Autor Tópico: GNOME com cara de Vista Basic  (Lida 25981 vezes)

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
GNOME com cara de Vista Basic
« Online: 22 de Maio de 2007, 11:08 »
GNOME com cara de Vista Basic

Tema usado: Murrina-Aero (Com algumas alterações)
Metacity: Vista Basic (Com algumas alterações)
Icones: Vista-Inspirate
Fundo do Painel: http://xs215.xs.to/xs215/07212/fundo.png
Icone "Iniciar": http://xs215.xs.to/xs215/07212/start.png

Instalando e configurando os Temas:

1. Vá em Sistema/Prefências/Tema e clique em Instalar Tema... instale os pacotes Murrina-Aero, Vista Basic e os icones do Vista-Inspirate.
2. Na mesma janela da escolha de temas clique em Personalizar...
3. Na Aba Controles escolha o Murrina-Aero, em Borda da Janela escolha o Vista Basic e em Ícones escolha o Vista-Inspirate

Configurando o Painel:

Primeiramente sujiro que apague o painel inferior se estiver usando para começar a adicionar os itens do zero. Se você usa 2 painéis, superior e inferior, apague o inferior e crie outro, se usa somente um, crie um novo e apague o antigo. Para fazer isso clique com o botão direito do mouse em cima do painel e utilize as opções Novo Painel e Excluir Este Painel. Para deixar o painel na parte inferior clique com o botão direito do mouse no painel, vá em propriedades e escolha Inferior na opção Orientação. Outra coisa imortante: Coloque o tamanho da barra para 22 pixels. Na aba Fundo, marque a opção Imagem de Fundo e escolha o arquivo fundo.bmp qu está disponivel no começo desse tutorial.

Já com o Painel na parte inferior e zerado vamos começar a adicionar os itens basicos do panel:

1. Clique com o botão direito do mouse em cima do painel e clique em + Adicionar ao Painel.... Para adicionar basta segurar e arrastar o itém até a posição na barra.

Os itens básicos são:

Acessórios
         L Relógio - Arraste até o limite do canto direito. Clique em cima do relógio com o botão direito, vá em Preferências e desmarque a opção Mostrar Data.

Utilitários
         L Menu Principal - Arraste até o limite do canto esquerdo.
         L Área de Notoficação - Arraste até o lado esquerdo do relógio.

Área de Trabalho & Janelas:
                         L Lista de Janelas - Arraste até o lado direito do Menu Principal.

Esses itens são os mais básicos, você pode adicionar mais conforme o seu gosto.

Icone do "Menu Iniciar":

1. Abra o terminal e digite o comando gconf-editor
2. Vá em apps/panel/objects/object_0.
3. Habilite a opção use_custom_icon, clique em cima do campo custom_icon digite o caminho do arquivo start.png (Icone Iniciar) disponivel no começo desse tutorial.

Obs.: Geralmente o object_0 é o responsavel pelo Menu Principal, mas varia conforme a ordem que itens são adicionados. Para saber qual é o "object" correto verifique o campo position, se estiver com o valor 0 (zero) este é o object responsavel pelo Menu Principal.

Wallpapers:

Alguns wallpapers do vista. Pegueis alguns sem logo para não descaracterizar demais.




Resultado final:



Considerações:

Fiz esse tutorial para a galera que gosta do estilo Windows ou para quem tem mais gente emcasa  que utiliza o PC e não gosta da interface do GNOME padrão e fica meio perdida. Escolhi deixar com o visual Basic para manter a fidelidade já que o aero utilizar recursos 3D e só com Beryl ou coisa parecida para deixar fiel. Espero que tenha ajudado alguém com esse tutorial, qualquer duvida, critica postem ai... t+

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2007, 14:48 »
Como dizem, gosto não se discute. DO seu tuto só vou aproveitar os Wallpapers! rsrsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline s4suk3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2007, 14:53 »
Concordo exatamente com o cara acima :)
E acrescentando, dá para modificar mais um pouquinho, como as cores para deixar o sistema ainda mais parecido ;p
Apesar de eu não gostar muito desse estilo.
Ah, adorei os wallpapers, vai pra coleção :D
Pentium 4 2.8ghz - 512 RAM DDR 400Mhz -  2 HDs 20gb 7200rpm IDE - Radeon 9200 PRO 128/64 - Arch Linux 2007.09 "Core Dump"
-
Humor, Linux, Software Livre e o resto :P
http://sryche.wordpress.com

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2007, 17:45 »
Bonito o tema, eu até acho aceitável o tema do Vista, o do XP Silver também acho bonito, vale a dica como demonstração, para alguém que não gosta do tema do Linux e preferir o do Vista, podemos dizer que podemos ter um computador igual visualmente, com mais efeitos 3D e MUITO mais leve.  :D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2007, 19:46 »
Ficou ate bonit mesmo !
Mas nao curto muito windows. Nem quero lembrar q ele existe, pois ultimamente ando bastante feliz e de bem com o meu ubuntu q ja o uso desde o inicio do ano passado :P
Mas realmente ficou legal o seu tutorial e dele vou aproveitar os wallpapers mesmo .

