Autor Tópico: Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?  (Lida 108691 vezes)

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Como estão indo os drivers AMD no Ubuntu?
« Online: 07 de MAR?O de 2016, 17:53 »
Olá.

Gostaria de saber como estão os drivers para placa de vídeo AMD no ubuntu Linux.

Preciso saber se a placa de vídeo AMD Radeon R7 260X, com memória DDR5 e 2GB, principalmente para trabalho cotidiano e, ocasionalmente, jogos, vai funcionar bem no Ubuntu/Kubuntu, em uma resolução 1920x1080.

Mais dúvidas:

  • Com as placas da NVidia, geralmente depois de instalar os drivers proprietários, dá problema no plymouth. Isso também acontece com as placas da AMD? Se sim, dá para ajustar a resolução para a nativa do meu monitor (1920x1080)?
  • Há alguma incompatibilidade com o KDE plasma 5?

Muito obrigado.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2019, 10:46 por nomade »

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2016, 18:41 »
Eu mesmo posso, agora, responder a minha pergunta. Instalei a Radeon R7 260X no meu computador.

Os drivers funcionam como o esperado. Instalei os drivers pelo gerenciador de drivers do Kubuntu.
A única incompatibilidade é com a rolagem suave dentro do Firefox, que fica muito lenta. Mas isso pode ser resolvido desativando a rolagem suave e a aceleração por hardware nas configurações do firefox.

Ainda no firefox, há uma lentidão na reprodução nos vídeos do Youtube em tela cheia, com um certa demora para o firefox responder aos comandos.

Não testei em jogos, mas no desktop, o funcionamento é tranquilo. E o painel de configuração é mais fácil de usar que o da NVidia.
« Última modificação: 10 de MAR?O de 2016, 19:00 por promurilo »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #2 Online: 14 de MAR?O de 2016, 12:43 »
já foi avisado que somente drivers open source para plascas amd vão funcionar no ubuntu 16.04.

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2016, 10:07 »
Isso é ruim...

Obrigado pelo aviso, cygnusx-1.

Será que a AMD vai resolver isso no futuro?

Offline promurilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 185
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2016, 18:51 »
Pesquisei um pouco sobre o assunto e li que a AMD está descontinuando o catalyst e vai colocar no lugar um novo driver: AMDGPU.

Só que nem todas as placas de vídeo da AMD funcionarão neste novo driver... e mesmo as que funcionarem, talvez ainda não tenham o mesmo desempenho que teriam com o antigo driver Catalyst.

Infelizmente, no meu caso, vai ser aguardar e testar quando chegar o Kubuntu 16.10. Se não funcionar, vou ficar mais um tempo com o Kubuntu 15.10.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2016, 16:59 por promurilo »

Offline igormiguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
  • Ubuntu 14.04 LTS
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2016, 02:10 »
Pessoal, me perdoem a intromissão.

Tenho vídeo híbrido aqui.  Dois cards. Um AMD/ATI (Radeon) e outro Intel.  Quero desativar o AMD/ATI e deixar só o Intel (mais econômico, sem aquecimento, e não tenho necessidade do Radeon.  Alguém saberia me dizer como desativá-lo?
Para uma inteligência para além da linearidade, por uma inteligência hipertextual.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2016, 03:10 »
Citar
a AMD está descontinuando o catalyst e vai colocar no lugar um novo driver: AMDGPU.

Então, / promurilo/,

Não me aprofundei no tema, mas me pareceu que AMDGPU é um driver open source e não da AMD.

Ou seja, salvo engano, é um driver **para**  AMD, mas não **da** AMD, já que é open source.

Esse driver open source será habilitado por default no Ubuntu versão 16.04


editando: em 11/10/2016 - 10:22

retifico em termos o que disse acima, ver adiante no post #8

« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 10:23 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2016, 03:28 »
 (#5)
Citar
Tenho vídeo híbrido aqui.  Dois cards. Um AMD/ATI (Radeon) e outro Intel.  Quero desativar o AMD/ATI e deixar só o Intel (mais econômico, sem aquecimento, e não tenho necessidade do Radeon.

Então, /igormiguel/,

Não está dando para desativar usando o instalador de Drivers Adicionais e remover o driver?

