Autor Tópico: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon [Resolvido]  (Lida 7245 vezes)

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04 X ATI Radeon [Resolvido]
« Online: 17 de MAR?O de 2015, 22:32 »
Olá, pessoal. Desde a versão 8 do Ubuntu tenho atualizado minhas versões sem problemas mais graves. Inclusive, apesar da minha máquina ser 64bits, sempre rodei com 32 tranquilo. Contudo, na versão 14.04, deparei-me com um problema inusitado. A instalei e por um bom tempo funcionou bem, porém, após uma atualização ela começou a travar sistematicamente. Intrigado, pesquisei aqui e em outros fóruns em busca de uma solução que, geralmente, apontava para incompatibilidade entre o SO e as mais diversas placas de vídeo. Tentei de tudo e não obtive resultados. Por fim, resolvi aceitar a recomendação do manual da minha MB e instalei a versão de 64bits. Ainda assim, deu no mesmo. Entrei no terminal e fiz um teste de reconhecimento e funcionamento da placa, e o resultado foi o seguinte:

rockarlos64@rockarlos64-System-Product-Name:~$ lspci -nnk | grep -iA2 vga
01:05.0 VGA compatible controller [0300]: Advanced Micro Devices, Inc. [AMD/ATI] RS780L [Radeon 3000] [1002:9616]
   Subsystem: ASUSTeK Computer Inc. Device [1043:8388]
   Kernel driver in use: radeon

rockarlos64@rockarlos64-System-Product-Name:~$ /usr/lib/nux/unity_support_test -p
OpenGL vendor string:   X.Org
OpenGL renderer string: Gallium 0.4 on AMD RS780
OpenGL version string:  3.0 Mesa 10.3.2

Not software rendered:    yes
Not blacklisted:          yes
GLX fbconfig:             yes
GLX texture from pixmap:  yes
GL npot or rect textures: yes
GL vertex program:        yes
GL fragment program:      yes
GL vertex buffer object:  yes
GL framebuffer object:    yes
GL version is 1.4+:       yes

Unity 3D supported:       yes

Apesar de eu não ser um técnico em informática, a princípio, parece-me que está tudo em ordem. Não uso recurso de 3D nem nada de mais complexo. Do compiz quero distância. Alguém, por gentileza, teria uma explicação para fenômeno tão bizarro?  :o
Desde já muito agradecido.
« Última modificação: 30 de MAR?O de 2015, 23:15 por rockarlos64 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #1 Online: 18 de MAR?O de 2015, 01:08 »
Vamos por partes!

Primeiro, você está usando qual versão do Ubuntu afinal? Você diz que quer distância do Compiz, mas está usando Unity?

Segundo, este seu processador já não suporta bem o Ubuntu, o Ubuntu + Unity precisam de um Core i3 ou equivalente da AMD pra cima pra rodar liso. Seu processador equivale a um Core 2 Duo e8300! Você deveria estar usando um Xubuntu ou Lubuntu.  Outra coisa, essa placa de vídeo é velha conhecida quanto a sua lentidão com o Ubuntu desde a versão 12.04.  Não sei como tudo corria bem até agora pra você.

Terceiro, você está usando qual driver de vídeo? O livre ou o proprietário? No site da AMD, ela indica até o Catalyst 13.1 para essa placa, um driver do início de 2013. Ele já chama este driver de Legacy!

Então tudo indica que uma versão muito nova do driver de vídeo ou do Xorg não devam rodar bem com essa placa de vídeo.

Portanto aí estão as possíveis causas do seu problema de travamentos. 

