Autor Tópico: lap-top super aquecendo com o Ubuntu 7.04  (Lida 4505 vezes)

Offline pu2wxp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
lap-top super aquecendo com o Ubuntu 7.04
« Online: 07 de Abril de 2007, 17:14 »
Acabo de instalar o Ubuntu 7.04 no meu ACER 5002, juntamente com o Windows XP Pro.
O Note está aquecendo muito e notei que a ventuinha fica quase todo tempo desligada, só liga a todo vapor quando estou instalando algo no Ubuntu.

Alguma dica para resolver isso?

Tijolo

Offline igornunes2

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
    • JUSTLINUX!
Re: lap-top super aquecendo com o Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2007, 18:30 »
mesmo problema...
só q com o Itautec N8610, primeira vez q o ubuntu me da um susto desse!!!
alguem ajuda aí!!!

Offline Hugo Nascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: lap-top super aquecendo com o Ubuntu 7.04
« Resposta #2 Online: 26 de Junho de 2007, 18:58 »
No caso do Itautec, o problema é que o módulo ACPI no kernel mais novo do ubuntu não ativa automaticamente a detecção de temperatura. É preciso digitar os seguintes comandos:

1) Para virar root:
sudo su       

2) Para especificar um intervalo de tempo em segundos para verificar a temperatura:
echo 10 > /proc/acpi/thermal_zone/THRM/polling_frequency

Para que essa modificação fique permanente, coloque a linha do echo no arquivo /etc/rc.local, antes do comando "exit 0". Note que o ventilador será ligado apenas quando a temperatura de checagem for atingida. Isso não funcionará se o computador ja estiver mais quente do que a temperatura especificada (por exemplo, se você for para o Windows, aquecer bastante a máquina e depois rebootar no Linux). Note ainda que o rc.local não é executado quando se inicia o ubuntu no modo de recuperação.

Outra solução é desabilitar o acpi no boot - incluir acpi=off nas linhas do kernel no arquivo /boot/grub/menu.lst e reinstalar o GRUB. Infelizmente, isso desliga também todo o gerenciamento de energia do laptop.