Linux, Palm, Evolution e Beagle - Integração

Iniciado por advogama, 02 de Novembro de 2006, 17:30

tópico anterior - próximo tópico

advogama

parte 1.

Sou usuário Palm há alguns anos. Já há três meses uso Linux. Em minhas tentativas de integração Palm & Linux tive algumas experiências, que talvez sejam interessantes para usuários quase-leigos como eu.

Sempre que se fala em linux e palm, fala-se do Kpilot eu não vou tratar desse aplicativo por que, apesar de já haver experimentado, não estou usando no momento e ficaria difícil testar, em todo caso como eu já utilizei vou colocar algumas experiências.

Minha primeira tentativa de sincronismo com o Kpilot apagou meus contatos e minha agenda no Palm (claro que eu tinha backup de tudo). Ah, primeira dica, antes de tentar integrar seu Palm com qualquer distro tenha um backup de seu pda, preferencialmente fora do "OutroXP" (pra quem ainda usa), tipo num cartão de memória, ou na forma que lhe convier, aliás eu parto do princípio que vc sabe fazer isso.

Voltando, o sincronismo com o Kpilot apagou meus dados no palm por que eu não tinha instalado o Korganizer e o kontact, pois o Kpilot na verdade faz o sincronismo e necessita dos dois outros programas para gerenciar seus contatos e agenda, como ele não os encontrou mandou meus contatos e agenda pro espaço.

Bem, depois de descoberto isso instalei os dois programas e consegui fazer o sincronismo normalmente, com um único problema. Depois de sincronizar no linux, não consegui sincronizar mais com o Palm-desktop do "OutroXP" (eu já tava dando adeus mesmo).

Com o Kpilot eu fui até aí, não gostei de usar programas separados (korganizer e Kontact) para gerenciar minhas informações. Daí enquanto usava o Kde (hoje eu só uso para experiências) eu utilizava o Jpilot, mais prático.

O jpilot tem a vantagem de poder ser usado, e bem, com qualquer gerenciador de janelas, e também manter sua agenda, telefone, Memo e Tarefas num lugar só, ser mais simples de configurar e não ter havido conflitos com outros gerenciadores de sincronismo (dá para usar e continuar fazendo seu hot-sync em "O outroXP" (pra quem ainda usa).
Configurar o Jpilot é muito simples, até por que vc pode copiar as configurações desse link do próprio programa (e para mim sempre deu certo). Eis o Link.
http://www.jpilot.org/images/prefs.html .  (na aba "Alarms" deixe desmarcado "execute this command" (a não ser que vc saiba o caminho de um comando sonoro para o alarme). Dica - se o seu palm for meio antigo e não estiver na porta USB descubra onde ele está no gerenciador de dispositivos. (se vc abrir o gerenciador de dispositivos e não enxergar o Palm dê um hot-sync nele que o gerenciador vai te mostrar a porta.

Ótimo, vc pode usar o jpilot que é um ótimo programa, mas, se como eu vc usa o gnome vc pode integrar seu palm ao Evolution, através do Gnome-pilot, bem como ao Beagle.  Por isso o título do post. Mais, pelo que eu pude constatar nenhum outro sistema operacional tem uma integração tão perfeita de aplicativos de produtividade usando o palm como esse.
Prepare-se para o Vista. Aprenda Linux.

advogama

parte 2.

Beagle -

Beagle é um aplicativo de busca em desktop (não pense que é pouca coisa, pois o único diferencial do "outroVista" - além da aparência é que eles tem um sistema de busca avançado (aí a Apple sacaneou e lançou primeiro o Mac OS X 10.4 -Tiger também com um revolucionáio sistema de busca em desktop - o Spotlight). É por aí, usuários de Linux já tinham o Beagle e o Kat, sendo que o kat é mais adequado para o Kde.

para instalar o Beagle faça  sudo apt-get beagle beagle-backend-evolution   (este último para integrar o beagle ao evolution).

