Autor Tópico: Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04  (Lida 9608 vezes)

Offline RaiodeFogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Online: 11 de Setembro de 2016, 23:11 »
Olá.
Alguém pode me ajudar?
Não encontro nenhuma maneira para aumentar o cursor do mouse. Pelo menos nenhuma que resolva 100% do problema.
Gostaria de começar dizendo que não sou nenhum acomodado que busca sempre o mais fácil (vir perguntar no fórum e nem procurar uma solução por conta própria). Estou a mais de 1 mês procurando uma solução e não a encontro. E permita-me me expressar...
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
Pronto... agora que eu "pus pra fora" a minha raiva de passar esses meus últimos 3 dias só buscando uma solução e não encontrar.

Vamos ao que interessa nesse tópico.

Sou um usuário iniciante em linux e tudo por aqui é novo pra mim. Posso dizer que no windows eu sou um usuário de intermediário para avançado senão já avançado msm.
Uma das primeiras coisas que faço ao formatar um computador e instalar o windows é aumentar o tamanho cursor do mouse e a velocidade dele.
Então fui para um lugar no linux (configurações do sistema) que é parecido com o painel de controle do windows e revirei varias vezes ele e nada que parecesse um lugar para eu mudar o tamanho do mouse.
Como assim??? Será que só eu no mundo que aumento o tamanho do mouse? Não seria essa uma função básica e simples?
Blz! O google sabe de tudo, vamos perguntar a ele.
Encontrei varias maneiras, uma mais "cabulosa" que a outra.
Vou pelo mais simples ao meu ver.
Abrir o terminal e digitar:

gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-size 48

lol UHULLL Na mosca. O cursor dobra de tamanho. Problema resolvido... Só que não.
Primeiro percebi que o mouse estava "grande" mas ao voltar ao chrome e ficou pequeno de novo.
Fiquei brincando com o mouse: Pequeno no chrome, grande  no desktop. Pequeno no chrome, grande  no desktop. Pequeno no chrome, grande  no desktop.
Voltemos para o google pesquisar.
Ah simples é só fechar e reabrir o chrome e pronto (pensei: que droga, minha primeira experiencia com o linux  e essa droga já ta bugando os programas que nem no windows aonde eu tenho que fechar e reabrir os programas pq bugaram...)
Depois disso tudo ficou ótimo. Fechei e reabri o chrome o mouse ficou "grande" dentro dele fui ate outro programas e lugares e também estava certo com o tamanho co cursor.
Passaram-se os dias e eu percebo que estou com alguma coisa me incomodando no linux mas não sei o que, até que descubro que o mouse estava pequeno (com o tamanho padrão).
Caramba acho que algum programa ou comando que dei para instalar programas bugaram o mouse.
Volto ao google para tentar encontrar o site que estava escrito o código.
Coloco ele de novo, de novo o chrome buga e tenho que reinicia-lo assim como outras coisas q estavam abertas, mas depois de fecha-las e reabrir o cursor ficava grande.
Passaram-se mais uns dias e percebi que o danado tava pequeno de novo.
***(palavrão) Essa m.erda ta de brinqs comigo.
Volto a achar o site e já favorito ele. E me vem a brilhante ideia de reiniciar a maq para ver se o danado não mudaria.

E pronto descobro o problema. O mouse fica grande quando dou o comando mas ao reiniciar o sistema ele volta para pequeno.

Volto para o google e procuro outra solução. Tenho q instalar um programa para fazer a alteração (serio? vou ter q instalar um programa mudar tamanho do cursor)
Instalo o dgonf-editor. Sigo o caminho org>gnome>desktop>interface>cursor-size: altero o valor de 24 para 48. E mesma coisa. Os programas q estão abertos bugam o tamanho do mouse mas ao reiniciá-los o mouse fica grande  neles também. Mas ao reiniciar o sistema nova decepção. O cursor volta a ficar pequeno.
Volto para o google e agora testo outro programa "Unity Tweak Tool". Nele vou em cursors e habilito "usar cursores grandes" e o resultado e  mesmo. Buga os programas abertos mas ao reinicia-los o  cursor fica grande neles também mas ao reiniciar o sistema ele volta a ficar pequeno.
Depois disso eu fiz muita coisa e mexi demais e devo ate ter "zuado" o ubuntu (mas com isso sem problemas depois que eu descobrir como simplesmente mudar o tamanho do mouse eu formato ele de novo e mexo só aonde é para mexer).
Eu estava partindo para criar um script que executa esse comando (gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-size 48
) toda vez que eu inicio o sistema, mas ai eu achei demais, não é possível que essa vai ser a solução para meu problema.

