Enquete

Em qual distribuição GNU/Linux você utiliza este tutorial (caso use mais de uma, informe a principal)?

Arch
0 (0%)
Debian
2 (2.6%)
ElementaryOS
0 (0%)
Fedora
1 (1.3%)
Gentoo
0 (0%)
Mint (inclusive LMDE)
6 (7.7%)
OpenSUSE
0 (0%)
*Ubuntu (Ubuntu, XUbuntu, KUbuntu, LUbuntu...)
64 (82.1%)
Outra
2 (2.6%)
Nenhuma. Vim aqui só por curiosidade.
3 (3.8%)

Votos Totais: 77

enquete encerrada: 01 de Junho de 2016, 19:20

Autor Tópico: [Tutorial] Instalação manual do Ambiente de Execução Java (JRE) no *Ubuntu Linux  (Lida 569668 vezes)

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #90 Online: 06 de Agosto de 2014, 16:55 »
Fiz tudo manual também, não confio nem muito nas derivações extras do Ubuntu, a não ser aquelas reconhecidas pela Canonical, por exemplo...

No caso específico do Java, o que vai definir a confiabilidade do JRE (ambiente de execução Java) não vai ser a distribuição Linux em si, mas sim de onde foi que você obteve os arquivos para a instalação do JRE. É aí que entra a recomendação de efetuar download diretamente no website oficial www.java.com

Já em relação ao sistema operacional (DVD ou arquivo-imagem de instalação da distribuição Linux escolhida, por exemplo), a confiabilidade vai depender tanto de onde os arquivos de instalação desse sistema foram hospedados e disponibilizados para download quanto de quem construiu a distribuição etc. No Linux tudo é manipulável: o fato de o código ser aberto e algumas coisas poderem ser baixadas na forma de código-fonte e só depois compiladas / "instaladas" requer que você confie no distribuidor da distribuição Linux escolhida. Mas se você escolher uma distro popular (Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, Arch etc.) e fizer download a partir do website oficial, a confiabilidade é muito alta.

Uma vantagem de o Linux ter muito software de código aberto é que você pode ver / ler o código-fonte para entender o que que faz o programa compilado que você tem instalado em seu sistema. Essa "transparência" também reduz a possibilidade de algum desenvolvedor querer inserir código malicioso no pacote oficial de um aplicativo usado no Linux.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #91 Online: 06 de Agosto de 2014, 17:04 »
Como uso o Windows há muitos anos, recentemente é que comecei a operar o Linux com distribuição Ubuntu 14.04. O que faço é incrementar com ambientes gráficos extras (Mate-Desktop, LXDE, XFCE) pra teste mesmo e escolher o que melhor me agrade. Estou gostando muito do Mate + Cairo Dock, o sistema inicia com 236MB em RAM, tá voando. A minha única dor de cabeça (Resolvida parcialmente, com driver de vídeo independente) é com relação a minha problemática placa Nvidia Fx5200 128MB em ambiente Linux. O driver oficial já não funciona a partir de determinado Kernel, o suporte oficial pra ela não existe mais. De qualquer forma está tudo funcionando c/ driver paralelo, com resolução 1024x768. Gostaria mesmo de aumentar para 1366x768 (Pois tenho uma TV LG 22") pra aproveitar todo o espaço. Acabei desistindo por enquanto de tentar aumentar a resolução forçadamente (Com configurações particulares Nvidia no arquivo /etc/X11/xorg.conf), mas não funciona de jeito nenhum, e segue a vida, hehe...

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #92 Online: 06 de Agosto de 2014, 17:26 »
Como uso o Windows há muitos anos, recentemente é que comecei a operar o Linux com distribuição Ubuntu 14.04. O que faço é incrementar com ambientes gráficos extras (Mate-Desktop, LXDE, XFCE) pra teste mesmo e escolher o que melhor me agrade. Estou gostando muito do Mate + Cairo Dock, o sistema inicia com 236MB em RAM, tá voando. A minha única dor de cabeça (Resolvida parcialmente, com driver de vídeo independente) é com relação a minha problemática placa Nvidia Fx5200 128MB em ambiente Linux. O driver oficial já não funciona a partir de determinado Kernel, o suporte oficial pra ela não existe mais. De qualquer forma está tudo funcionando c/ driver paralelo, com resolução 1024x768. Gostaria mesmo de aumentar para 1366x768 (Pois tenho uma TV LG 22") pra aproveitar todo o espaço. Acabei desistindo por enquanto de tentar aumentar a resolução forçadamente (Com configurações particulares Nvidia no arquivo /etc/X11/xorg.conf), mas não funciona de jeito nenhum, e segue a vida, hehe...

Embora o GNU/Linux seja um sistema excelente, a maioria das pessoas ainda usa Windows, por isto os fabricantes de hardware e desenvolvedores de aplicativos dão ainda preferência ao Windows. Faz sentido: se eu fabrico uma placa de vídeo, evidentemente quero ganhar dinheiro vendendo-a, e para alcançar esse objetivo a minha placa tem que ser totalmente compatível com o sistema usado pela maioria dos meus potenciais clientes. Como mais de 80% dos computadores desktop ainda roda Windows, os fabricantes acabam privilegiando os drivers para Windows.

Mas quanto mais pessoas migrarem para o GNU/Linux, melhor: com o passar do tempo os fabricantes vão percebendo o crescimento do GNU/Linux e começam aos poucos a dar crescente suporte ao sistema.

No caso do Sun Java, felizmente a Sun já desenvolvia software para sistemas de arquitetura Unix há bastante tempo, até mesmo por ser a empresa que mantinha o desenvolvimento do sistema OpenSolaris. Mas infelizmente o desenvolvimento de drivers para Linux, embora haja evoluído absurdamente nos últimos 10 anos, ainda tem um longo caminho a trilhar.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline delhmc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 123
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #93 Online: 06 de Agosto de 2014, 17:37 »
É verdade, hehe

Offline macedoleo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #94 Online: 09 de Setembro de 2014, 00:06 »
Gostaria de informar que utilizei esse tutorial para acessar o banco Itaú hoje 08.09.14 usando Ubuntu 14.04 LTS 32bits e deu tudo certo(no Firefox 32) .Reinstalei todo o Ubuntu para começar do zero e evitar algo que poderia da errado.Agradeço o Sampayu pela contribuição desse tutorial "enorme" mas bem explicado!

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #95 Online: 09 de Setembro de 2014, 00:37 »
Gostaria de informar que utilizei esse tutorial para acessar o banco Itaú hoje 08.09.14 usando Ubuntu 14.04 LTS 32bits e deu tudo certo(no Firefox 32) .Reinstalei todo o Ubuntu para começar do zero e evitar algo que poderia da errado.Agradeço o Sampayu pela contribuição desse tutorial "enorme" mas bem explicado!

Hahaha, por nada, macedoleo, fico feliz por saber que o tutorial lhe foi útil. :D

Realmente, o tutorial é gigante, rs. ;D Mas eu já fiz assim de propósito mesmo: eu sei que é meio maçante / cansativo um tutorial tão extenso, mas minha intenção foi mesmo "errar por excesso", explicar o máááááááximo possível de coisas, tudo nos seus míííííínimos detalhes, para que o mááááximo possível de pessoas consiga entender tuuuudo o que está fazendo e daí "ficar craque" em instalação (e desinstalação) manual do Sun Java no GNU/Linux, rs. ;D

Sempre que a Sun/Oracle atualiza o JRE, eu o atualizo no meu computador e daí venho aqui e atualizo o tutorial, para que todos os leitores possam fazer o mesmo. Com o passar do tempo você vai se acostumando com o tutorial e em breve estará fazendo a atualização do Java em menos de 5 minutos. Pode crer. ;)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #96 Online: 13 de Setembro de 2014, 10:45 »
Sampayu,
Acabei de instalar o Mint 17 "Quiana" 64 Bit no micro de um amigo(AMD 3.4Ghz, 4GB RAM) e acessar o Internet Banking da CEF sem problemas usando este tutorial.

Ou seja funciona perfeitamente no Internet Banking da Caixa Econômica Federal.

Abs.
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #97 Online: 13 de Setembro de 2014, 12:21 »
Sampayu,
Acabei de instalar o Mint 17 "Quiana" 64 Bit no micro de um amigo(AMD 3.4Ghz, 4GB RAM) e acessar o Internet Banking da CEF sem problemas usando este tutorial.

Ou seja funciona perfeitamente no Internet Banking da Caixa Econômica Federal.

Abs.

Bacana, Visterine, bom saber. Isso aumenta a abrangência de aplicabilidade do tutorial. :)

De maneira geral, os bancos desenvolvem seus mecanismos de segurança (applets, geralmente) pensando somente na compatibilidade deles com o JRE proprietário da Sun, por isto eventualmente ocorre de não funcionarem com o Open JDK e outros JRE mas sempre funcionam com o JRE proprietário da Sun. Junte-se a isso o fato de a instalação manual ser independente da distribuição em uso (já que não utiliza pacotes RPM ou DEB, por exemplo) e temos aí uma probabilidade maior de o método manual dar certo não apenas com outros bancos, mas também com outras distribuições. :)
« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 20:26 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline gpr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
    • www.gpr.ppg.br
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #98 Online: 13 de Outubro de 2014, 11:34 »
obrigado por compartilhar, e meus parabéns (em caixa alta) pelo excelente tutorial.  :)
Ubuntu Studio

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #99 Online: 13 de Outubro de 2014, 13:14 »
obrigado por compartilhar, e meus parabéns (em caixa alta) pelo excelente tutorial.  :)

Obrigado, Gustavo. :)
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #100 Online: 15 de Outubro de 2014, 13:54 »
A todos os que porventura estejam monitorando este tópico: informo que o Sun Java estável / stable / "oficial" a partir de hoje (15/10/2014) passou a ser o 8u25 (versão 8, atualização 25).

A seção 1 do tutorial já está atualizada.
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline reginaldoads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #101 Online: 21 de Outubro de 2014, 00:00 »
Caro Sampayu, seu tutorial foi muito útil para mim e ainda é em alguns casos, mas recentemente no meu notebook, não tenho conseguindo acessar o IB da Caixa de jeito nenhum. O Java e o plugin estão instalados corretamente (pelo menos eu acho que estão, rs) observe a seguir mensagens do console e também do about:plugins: (java version "1.8.0_25" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_25-b17) Java HotSpot(TM) Server VM (build 25.25-b02, mixed mode) e Java(TM) Plug-in 11.25.2    Arquivo: libnpjp2.so    Caminho: /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so    Versão: 11.25.2    Status: Ativo    Next Generation Java Plug-in 11.25.2 for Mozilla browsers. Sempre tá apresentando a mensagem: Sistema temporariamente indisponível. Tente mais tarde. Percebi também que ele tem apresentando um aviso de "Falha no Download" quando ainda estou na tela inserindo as informações do usuário. Tem alguma dica para esse problema?

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #102 Online: 21 de Outubro de 2014, 00:47 »
Caro Sampayu, seu tutorial foi muito útil para mim e ainda é em alguns casos, mas recentemente no meu notebook, não tenho conseguindo acessar o IB da Caixa de jeito nenhum. O Java e o plugin estão instalados corretamente (pelo menos eu acho que estão, rs) observe a seguir mensagens do console e também do about:plugins: (java version "1.8.0_25" Java(TM) SE Runtime Environment (build 1.8.0_25-b17) Java HotSpot(TM) Server VM (build 25.25-b02, mixed mode) e Java(TM) Plug-in 11.25.2    Arquivo: libnpjp2.so    Caminho: /opt/java/jre/lib/i386/libnpjp2.so    Versão: 11.25.2    Status: Ativo    Next Generation Java Plug-in 11.25.2 for Mozilla browsers. Sempre tá apresentando a mensagem: Sistema temporariamente indisponível. Tente mais tarde. Percebi também que ele tem apresentando um aviso de "Falha no Download" quando ainda estou na tela inserindo as informações do usuário. Tem alguma dica para esse problema?

A "dica" neste caso é trocar de banco, se possível. ;D

Certa vez me tornei correntista da CEF, mas duas semanas depois eu desisti e cancelei minha conta, justamente por causa de contínuas quedas de comunicação e falhas (incompatibilidades) que ocorrem no servidor de internet banking da CEF. O problema, neste caso, dificilmente está sendo o JRE: com base no seu relato, a "pane" está é no internet banking da CEF mesmo. :P

Com base no seu relato, considero estas as duas hipóteses mais prováveis: ou o servidor que faz a conexão (login) entre você e a sua conta está fora do ar, ou então o applet da CEF ainda não é compatível com o Java versão 8. Nos dois casos, você precisará ter paciência (ou reclamar no SAC do banco).

De qualquer modo, uma terceira hipótese (mais remota, porém não descartável) é que após a atualização do Java a "lista branca" de websites tenha sido esvaziada e você precise acrescentar o da CEF manualmente. Vamos ver se de repente é isso. Execute este comando para entrar no Painel de Controle do Sun Java:

Código: [Selecionar]
/opt/java/jre/bin/jcontrol
...e daí clique em Segurança, depois em Editar Lista de Sites... e então no botão Adicionar. Agora acrescente este endereço à lista:

https://internetbanking.caixa.gov.br

Aproveite que você está com o Painel de Controle aberto e execute os procedimentos dos itens 3.2 e 3.4 lá da seção 3 do tutorial. A finalidade deles é esvaziar o cache do Java e fazer com que o Java não lhe faça tantas perguntas.

Após isso, esvazie o cache do seu navegador, feche-o, execute-o novamente e tente novamente acessar seu internet banking CEF. Caso ainda assim apareçam caixas fazendo perguntas ou pedindo para você confirmar algo, marque as caixas (para que a pergunta não seja feita / não seja mostrada novamente) e clique em sim / ok / autorizar...

