Autor Tópico: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?  (Lida 4282 vezes)

Offline Boxxer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Online: 20 de MAR?O de 2007, 01:42 »
Olá pessoal!

Não sabia direito onde postar esta pergunta então coloquei aqui.

Comprei um notebook Positivo v41 com chipset Via Vn800 e placa de video onboard. Alguém tem ou sabe se funciona o XGL neste chipset?


Abraços!
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2007, 01:45 por Boxxer »

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Resposta #1 Online: 20 de MAR?O de 2007, 10:32 »
Ola Boxxer,
Eu acredito muito que sim, basta utilizar o driver da VIA no note, e ativar a aceleração 3D dela. Se o notebook for novo, deve utilizar uns 64 de memoria, o que serve pra utilização.
Mas voce deve ver se o seu note nao tem apenas 256 de ram, o q seria MUITO pouco e deixaria tudo lento.
Aqui vai um tutorial explicando como funciona para chipset SIS, porém nos comentários o pessoal posta soluções para chipset VIA também.

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=413

Espero ter ajudado
abraços

Offline Boxxer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2007, 12:08 »
Ola Boxxer,
Eu acredito muito que sim, basta utilizar o driver da VIA no note, e ativar a aceleração 3D dela. Se o notebook for novo, deve utilizar uns 64 de memoria, o que serve pra utilização.
Mas voce deve ver se o seu note nao tem apenas 256 de ram, o q seria MUITO pouco e deixaria tudo lento.
Aqui vai um tutorial explicando como funciona para chipset SIS, porém nos comentários o pessoal posta soluções para chipset VIA também.

http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=413

Espero ter ajudado
abraços



Olá Nitibailoff, tudo bom!

Qualquer informação com intuito de ajudar está valendo  =D. O notebook chegou ontem (22/03) no final da tarde, agora estou mandando um email para a POSITIVO perguntando se trocar o S.O. (está com o mandriva) perde a garantia como acontece com o windows  ???

Infelizmente ele só possui 256 de memoria, se fica lento assim como você deu a entender acho que nem vou tentar  :-\ :-\ :-\

Valeu mesmo, abração!

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Resposta #3 Online: 27 de MAR?O de 2007, 10:40 »
Olá denovo Boxxer,
Sinceramente 256 é pouco para recursos que exigem muito vídeo e memória. Você teria que providenciar mais 256, mas acho que agora nao seria o caso, já que também pode perder a garantia do note. Mas continue se interessando por linux, hehe, não vá desistir, afinal, XGL, beryl, compiz etc.. são só efeitos legais e linux é muito mais do que isso...
abraços

Offline Boxxer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Resposta #4 Online: 27 de MAR?O de 2007, 17:58 »
Olá denovo Boxxer,
Sinceramente 256 é pouco para recursos que exigem muito vídeo e memória. Você teria que providenciar mais 256, mas acho que agora nao seria o caso, já que também pode perder a garantia do note. Mas continue se interessando por linux, hehe, não vá desistir, afinal, XGL, beryl, compiz etc.. são só efeitos legais e linux é muito mais do que isso...
abraços

Olá Nitibailoff ;D!

É verdade, vou deixar o upgrade para daqui a algum tempo. Os 256mb de memória por em quanto estão dando conta do recado nas atividades da faculdade.
Com certeza que não vou largar o linux principalmente o ubuntu foi o primeiro que usei, gostei e não solto nunca mais kkkkkkkkkkkkkkkkk.
Uso dual boot no meu desktop (Ubuntu+XP) porém acho que o notebook vai ficar sem ubuntu  :-\. Instalei o XP no notebook (uso o Delphi e não consegui instalar o KYLIX para linux), mas estou com problemas para instalar o ubuntu e fazer dual boot, toda vez da erro quando vai particionar. Se você ou alguém já viu problema parecido e puder ajudar  ;D
Grande Abraço!

Offline Nitibailoff

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 94
    • Ver perfil
Re: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Resposta #5 Online: 31 de MAR?O de 2007, 08:50 »
Grande Boxxer,
Então, Delphi não é facil não hehe, não consigo fazer nada criado em delphi rodar legal no linux, sempre tem problemas com uma ou duas coisas, então não tem como escapar do windows mesmo.
Sobre o particionamento, é estranho, tem como passar o erro ai pra gente ler, com detalhes? Esta fazendo a partição swap? já estava particionado o HD antes? Precisamos de mais detalhes como esses, então tudo que poder, nos repasse, ok?
Bom fim de semana

abraços
« Última modificação: 31 de MAR?O de 2007, 09:01 por Nitibailoff »

Offline Boxxer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Chipset VIA VN800+Beryl+Xgl, funciona?
« Resposta #6 Online: 04 de Abril de 2007, 02:33 »
Olá Nitibailoff,tudo bom!

Obrigado e espero que seu fim de semana tenha sido bom que nem o meu.
Depois de ver sua mensagem fui verificar qual era o erro que estava dando na primeira vez que tentei instalar, mas antes particionei o HD através do partiton magic só que quando fui instalar o Ubuntu o erro não era mais no particionamento do HD e sim no travamento completo do gparted. Tentei 3 vezes e a mesma coisa , então resolvi deletar a partição criada pelo partiton magic e bootar pelo ubuntu novamente fazendo a mesma coisa que tinha feito da primeira vez sem criar partição pelo partition magic o erro simplismente sumiu e consegui instalar o Ubuntu. Realmente essa fiquei sem entender qual foi o problema mas pelo menos ele está resolvido  ;D

Ótimo feriado para você.
Muito Obrigado pela ajuda, grande abraço. ;D