Configurações do Sistema/Drivers Adicionais -> desative o uso do driver

A orientação geral ao menos era essa:

Problem: Switching drivers on system with hybrid graphics

There are systems on the market which ship with multiple video cards which you can toggle between. In the past, if you wished to use an open source driver for one card, and a proprietary one for the other, this would not work; you had to completely uninstall one driver and install and reconfigure the other in order to make it work.

Now, you should be able to do this more easily by using the Hardware Devices applet to enable or disable the proprietary driver, and then rebooting.
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 09:53 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2016, 10:21 »
Corrigindo em termos o que disse no post #6 retro:

Fui ver melhor, como não tenho hardware nenhum AMD, então não acompanho muito o que diz respeito a eles. Retifico em termos a afirmação anterior, pois a questão é mesmo mais complexa e o open source no caso foi uma disponibilização por parte da AMD do que chamaram de GPUOpen, um conjunto de ferramentas e SDK (Software Development Kit ou "devkit") para ajudar no desenvolvimento de código aberto e, assim, mlelhor integrando o driver no Kernel Linux.

Nada obstante ainda haverá um forte vinculação com o novo driver CRIMSON da AMD e que continua com código fechado, portanto, essa abertura para o open source é relativa e não muito bem definida. Melhor que nada, mas na verdade não é open source "puro sangue" da comunidade de desenvolvedores e sim ainda muitíssimo vinculado à AMD.

Um pouco mais adiante tudo isso até pode mesmo ser melhor para os proprietários de placas AMD, mas no momento ficou mesmo um "buraco", com o suporte precário e desempenho ainda fraco do AMDGPU.
« Última modificação: 11 de Maio de 2016, 14:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2016, 22:49 »
AMD Radeon no Ubuntu 16.04...

Nesse momento o driver AMDGPU-PRO encontra-se na faze beta.

Bacana é que já pode ser instalado no Ubuntu se você tiver uma Radeon R7 da série 260 para cima  (apesar da R7 260 não constar na lista de dispositivos suportados, possuem GPU da mesma família das Radeon R9 série 200 e por isso funciona).
Eu tenho uma R7 260X e consegui instalar corretamente. Funciona sem sustos com o OpenGL 4.5 Vulkan ativo e tudo mais. Impressionante. No jogo Tomb Raider abriram novas opções nas configurações gráficas após a instalação do driver. Muito bacana!

O tutorial de instalação da AMD está aqui:
Citar
http://support.amd.com/en-us/kb-articles/Pages/AMD-Radeon-GPU-PRO-Linux-Beta-Driver%E2%80%93Release-Notes.aspx

Vou explicar como instalar mais mastigado para quem é iniciante, ou não manja de inglês, mas lembrem-se de que é um dirver beta, ou seja, pode apresentar instabilidades.

Outra coisa, eu tenho uma radeon R7 260X em um PC e uma R7 360 em outro. Foram os que eu testei. Se alguém testar em uma R5, ou R7 inferior, R7 240, 250, ou de notebooks que tem M antes do número, bem como Radeon HD 7xxx, ou 8xxx de APUs, eu não faço a menor ideia se vai funcionar. Façam por sua conta e risco, ok?

Sigam os passos do tutorial para a instalação:
Citar

Antes de mais nada você vai precisar instalar o Vulkan. Faça o download dele no seguinte endereço, onde será só você rolar a página para baixo e escolher Linux: https://vulkan.lunarg.com/signin

Para instalar o Vulkan, crie um diretório (pasta) na sua home com o nome vulkan e dentro dele coloque o arquivo de instalação do Vulkan que você baixou.
Clique com a direita do mouse no instalador, vá em propriedades > permissões e marque a caixa permitir que o aqruivo seja executádo como um programa.
Abra o terminal, entre na pasta do Vulkan
Código: [Selecionar]
cd vulkan e execute o arquivo de instalação
Código: [Selecionar]
./nome-do-arquivo-de-instalação.run
Ok, vulkan instalado, mas não funcional, pois o driver open source não oferece suporte a ele

Agora o AMDGPU-PRO

Baixe ele no seguinte endereço:


Instalação:

Após baixar o driver, clique com a direita, escolha extrair aqui. Pegue a pasta resultante da extração, recorte e cole na sua home.
Entre na pasta vá no arquivo que tem final "install", clique com a direita, vá em propriedades > permissões e marque a caixa que permite executar como programa.

