Autor Tópico: Aceleração 3D/OpenGL com nVIDIA RIVA TNT2 MODEL 64 - 32MB no Edgy [RESOLVIDO]  (Lida 4525 vezes)

Offline laurusfilius

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Prezados Ubunteiros,

Desde que fiz o dist-upgrade do Dapper Drake para o Edgy Eft não tenho sido capaz de subir a aceleração 3D na minha máquina, na qual vinha funcionando muito bem desde a época do Breezy.

A placa de vídeo é uma nVIDIA RIVA TNT2 MODEL 64 / 32MB RAM... O modelo é simples, mas para as minhas tarefas diárias e emulações, já me é mais que suficiente e não pretendo a trocar tão cedo.  Sorridente

Antes que me inquiram se eu fiz todos os procedimentos que deveria fazer, listo o que fiz:

- Os drivers são adequados, sendo que estão instalados o nvidia-glx-legacy (apropriado para o modelo da minha placa de vídeo), nvidia-settings, nvidia-xconf, linux-headers, linux-restricted-modules... Tudo como nos conformes. Em verdade, com a atualização do Dapper para o Edgy, todos os pacotes foram atualizados automaticamente, o que fez com que eu apenas verificasse a sua instalação via busca de pacotes instalados;

-Tentei ativar a aceleração através do antigo 'nvidia-glx-config enable' e através do novo 'nvidia-xconf'. Entretanto, novamente, não obtive sucesso;

-Em edição manual do xorg.conf, não há a seção 'Extensions', o que me soou estranho, mas não vou arriscar uma configuração impericial para ter que rodar um  'dpkg-reconfigure xserver-xorg' depois e ter um xorg quebrado e com uma configuração ainda pior do que a atual;  Indeciso

-O glxinfo não retorna padrões normais de direct rendering, com os seguintes dados:

"name of display: :0.0
Xlib:  extension "GLX" missing on display ":0.0".
Error: couldn't find RGB GLX visual"
  visual  x  bf lv rg d st colorbuffer ax dp st accumbuffer  ms  cav
 id dep cl sp sz l  ci b ro  r  g  b  a bf th cl  r  g  b  a ns b eat
----------------------------------------------------------------------
0x21 24 tc  1  0  0 c  .  .  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0  0 0 None

(...): essa tabela segue deste modo até retornar  "Falha de segmentação (core dumped)";

-O logo da nVIDIA, como no Dapper e no Breezy, é carregado na inicialização do X (pré-GDM), o que demonstra que o driver lá está, ativo e funcional;

-Em busca de pacotes com dados "GLX" e "NVIDIA", através do aptitude e do synaptic, observei que todos estão instalados adequadamente, não mostrando nenhum com sinais de quebra;

-Novamente, em edição manual do xorg.conf, o driver ativo é o "nvidia" e não o "nv" padrão do sistema, o que é mais  uma prova de que o driver adequado está selecionado.

-Não baixei os drivers do site da nvidia, pois quando o fiz no Dapper, tive problemas de quebra do X.org... Logo, o Edgy poderia não ser diferente. Além disso, como já são oferecidos os binários nos repositórios, seria de se esperar que operassem adequadamente, sem maiores complicações.

Bom, se não me falha a memória, todos os procedimentos por mim tomados estão acima listados.

Espero que o meu problema auxilie na melhoria do sistema, que não deveria deixar os usuários mais leigos na mão. Eu sou paciente, gosto de utilizar e dissecar o sistema na medida em que posso aprender, mesmo não sendo da área, e pra mim esses problemas são um mote para aprender algo mais. Entretanto, e os usuários comuns, que simplesmente querem ligar os seus computadores e verem a sua proteção de tela 3D funcionando? Ou usarem os seus emuladores como usam no Windows, sem precisarem ficar editando xorg.conf?

Enfim, espero que alguém tenha tido problemas parecidos com os meus e possa me auxiliar na solução.

Obrigado pela Atenção,

Lauro.
« Última modificação: 14 de Novembro de 2006, 15:06 por laurusfilius »

Offline Éderson

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Aceleração 3D/OpenGL com nVIDIA RIVA TNT2 MODEL 64 - 32MB no Edgy
« Resposta #1 Online: 01 de Novembro de 2006, 08:37 »
Lauro tenho a mesma placa e tudo que você diz é verdade. Eu gostaria de usar o Breyl, fiz todas as configurações mas nada... Peguei a placa de minha mana emprestada (Geforce4 Mx 440 de 64 Mb) e funcionou com o driver beta). Será que o beryl não funciona com placa de 32 megas ou só funciona com o driver beta (que não tem para placas antigas)?

Se alguém souber me responder isso será ótimo!

Offline laurusfilius

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 01 de Novembro de 2006, 23:18 »
Prezado Éderson,

Em meu caso, não é nem questão do Beryl ou do XGL... Não busco 'eye candies' para o meu Ubuntu... Só quero ter a minha aceleração 3D de volta, como a tinha no Dapper... Sabe, proteções de tela 3D, conseguir rodar meus joguinhos de PlayStation ou do NES64, rodar Warcraft III via wine... As coisas que eu fazia antes, com minha singela placa.

Não consigo crer que não haja boa alma que tenha solucionado este erro grave ainda. :P

Obrigado a todos pela Atenção,

Lauro.

Offline pedropg

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 00:21 »
Cara se eu fosse vc faria um backup de seus arquivos e então iniciaria uma instalação do zero...
antes d eeu fazer um upgrade aqui, tinha a mesma placa que vc e ela funcionou normal no edgy...
abraços...
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )

Offline laurusfilius

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:17 »
Caro Pedro e co-listeiros,

Não haveria como consertar o problema sem fazer uma reinstalação?!

Sem ofensas, mas parece-me uma solução a la Windows... Quando há algum problema, formata e reinstala tudo novamente...   :-[

Cordialmente,

Lauro.

Offline josir

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Desde o Ubuntu Hardy / Hoje com Precise
    • Ver perfil
    • Curso Radix
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2006, 07:58 »
Olá Lauro,
vc conseguiu resolver o problema da TNT2 ?

Estou com o mesmo problema por aqui - mas no meu caso eu fiz a instalação do zero do 6.06
Vc utilizou o pacote nvidia-glx-legacy ?

Um abraço,
Josir.
Josir Gomes
Rio de Janeiro - Brasil

Offline tuxkiller

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2006, 09:33 »
Boas,

Tive um problema semelhante e resolvi da seguinte maneira:
adiciona estas linhas ao xorg.conf na secção "device":

Option      "RenderAccel"                  "true"
Option      "AllowGLXWithComposite"   "true"

Depois diz alguma coisa.

Offline laurusfilius

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re Aceleração 3D/OpenGL com nVIDIA RIVA TNT2 MODEL 64 - 32MB no Edgy [RESOLVIDO]
« Resposta #7 Online: 14 de Novembro de 2006, 15:06 »
Caro Tuxkiller,

Obrigado pelo auxílio... Funcionou perfeitamente...

Abraços,

Lauro.