Ubuntu é + seguro q Windows mesmo?

Iniciado por Daniel_Kyo, 03 de Junho de 2007, 15:39

tópico anterior - próximo tópico

Daniel_Kyo

Olha só, quando estou como usuário comum e tenho que acessar algo que só o administrador pode tenho que digitar senha né? Mas quando digito a senha, se tiver algum programa clonador de senha, ele pode roubar a senha como o Key loger?

É seguro mesmo o SUDO?

Cláudio Novais

esse programa 'colonador' só estará ligado se o tiveres aberto, se não, não precisas de te preocupar... :D

VB5

Totalmente...  ;D Esqueça antivírus e antispyware, você já nào precisa disso. Instale uma firewall ( Firestarter) e pronto... pode acessar o banco sem medo. No Linux, os vírus e spywares - incluindo Trojans e keyloggers - só podem se instalar e rodar se você der permissão. Basta cuidar o que instala... mas como alguém já citou aqui, se existe vírus para Linux, ninguém ainda o pegou.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Daniel_Kyo

Tem certeza mesmo????  ;D Não existe arquivo que reinicie o PC ou delete arquivos do pen-drive?

PS.: No linux consigo deletar virus de WINDOWS XP só com o botão delete ;D

VB5

Daniel,
minha resposta do outro dia parece que foi perdida com a manutenção do fórum; vamos de novo...

Olhe, não existe porta ou cofre à prova de ladrões, assim como não existe SO absolutamente inexpugnável. Mas se algum chega perto, é o Linux... O sistema de permissões ( com a conta do root desativada por default, ao contrário do Windows), impede que algum programa possa se instalar ou executar sem sua permissão. Portanto, basta ter cuidado com o que instala...

Comecei a usar computadores pessoais ainda em DOS 1.0 ( é, sou jurássico!...  ;D) e mesmo com Windows nunca tive problemas sérios - uns poucos vírus como nimdA, Beagle e similares, mas logo removidos. Com o Ubuntu, já há seis meses, nem sombra... Atualmente administro uma rede de uns 150 computadores ( Windows), e todos os problemas que me trazem são causados por descuido - firewall parada, anti-virus desatualizado/desabilitado, clicar em botões "FREE!!" ou links em e-mails prometendo fortunas, e coisas assim.

Portanto, o que posso dizer é que a segurança de um sistema depende  primordialmente do usuário, mas ter um sistema seguro como é o Linux é uma enorme tranquilidade...  :D :D. Repito, instale o Firestarter ( ou similar), tenha cuidado com o que autoriza, e nunca terá problemas.

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Eunir Augusto

Citação de: VB5 online 10 de Junho de 2007, 23:27

Comecei a usar computadores pessoais ainda em DOS 1.0 ( é, sou jurássico!...  ;D)

eu que me achava jurassico, por ter começado no DOS 5.0 huahuahuahuhuauhauh

Daniel, só um detalhe na explicação super completa que o VB5 te passou: você pode pensar que: "ah, eu digitei sudo qquer coisa e ficou registrado", neh?

Antes de acessar o banco, vai nas preferencias de seu navegador e apaga tudo quanto é cookie e arquivos temporarios... e vai no terminal e digita sudo -K (maiuscula a letra K) para sair efetivamente do sudo e seja feliz  ;D

[ ]s a todos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Cláudio Novais

Sabem de algum tutorial do firestarter em português?

samuelbh

Procure no fórum pois já tem um tutorial ensinando.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

VB5

unrater,

se ficar alguma dúvida posta aqui. Diferente de outras firewalls comuns em Windows ( e muito boas), como a ZoneAlarm, no Firestarter você não define "zonas"  mas portas e serviços. Parece mais complicado no começo, mas é muito mais eficiente e simples.

Eunir,

pois é, o tempo voa...  ;D. Na verdade meu primeiro micro pessoal foi um TK82-C, com incríveis 16 kB ( k, não M!!) de RAM, uma TV servindo de monitor e um gravador cassete fazendo as vezes de HD... O que aquela coisa rodava nem DOS era, sei lá!... mas tinha até jogos - "tênis", ou "paredão", para quem se lembra... Nem eu acredito, às vezes!....   :D :D :D

( ) a todos,

VB5

zoroastro

eu ja entrei em tudo conté tipo de site pra testar e nao tive nem um arranhaozinho :D

VB5

Sem dúvida... bom isso, né?...  ;)

VB5

Eunir Augusto

Citação de: VB5 online 11 de Junho de 2007, 22:20

pois é, o tempo voa...  ;D. Na verdade meu primeiro micro pessoal foi um TK82-C, com incríveis 16 kB ( k, não M!!) de RAM, uma TV servindo de monitor e um gravador cassete fazendo as vezes de HD... O que aquela coisa rodava nem DOS era, sei lá!... mas tinha até jogos - "tênis", ou "paredão", para quem se lembra... Nem eu acredito, às vezes!....   :D :D :D

VB5, vc é sem duvida o BRONTOSSAURO, O PRIMEIRO, pq o Rex sou eu

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

comecei em um XT, com 2 MB de Ram, e um super HD de 320 MB

huahuhauhuauhauhauhauhhuauhahuahuhuahua

eu rodava DOS 5.0 e fiquei super orgulhoso de ter feito upgrade para DOS 6.22 sozinho

huahuahuuhauhauhuhauhauhuha
gastei 4 disquetões, de 5 1/4

huauhahuuhauhahuauhuhauhauhuhauhauhuhauhahuhuauha

mas voltemos ao topico aki...

avisa para os meninos aqui que quem usa linux, independente da distro, precisa ter preocupação de usuario de janelas naum hehehe

[ ]s a todos aeeee

t++
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

clcampos

Putz.... Comecei em 1989 (ou 1990? não lembro).

Era uma máquina Unix, seu sistema operacional era o Edix V, e desenvolvíamos usando Cobol.

Era, se me lembro bem, um processador Motorola (nem vou chutar o Clock) com 8 Mb de Ram e um HD com menos de 100 Mb, sem contar o drive de disquete de 5 1/4 (capacidade de 320 kb se não me engano, posteriormente com upgrade para incríveis 1,2 mb).

Um máquinão até se comparado a uma ai, só que na nossa tinhamos cadastrados mais de 50 usuários com mais de 30 terminais e 5 impressoras ligadas diretamente a ele e usando o mesmo processador e memória (sem contar as impressoras "escravas" que eram ligadas aos terminais liberando portas do equipamento para novos terminais).

Velhos e bons tempos.....

Obs.: Esta máquina ainda esta lá e funcionando (eu acho né, já que ela só é ligada para consultas devido a obrigações legais e foi ligada a última vez em 2005).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Eunir Augusto

Citação de: clcampos online 12 de Junho de 2007, 00:37
Putz.... Comecei em 1989 (ou 1990? não lembro).

Era uma máquina Unix, seu sistema operacional era o Edix V, e desenvolvíamos usando Cobol.

Era, se me lembro bem, um processador Motorola (nem vou chutar o Clock) com 8 Mb de Ram e um HD com menos de 100 Mb, sem contar o drive de disquete de 5 1/4 (capacidade de 320 kb se não me engano, posteriormente com upgrade para incríveis 1,2 mb).

Um máquinão até se comparado a uma ai, só que na nossa tinhamos cadastrados mais de 50 usuários com mais de 30 terminais e 5 impressoras ligadas diretamente a ele e usando o mesmo processador e memória (sem contar as impressoras "escravas" que eram ligadas aos terminais liberando portas do equipamento para novos terminais).

Velhos e bons tempos.....

Obs.: Esta máquina ainda esta lá e funcionando (eu acho né, já que ela só é ligada para consultas devido a obrigações legais e foi ligada a última vez em 2005).

tah bom, clcampos, vc é o Tiranossauro REX, to vendo que sou apenas um Raptor (aquela versão de T-Rex menor, não é?) huauhahuuhauhauhahuauhahuauhauhauha, pois comecei profissionalmente em 1991

mas nada me tira da cabeça que o Brontossauro classico é o VB5 rsrsrsrs

voltando ao topico novamente, qual parte que os meninos aqui nao entenderam?

- precisa de anti-virus? -> Não  ;D
- precisa de anti-spy? -> Não  ;D
- precisa de anti-outra coisa qualquer? -> Não  ;D

- precisa de firewall? -> Não sei (por via das duvidas, poe um ai) ;D

É sério, pode acreditar! Palavra de dinossauro!
kkkkkkkkkkkk
[ ]s e boa sorte pra vcs

Cláudio Novais

Estive a ver alguns tópicos do firestarter, e será mesmo preciso uma firewall? que argumentos têm para dizer que precisam de uma firewall?