Autor Tópico: Ubuntu 16.04 Xenial Xerus  (Lida 97152 vezes)

MatheusWillder

  • Visitante
Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Online: 20 de Janeiro de 2016, 08:52 »
Atenção: esta versão do Ubuntu ainda está em desenvolvimento. Não use as versões de teste como sistema principal ou para produção, pois podem ocorrer bugs e imprevistos. A versão final está prevista para o dia 21 de abril.

Mais uma vez, trago aqui as datas previstas para o lançamento da próxima versão do Ubuntu, o "Ubuntu 16.04 Xenial Xerus". Embora eu tivesse intenção de testar o Ubuntu 15.10 para conferir as novidades, meu tempo e paciência (e também uma boa dose de preguiça) não deixaram eu baixar a ISO e testar para que eu pudesse ver o que havia mudado desde a ultima versão do Ubuntu que usei, a 14.04.

Embora o Ubuntu pareça ter perdido usuários e adeptos nos últimos anos, penso que esta versão será usada por um bom tempo por muitos dos que permanecem usando o sistema, visto que é mais uma LTS, versão que foca na estabilidade e que tem suporte prolongado. Segue as datas previstas para o lançamento:

Citar
    Alpha 1 – 31 de Dezembro
    Alpha 2 – 28 de Janeiro
    Feature Freeze — 18 de Fevereiro
    Beta 1 – 25 de Fevereiro
    UI Freeze — 10 Março
    Final Beta – 24 de Março
    Kernel Freeze — 7 de Abril
    Release Candidate – 14 de Abril

    Ubuntu 16.04 LTS Final – 21 de Abril

O Ubuntu 16.04 será baseado no Kernel 4.4 LTS.

Certamente eu irei testar esta versão do Ubuntu. Embora eu não tenha mais qualquer vontade e/ou animação para usar o Ubuntu como meu sistema operacional, o texto-tutorial sobre o Ubuntu no meu blog ainda atrai muitos leitores paraquedistas, então irei atualizar ele conforme as mudanças que o Ubuntu sofreu desde que o texto foi escrito  ;)

Para mim há muito piadas sobre os nomes das versões do Ubuntu e o quê será usado após acabar as letras do alfabeto já perderam a graça, mas deixo uma pergunta: Será que a Canonical vai demorar para mudar os ícones do sistema mais de que Duke Nukem Forever demorou para sair?  ;D

Um ano cheio de realizações para todos, muita saúde, paz, conquistas, amor, saúde, etc., etc..  :D

Offline isaelfm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #1 Online: 20 de Janeiro de 2016, 09:32 »
Não sou fã do visual do ubuntu, fala sério... Marrom com laranja, que combinação... :( Atualmente a 15.10 tem sido bem estável para mim.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Na caixa dizia: Requer MS Windows ou superior. Então instalei Linux.

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #2 Online: 20 de Janeiro de 2016, 13:30 »
Estou esperando como quem espera um milagre o kubuntu 16.04, assim também espero que até lá o pessoal do kubuntu/Blue System tenham acertado melhor o KF5.

Estou usando o 15.10, em um Dell i5 com alguns (cracrás) problemas no vídeo, tendo que desativar o driver Intel e deixar apenas o open source habilitado para ter um melhor uso, notei que o problema não é da distro, mas sim ainda do KF5, pois no Manjaro e Sabayon tive o mesmo problema.

Que venha o LTS Xenial!!!

T+

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #3 Online: 20 de Janeiro de 2016, 16:42 »
Se tiver alguém afim de ser um Ubuntu tester, eis o link para fazer o download da iso do Ubuntu 16.04.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

paulobenedito

  • Visitante
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2016, 20:05 »
Olá jkmsjq,

Se tiver alguém afim de ser um Ubuntu tester, eis o link para fazer o download da iso do Ubuntu 16.04.
Eu bem que queria, mas as Daily's só tem opção de down direto e minha Net leva no minimo um dia inteiro para baixar os 1.4 ou mais de um ISO atual, quando não há interrupções. E essas interrupções, as vezes corrompem o ISO.

Deixei uma noite baixando a uns dias atrás e decepção pela manhã quando tinha terminado o down md5 não conferia.

T+
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2016, 20:07 por paulobenedito »

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2016, 21:16 »
quais serão as novidades dessa versão?
Baixei a iso do dia e não vi nada diferente das versões anteriores.

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2016, 15:42 »
quais serão as novidades dessa versão?
Baixei a iso do dia e não vi nada diferente das versões anteriores.

Algumas:

1. Mudança da central de programas do Ubuntu para o Gnome central, com isso muitas criticas com a atual central de programas vão ser sanadas, o programa virá com novos recursos e com a opção para adquirir programas pagos.

2. Suporte a pacotes Snappy, que vinha sendo muito aguardado palos usuários em geral, com isso os pacotes Debian deixaram gradativamente de serem implantados no sistema.

