Ubuntu em um iMac: vale a pena?

Iniciado por mrbin, 02 de Outubro de 2006, 12:39

tópico anterior - próximo tópico

mrbin

Ola a todos.

Tenho aqui encostado um iMac G3 333mhz com 64mb RAM. Posto dele agora.
Ele roda o Mac OS 9, mas a Apple nao da mais a minima para os sistemas pre-X. Foi muito dificil encontrar um browser que me permitisse acessar o forum e outras coisas como o Orkut e o Gmail. Encontrei o iCab por indicacao no site do Firefox (que tambem so suporta a partir do Mac OS X). Mas ainda assim nao e la essas coisas.
Alem disso, o teclado, como podem ver, e de configuracao extremamente complicada. Nao sei como se coloca acentos e cedilhas. Outra coisa diferente nele e que o mouse so tem um botao.
OpenOffice pra Mac OS 9 nao existe. Alias, quase nada pra Mac OS 9 existe. Parece que esse sistema nunca existiu.
Ando pensando em instalar o Ubuntu nele. Mas sera que vale a pena? Ele e um computador muito bom, muito bonito, mas e modesto. Se no meu P4 ja fica lento, eu imagino o parto que vai ser usa-lo aqui.
Qual a opiniao de voces? Vale a pena colocar o Ubuntu aqui? Se nao, qual outra distro eu posso testar?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

ninjitisu

Tenta o Xubuntu, todos dizem que é muito leve e é o ideal para maquinas modestas se roda em um P2 pq não rodaria em um PPC
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

absolut1983

Recomendo o Xubuntu para micros com 128 MB de RAM ou mais.

Para hardwares mais modestos o melhor a fazer é instalar distros light como Puppy, DSL ou mesmo o Slackware, que é bastante customizável.

Outra: tenho lido bastante sobre Linux em Macs e não é sempre que vale a pena.
Acer Aspire 5051 / AMD Turion 64, 14.1", ATI Radeon Xpress 1100, 120GB HDD, 4GB DDR2 / Karmic Koala 64 bits

mrbin

Andei lendo a respeito e por enquanto não vi nada animador.... e nada que me fizesse abandonar a idéia de vez.
O pior é que nem vender essa bagaça eu consigo. Me oferecem no máximo R$ 500.... e no www.macusado.com.br diz que pelo menos R$ 1.000 ele vale.
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

sanricsou

Oh, amigão...

Os colegas aí em cima estão certos... Vale  muita apena colocar o Xubuntu. Só precisa de ter um pouco mais de memória Ram.

Eu uso um ibook g3, 192 Mb (64 + 128), hd de 6GB. Coloquei o Xubuntu, com o Firefox, Abiword, Gaim, Thunderbird, etc. E ainda adicionei o Openoffice2.0. Roda tudo muito bem. O Mac OS não me faz falta nenhuma, tanto que o removi completamente.

Abraços.

mrbin

Boas novas!

Instalei o Xubuntu no iMac. Rolou tudo perfeito, só tive que corrigir a taxa de atualização do monitor e desabilitar o direct rendering.

De resto, o teclado está 100% configurado, internet funciona direitinho, Openoffice 2.0 rodando e é isso aí!

o Xubuntu ressucitou o velho iMac que só ocupava espaço aqui na mesa!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Kamei Hyoga

ogreoggy

legal cara, um iMac g3 333 também foi minha primeira maquina, isso já fazem uns 6 anos, hoje tenho 2 notes, um Powerbook e minha esposa tem um Macbook, e tenho um pentium III rodando o ubuntu.

MacBook Pro | 2giga | 500 HD | MAC OS X

samuelbh

Citação de: mrbin online 14 de Junho de 2007, 00:14
Boas novas!

Instalei o Xubuntu no iMac. Rolou tudo perfeito, só tive que corrigir a taxa de atualização do monitor e desabilitar o direct rendering.

De resto, o teclado está 100% configurado, internet funciona direitinho, Openoffice 2.0 rodando e é isso aí!

o Xubuntu ressucitou o velho iMac que só ocupava espaço aqui na mesa!

Poxa cara, o Xubuntu conseguiu rodar só com 64 de RAM? Parece milagre...
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

RC2006

mrbin, põe a foto do imac de 64MB de RAM com o Xubuntu...rs
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

mrbin

Citação de: RC2006 online 31 de Julho de 2007, 22:57
mrbin, põe a foto do imac de 64MB de RAM com o Xubuntu...rs

Haha.. só agora que eu vi. Vou tirar uma foto e posto aqui!
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

gontijobh

E não ta lento?  :o que bom eu já ia indica para você instala o debian e instala um ambiente gráfico mais leve mais já que fico baum então ta de boa :) viva o ubuntu, rsrs
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

mbelancon

Só lembrando que esse processadores antigos da Apple são mais eficientes por clock que os AMD/INTEL. Mas realmente é muito pouca memória!
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912

Polaco

Meu conhecimento desse hardware é pequeno, então perdoe-me se estou escrevendo besteira, mas não teria como colocar mais memória nele, DIMM ou DDR 1?

Processadores PowerPC são muito bons e depois que a Apple os abandonou estão ficando cada vez mais raros nos computadores pessoais, seria uma lástima se a memória utilizada não pudesse ser aumentada.

Com 512 megas ou 1 giga de memória, essa máquina mesmo antiga, seria um belo computador. :)
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

mbelancon

Eu não sei qual tipo de memória essa máquina usa. Mas é verdade, com mais memória ia fica muito melhor!
Tomara que não seja daquelas memórias RAMBUS, que alguns pentium 4 utilizaram.
Ubuntu 8.04 64 bits
Com Flash e Java 64 bits!
Aspire 5520-5912