Já testou HD e memórias? Afinal, você disse que tudo funcionava bem e depois ficou ruim.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #2 Online: 18 de MAR?O de 2015, 15:31 »
Grande Galactus, antes de mais nada, muito agradecido pela atenção dada ao meu tópico. Tentarei aqui esclarecer os pontos obscuros que você apontou:
Primeiro, a versão que utilizo se encontra na minha assinatura, onde você mesmo identificou o meu processador. Quanto à questão do Compiz, realmente me expressei mal, na verdade quis dizer que não o utilizo em todo o seu potencial, usando apenas o básico, e por isso peço desculpas;
Segundo, até agora, meu processador não me deu nenhum motivo para preocupações, e minha placa de vídeo sempre atendeu às minhas necessidades básicas sem que eu observasse a lentidão mencionada por você. Inclusive, rodando 12.04 desde o seu lançamento em 2012 e a 14.04 desde o ano passado (só uso versões LTS). O problema começou neste mês;
Terceiro, peço desculpas novamente, desta vez pela minha ignorância, não faço a mínima ideia qual seja o meu driver de vídeo. Há algum comando no terminal que me possibilite averiguar isso? Se você me passar eu posto o resultado aqui.
Quanto aos testes de memória, efetuei o memtest e deu tudo ok, e o HD troquei na semana passada. E você não sabe do pior, ontem, após abrir o tópico, atualizei o meu kernel do 3.16 para o 3.18, e não é que desde então pararam os travamentos!!! Minha esposa utilizou a máquina por horas nesta manhã, e eu cheguei agora do trabalho e estou a utilizando, e tá rodando que é uma beleza. Se você, que é o cara, não sabe como tudo corria bem aqui, imagine eu! Vou aguardar as próximas horas para ver como ele se comporta.
Muito obrigado.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #3 Online: 20 de MAR?O de 2015, 20:31 »
A saga continua, realmente os travamentos persistem. Vou trocar o meu Athlon X2 por um X4 e seguir seu conselho, Galactus. Como comprei via internet, vai demorar um pouco. Quando chegar, posto o resultado aqui.
Mais uma vez, muito obrigado, Galactus.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #4 Online: 20 de MAR?O de 2015, 20:54 »
Como, segundo sua assinatura, o seu sistema tem 6 GB ram, isso dá uma muito boa suavizada no desempenho, ajuda muito, mesmo sendo um X2.

Procure prestar atenção se há algum padrão nesses travamentos, isto é, se ocorrem quando algum(ns) programa(s) em especial está rodando, observe especialmente se é quando usa o navegador na internet.

Agora apenas um palpite: instale o Google Chrome e use-o exclusivamente ao invés do Firefox para navegar na Internet, veja se com isso reduz ou elimina os travamentos (como disse, é apenas um palpite).

Se apenas isso não resolver, então algumas características do Compiz-Unity podem ser desabilitadas e ver o que acontece, pode ser que melhore significativamente. Vou levantar melhor quais são e depois faço o post.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #5 Online: 20 de MAR?O de 2015, 21:15 »
Druidaobelix, muito obrigado pela atenção. Os travamentos não têm hora ou lugar. Às vezes, eu ligo, ele inicia bonitinho, mas trava antes mesmo de eu abrir quaisquer programas; mas, a maioria das vezes ocorrem quando estou navegando na internet, seja no Firefox ou no Chrome (instalado há muito tempo pois sou assinante Netflix), além do Thunderbird. Estou no aguardo do seu post pra sobreviver até meu novo processador chegar.
Valeu mesmo.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #6 Online: 20 de MAR?O de 2015, 21:18 »
Terceiro, você está usando qual driver de vídeo? O livre ou o proprietário?
Mestre Galactus, segue o que creio ser meu driver de vídeo.

rockarlos64@rockarlos64-System-Product-Name:~$ glxinfo | grep 'version'
server glx version string: 1.4
client glx version string: 1.4
GLX version: 1.4
OpenGL core profile version string: 3.3 (Core Profile) Mesa 10.3.2
OpenGL core profile shading language version string: 3.30
OpenGL version string: 3.0 Mesa 10.3.2
OpenGL shading language version string: 1.30

Tudo indica ser um driver livre.  :-[
« Última modificação: 20 de MAR?O de 2015, 22:16 por rockarlos64 »
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #7 Online: 21 de MAR?O de 2015, 18:39 »
Se está partindo do princípio que já foram feitas as verificações mais elementares tais como:

a) verificação da memória ram (Mentest, opção longa Bit fade test);

b) integridade física dos discos (GSmartControl, opção longa Extended Self-test);

c) e obviamente integridade do sistema de arquivos, que o sistema faz por padrão de quando em quando mas que pode ser forçado fazendo sudo touch /forcefsck e reinicializando;

portanto, afastadas essas hipóteses.

Assim, a hipótese é que os travamentos decorrem de alguma incompatibilidade entre o ambiente compiz-unity e o driver da placa de vídeo.

O travamento ora referido é um travamento completo (freezer, congelamento) do ambiente gráfico, que não responde a nenhuma ação do mouse e nem mesmo ao teclado, também não respondendo ao chamado para tty (Ctrl + Alt + F1) e nem mesmo a chamada extrema de SysRq (RSEIUB ou RSEIUO), resumindo, resta como única opção resetar a máquina físicamente.

Um processador 'fraco' não produz travamentos, produz 'engasgos', lentidão, mas não travamento completo, freezer. A mesma coisa em relação a pouca memória ram, que no caso concreto é hipótese afastada vez que disponível 6GB ram, mais que suficiente e confortável.

Assim, o raciocínio é desabilitar as funções que mais exigem recursos da placa gráfica e, com isso, ao menos reduzir os travamentos.

Claro que se estará obtendo um Ubuntu Unity mais pobre esteticamente, eliminando vários recursos gráficos.

Tenho um caso semelhante, apenas que com uma placa gráfica NVídia, a qual sempre funcionou sem problemas no Ubuntu (e ainda funciona sem problemas numa partição - mesma máquina - com a versão 12.04 atualizada, não limpa), porém na versão 14.04 e 14.10 passou a ocorrer travamentos e mais travamentos (também no Kubuntu), porém funciona sem problemas no Lubuntu - outra partição, mesma máquina - usando o driver nouveau.

Melhorou consideravelmente após o procedimento a seguir, como dito, notadamente usando o navegador Chrome e não o Firefox, não faço ideia de qual a razão disso (?), ainda não consegui descobrir a causa objetiva e identificável do travamento e menos ainda a correlação com tal e qual navegador.

Bem, vamos à implementação:

Instale o CompizConfigSettingsManager (Gerenciador de Configurações do CompizConfig), pela Central de Programas do Ubuntu (digite compizconfig na caixa de pesquisa).

Alerta!!: Essa ferramenta de configuração é complexa e pode ocasionar grande estrago no sistema se usada inadequadamente.
Jamais desabilite de forma completa a opção "Ubuntu Unity Plugin", pois irá quebrar o sistema de uma forma irreversível e irrecuperável.

Cuidado com as opções cruzadas, que são dependências dos plugins, para desabilitar isso, precisa desabilitar aquilo, salvo quando expressamente indicado, não faça pelas opções gerais, faça item a item.

O painel CompizConfig é subdividido em categorias.

Ao clicar sobre algum ícone, dentro dele, no lado esquerdo inferior, existe o botão 'Voltar".

Valores que possuem um botão do tipo seta apontada para o valor e com um X dentro, ao clicar no X retorna o valor padrão.

Itens não referenciados na lista abaixo permanecem com o padrão da instalação.

1. Geral
1.1 Comandos --> nada a alterar
1.2 Compatibilidade Gnome -- desabilitado total
1.3 Composite
1.3.1 Geral
1.3.1.1 Animações Lentas --> Desabilitado
1.3.1.2 Taxa de Atualização --> 1
1.4 Copy to texture --> desabilitado
1.5 OpenGL
1.5.1 Geral
1.5.1.1 Filtro de Textura --> Rápido
1.5.1.2 Sincronizar a VBlank --> desabilitado
1.5.1.3 Fremebuffer object --> desabilitado
1.5.1.4 Vertex buffer object --> experimente desabilitar, aqui não deu certo, originou uma tela preta na abertura de programas.
1.5.1.5 Always use buffer swapping --> desabilitado
1.5.1.6 X11 Sync objects --> desabilitado
1.6 Opções Gerais --> nada a alterar

2. Acessibilidade
2.1 Enhanced Zoom Desktop --> Desabilitado (total)

3.Área de Trabalho
3.1 Desktop Wall --> nada a alterar
3.2 Expo --> nada a alterar
3.3 Ubuntu Unity Plugin --> NUNCA desabilitar de forma geral
3.3.1 General
3.3.1.1 Panel Opacity --> 0,0000
3.3.1.2 Panel Opacity for Maximized Windows Toogle --> assinalar
3.3.1.3 Dash Blur --> No Blur
3.3.2 Decorations
3.3.2.1 Shadow X offset --> 0
3.3.2.2 Shadow Y offset --> 0
3.3.2.3 Active window shadow radius --> 1
3.3.2.4 Inactive windows shadow radius --> 1
3.3.3 Launcher
3.3.3.1 Launcher Opacity --> 0,0000
3.3.3.2 Launcher icon Backlight Mode --> Backlight Always Off
3.3.3.3 Launcher icon Launch Animation --> None
3.3.3.4 Launcher Icon Urgent Animation --> None
3.3.4 Menus
3.3.4.1 Menus Fade-in Duration --> 0
3.3.4.2 Menus Fade-out Duration --> 0
3.3.4.3 Menus Discovery Duration --> 0
3.3.4.4 Menus Discovery Fade-in Duration --> 0
3.3.4.5 Menus Discovery Fade-out Duration --> 0
3.3.5 Switcher
3.3.5.1 Show live previews of windows in the Switcher --> desabilitado
3.3.5.2 Timed automatic to show live previews in the Switcger --> desabilitado
3.3.5.3 Bias alt-tab do prefer windows on the current viewport --> desabilitado
3.4 Viewport Switcher --> nada a alterar