Abra o terminal, entre na pasta
Código: [Selecionar]
cd nome-da-pasta
Execute o instalador:
Código: [Selecionar]
./amdgpu-pro-install
Ok

Driver instalado, reinicie o PC

Qualquer coisa, para desinstalar o comando é:
Código: [Selecionar]
amdgpu-pro-uninstall



« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 15:59 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #10 Online: 08 de Novembro de 2016, 19:26 »
Houve uma atualização do driver AMDGPU
Aumentaram novamente o suporte
A qualidade está perceptivelmente superior

Tem atualização para o Vulkan também, atualizem os dois e sintam a diferença!

Notei que usando a tesselação está com desempenho melhor...



Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline filipevix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Linux User: #526205
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2016, 14:10 »
Houve uma atualização do driver AMDGPU
Aumentaram novamente o suporte
A qualidade está perceptivelmente superior

Tem atualização para o Vulkan também, atualizem os dois e sintam a diferença!

Notei que usando a tesselação está com desempenho melhor...





Minha R7 360 não está na lista, sendo que é mais atual que as 260. Será que o Driver funciona com ela ?
"The Future is Open"

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:17 »
Houve uma atualização do driver AMDGPU
Aumentaram novamente o suporte
A qualidade está perceptivelmente superior

Tem atualização para o Vulkan também, atualizem os dois e sintam a diferença!

Notei que usando a tesselação está com desempenho melhor...





Minha R7 360 não está na lista, sendo que é mais atual que as 260. Será que o Driver funciona com ela ?

Muito possivelmente

A minha R7 260X já funcionava antes de aparecer na página como suportada. Levando em conta que R7 360 usa o GPU Tobago (um "Bonaire Pro" igual ao da R9 360 suportada, só que com clock mais baixo) que é apenas um upgrade do GPU Bonaire da R7 260x, creio que vai funcionar sim. Vale testar...
« Última modificação: 20 de Novembro de 2016, 17:25 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Rafael431168

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2016, 09:54 »
Bom dia
Tenho um velho PC rodando Unubtu 16.04 LTS 32 bits, com uma placa de vídeo AMD, série 8000, que funcionava com o driver padrão, desde que migrei do 14.04 e o Flrgx foi desabilitado.
Recentemente tentei atualizar meu driver de vídeo para o novo amdgpu-pro e baixei o arquivo, na versão 16-40 direto da página da página da AMD
Segui o procedimento descrito ali:
Copiei o arquivo para /tmp descompactei e executei o arquivo "amdgpu-pro-install"
Porém a instalação não funcionou por não haver encontrado uma pendência de 32 bits.
Então eu tentei o comando:
$ sudo apt-get install -f amdgpu-pro
A instalação aparentava ter sido um sucesso. Bastava reiniciar para o sistema selecionar o driver, mas...
Ao reiniciar a resolução estava no mínimo (640x400) e quando eu tento entrar da erro e volta para a tela de login.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Como estão os drivers para AMD Radeon no Ubuntu?
« Resposta #14 Online: 14 de Dezembro de 2016, 14:26 »
Bom dia
Tenho um velho PC rodando Unubtu 16.04 LTS 32 bits, com uma placa de vídeo AMD, série 8000, que funcionava com o driver padrão, desde que migrei do 14.04 e o Flrgx foi desabilitado.
Recentemente tentei atualizar meu driver de vídeo para o novo amdgpu-pro e baixei o arquivo, na versão 16-40 direto da página da página da AMD
Segui o procedimento descrito ali:
Copiei o arquivo para /tmp descompactei e executei o arquivo "amdgpu-pro-install"
Porém a instalação não funcionou por não haver encontrado uma pendência de 32 bits.
Então eu tentei o comando:
$ sudo apt-get install -f amdgpu-pro
A instalação aparentava ter sido um sucesso. Bastava reiniciar para o sistema selecionar o driver, mas...
Ao reiniciar a resolução estava no mínimo (640x400) e quando eu tento entrar da erro e volta para a tela de login.
Sua vga não é suportada pelo driver. Terá que usar o driver open source mesmo.

O desempenho do driver open não está ruim... eu senti diferença apenas em jogos de última geração que possuem recursos como tesselação e etc...
Sua vga nem suportaria esses recursos, mesmo com o amdgpu-pro...

Desinstale, se tiver instalado.

Código: [Selecionar]
amdgpu-pro-uninstall
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2016, 14:28 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS