Autor Tópico: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros  (Lida 9104 vezes)

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Desde o inicio do ubuntu gnome 14.04, tenho-me batido com problemas com o nautilus, partilha de ficheiros, com os repositórios e outras chatices já reportadas no fórum.  :'(
Tenho notado que na www circulam varias queixas idênticas às que tenho deparado.
ubuntu gnome 14.04 e o  ubuntu gnome 14.10, têm dados problemas idênticos, apesar de todos os fóruns consultados e experiências adquiridas com o pessoal, nada resolveu.
Por várias vezes formatei o disco rígido e instalei o sistema.  ???
Não tenho mais paciência para aturar esses “crache” constantes, que tanto atrapalhavam o desempenho.
Foi então que decidi instalar outros detritos, testa-los e substituir o já muito usado por mim (ubuntu)

No meu PC de trabalho, infelizmente actualizai do lubuntu 12.04LTS para o lubuntu 14.04LTS e começaram os problemas com repositórios e outras encrencas, “levou com o debian 7”  agora OK:

Felizmente descobri um derivado do unbutu (Linux Caixa Magica)  http://pplware.sapo.pt/linux/saiu-o-linux-caixa-magica-22-rc-o-melhor-linux-portugues/
http://linux.caixamagica.pt/pag/a_index.php

Fiquei muito surpreendido com a qualidade deste sistema e sua estabilidade, já lá vai uma semana de utilização e nada de erros.
Os erros acima reportados não aconteceram e tudo funciona lindamente, neste OS estão corrigidos.  ;D

Desde o Ubuntu 13.10, que a qualidade  deste OS (ubuntu) é decadente.

Pergunto:
O que anda a fazer a Canonical, algo não esta correto.

Estou certo... ou é apenas uma má interpretação/utilização da minha parte?  ::)

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2015, 08:20 »
Citar
Desde o Ubuntu 13.10, que a qualidade  deste OS (ubuntu) é decadente.

Pergunto:
O que anda a fazer a Canonical, algo não esta correto.

Compartilho de tua opinião, nobre companheiro.

Acho que a Canonical tá focando tanto no "ubuntu core/snappy" e no Openstack que deixou o ubuntu desktop/touch como projetos secundários.

Minha percepção dessa decadência aconteceu logo na versão 12.04, a partir daí eu cai na real e mudei de ambiente gráfico(KDE, Kubuntu), e estou feliz desde então.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2015, 19:27 »
Citar
Desde o Ubuntu 13.10, que a qualidade  deste OS (ubuntu) é decadente.

Pergunto:
O que anda a fazer a Canonical, algo não esta correto.

Compartilho de tua opinião, nobre companheiro.

Acho que a Canonical tá focando tanto no "ubuntu core/snappy" e no Openstack que deixou o ubuntu desktop/touch como projetos secundários.

Minha percepção dessa decadência aconteceu logo na versão 12.04, a partir daí eu cai na real e mudei de ambiente gráfico(KDE, Kubuntu), e estou feliz desde então.

Pois é, com tanta concentração focada noutros interesses o ubuntu já era. Se calhar ainda falham mas é em tudo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2015, 14:00 »
Citar
Desde o inicio do ubuntu gnome 14.04,...
Ué, mas o Ubuntu agora não vem com o Unity, em vez do Gnome?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Cleiton Nunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 310
    • Ver perfil
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #4 Online: 19 de Janeiro de 2015, 16:11 »
Citar
Desde o inicio do ubuntu gnome 14.04,...
Ué, mas o Ubuntu agora não vem com o Unity, em vez do Gnome?

Uái, não conhece o Ubuntu GNOME?
http://ubuntugnome.org/
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2015, 16:19 por Cleiton Nunes »
Trisquel GNU/Linux 7.0 http://trisquel.info/ on Intel i3, 8GB RAM, HD graphics 3000 and 500GB hard disk.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #5 Online: 19 de Janeiro de 2015, 16:16 »
Na verdade não conhecia não. Como eu sempre usei o Kubuntu, não estou por dentro das outras variantes.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #6 Online: 19 de Janeiro de 2015, 16:46 »
Citar
Estou certo... ou é apenas uma má interpretação/utilização da minha parte?