4. Efeitos
4.1 Animations --> desabilitado (total)
4.2 Decoração da Janela --> desabilitado (total)
4.3 Janelas Desvanecidas --> desabilitado (total)

5. Carregamento de Imagem
5.1 PNG --> nada a alterar

6. Utilidade
6.1. Compiz Library Toolbox --> nada a alterar
6.2. Filtragem através de expressões regulares --> nada a alterar
6.3. Mouse position polling --> nada a alterar
6.4. Session Management --> nada a alterar
6.5. Soluções --> nada a alterar

7. Gerenciamento de Janelas --> nada a alterar
obs: essa categoria precisa ser melhor explorada com testes

8. Sem categoria
8.1. Unity MT Grab Handles --> nada a alterar
obs: também faltou ver melhor essa categoria.

É apenas um método de tentativa e erro, possivelmente não são realmente necessárias todas essas alterações e eventualmente alguma que pudesse ser útil para evitar o travamento deixei passar, a questão precisa ser aprofundada com mais trabalho e melhores testes.

Assim, considere esse rol acima apenas como um indicativo, um espelho do que foi feito aqui e que, afinal, acabou tornando usável o Ubuntu Unity, que antes disso estava totalmente não operacional em razão dos travamentos freezers da tela.
« Última modificação: 21 de MAR?O de 2015, 19:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #8 Online: 21 de MAR?O de 2015, 22:15 »
Boa noite, druidaobelix. Mais uma vez muito agradecido pela sua inestimável atenção. Das verificações mais elementares citadas por você, eu só não havia feito a letra c) (sudo touch /forcefsck), e aconteceu algo sinistro: quando reiniciei tudo correu bem, mas a tela pra botar a senha já surgiu travada. Mas, o pior viria depois: quando dei o reboot, a própria tela da bios surgiu travada! Achou que estava ruim? Piorou, no terceiro reboot, simplesmente a tela ficou negra e não apareceu nada! Para não infartar, adotei o procedimento que chamo de "não é nem comigo", ou seja, desliguei o computador e o deixei quieto. Jantei, voltei, o liguei e o miserável funcionou perfeitamente. Mediante os últimos acontecimentos e as dicas que você e Galactus me deram, resolvi adotar os seguintes procedimentos:
1) comprei um processador novo, o AMD X4, para substituir o meu X2. De acordo com o rastreamento dos Correios chega na quarta-feira;
2) baixei o driver proprietário da placa AMD, o Catalyst 13.01, mas só vou instalá-lo quando chegar o novo processador. O sistema está muito instável pra mexer nele agora;
3) rezar para que com o novo processador, a memória de 6GB e o driver proprietário, a incompatibilidade entre o ambiente compiz-unity e o driver seja resolvido;
4) caso não seja, desabilitar as funções citadas por você, e aguardar um momento financeiro melhor para fazer um upgrade geral na minha máquina.
Mais uma vez extremamente agradecido pela sua consideração em responder ao meu tópico.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #9 Online: 23 de MAR?O de 2015, 08:10 »
rockarlos64, volto a reiterar a necessidade de testar o seu hardware.  Veja, você relata travamentos no Boot na verificação da BIOs!  Nem chegou no sistema operacional!   Dá pra fazer uma verificação física de sua placa mãe?  Se possível verifique possíveis capacitores "estufados".  Esta verificação é bem simples de fazer.  Se tiver algum fora do padrão, sua placa mãe está com defeito e não vai ter sistema operacional nenhum que funcione corretamente. Se tiver alguma coisa errada com a placa mãe é bom verificar sua fonte e a qualidade da energia recebida por ela.

Testou as memórias e o disco rígido como eu e o druidaobelix falamos?

