Autor Tópico: Como gravar coisas pelo microfone?  (Lida 8192 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Como gravar coisas pelo microfone?
« Online: 27 de Maio de 2007, 01:04 »
Já deve ter mais de um ano que uso o Ubuntu e até agora não consegui gravar nada pelo microfone... Seja pelo gravador de som do Gnome, o Sound Recorder, seja instalando outro programa como o Audacidy... :'(

Como configuro a entrada de som para gravação?  :-X


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2007, 01:16 »
Madrigal só consegui usar meu microfone no Skype depois de alterar o dispositivo usado. Fiz assim:

Botão direito no ícone do Som do Painel Superior, depois clicar Abrir controle de Volume

Na tela que se abre clique em Arquivo e depois em Alterar Dispositivo

Onde estava marcado Alsa mixer troquei para o meu dispositivo (que no meu caso é) Realtek ALC883 (OSS Mixer)

Depois disto tive alguns problemas de retorno, e etc, mas adicionei alguns dispositivos e fui abaixando o som ou aumentando até que desse para usar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2007, 12:36 »
Valeu, de tanto futricar acabei conseguindo funcionar, só que não estou ainda plenamente satisfeito porque tá com um barulho de fundo. E também só gravou no Audacidy, no programa padrão do Ubuntu não.

Vou ainda tentar tirar esse barulho, se alguém tiver uma dica, me passe por favor. :P

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2007, 12:42 »
Valeu, de tanto futricar acabei conseguindo funcionar, só que não estou ainda plenamente satisfeito porque tá com um barulho de fundo. E também só gravou no Audacidy, no programa padrão do Ubuntu não.

Vou ainda tentar tirar esse barulho, se alguém tiver uma dica, me passe por favor. :P

Estamos agora no mesmo barco. Também tenho alguns problemas como disse no post anterior. Se eu conseguir algo informo e se conseguir informa também para acertar o problema de vez.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2007, 16:37 »

Coloco abaixo as imagens e som de como está o meu pc, espero que com isso eu consiga explicar pra algum entendido como tiro o chiado. NO meu caso, deixar no Via ou no Realtek (3ª imagem) deu na mesma...

Além de tirar o chiado para a gravação, quero melhorar o microfone para o Karaokê, pois está muito baixo.


Veja o som como é que está: http://www.brazilo.com/testes/barulhodefundo.ogg

E abaixo as imagens:


















É isso aí, espero resolver... agradeço antecipadamente.  :-\

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2007, 10:54 »
E então? Ninguém tem uma dica pra deixar a gravação mais limpa?  :(

Offline snooze

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #6 Online: 02 de Junho de 2007, 14:55 »
Olá Madrigal

Meu som é um HDA ATI SB (Alsa Mixer) e eu gravo sons com o Gravador de Som padrão do Gnome sem problema algum com som limpo e de excelente qualidade. Uso a seguinte configuração:

1. No Controle de Volume (gnome-sound-properties)
Na guia [Dispositivos] escolha ALSA - Advanced Linux Sound Architecture para todas as 4 primeiras opções.
Em Mixador de Trilhas Padrão escolha o seu dispositivo que usa Alsa Mixer (no meu caso HDA ATI SB (Alsa Mixer))

2. Abra o Controle de Volume (gnome-volume-control)
Na guia [Reproduzir] coloque:
PCM (máximo)
CD (máximo)
Microfone (pouco abaixo do meio)
Mic Boost (pouco abaixo do meio, igua ao Microfone)

Na guia [Gravando] coloque:
Captura (no centro)
Captura 1 (no centro)
Não marcar as caixas {Captura sem/com som} e {Alternar gravação de áudio a partir de captura/captura1}

Na guia [Chaves]
Headphone (selecione)

Na guia [Opções]
Input Source (escolha Mic)
Input Source (escolha Mic)


Testando:

Abra o Gravador de Sons (gnome-sound-recorder) e escolha:
Gravar na entrada: Captura 1
Gravar como: Qualidade de CD, MP3 (Áudio MP3)

Clique no botão [Gravar som] fale alguma coisa no microfone. Clique no botão [Parar som] para encerrar.
No menu Arquivo, escolha Salvar como... Atenção: Não escolha Salvar!
Dê um nome para o arquivo mantendo a extensão .mp3 e depois clique em [Reproduzir som] Ouça se ficou bom.

Se ficar baixo, aumente gradualmente os volumes do Microfone, Mic Boost, Captura e Captura 1 no Controle de Volume. Você ainda pode utilizar o Monitor de Nível de Gravação (vumeter -r) para ajudar a adequar a proximidade do microfone.

Abraço e boa sorte.


 

Ubuntu 8.04 Hardy Heron
MoBo Intel D102GGC2 | Processador Intel Celeron 3,06Ghz | Memória 512DDR2 533mhz | Video ATI Radeon XPRESS 200 | Audio Realtek ALC833 (HDA ATI SB) | Rede Realtek 8101L | Modem Agere V.92 56k

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2007, 10:26 »

Obrigado snoose, segui seus passos, o problema não acabou, mas ao menos me deu um certo ponto de referência...

Ao menos eu consigo eliminar o chiado editando no Audacity, mas realmente o ideal seria não precisar disso.  :P

Offline jean.baldessar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2007, 11:12 »
Também estou com esse problema... Eu trabalhava com edição de som no Windows usando o Sonar 5 e mais uma infinidade de plugins adicionais.

Migrei para o Linux e logo fui apresentado ao UbuntuStudio. Baixei e instalei e fiquei surpreso ao ver que tem software livre para substituir quase todos os softwares que eu usava no Windows.

O problema, eh que aqui no Linux, eu simplesmente não consigo gravar nada. O som do microfone e da entrada de linha saem na caixa de som, mas não consigo grava-los no Audacity e nem em programa nenhum.   :-[

Pelos sintomas eu imagino que seja problema de configuração no drive de som, mas já fucei um monte e não consigo resolver...

Se continuar assim vou ser obrigado a voltar para o Windows com o Sonar...

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: Como gravar coisas pelo microfone?
« Resposta #9 Online: 23 de Dezembro de 2007, 11:40 »
Cara isso só pode ser na configuração do Controle do som e do volume.

As vezes a gente mexe, mexe e não resolve, mas larga pra lá, volta no dia seguinte que acaba conseguindo.  ;)

Digo isso por mim, parece que por uma besteirinha a gente não configura corretamente.

Pelo que vc disse, o problema deve ser porque não está marcada a entrada para o microfone, veja se está selecionada a captura pelo microfone.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2007, 11:44 por Madrigal »