Se o problema persistir e a mensagem de erro continuar sendo aquela "Sistema temporariamente indisponível. Tente mais tarde" que você relatou, ainda maior será a possibilidade de o problema ser mesmo no computador servidor da CEF - não no Java ou no navegador.
« Última modificação: 28 de Julho de 2015, 20:29 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline Visterine

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #103 Online: 29 de Outubro de 2014, 00:18 »
Sampayu,
Instalei o Linux Mint 17 em uma máquina e testei o Java JDK. Num primeiro momento até funcionou mas depois a página do banco Itaú passou a apresentar travamentos e lentidão, e por incrível que pareça até o Mint estava estranho. Seria algum problema no JDK?

Bom instalei o Java 1.8.0_25 a partir do tutorial, como já o fiz em outras ocasiões(tentei dar uma moral para o JDK mas não deu rs) e para minha surpresa o Firefox voltou a voar e o Mint de apresentar problemas e lentidões. Vai saber.

Tutorial show.
Linux Mint 17.2 Cinnamon AMD Athlon II X4 2.8Ghz Ram 8Gb NVidia GeForce GT 610
Ubuntu 14.04 / Linux Mint 17.2 XFCE Intel Core 2 Duo 3Ghz Ram 4Gb

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 497
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re: [Tutorial] Banco do Brasil e plugin Sun Java em vários navegadores do Ubuntu
« Resposta #104 Online: 29 de Outubro de 2014, 01:21 »
(...)
Num primeiro momento até funcionou mas depois a página do banco Itaú passou a apresentar travamentos e lentidão...

Não uso o JDK, mas ele é voltado para desenvolvedores (não usuários finais), por isto é possível que o JDK que você instalou por padrão deixe ativadas algumas ferramentas de debugging que ficam monitorando todos os processos em execução na JVM e gerando logs e relatórios para que o desenvolvedor possa posteriormente efetuar análises diversas (inclusive de desempenho). O JDK provavelmente também usa um cache de disco bem maior, além de provavelmente carregar mais bibliotecas na memória RAM do computador em que o JRE desse JDK está em execução. E tudo isso "suga" recursos do hardware do seu computador, deste modo deixando o sistema operacional em uma situação complicada.

Você informou que no início o Java funcionou bem, mas depois foi ficando lento. Isso é típico de quando o software começa a construir um cache e vai acumulando cada vez mais e mais arquivos no cache, até que uma hora a quantidade de arquivos no cache é tão grande que a memória RAM do seu computador não consegue ser tão veloz para acessar uma quantidade tão grande de arquivos no cache e simultaneamente atender às chamadas do processador (inclusive aquelas necessárias para processar dados e gravá-los em arquivos de log e relatórios no disco rígido). Além disso, o disco rígido (seja ele IDE ou SATA) é mais lento que a memória RAM, então se o cache é muito grande a memória RAM tem que ficar "esperando" o HD responder, e isso também diminui o desempenho. Um cache grande demais é um verdadeiro "tiro que saiu pela culatra", porque o disco rígido não é tão veloz quanto a RAM, não pode substituí-la: armazenar dados demais no cache de disco pode diminuir o desempenho do computador, principalmente se o sistema operacional necessitar acessar esse cache com muita frequência e ler volumes de dados muito grandes, nesse cache. :(

Pessoas que desenvolvem conteúdo usando o JDK e vivenciam problemas de desempenho têm relatado que o problema da performance melhorou após eles adotarem discos rígidos SSD (que são bem mais rápidos que discos rígidos IDE e SATA): ao incrementar a performance do disco rígido, você deixa a memória RAM esperando menos tempo pela resposta do disco rígido (para operações de leitura e gravação no cache de disco). ;)

Alguns paliativos consistem em diminuir o tamanho do cache e deixar o console do Java em execução, para poder enviar comandos de garbage collect ("coleta de lixo"), descartar listas de carregamento de classes, limpar o cache do carregador de classes, descartar a pilha de threads etc. Todos esses comandos podem ser enviados via console Java e ajudam a deixar "mais leve" a JVM que está em execução. Mas isso é um procedimento manual e "chato". Se você for apenas usuário do Java, é bem melhor deixar só o JRE instalado mesmo, como você fez.

Neste e neste post eu sucintamente abordo as diferenças conceituais entre JDK, JRE e JVM, além das particularidades do OpenJDK. Lá eu inclusive comento por que é que não é necessário instalar o JDK se você não for desenvolver nada em Java.
Yuri Sucupira ("Sampayu")