Autor Tópico: Servidor xrdp  (Lida 5056 vezes)

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Servidor xrdp
« Online: 21 de Janeiro de 2014, 17:26 »
Boa tarde pessoal;

Muito estranho;

Tenho um servidor xrdp rodando no ubuntu 10.04, consigo conectar nele de outro ubuntu 10.04 numa boa. O detalhe, é que preciso mapear a porta serial do ubuntu 10.04 para usar no servidor, pois tenho uma impressora fiscal no cliente (como um TS da Microsoft, só que eu quero uma solução livre).

Conecto usando o seguinte comando:

rdesktop -u usuario -p senha -r comport:/dev/ttyS0=/dev/ttyS0 192.168.1.10

A tela abre normal, mas não tem jeito de fazer funcionar a impressora fiscal, algém já passou por isso?
Me parece que o rdesktop foi desenhado para usar de COM1 para /dev/ttyS0, até nos exemplos do site são assim, será?

O mais curioso, é que antes eu testei em uma máquina virtual, e acreditem, deu certo, e agora partindo p/ máquinas físicas distintas, não rola. Elas estão na mesma rede.


Obrigado;

Eder
Eder Paulo Pereira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor xrdp
« Resposta #1 Online: 21 de Janeiro de 2014, 18:08 »
Algum motivo em especial para ainda estar usando o Ubuntu 10.04?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Re: Servidor xrdp
« Resposta #2 Online: 21 de Janeiro de 2014, 21:04 »
Boa noite;

Olha, não há motivos especiais, apenas não queria refazer o servidor que já tenho pronto, pois tenho nele ftp, freenx e outras coisas mais. Mas porque a pergunta? Uma versão mais nova seria melhor?

Obrigado pela atenção.
Eder Paulo Pereira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor xrdp
« Resposta #3 Online: 21 de Janeiro de 2014, 21:11 »
Sim, há chance desse problema estar resolvido numa versão mais nova. Junto com vários outros problemas e bugs que vc ainda não percebeu...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Re: Servidor xrdp
« Resposta #4 Online: 21 de Janeiro de 2014, 21:13 »
Olha, não sabia disso. Amanhã mesmo, vou colocar o 12.04, o que acha? E testar com ele a partir do meu pc primeiramente (linux mint).
Eder Paulo Pereira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor xrdp
« Resposta #5 Online: 21 de Janeiro de 2014, 22:04 »
Boa idéia. Se tiver como preservar a instalação anterior, melhor ainda, assim vc dá o passo com mais segurança.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Re: Servidor xrdp
« Resposta #6 Online: 22 de Janeiro de 2014, 10:53 »
Nada feito. Ubuntu 12.04 rodando, mesma coisa, não tem jeito de imprimir na serial. Vou ver se tem alguma regra de iptables que devo digitar.
Eder Paulo Pereira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor xrdp
« Resposta #7 Online: 22 de Janeiro de 2014, 11:05 »
teu usuário tem direito de acesso aos dispositivos das seriais? Pra isso, vc tem que ser do grupo "dialout".
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Re: Servidor xrdp
« Resposta #8 Online: 22 de Janeiro de 2014, 11:18 »
Não é do grupo dialout, no entanto, dei um chmod 777 /dev/ttyS0, mesmo assim não deu. Outro detalhe, conectei a impressora fiscal no servidor xrdp, aí funciona normal, ou seja, é alguma coisa no meio do caminho que não está certo.
Eder Paulo Pereira

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re: Servidor xrdp
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2014, 12:12 »
São raras as vezes que um "chmod 777" resolve alguma coisa. Faça do jeito certo, coloque seu usuário no grupo dialout.

sudo adduser fulano dialout
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Re: Servidor xrdp
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2014, 14:45 »
Nada feito, o mais chato é que não dá nenhum erro, ocorre tudo 'normal', sabe se há algum log que eu possa olhar? Já digitei grep "/dev/ttyS0" /var/log/*, mas não mostra muita coisa.
Eder Paulo Pereira

Offline ederpaulopereira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
    • Aprendendo a aprender
Re: Servidor xrdp
« Resposta #11 Online: 22 de Janeiro de 2014, 15:19 »
Bom, havia postado minha dúvida em vários sites, e segundo esse: http://sourceforge.net/mailarchive/forum.php?max_rows=25&style=nested&offset=11&forum_name=xrdp-devel, realmente não há suporte para redirecionamento de porta serial.

Agora vou ver o que faço.

Obrigado zekkerj, pela ajuda.
Eder Paulo Pereira