Autor Tópico: Net virtua no Ubuntu?  (Lida 7555 vezes)

Offline Diego Marcelino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Net virtua no Ubuntu?
« Online: 19 de Abril de 2007, 15:31 »
sou iniciante, e queria ser se tem como net virtua no ubuntu, ou em qualquer outro linux...
e como configurar ele para isso!



Obrigado!

Offline mdfernan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
  • Go All Blacks!!!
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2007, 15:41 »
Eu tenho Net Virtua... funcionando perfeito...

 Simplesmente coloco a minha placa com DHCP e voilá!

 Somente com o modem da Motorola que eu tive, uma vez, que acrescentar o DNS nas minhas configurações....


Offline solanoalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 398
  • Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2007, 20:38 »
nunca configurei minha net no ubuntu (uso virtua 2 mb) . sempre configurou automaticamente

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 21 de Abril de 2007, 21:14 »
O Linux (qualquer Linux atual: Ubuntu, Mandriva, Suse, Kurumin etc.) configura a conexão por DHCP já durante o boot e, portanto, vc. inicia a sessão conectado. E como o Virtua e as conexões por rádio (para condomínios e prédios comerciais, onde vc. faz parte de uma LAN) utilizam o DHCP por padrão, vc. não precisa fazer nada para navegar.

Note que as conexões acima mencionadas são autenticadas pelo endereço físico (o chamado MAC Adress) da placa de rede que utilizam, razão pela qual vc. só pode substituir essa placa mediante contato com o suporte do provedor, que vai alterar o necessário, ou utilizando um programa/dispositivo que "clone" o endereço físico e "engane" o provedor.

Finalmente, cabe lembrar que os roteadores atuais trazem a opção de clonar o MAC Adress e são a melhor solução para compartilhar as conexões mencionadas.

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 23 de Abril de 2007, 08:44 »
Pinduvoz, cara como os outros já disseram é só conectar o cabo e usar (desde que vc esteja o DHCP) semana passada montei uma rede com o net para um condominio só ligar o cabo e ser feliz!!!!  ;D :D
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2007, 18:45 »
Caro Willdoidao.

Que configura sozinho por DHCP eu sei e foi isso exatamente o que eu disse na minha resposta.

O que eu acrescentei é que o virtua, assim como a minha net a rádio, é autenticado por "MAC ADRESS", e não vai funcionar se ele trocar a placa ligada no modem sem "clonar" o endereço da anterior ou substitui-lo junto ao provedor.

[].

 
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2011, 22:11 »
O Linux (qualquer Linux atual: Ubuntu, Mandriva, Suse, Kurumin etc.) configura a conexão por DHCP já durante o boot e, portanto, vc. inicia a sessão conectado. E como o Virtua e as conexões por rádio (para condomínios e prédios comerciais, onde vc. faz parte de uma LAN) utilizam o DHCP por padrão, vc. não precisa fazer nada para navegar.

Note que as conexões acima mencionadas são autenticadas pelo endereço físico (o chamado MAC Adress) da placa de rede que utilizam, razão pela qual vc. só pode substituir essa placa mediante contato com o suporte do provedor, que vai alterar o necessário, ou utilizando um programa/dispositivo que "clone" o endereço físico e "engane" o provedor.

Finalmente, cabe lembrar que os roteadores atuais trazem a opção de clonar o MAC Adress e são a melhor solução para compartilhar as conexões mencionadas.

[].

Eu uso uma conexão Oi velox 3G com modem Huawei E226, sem problemas. No entanto, hoje, quando estava na casa de minha prima e esquecera o modem, fiz exatamente isso (conectei o cabo de rede na entrada RJ45 do meu netbook asus eee pc 1000ha) e a conexão falhou. Percebi que a conexão era listada e o ícone de antena do painel pulsava como se estivesse tentando conectar, ao mesmo tempo em que as luzes do modem Net Virtua piscavam. Mas, depois de uns 30 segundos aparecia o ícone de conexão falha.

Não entendo muito dessa parte de configuração de internet, mas arrisquei um sudo pppconfig e então apareceu uma caixa de diálogo que eu não sabia como preencher... Acredito que esse problema se deva a falta de algum pacote relacionado a placa atheros desse netbook.

Sei que a conexão estava funcionando pois em seguida e minha prima espetou o cabo no seu notebook e ligou seu ruindows, deixando-me no mínimo sem graça (Ai que ódio...). De qualquer forma, como não gosto de passar aperto, pretendo entender e resolver esse problema e deixar arquivado na minha pasta pessoal uma instrução para configuração de internet, para todas as possibilidades que existam, só para não ter que passar por isso de novo... (o pior é que provavelmente deva ser algo muito simples e que não lembrei na hora)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.736
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 15 de Junho de 2011, 10:48 »
Olá xluisfernando, vc passou por dois problemas aí.

Um, o Virtua registra o MAC Address da estação de trabalho conectada e não libera a conexão pra novas máquinas, a menos que o modem seja desligado no momento em que o cabo é trocado. A solução pra não passar por esse problema é usar um roteador, pois nesse caso o MAC Address que fica registrado é o do roteador, e este repassa a conexão pras estações.

Dois, a máquina Linux configurada pra acessar internet via ADSL fica "presa" ao PPPoE, sendo impedida de conectar diretamente por DHCP. É possível desfazer essa configuração, e até relativamente simples; mas ao retornar pra sua conexão, você terá que executar novamente o "pppoeconf". Novamente a solução é usar um roteador (ou configurar o modem como roteador), pois nesse caso o roteador é que faz a autenticação no PPPoE, possibilitando que o linux trabalhe em modo dhcp, que é compatível com mais conexões.

Quanto à sua cara comprida, se fosse o contrário --- você usando linux com virtua, e sua prima usando ADSL com discador --- teria acontecido o mesmo com ela, ela também teria que resolver os dois problemas.
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, 10:55 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Net virtua no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 15 de Junho de 2011, 21:51 »
Valeu zekkerj

Como nunca tinha usado a conexão RJ45 acho que a sua primeira dica já resolveria o problema, pois nem pensei em desligar o modem na hora...
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS