Autor Tópico: Kubuntu 15.10 pode ser o último!  (Lida 36304 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #15 Online: 03 de Agosto de 2015, 21:56 »
Experiência é isso: o galactus acabou de me chamar de preguiçoso e todo mundo achou que me elogiou...

;D ;D ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #16 Online: 04 de Agosto de 2015, 13:53 »
É eu estou chegando de novo agora e já que você descomplicou o "elogio" do galactus hehehehe é válido, já que mesmo te chamando de preguiçoso, notou seu ponto de vista.
Mas sim, o Opensuse é horrivel sim, veio em muitas maquinas que alguns empresários compraram aqui por conta de sistemas de gestão comercial as máqunas são da SpaceBR e uns foram para o lado negro da força outros tiveram que vir para o Ubuntu, ou derivados já que o pessoal do Stoq só da suporte a este, mas a um pessoal comunitariamente tentando colocar o stoq em outros horizontes.

Mas sim, o suse além de exigir um máquina no minimo razoável, continua sendo horrivel já que acho distros com KDE bem mais leves e simpaticas.

T+

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #17 Online: 04 de Agosto de 2015, 14:05 »
Vc diz "horrível" esteticamente, ou usabilidade? Não acho o yast tão ruim assim não... confesso que algumas coisas eu ainda dou preferência a configurar na mão, tipo o apache, mas se comparar com o Kubuntu eu faço muito mais coisas com o yast do que com qualquer equivalente "kubuntico". Aliás, qual é mesmo o equivalente?...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #18 Online: 04 de Agosto de 2015, 16:35 »
 ;D ;D ;D ;D

Essa foi boa viu Zekkerj!

Então você é o preguiçoso mais produtivo que eu já vi! Administra uma rede grande e ainda dá suporte "de  grátis" pra galera aqui em redes e servidores, eu mesmo não ia conseguir. Pra mim é mais fácil por ser hobby.

Pois é Creto, também to querendo saber sua resposta para o Zekkerj. O Suse é horrível em quê?

Pra mim o Suse tem o melhor centro de controle disparado, o Yast. E você pode usar o Yast em modo texto também.  Acho também que ele tem o melhor instalador. Nenhuma outra distro chega perto de tantas opções na sua instalação quanto o Suse, tudo em modo gráfico.  Quer tudo automático, tá na mão!  Quer controlar todos os pacotes a serem instalados?  Tá lá!  Quer fazer uma clonagem da instalação pra só repetir em outra máquina assim que termina esta instalação? Tá lá também!

Devo concordar que o Suse não vai rodar em máquinas do arco da velha, você vai precisar de uma máquina com recursos para ele rodar bem, mas também ele não foi feito e nem é pensado pra rodar em máquinas antigas. 

Então se o usuário já sabe disso, vai procurar outra distribuição que funcione bem em hardware antigo.

O difícil é convencer o pessoal que ainda tráz Lentium 4 para instalar uma distro moderna, que ele não serve mais para rodar Youtube em 1080p mais várias abas abertas do navegador e escutando música ao mesmo tempo!!!!  Instala aí porque ouvi dizer que Linux é leve!     

Eu acho engraçado que o MacOS Yosemite só roda bem em i5 pra cima (com muita RAM diga-se de passagem)  e ninguém reclama!!!!     Porque será que a Apple não vende Yosemite com Celeron e Sempron com 2GB de Ram?


O Kubuntu 15.04 64bits com KDE 5 mais atual é um consumidor voraz de memória frente a qualquer distro minimalista.  O meu aqui já sobe com basicamente 800MB.  É normal ficar nos 1.6GB de RAM.  É daí pra cima.  Como vou usar isso numa máquina antiga?  Então não é só o "suse" que precisa de muitos recursos.

Daí faço um Netinstall com LXDE e Debian 7 32bits.  Ele sobe consumindo 78MB com o sistema já pronto pra uso com preload!!!! Instalo mais alguns serviços pra facilitar a vida do usuário final e ele fica na casa dos 90MB!

Essa é a beleza do Linux, tem distro para todos os gostos e hardware.  Mas tudo tem limite né!   Os caras querem tirar leite de pedra com Linux! Não dá!
« Última modificação: 04 de Agosto de 2015, 16:39 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #19 Online: 04 de Agosto de 2015, 18:11 »
Citar
E você pode usar o Yast em modo texto também.
É como eu uso boa parte do tempo.

Citar
Acho também que ele tem o melhor instalador. Nenhuma outra distro chega perto de tantas opções na sua instalação quanto o Suse, tudo em modo gráfico.  Quer tudo automático, tá na mão!  Quer controlar todos os pacotes a serem instalados?  Tá lá!  Quer fazer uma clonagem da instalação pra só repetir em outra máquina assim que termina esta instalação? Tá lá também!
Outra coisa interessante: é uma das poucas distros que já vi que te dão opção de escolher entre Gnome e KDE durante a instalação. Viva a neutralidade!...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #20 Online: 05 de Agosto de 2015, 20:31 »
Eu odeio tudo que não seja APT/DPKG, eu não sou tão preguiçoso (ao menos na leitura kkkk) mas sou burro que dói hahahah.

Brincadeiras a parte mas é isso sim pessoal, apesar de já ter usado o Arch e também o Manjaro, além de vários outros testei muito no inicio (não que eu já tenha vasta experiência) mas já estou comportadão e ainda não vi facilidade comparada a que o APT me proporciona sem bater muito a cabeça.

O pacman vi que pode ser bem poderoso quanto, mas mesmo assim ainda prefiro a praticidade e facilidade do APT, quando me meti a besta no OpenSuse e fui tentar descobrir algo desse tal Yast, cara a coisa não me pareceu muito bem, ou mal mesmo da cabeça, por isso para mim ele é e continuará a ser horrivel, pois me meto a besta apenas uma vez hehehe, vocês me fizeram um APTólatro kkkkk

E voltando ao caso Kubuntu, pois é o kubuntu faz isso tudo ai que o Galactus diz mesmo e nem penso em instalar ele nesse PC aqui:
Código: [Selecionar]
[sudo] password for kcreto:
Caminho do hardware  Dispositivo  Classe      Descrição
=========================================================
                                  system      1011CX (1011CX)
/0                                bus         1015CX
/0/0                              memory      64KiB BIOS
/0/4                              processor   Intel(R) Atom(TM) CPU N2600   @ 1.
/0/4/5                            memory      24KiB L1 cache
/0/4/6                            memory      512KiB L2 cache
/0/4/3.1                          processor   CPU lógico
/0/4/3.2                          processor   CPU lógico
/0/4/3.3                          processor   CPU lógico
/0/4/3.4                          processor   CPU lógico
/0/13                             memory      1GiB Memória do sistema
/0/13/0                           memory      SODIMMProject-Id-Version: lshwRepo
/0/13/1                           memory      1GiB SODIMM DDR3 Síncrono 800 MHz
/0/1                              processor   
/0/1/3.1                          processor   CPU lógico
/0/1/3.2                          processor   CPU lógico
/0/1/3.3                          processor   CPU lógico
/0/1/3.4                          processor   CPU lógico
/0/100                            bridge      Atom Processor D2xxx/N2xxx DRAM Co
/0/100/2                          display     Atom Processor D2xxx/N2xxx Integra
/0/100/1b                         multimedia  NM10/ICH7 Family High Definition A
/0/100/1c                         bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port
/0/100/1c.1                       bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port
/0/100/1c.1/0        wlan0        network     AR9485 Wireless Network Adapter
/0/100/1c.3                       bridge      NM10/ICH7 Family PCI Express Port
/0/100/1c.3/0        eth0         network     AR8152 v2.0 Fast Ethernet
/0/100/1d                         bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.1                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.2                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.3                       bus         NM10/ICH7 Family USB UHCI Controll
/0/100/1d.7                       bus         NM10/ICH7 Family USB2 EHCI Control
/0/100/1e                         bridge      82801 Mobile PCI Bridge
/0/100/1f                         bridge      NM10 Family LPC Controller
/0/100/1f.2                       storage     NM10/ICH7 Family SATA Controller [
/0/100/1f.3                       bus         NM10/ICH7 Family SMBus Controller
/0/2                 scsi0        storage     
/0/2/0.0.0           /dev/sda     disk        320GB ST9320325AS
/0/2/0.0.0/1         /dev/sda1    volume      18GiB volume EXT4
/0/2/0.0.0/2         /dev/sda2    volume      279GiB Extended partition
/0/2/0.0.0/2/5       /dev/sda5    volume      1909MiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/6       /dev/sda6    volume      221GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/7       /dev/sda7    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/8       /dev/sda8    volume      18GiB Linux filesystem partition
/0/2/0.0.0/2/9       /dev/sda9    volume      18GiB Linux filesystem partition
kcreto@kcreto-1011CX:~$

Porém uso um KDE nela e digo o kubuntu deveria conhecer esse pessoal a mais tempo:
Código: [Selecionar]
kcreto@kcreto-1011CX:~$ lsb_release -a
No LSB modules are available.
Distributor ID: Ubuntu
Description:    Kaiana 14.04 (Trusty)
Release:        14.04
Codename:       trusty
kcreto@kcreto-1011CX:~$

Sei que o pessoal não é dado a xingamentos de refiseiláoque a distro e eu uso, gosto e vejo que isso pode ser sim considerada como uma ótima opção ao kubuntu ;) mas peço que não entendam como propaganda já que sou e jamais passarei de simples usuário de qualquer distro que eu use.

T+
« Última modificação: 05 de Agosto de 2015, 20:38 por Creto »

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #21 Online: 05 de Agosto de 2015, 23:45 »
Open Suse distro maravilhosa, usei ela por mais de 2 anos tudo funciona, segura completamente estável melhor distro que usei com KDE.

Creto

  • Visitante
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #22 Online: 06 de Agosto de 2015, 19:50 »
Open Suse distro maravilhosa, usei ela por mais de 2 anos tudo funciona, segura completamente estável melhor distro que usei com KDE.
Ai é que a duvida aumenta, porque não usa mais se ela é assim tão maravilhosa?

Persigo o BigLinux findou-se, atualmente persigo o Epidemic Linux Debian+KDE testing e, a kaiana linux que é KDE e nem parece de tão leve que é, isso é ser maravilhoso para mim, kde e leveza dentro do possível.

T+

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #23 Online: 07 de Agosto de 2015, 15:06 »
Vc persegue é o OpenSuse, Creto. Tadinho!!!
;D ;D ;D
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Creto

  • Visitante
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #24 Online: 07 de Agosto de 2015, 17:55 »
Não, longe de mim, Zekkerj, mas que além de que se eu fosse usá-lo, apenas o que ganharia seria a curva de aprendizado, já que além do peso mencionado aqui, não vejo lá grande diferencial nele, claro que não sou louco de dizer que é feio, feio realmente não é mesmo, mas é horrivel pelo que explanei dele zekkerj.

Tenho medo do desconhecido kkkk

Nota:* O que eu quis dizer com persigo foi meio mal explicado da minha parte, disse persigo da forma de seguir a muito tempo essas distros como sigo o ubuntu (k)ubuntu, mas que pelo meus PCs serem fracos para suportar o KDE e Unity destes desisti.

T+
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, 18:03 por Creto »

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #25 Online: 09 de Agosto de 2015, 10:35 »
Só para constar, estou com o openSUSE rodando e o sistema levanta com 400mb , ambiente kde e todos os lindos efeitos possíveis, o gerenciamento de energia é muito funcional, no meu note dura em torno de 3 horas a 4 horas, navegando na net e ouvindo música, coisa simples.
Em minhas pesquisas e testes o kde do openSUSE é um dos mais bonitos e funcionais, a atual versão do sistema 13.2 tem uma personalização própria.
Bom sobre o Yast, não vou comentar, mas em gerenciamento de pacotes, tem o zypper , funciona muito bem, não tenho do que reclamar. Em minha última  experiência o pc ficou ligado por 2 dias direto fazendo download e navegando nas horas vagas e o sistema se mostrou muito estável.
O grande forte do Ubuntu, já que estou no fórum dele, é a comunidade, muito ativa e participativa.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #26 Online: 09 de Agosto de 2015, 10:52 »
Citar
O grande forte do Ubuntu, já que estou no fórum dele, é a comunidade, muito ativa e participativa.

E a grande gama de aplicativos também. É meio difícil encontrar apps em .rpm. Encontra-se mais em .deb mesmo.  ;D
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline alexandrerio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
  • Estou aqui para aprender com vocês.
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #27 Online: 09 de Agosto de 2015, 21:09 »
Citar
Ai é que a duvida aumenta, porque não usa mais se ela é assim tão maravilhosa?

      Realmente é maravilhosa sim isso no meu ponto de vista, mas vou responder tua pergunta. Como usuário de Software livre, tenho o livre arbítrio pra usar testar o quanto tempo quiser qualquer distribuição linux, mesmo ela sendo maravilhosa (sempre comi maçãs acho uma fruta saborosa deliciosa mesmo , mas de um tempo pra cá comecei a comer Pêras então isso significa que a maça não é mais saborosa e deliciosa assim?)
      OpenSuse muito boa mesmo, mas existem outras muito boas também que usei como Ubuntu, Mandriva, Fedora, Debian, Biglinux (saudades) e outras tantas que nunca experimentei, hoje estou com o kubuntu ótima distro excelente maravilhosa, atende em tudo tanto a mim quanto a minha esposa, mas isso não significa que irei usar ela até morrer ou nunca irei experimentar ou trocar ela por outra, e no futuro quem sabe retornar ao kubuntu. Isso é ser livre!!!!

Creto

  • Visitante
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #28 Online: 10 de Agosto de 2015, 14:12 »
Olá a todos,

Espero que não tenha entendido mal, pois como você, eu também levo a sério mesmo a filosofia "ser livre".

Eu apenas me atenho a saber lidar com o APT, a Mageia usei por um tempo por achar uma distro ótima em estabilidade, mas que pelo meu desinteresse em tentar entender o RPM não acho mais viável usá-la. O Opensuse, como eu disse e se não disse vi em algumas máquinas da SpaceBR que os pequenos e micro empresários compraram, mas que não me atrapalhei não apenas acho que para mim ele não serviria mesmo.

T+

Offline paulosebin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Kubuntu 15.10 pode ser o último!
« Resposta #29 Online: 24 de Agosto de 2015, 11:21 »
A notícia publicada aqui em http://sempreupdate.org/jonathan-riddell-renuncia-do-conselho-da-comunidade-kubuntu/ foi ótima. Lendo o começo da postagem, parecia mesmo que Ubuntu não teria mais atualizações.