3. Novo e repaginado instalador do sistema, com visual mais arrojado, segundo os desenvolvedores do programa muitas novidades vão ser implementadas e encorporadas o mais rápido possível ao sistema.

4. Empathy e Brasero serão removidos pois não são muito utilizados, mas os mesmos se encontrarão disponíveis na central de programas e repositórios.

Para quem desejar ler a matéria na íntegra, pode acessar o site do Linux Bug One

Tem-se comentários que virá com o Unitu 7 otimizado.

Quem deseja ler algumas considerações a respeito do Ubuntu 16.04 LTS, tem este artigo e este outro aqui versando sobre o assunto.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:36 »
Muito obrigado pela excelente postagem, jkmsjq.

Offline Natan2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
[Resolvido] Problemas no Gerenciador de Janelas Compiz!
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2016, 16:56 »
Oi pessoal, percebi que sempre que ativo os Efeitos Compiz (através de Preferências -> Mate Tweak), quando reinicio o Ubuntu Mate 16.04, sempre ocorre algum erro ou travamento no sistema (Janelas com parte superior incompleta, desaparecimento ou mudança da seta do mouse,...). Acredito que a Canonical já deve estar sabendo deste problema, e corrigirá até o lançamento final desta versão (LTS). Mas aproveitando, existe alguma possibilidade, sem muita dificuldade, de eu conseguir corrigir pelo menos 90% deste problema no meu? Meu PC é desktop, Qbex Intel 2.7 GHz, DDR 2 GB.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 17:19 por Natan2014 »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Problemas no Gerenciador de Janelas Compiz!
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2016, 17:07 »
Deve se lembrar que a versão 16.04 LTS ainda está em desenvolvimento e, portanto, não deve ser utilizada para produção.

Se deseja ser um Ubuntu tester, é recomendável postar suas dúvidas no post que, provavelmente, tornar-se-á o oficial desta versão, clicando neste link. Assim as dúvidas e novidades a respeito desta versão ficarão centralizadas em um único post, facilitando a pesquisa.

P.S.: O Compiz nunca foi bom com o Ubuntu.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2016, 17:09 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Natan2014

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re:Problemas no Gerenciador de Janelas Compiz!
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2016, 17:18 »
Tudo bem. Obrigado pelo lembrete.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #11 Online: 24 de Janeiro de 2016, 11:32 »
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Celso2011

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Ubuntu 16.04 alpha (32bits) não instala [Errno 30] Read-only file system - Dica
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2016, 22:36 »
Não estava conseguindo instalar o Ubuntu 16.04 alpha no meu Lenovo G460 e nem num Compaq C700, estava dando [Errno 30] Read-only file system informando que era erro no CD de instalação ou no HD.
Não consegui nenhuma informação concreta desse erro, nem em português e nem e inglês, porque nos 2 Notebooks consegui instalar o Ubuntu 12.04 e 14.04 através do USB e não via nenhum erro na gravação no USB.
Foi minha última tentativa de instalar antes de concluir que era bug no desenvolvimento da ISO e segui umas pistas encontradas na net.
No BIOS do G460 entrei em Configuration -> em SATA Controller Mode mudei de AHCI para Compatible e finalmente consegui instalar.
Não tentei instalar no Compaq.
Se alguém souber a diferença entre AHCI e Compatible seria bom postar para entendermos esse erro.

Obs.: Reinstalei hoje 19/02/2016 com a iso de 18/02/2016 e aceitou o modo AHCI.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2016, 14:43 por Celso2011 »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 alpha não instala [Errno 30] Read-only file system - Dica
« Resposta #13 Online: 01 de Fevereiro de 2016, 04:16 »
Se sua dúvida é sobre ahci ou ide este é o forum errado.

Procure um fórum de hardware onde será melhor explicado o assunto.

Para suporte ao 16.04, aguarde o lançamento oficial da versão.

Versões de teste não tem suporte aqui no forum.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2016, 04:18 por Tota »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 16.04 Xenial Xerus
« Resposta #14 Online: 07 de Fevereiro de 2016, 10:07 »
Ubuntu 16.04 LTS será lançado com uma versão ainda antiga do Nautilus.

Leiam a notícia clicando neste link.

Outras novidades...

A pesquisa on-line do Ubuntu 16.04 virá desabilitada por padrão.

Veja o resumo:

Citar
Ubuntu 16.04 LTS deixarão de procurar fontes on-line no traço por padrão
Resultados online pode ser ligado novamente manualmente usando uma alternância
Um segundo opt-in permite que os resultados do produto Amazon
A alteração afeta apenas novas instalações. Atualizações no local irá manter as preferências do usuário

Para quem desejar ler a matéria original, clique aqui.
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2016, 10:19 por jkmsjq »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz