Ativação do modo Legacy na Bios

Iniciado por Paulo Mourão, 02 de Abril de 2015, 19:53

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Mourão

Boa noite,

Tenho um notebook com win 8 e ubuntu 14.04 mas, ou acesso um ou outro pois devo entrar na bios e fazer as devidas alterações. Após ler sobre o assunto em alguns sites, vi que na bios devo alterar do modo secure boot para modo legacy, porém, não tenho na bios a opção legacy. Alguém poderia me informar como devo proceder para disponibilizá-lo ? Gostaria de optar por um dos SO diretamente pelo grub.

Desde já agradeço.

druidaobelix

Talvez haja algo errado aí, /Paulo Mourão/, não creio que seja realmente necessário entrar no setup da máquina toda vez que queira dar um boot no sistema.

A primeira questão a definir é se o firmware dessa máquina é realmente UEFI, isto é, se o setup já é pela nova especificação que define a interface entre o firmware e o sistema operacional.

Supondo que seja, questão de ver, dificilmente será mesmo necessário trabalhar no modo Legacy, já que o Ubuntu oferece suporte pleno ao UEFI, entretanto, alguns poucos hardwares exigem mesmo o modo Legacy.

Pode ser que no setup da sua máquina o nome não esteja como Legacy, mas alguma coisa como "BIOS mode" ou ainda UEFI enabled (disabled).

Esse tópico aqui do Fórum talvez possa auxiliá-lo:

Dual boot do Ubuntu e Windows 8 em notebooks fabricados após 2011

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115894.0.html
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Paulo Mourão

Bom dia druidaobelix,

Deverei ler com bastante calma o que você indicou pois as opções que aparecem no Grub são Ubuntu, memory test e recovery. Comprei o notebook ano passado e acredito que já tenha a nova especificação. No setup desabilitei o UEFI(disabled). Verificarei novamente baseado nas hipóteses que sugeriu e retorno.

Paulo Mourão

Pergunta de um leigo: A atualização do GRUB altera algo ? A versão que tenho no notebook é 2.02 beta.

druidaobelix

CitarNo setup desabilitei o UEFI(disabled).

Se há essa opção de habilitar e desabilitar UEFI, então o setup realmente é UEFI.

CitarA atualização do GRUB altera algo ?

O grub é aquele que vem embarcado no Ubuntu, nada a alterar, é ele mesmo, grub-mkconfig (GRUB) 2.02~beta2-9ubuntu1

É ver se é possível instalar com o UEFI habilitado e não em modo legacy, aquele roteiro linkado traz valiosas informações.

A estrutura de particionamento é de outra natureza e específica para UEFI, pois já não se trata mais de usar a MBR para o boot e sim uma partição específica para isso. Possivelmente será necessário reinstalar o Win nessa verificação, onde um backup é essencial.

www.arredondar.org.br

Paulo Mourão

O Win é OEM. Pedi algumas vezes o serial a samsung mas não me forneceram. Lerei aquele link com mais cuidado e postarei.

Te agradeço.

druidaobelix

CitarPedi algumas vezes o serial a samsung mas não me forneceram.

O serial deve estar na própria UEFI.

Daquele link retro mencionado se extrai:

"[...] para evitar problemas futuros, recomenda-se anotar o número de série do Windows, que não vem mais colado em etiqueta e sim gravado digitalmente na BIOS. Para tanto, existem aplicativos como wpkey, da Microsoft."

www.arredondar.org.br

Paulo Mourão

Bom dia Druidaobelix,

Como o procedimento do link que sugeriu não é tão fácil, aguardarei o lançamento do Ubuntu 15.04 para fazer uma instalação limpa e aí executo conforme sugerido. Consegui o serial usando o aplicativo.
Assim que fizer postarei o resultado.