Deve ser alguma particularidade do seu sistema, algo específico da sua máquina
.
Não compartilho dessa sua impressão, tenho o Ubuntu Gnome 14.04 instalado e funciona de forma impecável, sem uma única vírgula de problema.

Tenho ainda o Lubuntu 14.04 também instalado e igualmente funciona de forma impecável, além da extrema leveza e velocidade.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #7 Online: 19 de Janeiro de 2015, 19:32 »
É preciso entender que nem toda distribuição Linux vai funcionar bem com o seu hardware. Quando acontece isso comigo, da distribuição não funcionar direito nas minhas máquinas, eu procuro outra versão ou até mesmo uma distro diferente ao invés de ficar dando murro em ponta de faca!

O Gnome 3 eu não uso nem a pau Juvenal! Vou ficar descendo o malho? Unity idem! Uso que funciona pra mim. Por isso fui pro KDE. Não tenho nem metade um terço destes problemas relatados pelo Unity! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #8 Online: 20 de Janeiro de 2015, 22:12 »
Boas opiniões pessoal, mas eu tentei tudo para que o sistema funcionasse, no entanto instalei outro Linux com o gnome3 e está a funcionar na perfeição, não deu mais galho.
Além que os erros com o nautilus já estão comentados em muitos sites.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #9 Online: 04 de Fevereiro de 2015, 22:25 »
Boas pessoal:
Voltei a instalar o ubuntu 14.04LTS. Tenho trabalhado com ele, incluindo a edição de vídeos e fotos, nunca tinha trabalhado com o unity durante tanto tempo e estou a gostar, se calhar ainda vou substituir pelo gnome.
Contudo ainda noto falhas no nutilus, quando abre muitas pastas fica lento.
A ver vamos.  ::)

A evolução tem como principio o desenvolvimento e o melhoramento da experiência. dai tar sempre a ver qual é o melhor e mais adequado as minhas necessidades.

 
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2015, 22:28 por DelRod »

Offline carrusca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #10 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 07:54 »
 ???ola pessoal, trabalho com ubuntu a alguns anos, mas as últimas atualizações não correspondem como as anteriores, tenho instalado em equipamentos diversos, no meu notebook, nos computadores da escola em que trabalho, mas, também observo erros de execução e as janelas chatas parando a execução falando de algum erro e também utilizo muito o crontab, e o ubuntu 14.04 do nada para de funcionar e após algumas atualizações volta, não posso continuar com um sistema que não tenha confiança.

abraço

wander carrusca

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #11 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 09:59 »
Citar
[...] mas eu tentei tudo para que o sistema funcionasse, no entanto instalei outro Linux com o gnome3 e está a funcionar na perfeição, não deu mais galho.


Mas então, /DelRod/, diga especificamente ainda que para registro e publicidade qual é a configuração da máquina e/ou se possível marca e modelo e ainda o respectivo ambiente gráfico nela instalado, que está a dar problemas e até mesmo porque você próprio disse que há outra em que tudo funciona à perfeição.


Citar
[...] tenho instalado em equipamentos diversos, no meu notebook, nos computadores da escola em que trabalho, mas, também observo erros de execução e as janelas chatas parando a execução  [...]

Igualmente, /carrusca/, quais as configurações desses equipamentos, incluindo marca e modelo se existirem e também o respectivo ambiente gráfico que diz não estarem bem?

Sem as especificações de equipamentos, respectivo ambiente gráfico e concreto problema encontrado, os reclamos tornam-se apenas lamúrias sem utilidade prática.

Tenho diretamente vários equipamentos e distintos ambientes gráficos e nenhum dando qualquer espécie de problema, tudo funcionando maravilhosamente bem, leve e rápido.

Não basta dizer "[...] reclamações como se tem visto nos fóruns em geral". Oras, claro que só se vê reclamações nos fóruns em geral, mesmo porque os fóruns foram feitos com esse propósito, acatar reclamações. Não existe fórum criado ou pessoas postando apenas para dizer "aqui está tudo bem", então o ruído que se ouve, sabe-se, corresponde exatamente às reclamações.  

Há ainda notícias de parques e parques de numerosos equipamentos, na casa de centenas e milhares, na mesma situação, sem dar qualquer espécie de problema, tudo funcionando muitíssimo bem.

Claro que o Unity, como um sistema moderno e com inúmeros recursos gráficos avançados, pede computadores potentes e de arquitetura moderna, o mesmo se aplicando do Gnome, é para isso que foram construídos.

Onde não há essa disponibilidade é necessário procurar alternativas mais adequadas, como os vários sabores (K/L/X)Ubuntu e até mesmo as derivadas nele baseadas, quando quer se beneficiar do vigoroso sistema de atualização do Ubuntu.

O Linux funciona muitíssimo bem em pelo menos 97% dos equipamentos nos quais é instalado, o que é um índice fantasticamente bom, considerando que grande parte desse equipamento é ainda altamente ultrapassado. O único que funciona em 100% dos equipamentos é o Mac, pela óbvia razão de que quem faz o software também faz o hardware.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #12 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 21:50 »
Citar
[...] mas eu tentei tudo para que o sistema funcionasse, no entanto instalei outro Linux com o gnome3 e está a funcionar na perfeição, não deu mais galho.


Mas então, /DelRod/, diga especificamente ainda que para registro e publicidade qual é a configuração da máquina e/ou se possível marca e modelo e ainda o respectivo ambiente gráfico nela instalado, que está a dar problemas e até mesmo porque você próprio disse que há outra em que tudo funciona à perfeição.


Citar
[...] tenho instalado em equipamentos diversos, no meu notebook, nos computadores da escola em que trabalho, mas, também observo erros de execução e as janelas chatas parando a execução  [...]

Igualmente, /carrusca/, quais as configurações desses equipamentos, incluindo marca e modelo se existirem e também o respectivo ambiente gráfico que diz não estarem bem?

Sem as especificações de equipamentos, respectivo ambiente gráfico e concreto problema encontrado, os reclamos tornam-se apenas lamúrias sem utilidade prática.

Tenho diretamente vários equipamentos e distintos ambientes gráficos e nenhum dando qualquer espécie de problema, tudo funcionando maravilhosamente bem, leve e rápido.

Não basta dizer "[...] reclamações como se tem visto nos fóruns em geral". Oras, claro que só se vê reclamações nos fóruns em geral, mesmo porque os fóruns foram feitos com esse propósito, acatar reclamações. Não existe fórum criado ou pessoas postando apenas para dizer "aqui está tudo bem", então o ruído que se ouve, sabe-se, corresponde exatamente às reclamações.  

Há ainda notícias de parques e parques de numerosos equipamentos, na casa de centenas e milhares, na mesma situação, sem dar qualquer espécie de problema, tudo funcionando muitíssimo bem.

Claro que o Unity, como um sistema moderno e com inúmeros recursos gráficos avançados, pede computadores potentes e de arquitetura moderna, o mesmo se aplicando do Gnome, é para isso que foram construídos.

Onde não há essa disponibilidade é necessário procurar alternativas mais adequadas, como os vários sabores (K/L/X)Ubuntu e até mesmo as derivadas nele baseadas, quando quer se beneficiar do vigoroso sistema de atualização do Ubuntu.

O Linux funciona muitíssimo bem em pelo menos 97% dos equipamentos nos quais é instalado, o que é um índice fantasticamente bom, considerando que grande parte desse equipamento é ainda altamente ultrapassado. O único que funciona em 100% dos equipamentos é o Mac, pela óbvia razão de que quem faz o software também faz o hardware.



Bom... neste momento até estou a trabalhar com o ubuntu 14.04LTS razoavelmente bem, o problema que noto por vezes, é as pastas, depois de abertas não mostra os ficheiros que contem no interior, mas segundo parece é um problema comum e habitual nas ultimas duas edições do ubuntu , tenho uma máquina com o ubuntu KDE 14.04 e tá a funcionar bem, tive muitos problemas com o ubuntu gnome 14.04LTS e alguns com o ubuntu com ambiente unity.
Testei uma versão denominada caixa magica 22 com o gnome3 e estava a funcionar bem.
O debian também não esta com esse problema.
Se alguns OS funcionam bem na minha máquina e outros não, o problema deve ser de alguma erro do próprio sistema, mas sempre usei debian e ubuntu sem reclamações, espero que continue sempre assim
   
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2015, 21:52 por DelRod »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #13 Online: 24 de Fevereiro de 2015, 23:43 »
Citar
Se alguns OS funcionam bem na minha máquina e outros não, o problema deve ser de alguma erro do próprio sistema [...]

Emtão, caro / DelRod /, perceba que cada sistema, sobretudo no Linux, é idealizado segundo uma vocação própria, não há a pretensão de universalizar para todo e qualquer equipamento, para toda e qualquer finalidade.

Veja que é assim até mesmo no sistema comercial, dito "janelas", que quando planejado tem em vista um determinado segmento do mercado, obviamente procurando abarcar as mais recentes novidades tecnológicas em hardware e, por isso, pedindo sempre e sempre equipamentos mais e mais robustos.

Um Win 7 ou Win 8 não rodará numa imensidão de equipamentos, sobretudos os mais antigos, seja por falta de processador adequado, falta de ram em quantidade suficiente, potencialidade gráfica do hardware e assim sucessivamente em vários aspectos da arquitetura de hardware.

Então, se é assim no "janelas", por que deveria ser diferente no Linux?

Por qual razão há de se esperar que o Linux, que é a exceção das exceções no âmbito dos sistemas operacionais, por qual razão há de se esperar que ele consiga ser universal para todo e qualquer hardware e para toda e qualquer finalidade?

Não há razoabilidade nesse raciocínio, não há realidade nesse raciocínio.

Nada obstante, Linux oferece uma multiplicidade imensa de possibilidades, pois nesse sistema, no limite, você próprio pode até mesmo compilar o próprio kernel ajustando-o ao seu específico equipamento, coisa que nenhum outro sistema comercial irá permitir que você o faça.
Em várias situações no sistema comercial a sua única possibilidade é ir à loja e comprar um outro equipamento; aqui no Linux você, antes disso, ainda pode experimentar várias e várias distribuições para ver se alguma se ajusta a sua necessidade e até mesmo montar o seu próprio sistema operacional.

Ainda assim, não se deve imaginar, pedir ou desejar a universalização absoluta do Linux.
É de ser realista e saber que em alguns equipamentos Linux não irá propiciar integral cobertura de hardware.

É dessa forma e é mesmo para ser dessa forma, é apenas utopia de alguns esse desejo de universalização e popularidade.

Já disse antes e repito mais uma vez: Linux não é para todo mundo.

Diga, por favor, a configuração do seu hardware.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline DelRod

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
    • Ver perfil
    • ACM
Re: Problemas sucessivos com ubuntu 14.04 e 14.10, miséria do nutilus e outros
« Resposta #14 Online: 26 de Fevereiro de 2015, 14:41 »


Diga, por favor, a configuração do seu hardware.

[/quote]

00:00.0 Host bridge: Intel Corporation 2nd Generation Core Processor Family DRAM Controller (rev 09)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E3-1200/2nd Generation Core Processor Family PCI Express Root Port (rev 09)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family MEI Controller #1 (rev 04)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family High Definition Audio Controller (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 1 (rev b5)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 5 (rev b5)
00:1c.5 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 6 (rev b5)
00:1c.6 PCI bridge: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family PCI Express Root Port 7 (rev b5)
00:1c.7 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev b5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family USB Enhanced Host Controller #1 (rev 05)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation H67 Express Chipset Family LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 4 port SATA IDE Controller (rev 05)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family SMBus Controller (rev 05)
00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation 6 Series/C200 Series Chipset Family 2 port SATA IDE Controller (rev 05)
02:00.0 VGA compatible controller: NVIDIA Corporation GF116 [GeForce GTS 450 Rev. 2] (rev a1)
02:00.1 Audio device: NVIDIA Corporation GF116 High Definition Audio Controller (rev a1)
03:00.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT6415 PATA IDE Host Controller
05:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller (rev 06)
06:00.0 PCI bridge: ASMedia Technology Inc. ASM1083/1085 PCIe to PCI Bridge (rev 01)
07:00.0 Multimedia video controller: Brooktree Corporation Bt878 Video Capture (rev 11)
07:00.1 Multimedia controller: Brooktree Corporation Bt878 Audio Capture (rev 11)