Agora eu pergunto: Dr... meu caso tem cura kkkk

ps: a unica coisa que eu não fiz foi procurar outro tema para o ubuntu.
E ja que vão perguntar, eu estou usando o Ubuntu 16.04 baixado do site oficial. Se me perguntar se é gnome ou unity me parece que é o unity pois é o atual padrão dessa versão eu não mudei e o tema também é o padrão

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #1 Online: 12 de Setembro de 2016, 02:18 »
Recordo-me de ter participado de um tópico que discutia algo semelhante, consulte aqui e veja se resolve:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,118114.msg650526.html#msg650526

Se não resolver e enquanto se procura alguma outra solução (no momento, com muita pressa para desligar, não dá para pensar em nada), pode acrescentar o comando que você descobriu que funciona no arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/rc.local
comando_que_desbri_que_funciona (gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-size 48) [é esse, certo?]

exit 0

Ou seja, coloque **antes** da última linha que é a "exit 0"

Salvar e sair

Reinicie e veja se dá certo.

Não testei, precisa ver mesmo se funciona nesse momento do boot, principalmente porque você está usando a versão 16.04 que tem uma forma um pouco diferente de fazer o boot, não é exatamente sequencial como era antes na 14.04, então precisa ver.

Se não funcionar aí nesse ponto então será o caso de adicionar nos "Aplicativos de Sessão", que é um momento adiante.

« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 02:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline RaiodeFogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #2 Online: 12 de Setembro de 2016, 12:06 »
Primeiro, druidaoblelix vc é fera. Ajudou o outro cara até o final.
Eu já tinha visto esse tópico e tentado mas tentei novamente refazendo com mais calma para ver se tinha errado em algo mas fazer o proposto:
Citar
Indo aos resultados do comando conforme mostrado agora no post #20.

Reexecute o comando.

sudo update-alternatives --config x-cursor-theme

O que se apresenta com o asterisco (*) é o tema atual

Escolha o número correspondente do Adwaita, acionando no teclado o número 5

(obviamente supondo que esteja aparecendo como no post #20 a saída, mas confirme se é isso mesmo)


Agora é necessário reiniciar o sistema (reboot) para que a modificação tenha efeito, não basta encerrar a sessão.

Após ter reiniciado o sistema confirme pelo tweak-tool que Adwaita está como padrão.

Acione o dconf-editor (dconf-tools), indo pela chave:

org>gnome>desktop>interface>cursor-size

Altere o valor do cursor-size para 48.

Reinicie a sessão
Não resolveu.

Adicionar o comando em /etc/rc.local antes do exit 0 também não resolveu
E criar uma entrada em aplicativos iniciais da sessão e aonde está escrito comando colar o comando que aumenta o cursor também não funcionou.

Nesse caso de executar o comando na inicialização acho que pode ser pelo fato de como eu faço login. Eu deixo habilitado fazer login automaticamente assim quando ligo o pc o sistema já entra no meu usuário e depois pede a senha.

por enquanto sem solução para meu problema

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #3 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:16 »
por enquanto sem solução para meu problema

Pois é, dessa vez a situação ficou feia mesmo, parece que existe um problema aí que não sei exatamente qual seja.
Não cheguei a reler e reverificar aquele tópico anterior que mencionei, você disse que aquele método não está funcionando agora para o Ubuntu padrão versão 16.04, então estou confiando nisso sem ter verificado.

As duas outras soluções, acrescentar no rc.local e nos aplicativos de sessão essas testei aqui e realmente não funcionaram.
Cheguei a colocar o comando num script e mandar executar o script no 'aplicativo de sessão' e ainda assim não funcionou.
Possivelmente é mesmo necessário que o ambiente desktop esteja todo carregado para o gsettings funcionar, entretanto, ainda não tenho certeza disso.
Existem outras maneiras de colocar aquele comando no início do sistema, mas aí precisa de mais tempo para estudar isso e ver se funcionaria.

De toda forma evidentemente há um problema nisso, na medida em que o gsettings não fixa o valor da variável.
O dconf-editor é apenas uma simples interface gráfica para o gsettings.

 Bem, desenvolvi uma "solução caseira" aqui para a questão e quando digo "solução caseira" é exatamente isso, uma solução própria, não trazida de nenhuma outra fonte, referência ou lugar e o problema disso, por consequência, é que evidentemente não está exaustivamente testada, portanto, pode vir a apresentar problemas ou outras consequências que no momento não consigo perceber, então o único modo é colocar em prática e ir testando e observando.
Até acho, conceitualmente, que não haverá maiores problemas, porém evidentemente, querendo, faça isso por sua conta e risco, não tenho como garantir.