Depois de instalado eu coloco um ícone (aplet) próximo ao relógio, assim: Clique com o botão direito na barra - Adicionar ao painel - lançador de aplicativos - Acessórios - Pesquisar). Se não quiser colocar ali vc vai encontrar o programa em acessórios - pesquisar.

Configurar o Beagle - Abra o programa.  Procurar - Preferencias - Indexando - Adicionar - Adicione sua pasta home.

Evolution.

O evolution é a principio um gerenciador de e-mail que vem por padrão em quase todas as distros,  inclusive no Ubuntu, que usamos. Primeiramente configure-o como um programa de E-mail.

Acontece que o evolution também gerencia contatos, agenda, tarefas e memos e pode ser integrado e sincronizado com o Palm.

Vamos fazer isso.

Clique com o botão direito num local vazio do painel. Adicionar ao Painel - Pilot Aplet (aí mova para o local que quiser da barra. Depois clique nele e na aba PDA adicione seu pda, na aba dispositivos marque como vc conecta (USB, serial etc) e na aba canais habilite o que vc quer sincronizar (agenda - contatos - 'isso também pode ser feito no evolution - editar opções de sincronização').

Bom, é isso. Muitos detalhes vão sendo aprendidos com o uso. Uma dica. Clicando no relótio do gnome, aparece o calendário. Se vc estiver com tudo configurado, vai aparecer o calendario, já com os seus compromissos e tarefas. eis um scren.

Veja também um Screen do Beagle, já com contatos, calendário, pastas, documentos e e-mails indexados.

Esse post não tem a pretensão de ser um tutorial, são apenas experiências, também não o tenho como uma posição de chegada (tipo quem usa palm e linux faz assim), pelo contrário, tenho como algo de partida, pois já estava cansado de ler coisas negativas do tipo o palm não dá certo com linux, ou não consigo usar o palm com linux etc. Gostaria de que outros usuários postassem suas experiências e dicas para que nós pudéssemos compartilhar.

Té mais.

Alex

Srs.

Gostei do li, mas infelizmente não consegui conectar o meu palm LifeDrive com o Kpilot e nem pelo Gnome-pilot. Como o Gnome-pilot, pelo que li aqui, sincroniza com o Evolution eu pensei em usá-lo. Infelizmente o meu dispositivo, que é USB, não é reconhecido na sincronização inicial. Configurei para USB e nada acontece.
Quando uso o modo unidade no palm ele é reconhecido pelo UBUNTU como um pen driver sem problemas, copio informações do disco rígido do palm, mas não consigo sincronizar os contatos, memos, etc...
Alguém tem alguma idéia ???
Obrigado !

advogama

Oi Alex, desculpe a demora na resposta, é que eu estive em férias. Qual a configuração que vc fez para o dispositivo na USB (normalmente a configuração é /dev/ttyUSB1 ). Depois disso vc dá um hot-sync que o gnome detecta o usuário.

Alex

Advogama, valeu vou tentar assim que o meu dispositivo chegar da assistência técnica. Acho que eu fui um dos sortudos. Qdo comprei o LifeDrive o primeiro deu problema no 6 dia e troquei na loja , que levou 6 dias para dar-me outro. E agora esse deu pau e tive que enviá-lo para a assistência técnica da Palm que fica em Hortolândia.
Vc tem um LifeDrive também ??? O que vc está achando ???

Obrigado !

Abs,

Alex

advogama

Eu tenho um T3, mas acho o LifeDrive show. Quando vc testar posta o resultado.

jera

Oi pessoal,

Tenho um Zire72 e não estava conseguindo sincroniza-lo com meu Ubuntu 8.04.
Usei o lsusb e vi que o palm aparece no USB1
Então na configuração do gnome-pilot coloquei:
Name: USB
Type: USB
Timeout: 2
Device: /dev/ttyUSB1
Speed: 115200

Não funcionou.

Então coloquei o device como USB: e ele foi.

Neste momento estou fazendo a primeira sincronização deles, se algo não funcionar, posto de volta aqui no forum!

Abraço!