! Fiz aqui em casa e ficou muito massa!!!!!
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

nuno_nunes

Cláudio Novais

eu realmente gostei do resultado. só não gostei do "português" do amarok, e, por isso, gostava de saber como se põe SÓ o amarok em inglês....

alguém sabe?

desde já obrigado

ciperlone

Segui os passos todos, mas continuo com o Menu K e outras coisas em inglês...  :o ??? >:(
Inclusive o menu do Regional & Language, está em inglês mas SÓ TEM a Lingua Portuguesa...

Alguém me pode ajudar, POR FAVOR???
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo...

Ronalds

Hoegen

Diga Não ao windows  e SIm a software livre !!!!!

Zartosht

Citação de: ciperlone online 09 de Julho de 2007, 10:36
Segui os passos todos, mas continuo com o Menu K e outras coisas em inglês...  :o ??? >:(
Inclusive o menu do Regional & Language, está em inglês mas SÓ TEM a Lingua Portuguesa...

Alguém me pode ajudar, POR FAVOR???

Como devo proceder para deixar todo o sistema do Kubuntu em português?

Para alterar o idioma será preciso instalar os pacotes do idioma desejado (português) já citados.

1 - menu > sistema > Adept Manager
2 - buscar atualizações (primeira opção)
3 - selecionar os pacotes language-pack-kde-pt e language-pack-kde-pt-base (não esquecer de requisitar a instalação)
4 - finalmente, aplique a mudança.

Pronto! Finalmente o pacote foi instalado.

Agora basta abrir Configurações do Sistema > Configurações Regionais e idiomas > Selecionar o País e o Idioma.
Reinicie o sistema. Depois, caso queira, o inglês pode ser removido.