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline Willyan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 00:46 »
Muito bom esse tópico, mas até agora eu não consegui colocar o ícone no menu "iniciar". Não entendi:

Habilite a opção use_custom_icon, clique em cima do campo custom_icon digite o caminho do arquivo start.png (Icone Iniciar) disponivel no começo desse tutorial.

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2007, 06:15 »
Muito bom esse tópico, mas até agora eu não consegui colocar o ícone no menu "iniciar". Não entendi:

Habilite a opção use_custom_icon, clique em cima do campo custom_icon digite o caminho do arquivo start.png (Icone Iniciar) disponivel no começo desse tutorial.

salva a imagem no seu pc e coloca o endereço dele ex. /home/willyam/start.png..

Offline Blues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • A prática leva à perfeição, menos na roleta russa.
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2007, 09:21 »
Incrível o preconceito que muitos adquirem quando migram pro Linux. Só porque "parece" Windows galerinha finge que tem urticária e até há os que criticam 100% o windows porque parece ser moda entre os usuários dos outros sistemas operacionais. Esquecem de separar interface do sistema (esse sim merece todas as críticas).

Pra quem vai trabalhar apenas em um único PC onde ninguém mais vai mexer, ter esse conhecimento prático de se obter a disposição ou aparência do windows não é necessário.

Mas pra quem vai às vezes ajudar outras pessoas a terem uma migração mais suave, o sistema firmado pelo Windows (e que é cópia de outros) pra se trabalhar com menus e janelas se mostra bem eficiente.

Não tô querendo caçar briga, só expor um ponto de vista.
« Última modificação: 23 de Maio de 2007, 09:53 por Blues »
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline barinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 218
  • Linux na veia!
    • Ver perfil
    • Barinho's Flickr!
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2007, 11:16 »
O negocio e q ficamos tanto tempo presos a um sistema operacional (windows) onde tinhamos q conviver com softwares pagos, bem caros por sinal, tendo q correr atras e cracks daqui, seriais dali para q pudessemos ter um programa funcionando. Pois se pagassemos por todos os programas q usavamos no windows estariamos fritos. Nem comeriamos para poder ter o pc funcionando. agora q tenho o linux nos melhores dos seus dias, o vejo como o salvador e realmente tomei desgosto pelo windows!
também nao quero briga, mas essa e a minha opiniao.

[ ]s
:: Twitter | Last.fm
:: Ubuntu user #1453
:: Powered by Ubuntu

Offline chrystoffer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2007, 11:46 »
pra quem gosta do visual...
eu ja nao curti esse tema do vista... c for usar prefiro o 'glass' transparente que eh mais 'bonitinho' ^^
mas sou mais o laranja escuro do ubuntu/gnome  :D

Offline Willyan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2007, 11:58 »
Obrigado Syph0s.
Agora eu consegui.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2007, 13:27 »
Gostei muito do visual novo do Windows que chegou junto com o lançamento do Vista. Eu mesmo uso o Gnome com um tema que o deixa parecido com o Vista. Contudo, para isso, uso o tema GTK2 moomex. Meu, é muito bonito! Dêem uma olhada aqui http://www.gnome-look.org/content/show.php/moomex-theme?content=57063

Eu também fiz um tema para o GDM que imita o login do Vista. Dêem uma olhada também.
http://www.gnome-look.org/content/show.php/Linux+Vista+GDM?content=57349

Offline ferrazao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
  • Felipe Ferraz
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2007, 18:18 »
Citar
Incrível o preconceito que muitos adquirem quando migram pro Linux. Só porque "parece" Windows galerinha finge que tem urticária e até há os que criticam 100% o windows porque parece ser moda entre os usuários dos outros sistemas operacionais. Esquecem de separar interface do sistema (esse sim merece todas as críticas).

não é preconceito algum eu realmente nao gosto do visual win eu ate uso as barras de janela do AERO aki pq sao bonitas mais eu nao suporto akela logo do win de jeito nenhum meu tema atal e do MAC OSX q é mto bonito por sinal e eu recomendo a todos (instalei pelo art manager) q eh uma das minhas ferramentas preferidas ;p
AMD Sempron 2600 motherboard asus k8v-x SE 256 RAM DDR 400 video GeForce FX 5200 128mb

Offline Slip_A2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #13 Online: 25 de Maio de 2007, 18:29 »
Eu acho fenomenal a interface Aero, já deixei parecido até com o Aero com ajuda do Beryl, fica muito legal. Detalhe no Windows XP deixar ele com cara de Vista com a fidelidade com que se faz no ubuntu é bem mais complicado.

ginho

  • Visitante
Re: GNOME com cara de Vista Basic
« Resposta #14 Online: 25 de Maio de 2007, 18:35 »
Syph0s, usei as dicas suas e do AlexBr e criei o tema para o usuário "Visitante" que tenho em meu PC,
não deixa eles assustados pelo menos.
Ficou bom.