Refresh Rate no Feisty Fawn p/ Nvidia

Iniciado por carlosfrancoba, 30 de Abril de 2007, 18:32

tópico anterior - próximo tópico

carlosfrancoba

Quem tem placas nvidia deve saber que toda vez que instalamos o driver proprietário
a taxa de atualização cai para 50Hz.
No meu caso o monitor vai até 75Hz, mas depois do driver proprietário essa taxa não aparecia mais selecionável
nas opções.

Lendo blogs pela internet descobri um jeito muito fácil de resolver isso:

1º) Faça um backup da seu /etc/X11/xorg.conf:

sudo cp /etc/X11/xorg.conf /etc/X11/xorg.conf_backup

2º) Abra o seu xorg.conf com um editor de texto (usarei o gedit):

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

3º) Adicione a seguinte linha na sessão "Device"

Option "DynamicTwinView" "false"

4º) Salve o arquivo e feche-o

5º) Reinicie o servidor gráfico X e aguarde alguns segundos:

Pressione Ctrl+Alt+Backspace

OBS.: Caso não dê certo apenas volte ao arquivo anterior através do backup.
OBS2.: Observe em sistema -> preferências -> resolução de tela. Deve estar disponível outras taxas de atualização para selecionar.

RodrigoFSS

Beleza!!!
Muito bom carlosfrancoba, aquí no meu funcionou direitinho!!!Outro problema ainda sem solução pra mim seria com relação ao antialasing e o filtro anisotropico.No NVIDIA settings diz que tá funcionando direitinho mas olhando bem parece que não tá funcionando não.Eu percebí isso quando eu instalei a versão 7.04 do Ubuntu, na versão 6.10 funcionava direito e "aparentemente" a imagem estava bem melhor!!!
Pode ser impressão, mas sei lá...mistérios da vida!!!
Valeu fera!!!!

black_burn

E ae!

Kra, minha primeira mensagem no forum e vai ser para agradecer!

Essa dica funcionou perfeitamente... tinha até retirado o driver da nvidia para poder usar o monitor em 1280x1024 com 75Hz.
Agora esta tudo certo, com o diver da nvidia e com a resolução máxima.

Valeu mesmo!

[]'s

carlosfrancoba

Citação de: black_burn online 04 de Maio de 2007, 22:51
E ae!

Kra, minha primeira mensagem no forum e vai ser para agradecer!

Essa dica funcionou perfeitamente... tinha até retirado o driver da nvidia para poder usar o monitor em 1280x1024 com 75Hz.
Agora esta tudo certo, com o diver da nvidia e com a resolução máxima.

Valeu mesmo!

[]'s

cara, fico honrado com um agradecimento desses
participe mais, fique a vontade para postar a solução dos problemas que sabe resolver
e também os problemas que ocorrerem no seu ubuntu

o pessoal é muito gente boa por aqui
ajudar é a palavra de ordem

migraineboy

Cara muito bom, mas ainda não consigo usar a  resolução que desejo que é de 1280x1024, ele só me deixa ir até 1024x768. Alguma idéia de como solucionar isso?

apon

Fui mandado aqui através de outro tópico ( http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=19503.0 ) e salvou minha vida! :P

Eu e outro cara estávamos quebrando a cabeça (no fórum do GdH) tentando resolver isso sem sucesso. Acho que já editei o xorg mais de 15 vezes de ontem pra hoje, mas quem sabe, sabe. Só edita uma vez!

Valeu mesmo!

victoruas

Só queria saber se o Refresh Rate também cai com  placas da ATI
Eu tou recomendando o ubuntu a todo o pessoal que conheço e ainda ontem o instalei no pc de um amigo que tem uma ATI.

Cumprimentos 8)
[color=blue]Victoruas-Linux-Blog[/color]
http://victor-ruas.blogspot.com/

Fepunk

Amigo segui essa dica e funfou bele...agoro vai ateh os 75hz do meu monitor em 1280x1024...porem sempre usei em 60hz e no windows tambem por padrão fika em 60hz...oq muda eu deixar em 75hz?  (estaria forçando alguma coisa?)

outra coisa...depois q coloquei esse option...perdi a função tv-out...no nvidia settings nem mostra mais o device tv....e ai? desativa mesmo?
aconteceu com alguem tbm?

thanks

ucastrobr

Para o colega acima que diz que usa 60 Hz e quer saber o que muda se configurar com 75 ou 85 Hz.
Bem quanto maior o Hz configurado menos forçará sua vista.
O mesmo se dá com o brilho que configura nos botões do monitor, quanto mais brilho tiver pior será para sua vista.
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Fepunk

Citação de: ucastrobr online 19 de Agosto de 2007, 21:05
Para o colega acima que diz que usa 60 Hz e quer saber o que muda se configurar com 75 ou 85 Hz.
Bem quanto maior o Hz configurado menos forçará sua vista.
O mesmo se dá com o brilho que configura nos botões do monitor, quanto mais brilho tiver pior será para sua vista.

a blz...mas eu mudei pra 75 e nao sei pq o ubuntu travou hehehe....deu um boot e voltou blz..mas vou deixar em 60hz mesmo...como uso clone com a tv acho melhor assim mesmo.....mas...

colocando o "Option "DynamicTwinView" "false"  eu perco mesmo a funcao Tv-Out ??

Redley

A minha dúvida é saber se a taxa de 85hz q escolhi esta rodando, pq antes da alteração do xorg quando escolhia 85hz em nvidia-settings la em sistema/preferências/resolução de tela  estava mais de 100hz.

Essa é minha dúvida, sera q em "resolução de tela" a taxa de 85hz q esta lá, é a taxa q eu tô vendo agora???

Essa é a minha dúvida, pq senaum volto la e apago a linha q acrescentei...deixo como o sistema quiser, antes tava em 70hz em nvidia-settings e 50hz em resolução de tela.

Eu quero 85hz justamente pq o fabricante recomenda....naum pode ser mais q isso...
Tem algum comando onde eu possa confirmar se a taxa de 85hz esta rodando ou posso confiar no que "resolução de tela" me informa???? Depois da diferença de taxas entre "nvidia-settings" e "resolução de tela" fiquei cabrero...

Obrigado...