Autor Tópico: Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando  (Lida 6686 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando
« Online: 08 de Novembro de 2014, 11:44 »
Aqui no Ubuntu e no Lubuntu 14.04lts, o Firefox fecha inesperadamente, principalmente, quando acesso o Gmail.
Abraço
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Anderson_Coelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando
« Resposta #1 Online: 08 de Novembro de 2014, 20:02 »
Seria interessante que você informasse o seu hardware. Além disso, execute o Firefox pelo terminal, use-o até o problema ocorrer e coloque a saída do comando aqui.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando
« Resposta #2 Online: 10 de Novembro de 2014, 20:13 »
Estou a dos dias fazendo o teste proposto de abrir o firefox pelo terminal no ubuntu 14.04lts e até agora nenhum tipo de travamento.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2014, 21:23 »
Meu Firefox também passou a ter uma certa frequência de travamento.
Também no Ubuntu 14.04 coisa que não ocorria.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando
« Resposta #4 Online: 11 de Novembro de 2014, 08:13 »
Mesma versão do Ubuntu aqui e firefox quase perfeito. Unico problema que tenho e ainda acho que é por conta de pouca memória é que costumo deixá-lo aberto ~upando~ um jogo que costumo brincar, só que quando abro o VirtualBox, me aparece uma mensagem de que "o script não está mais respondendo" e com isso demoro algum tempo até obter controle da máquina novamente para conseguir encerrar o firefox.

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: Firefox no Ubuntu 14.04lts fechando
« Resposta #5 Online: 12 de Novembro de 2014, 20:21 »
Atualmente uso XUbuntu 14.04 LTS Trusty Tarr de 32 bits num PC "velhão" (Intel Pentium D 3.4 GHz, 2 GB de RAM DDR2 667 MHz, motherboard ASUS P5WD2 Premium com barramento de 800 MHz, e 4 HD SATA2 totalizando 2.5 terabytes). O XUbuntu é bem mais leve que o Ubuntu (graças principalmente ao fato de usar o Xfce, ao invés da interface Gnome com o pesado Unity - blargh), por isto o XUbuntu é bem bom para quem tem PC velho como o que eu tenho. O problema é que o Firefox 33 estava absurdamente pesado no meu sistema, e depois de algum tempo ele simplesmente fechava, assim, do nada, de repente.

Dei uma pesquisada na internet e descobri que o Firefox está com um bug de memory leak (vazamento de memória) que faz com que ele vá aos poucos ocupando mais e mais memória RAM, indefinidamente. Daí abri o gerenciador de tarefas e realmente: aqui no meu PC o Firefox começa com uns 100MB, daí vai aumentando, passa para uns 150MB, e assim continua: 200MB, 250MB, 300MB... até que quando atinge algo entre 600MB e 700MB ele subitamente fecha.

Ao constatar esse problema, eu tomei um monte de medidas:
  • Acessei about:addons e desabilitei plugins
  • Também em about:addons eu desabilitei extensões
  • Usei Ctrl Shift Del para esvaziar o cache, cookies etc.
  • Acessei about:memory e executei GC (garbage collect / coleta de lixo), CC (cycle collection / coleta de ciclo) e HM (heap minimize / minimizar o uso de memória)
  • Acessei about:config e mudei várias configurações que deixam o Firefox mais "leve" e usando menos memória RAM e menos cache de disco
  • Desinstalei completamente o Firefox com sudo apt-get purge firefox
  • Após a desinstalação, excluí todas as pastas do firefox (inclusive a .mozilla que ficava oculta dentro da minha pasta pessoal)
  • Também executei o aplcativo Bleachbit (sudo apt-get install bleachbit para instalar e sudo bleachbit para executar) para fazer uma "limpa" no meu sistema inteiro: limpei caches, arquivos temporários em /tmp etc.

Nada adiantou: reinstalei o Firefox e o problema de vazamento de memória continuou. Que raiva. >:(

Sabem o que adiantou? Desinstalar de vez o Firefox e então instalar o SeaMonkey. Ele também é mantido pela fundação Mozilla, mas é um projeto à parte e é absurdamente mais leve que o Firefox, além de não ter esse maldito bug de vazamento de memória que o Firefox tem.

O SeaMonkey não é apenas navegador: ele é uma suíte de aplicativos, pois também inclui cliente de e-mail e de IRC. Tanto nesse aspecto quanto no aspecto estético (ele tem um visual bem retrô), o SeaMonkey lembra muito o antigo Netscape Communicator. Porém, tem suporte aos plugins NPAPI (como é o caso do Sun/Oracle Java e o Adobe Trash), suporta HTML5 etc.

Enfim: instalei o SeaMonkey e redescobri a felicidade. No meu PC eu uso Google Chrome, porém os navegadores Chrome e o Chromium, da empresa Google, já há algum tempo não mais suportam plugins NPAPI. Como eu necessito do Java e do Flash, necessito de outro navegador além do Chrome. Até então, esse segundo navegador era o Firefox. Agora é o SeaMonkey. :)

O lado ruim do SeaMonkey é que ele ainda não está disponível em português do Brasil: somente em português de Portugal ou então em inglês (também pode ser instalado em espanhol ou outra língua latina, para quem preferir). O lado positivo é que ele é leve, rápido, compatível, não tem bug de memory leak, funciona com o Sync da Mozilla (o mesmo que o Firefox usa) etc., e é fácil de instalar: quem tiver interesse pode ler este tutorial que criei. Ele explica como instalar, atualizar e desinstalar o SeaMonkey.

É instalar o SeaMonkey e esquecer dor de cabeça com o Firefox! E, claro, torcer para que o "gênio" que criou o memory leak dentro do Firefox não venha meter o bedelho no projeto de desenvolvimento do SeaMonkey. :P O SeaMonkey está muito bem assim: simples, "feinho", mas muito leve, prático, estável, compatível etc. 8)
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2015, 16:05 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")