Autor Tópico: Problema com o boot, Initramfs -- RESOLVIDO  (Lida 12074 vezes)

Offline Rafaelalincoln

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problema com o boot, Initramfs -- RESOLVIDO
« Online: 24 de Julho de 2016, 12:09 »
Boa Tarde, eu uso o ubuntu a mais de 4 anos, mas me considero uma iniciante no sistema quando o assunto é atividades mais complexas.
Uso o Ubuntu 16.04, meu computador é um ASUS, modelo A43E, intel core i5 , 500 HD, memória 6 GB.

Hoje Tentei ligar o meu computador e percebi que ele não dava boot por alguma razão ( pelo que pesquisei o sistema esta corrompido), bom na instalação do sistema eu reparticionei, então consigo recuperar meus arquivos caso precise fazer uma reinstalação do sistema. Gostaria de ajuda pra resolver esse problema.
Aparece a seguinte mensagem:

      BusyBox v1.22.1 (Ubuntu 1:1.22.0-15ubuntu1) built-iin shell (ash)
      Enter 'help' for a list of built-in commands.
     
      (initramfs) _
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 16:53 por Rafaelalincoln »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot, Initramfs
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2016, 12:51 »
Subir o sistema através de um live-iso (pendrive ou cdrom) e executar uma verificação no sistema de arquivos:

Código: [Selecionar]
sudo e2fsck -C0 -p -f -v /dev/sdxn
no exemplo acima sdxn é apenas uma generalização, tem que adequar ao caso concreto, isto é, como o seu disco rígido é identificado no sistema, geralmente é sda mesmo, porém nem sempre, e também geralmente é a primeira partição, porém não necessariamente, então tem que ver como é realmente o seu sistema no caso concreto. O 'x' substitui pela concreta letra do disco respectivo e o 'n' pela concreta numeração da partição respectiva. Exemplo: sda1 ou sda2 ou sdb1, etc, veja como é o seu disco, geralmente é mesmo sda1, isso quando não tem Windows em dual boot e instalado antes, pois aí certamente não será, então tem que de fato ver qual é a partição ocupada pelo Linux e aplicar sobre ela.

Como ver o particionamento?

Use o comando

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
(sinal de hífen mais letra ele no final do comando acima)

Os discos necessariamente precisam estar desmontados, para que se possa fazer a verificação através do fsck.

Se aparecer a mensagem:

/dev/sdxn is mounted.

WARNING!!! The filesystem is mounted. If you continue you ***WILL***
cause ***SEVERE*** filesystem damage.

Então precisa desmontar antes de continuar.

Ou seja, estando no desktop do live-iso **não** click sobre os discos, pois se assim o fizer ocorrerá a montagem automática.
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 13:21 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rafaelalincoln

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot, Initramfs
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2016, 16:24 »
druidaobelix acho que consegui entender todo o procedimento, mas não sei como subir o sistema através de um live-iso. Eu tenho o cd e também o pendrive butável, mas não sei como abrir o terminal para fazer esses comandos, sou leiga no assunto. Quando dou boot é como se estivesse fazendo uma instalação comum. Se conseguir me explicar como chegar a tela para acionar os comandos acho que consigo resolver o problema.

Offline Rafaelalincoln

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problema com o boot, Initramfs
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2016, 16:53 »
PROBLEMA RESOLVIDO
Enfim, desconsidere a última pergunta.
Consegui resolver o problema de acordo com os comandos indicados.
MUITO OBRIGADA