Vamos ver se consigo explicar detalhadamente o método que aqui funcionou e está funcionando com o cursor para 48 usando o ambiente padrão e tema padrão do Ubuntu (Ambiance).

« Última modificação: 12 de Setembro de 2016, 22:41 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #4 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:47 »
Alterar cursor-size do mouse para 48 Ubuntu padrão Unity tema Ambiance

A alteração do valor atual pode ser feita através do comando:

Código: [Selecionar]
gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-size 48
Faça essa alteração usando o comando acima antes de ir adiante.

Porém a cada vez que se reinicia a sessão ou o sistema o valor retorna para o valor default, que é 24.
Não resolve fazer a alteração pelo dconf-editor, pois permanece a mesma situação.

A solução mais imediata, então, é alterar o valor default, passando tal valor de 24 para 48.

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/glib-2.0/schemas
Código: [Selecionar]
sudo gedit org.gnome.desktop.interface.gschema.xml
Com o arquivo aberto use as teclas Ctrl mais F para abrir a lente de pesquisa, que surgirá no canto superior direito.

Na caixa de pesquisa digite:

cursor-size

Vai remeter para o bloco:

<key name="cursor-size" type="i">
      <default>24</default>
      <summary>Cursor size</summary>
      <description>Size of the cursor used as cursor theme.</description>
    </key>


Altere o valor acima de 24 para 48, apenas isso, não altere mais nada.
Fica assim:

<key name="cursor-size" type="i">
      <default>48</default>
      <summary>Cursor size</summary>
      <description>Size of the cursor used as cursor theme.</description>
    </key>

Salvar e sair.

Fazer uma cópia de segurança do arquivo compilado já existente:
(possivelmente você já está dentro do diretório)

cd /usr/share/glib-2.0/schemas

Código: [Selecionar]
sudo mv gschemas.compiled gschemas.compiled-bak
Note, consequentemente, que a situação atual (com o tamanho 24 e todas as demais variáveis de schemas do sistema estão nesse arquivo gschemas.compiled-bak, portanto, qualquer dificuldade maior inicie pelo modo de recuperação e retorne o arquivo para o seu nome original.

Fazer uma nova compilação dos esquemas existentes.

Supondo novamente que você já esteja dentro do diretório, em todo caso, se necessário, faça novamente:

cd /usr/share/glib-2.0/schemas

Agora a compilação propriamente dita:

Código: [Selecionar]
sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/
Isso deve ter gerado um novo arquivo com o nome gschemas.compiled dentro do diretório em questão.

Reinicie a sessão e/ou o sistema.

O cursor do mouse deve permanecer no tamanho 48.

Aqui funcionou.

É isso.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #5 Online: 13 de Setembro de 2016, 16:54 »
Uma outra solução para aumentar o tamanho do cursor do mouse, que parece melhor que a anterior, porque não envolve a recompilação de todos os schemas, agora usando exclusivamente o dconf-editor.

Para instalar (também tem na "lojinha" do Ubuntu):

Código: [Selecionar]
sudo apt install dconf-editor
Abra o programa e utilize a ferramenta de pesquisa própria dele, que está na barra superior do desktop ou ainda usando as teclas Ctrl F

Na caixa de pesquisa digite:

cursor-scale

Vai localizar a chave "cursor-scale-factor", cujo valor padrão é 1.0

Click sobre a linha corresponde e use os botões + ou - para aumentar ou diminuir o valor.

Experimente utilizar o valor 2.0 que corresponde ao 48.

A alteração não se perde ao reiniciar a sessão ou o sistema.

Igualmente testado no Ubuntu 16.04.1 - Unity tema padrão Ambiance

Aqui funcionou!
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline RaiodeFogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #6 Online: 14 de Setembro de 2016, 17:53 »
Caraca mlq! Humilho...

Perfeito! Funcionou. lol

Essa foi uma opção q nem passou pela minha cabeça (mudar o valor default).

Relendo a sua instrução percebi que pulei a primeira parte
Citar
Código: [Selecionar]
gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-size 48

Faça essa alteração usando o comando acima antes de ir adiante.
Por falta de atenção. Mas mesmo assim funcionou. Eu reinicio o sistema e o cursor continua 48.

Agora eu não entendi o q vc me pediu para fazer depois desse ponto
Citar
Fazer uma cópia de segurança do arquivo compilado já existente:
eu executei os comandos
Código: [Selecionar]
sudo mv gschemas.compiled gschemas.compiled-bak e
Código: [Selecionar]
sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/antes de reiniciar a primeira vez para testar se iria funcionar. Mas não entendi pq.
Se vc pudesse me explicar ficaria grato.