Veja que se tiver mais algum problema de hardware, só a troca do processador não vai resolver seu problema. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #10 Online: 25 de MAR?O de 2015, 01:11 »
Olá, Galactus, mais uma vez muito obrigado pela atenção. Fiz a verificação da MB e não encontrei nehuma anomalia. Recebi e instalei o novo processador prontamente reconhecido por ela e pelo Ubuntu, porém os travamentos persistiram. Testei o HD pelo GSmartControl e o mesmo está ok. Não consegui fazer o memtest, pois, infelizmente, o sistema abre direto sem passar pelo grub. Como tenho 2 pentes, um de 2 e outro de 4GB, fiz a coisa manualmente mesmo, isto é, primeiro retirei o pente de 2, e os travamentos continuaram; reiniciei sem o pente de 4 e somente com o de 2, e, por enquanto, inclusive vendo filme por streaming, os travamento cessaram. Parece que o problema estava na memória mesmo. Quanto à fonte, é uma real de 500 que comprei ano passado, creio ser improvável ela estar com algum problema: a ventoinha está ok e não registrei nenhum superaquecimento. Vou aguardar uma semana, e se não houver mais travamentos, estará comprovado o problema na memória. Aí, basta comprar um novo pente de 4G, e tudo voltará ao normal, graças a ajuda de vocês. Aguardemos.
Desde já agradecido.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #11 Online: 25 de MAR?O de 2015, 04:21 »
Citar
Não consegui fazer o memtest, pois, infelizmente, o sistema abre direto sem passar pelo grub.

Uai, faz ele parar no menu!

Faça uma cópia de segurança do arquivo de configuração:

Código: [Selecionar]
sudo cp /etc/default/grub /etc/default/grub-original
Agora edite o arquivo:

Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/default/grub
Deixe essas três linhas dessa forma:

#GRUB_HIDDEN_TIMEOUT=0
GRUB_HIDDEN_TIMEOUT_QUIET=true
GRUB_TIMEOUT=10

Salvar e sair

Faça:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
reinicie o sistema.

« Última modificação: 25 de MAR?O de 2015, 13:26 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #12 Online: 25 de MAR?O de 2015, 04:29 »
Quanto ao Mentest, note que ele executa automaticamente uma série de 8 testes, que é o Default Tests, num loop contínuo (a quantidade de vezes vai aparecendo na coluna Pass). Deixe fazer algumas vezes.

Depois acione a tecla 'c' para configurações -> aparece um lista 'Settings'

acione a tecla 1 'Test Selection'
depois aciona 3 Select Test
depois Test Number [0-9] marque o 9
O 9 é o Bit fade test e demora cerca de 90 minutos até algumas horas dependendo do tamanho da memória ram e processador

Lembre-se que precisa teclar o 0 (zero) para continuar com as verificações.

Um adendo no Mentest e só para lembrar:

(SP) scroll_lock -> sp=space, é a barra de espaço
(CR) scroll_unlock -> cr=carriage return or enter, é a tecla de Backspace (Retorno) ou ainda a Enter, dependendo do teclado.

Isso caso tenha que fazer a rolagem da tela para ver resultados longos.

Caso apareçam erros na memória do sistema os endereços precisam ser anotados para que, depois, venham a compor um mapa de endereços que o kernel (núcleo) do sistema não deva usar.

De qualquer forma o teste de substituição física que você fez para tentar concluir por eliminação também é válido e pode sim ser bastante útil.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon
« Resposta #13 Online: 25 de MAR?O de 2015, 16:12 »
Obrigadão, druidaobelix! Taí uma coisa que eu sentia muita falta das versões antigas: a inicialização pelo grub!  :D Às vezes, a gente precisa inicializar pelo modo de segurança por causa de algum problema, e eu não tinha essa opção. Mais uma boa dica enviada por você!
Valeu mesmo!  8)
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Ubuntu 14.04 X ATI Radeon [Resolvido]
« Resposta #14 Online: 30 de MAR?O de 2015, 23:12 »
Olá, druidaobelix e galactus. Desculpem a demora em finalizar este tópico, mas queria realmente ter certeza que o problema fora sanado. Realmente, ele estava no pente da memória de 4GB. O substituí por outro de 2, pra ficar equivalente com o outro de 2, e, voilá, tudo funcionando perfeitamente sem travamentos há quase uma semana. Não vou nem instalar o drive proprietário da placa de vídeo, ela está ótima rodando com os gráficos gallium 0.4. E uma coisa que aprendi é nunca mexer no que está dando certo. Ela suportou tranquilamente o 12.04 e agora 14.04. Talvez isso seja útil para outras pessoas com a mesma placa e sejam usuárias básicas como eu, que não necessitam de efeitos especiais ou de rodar jogos complexos. Creio que a raiz do meu problema de não suspeitar da memória foi o fato de sempre confiar no hardware, pois todas as outra vezes que tive problemas com memória, a máquina não ligava e dava aqueles apitos tradicionais. Pela ausência desses sinais, acabei dando trabalho a vocês.  :-[
Mais uma vez, muito obrigado.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.