Como Compartilhar internet no Ubuntu??

Iniciado por Samuel Fisher, 01 de Maio de 2007, 11:20

tópico anterior - próximo tópico

Samuel Fisher

Bom dia pessoal,

recentemente instalei o ubuntu em meu computador, e gostaria de saber o seguinte:

1 - Possuo conexão Speedy 500 (modem Prestige 600) e eu compartilhava a internet quando possuiu meus dois micros com Windows Xp.Assim, o computador 1 tinha que ficar sempre ligado para que o 2 se conectasse, mas iso era comum.

2 - Agora, o computador principal possuiu ubuntu 6.10.
EU gostaria de saber como eu compartilho minha conexão com o outro computador (sendo este Windows XP) para que funcione da mesma maneira que antes, isto é, com o micro 1 sempre ligado (o com Ubuntu) e o 2 (com Windows XP) acessando através dele.

3 -Agradeço desde já.

clcampos

Eu rotearia o modem para compartilhar a internet, e com isto não precisa ter o micro principal ligado para ter internet no segundo. Mas se os micros já se vêem (um "pinga" o outro) provavelmente falta apenas definir as rotas (através do iptables) para internet funcionar no segundo.

Uma boa leitura do Guia Foca te ajudará a isto, em especial os itens:

http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm#s-fw-iptables-nat-fastmasquerade
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm#s-fw-iptables-nat-snat
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-fw-iptables.htm#s-fw-iptables-exemplo-snat
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pmarques

Amigão aqui tem um tutorial de como configurar o seu modem como roteador(que na minha opção também é a melhor solução, até pq vc não vai ter que deixar o outro pc ligado e ainda vai economizar energia) verifique se é esse o modelo do seu modem mesmo e boa sorte.

http://www.abusar.org/manuais/c_zyx_parks_prest_600.html

Samuel Fisher

Desculpem minha ignorância, mas meu modem possui apenas UMA entrada para cabos de rede.
Acho que não é possível configurá-lo para roteador...

Eu gostaria apenas de saber como eu faço para configurar da mesma maneira que eu utilizava antes, o colega acima me deu dicas mas infelizmente sou leigo demais em linux para compreender o que ele isse (:P)

Se alguém mais dispor a ajudar....

clcampos

Olha leia os links que te mandei que você ira conseguir fazer exatamente o que deseja, mas para rotear o modem não precisa mesmo de mais de uma porta, vai precisar é de um hub. E a compra do hub é rapidamente compensada pela melhoria do trabalho e pela economia de energia.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pmarques

Samuel Fisher

Obrigado pela ajuda de todos, mas talvez eu não tenha sido claro.

Não pretendo deixar meu modem como router, e sim continuar do modo que era antes.
Li o tutorial que o amigo acima deixou, mas infelizmente não entendi quase nada...
Enfim, se houver uma maneira mais simples disso ser feito (Por exemplo, quero saber onde eu vou, o que confurar, quais Ips, etc..), ficaria grato.

Lucas.

Floyd

Olá Samuel, tudo bem? Vou tentar te ajudar.

Vá no menu Aplicações > Acessórios > Terminal e digite a seguinte seqüência de comandos:

sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE

No outro computador configure o gateway e DNS com o IP do computador que está com o Ubuntu.
Experimente acessar a internet e retorne o resultado pra gente.
Se funcionar é importante que você retorne informando porque será necessário completar a configuração automatizando-a a cada boot. Caso contrário toda vez que você ligar o computador terá que, pelo menos, digitar a última linha do comando acima para compartilhar a internet.

[]s.

Sentir-se bem é o que basta.

Samuel Fisher

Tentei, mas não deu certo...

Na conexão etho1, tenho as propriedades (isso no computador com Ubuntu)

Ip : 192.168.0.1
Subrede: 255.255.255.0
Emdereço Getway :

E na etho0 tenho :

Configuração DHCP :
(Sem nenhum Ip nem mascara especificado)

NO Computador com Windows Xp, está assim :

Ip : 192.168.0.2
Mascara : 255.255.255.0
Getaway : 192.168.0.1

Tem algo errado?

Floyd

Samuel,

Descreva fielmente a ligação física do seu modem ADSL com seus computadores. Como estão conectados uns aos outros? Saberia dizer se o modem está com o serviço DHCP ativado?

Experimente também:
sudo iptables -F -t nat
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE

...e se não funcionar:
sudo iptables -F -t nat
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o eth1 -j MASQUERADE

[]s.

Samuel Fisher

Floyd, é o seguinte : Fiz tudo o que você me descreveu, mas ao olhar para as configurações de rede, minhas duas placas (eth0 e eth1) estão com o DHCP e sem nenhum IP nem Mascara configurados.

O que eu gostaria de saber é : Qual dos dois eth eu devo configurar como 192.168.0.1, ou seja, qual das placas é meu Getaway?
No Windows, eu sabia identificar pelo nome das placas, mas no Linux elas são numeros (0 e 1) e eu não sei qual configurar...

Floyd

Como o modem ADSL está conectado aos seus computadores? Descreva com detalhes a ligação física entre eles pra eu entender melhor.

Como seus computadores estão ligados entre si?

Seu modem está com DHCP ativado?

Samuel Fisher

Bom pessoal ,consegui configurar.

utilizei os comandos que o Floyd me passou e configurei a eth0 como 192.168.0.1 etudo ocorreu bem
Obrigado a todos da comunidade.

PS : eu gostaria de saber algo.
Configurei minha conexão adsl via comando ppoeconf.Pois bem, quando eu ligo o meu computador, a conexão é estabelecida automaticamente....só que as vezes, demora pra caramba.Existe algum comando que eu possa utilizar como discador??Assim como no Kuruminm existe isso?

(Ou seja, um atalho em que ao clicar ele me conecte coma  Internet)

solanoalves

Samuel Fisher

Valeu solanoalves, irei testar amanha, ja que estou conectado agora e não quero arriscar :P

Estou adorando o Ubuntu, embora eu ainda precise procurar por programas que rodem arquivos rmvb (pra mim ver minhas séries preferidas) e precise aprender a instalar os programas corretamente no linux ( to usando o apt-get e to curtindo), estou mto feliz com a distro.

Obrigado a todos que me ajudaram, principalmente ao Floyd.