Offline RaiodeFogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #7 Online: 14 de Setembro de 2016, 17:55 »
a segunda opção eu nem testei pq a 1ª funcionou

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #8 Online: 14 de Setembro de 2016, 20:47 »
a segunda opção eu nem testei pq a 1ª funcionou

Mas como dito, a segunda opção parece melhor que a primeira.
Na primeira tem que recompilar os schemas, na segunda não, usa apenas o que já existe lá.

Não que seja exatamente um problema recompilar os schemas, suponho que não deva existir maiores problemas, mas o fato é que não testamos exaustivamente em vários ambiente s em várias máquinas de vários usuários para poder afirmar isso com maior certeza, além do que não sei exatamente como é que os desenvolvedores do Ubuntu fazem essa compilação (em tese poderiam existir variantes), embora, reafirmo, acho que vai funcionar mesmo sem problemas.
Nada obstante, o que testei aqui foram apenas uns 3 ou 4 reiniciar e por uns 20 minutos, nada além. É pouco como desenvolvimento de solução.
Mas usando aí e talvez outros usuários usando a solução iremos descobrir se há inconvenientes ou não, se de fato é uma solução boa.

Um outro aspecto que notei. ainda que em vista muito rápida, é que nessa primeira solução o cursor permanece pequeno na tela de login.
Evidentemente isso não é importante, mas aqui permaneceu com o tamanho 24, quando na segunda solução ele fica em 48 mesmo na tela de login.

Por último, não perca aquela cópia de backup da compilação original, pois qualquer problema é só voltar ela fazendo uma cópia para o nome original (e obviamente alterando o schema correspondente no xml).

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline RaiodeFogo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Aumentar o cursor do mouse ubuntu 16.04
« Resposta #9 Online: 20 de Setembro de 2016, 22:47 »
Só estou voltando aqui para agradecer ao druidaobelix por me ajudar desde o começo.
E também para trazer meu feedback.
- Até hoje sem problemas por ter aumentado o cursor do mouse pelo 1º método.
Alterar cursor-size do mouse para 48 Ubuntu padrão Unity tema Ambiance

A alteração do valor atual pode ser feita através do comando:

Código: [Selecionar]
gsettings set org.gnome.desktop.interface cursor-size 48
Faça essa alteração usando o comando acima antes de ir adiante.

Porém a cada vez que se reinicia a sessão ou o sistema o valor retorna para o valor default, que é 24.
Não resolve fazer a alteração pelo dconf-editor, pois permanece a mesma situação.

A solução mais imediata, então, é alterar o valor default, passando tal valor de 24 para 48.

Código: [Selecionar]
cd /usr/share/glib-2.0/schemas
Código: [Selecionar]
sudo gedit org.gnome.desktop.interface.gschema.xml
Com o arquivo aberto use as teclas Ctrl mais F para abrir a lente de pesquisa, que surgirá no canto superior direito.

Na caixa de pesquisa digite:

cursor-size

Vai remeter para o bloco:

<key name="cursor-size" type="i">
      <default>24</default>
      <summary>Cursor size</summary>
      <description>Size of the cursor used as cursor theme.</description>
    </key>


Altere o valor acima de 24 para 48, apenas isso, não altere mais nada.
Fica assim:

<key name="cursor-size" type="i">
      <default>48</default>
      <summary>Cursor size</summary>
      <description>Size of the cursor used as cursor theme.</description>
    </key>

Salvar e sair.

Fazer uma cópia de segurança do arquivo compilado já existente:
(possivelmente você já está dentro do diretório)

cd /usr/share/glib-2.0/schemas

Código: [Selecionar]
sudo mv gschemas.compiled gschemas.compiled-bak
Note, consequentemente, que a situação atual (com o tamanho 24 e todas as demais variáveis de schemas do sistema estão nesse arquivo gschemas.compiled-bak, portanto, qualquer dificuldade maior inicie pelo modo de recuperação e retorne o arquivo para o seu nome original.

Fazer uma nova compilação dos esquemas existentes.

Supondo novamente que você já esteja dentro do diretório, em todo caso, se necessário, faça novamente:

cd /usr/share/glib-2.0/schemas

Agora a compilação propriamente dita:

Código: [Selecionar]
sudo glib-compile-schemas /usr/share/glib-2.0/schemas/
Isso deve ter gerado um novo arquivo com o nome gschemas.compiled dentro do diretório em questão.

Reinicie a sessão e/ou o sistema.

O cursor do mouse deve permanecer no tamanho 48.

Aqui funcionou.

É isso.


O cursor sempre que reinicio mantem o tamanho de 48.
Vlw