Autor Tópico: [Resolvido] Editado- dual boot (Windows 8 e ubuntu)  (Lida 15040 vezes)

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
[Resolvido] Editado- dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:05 »
Boa noite a todos da comunidade,
Estou tentando nos ultimos 3 meses tentar instalar o ubuntu 12.04 em dual boot com windows 8 pré-instalado em meu notebook, como dito em um dos meu comentarios: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110687.msg614463.html#msg614463

Mas ouvi dizer que a nova versão do Ubuntu, a 13.10, é mais compatível com o sistema UEFI e também li em algum lugar que alguem consigo instalar em dual boot sem usar o boot repair, alguem aqui no forum, por acaso ja tentou fazer este dual boot com a nova versao do Ubuntu 13.10, se for o caso, poderiam me indicar o tutorial ou, se não for muito incomodo, alguém poderia me explicar como é o procedimento?

Desde já agradeço a atenção de todos
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 11:01 por AntonioLuizBrito »

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #1 Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:35 »
Vê se te ajuda este link.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #2 Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:48 »
Eu já consegui instalar sem boot repair. Dá uma procurada pelo meu usuário.

O que aprendi foi desse site: http://pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/

O autor usa o boot repair. Esse negócio varia muito de hardware para hardware. O 13.10 tem maior compatibilidade mesmo, foi com ele que não precisei do boot repair.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #3 Online: 10 de Janeiro de 2014, 19:56 »
Segui ambos os tutoriais mas não obtive exito algum, tanto que descrevi, no link que deixei na postagem que abri este topico, como foi o procedimento de instalação e as falhas que ocorreu. Porem gostaria de ter certeza se o 13.10, tem mais compatibilidade mesmo e um tutorial de instalação em dual boot com ele, exclusivamente

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:15 »
Utiliza a versão 13.10 64 bits?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:23 »
Utiliza a versão 13.10 64 bits?

A versão que tentei usar foi o 12.04 64 bits, ainda nao tentei com 13.10, por este motivo estou querendo saber se realmente tem mais compatibilidade e se tem algum tutorial de dual boot em uefi com ele

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #6 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:27 »
Cara, lá no outro tópico, você não esqueceu de fazer uma partição EFI, FAT32, de no mínimo 100 MiB?

Seriam 5 partições:

- EFI
- /boot
- /
- /home
- swap

Os tutoriais falam isso.

Sem contar que você tem que ir lá no Gparted, criar nova tabela de partição como GPT, daí criar essas partições.

Obs: esse negócio tá ficando repetitivo... chegou a hora de fixar um tópico a respeito
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #7 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:28 »
Utiliza a versão 13.10 64 bits?

A versão que tentei usar foi o 12.04 64 bits, ainda nao tentei com 13.10, por este motivo estou querendo saber se realmente tem mais compatibilidade e se tem algum tutorial de dual boot em uefi com ele

Tenta aí ué, não tem como a gente saber de antemão. Se der certo você compartilha com a gente  ;)
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #8 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:34 »
Utiliza a versão 13.10 64 bits?

A versão que tentei usar foi o 12.04 64 bits, ainda nao tentei com 13.10, por este motivo estou querendo saber se realmente tem mais compatibilidade e se tem algum tutorial de dual boot em uefi com ele

Tenta aí ué, não tem como a gente saber de antemão. Se der certo você compartilha com a gente  ;)

Certo, mas so tire-me uma duvida, no momento da instalação, na parte de particionamento, ontem tem a opção de selecionar onde queremos instalar o inicializador do grub, posso selecionar o hd como todo? pois caso dê errado posso recorrer pelo recovery do notebook, porem tenho receio de perder a partição de recovery caso escolha o hd todo para fazer a instalação do inicializador do grub

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #9 Online: 10 de Janeiro de 2014, 20:53 »
[...]
Obs: esse negócio tá ficando repetitivo... chegou a hora de fixar um tópico a respeito


Não vão fixar... já foi discutido isto aqui... ou pelo menos os moderadores/administradores foram/estão omissos neste ponto.
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #10 Online: 10 de Janeiro de 2014, 21:08 »
Obs: esse negócio tá ficando repetitivo... chegou a hora de fixar um tópico a respeito

Acredito que o problema em criar um tópico fixo seja pela que o assunto varia de hardware e de distro, no caso do forum, seria o Ubuntu. Porém, tem que ser feito  testes em varios modelos de PCs, Notebooks e Netbooks, pois por exemplo um membro aqui pode criar um tutorial que tenha um notebook da Asus, por exemplo, porém este mesmo tutorial não venha funcionar no meu notebook da Samsung. Entretanto, caso o Ubuntu 13.10 tenha tanta compatibilidade com sistema EFI, a instalação dele possa ser padronizada, independente do hardware.

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #11 Online: 10 de Janeiro de 2014, 21:08 »
[...]
Obs: esse negócio tá ficando repetitivo... chegou a hora de fixar um tópico a respeito


Não vão fixar... já foi discutido isto aqui... ou pelo menos os moderadores/administradores foram/estão omissos neste ponto.

E ae, desenterra o tópico? Quem vai ficar com a pá de ouro?  :D
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #12 Online: 10 de Janeiro de 2014, 21:11 »
Utiliza a versão 13.10 64 bits?

A versão que tentei usar foi o 12.04 64 bits, ainda nao tentei com 13.10, por este motivo estou querendo saber se realmente tem mais compatibilidade e se tem algum tutorial de dual boot em uefi com ele

Tenta aí ué, não tem como a gente saber de antemão. Se der certo você compartilha com a gente  ;)

Certo, mas so tire-me uma duvida, no momento da instalação, na parte de particionamento, ontem tem a opção de selecionar onde queremos instalar o inicializador do grub, posso selecionar o hd como todo? pois caso dê errado posso recorrer pelo recovery do notebook, porem tenho receio de perder a partição de recovery caso escolha o hd todo para fazer a instalação do inicializador do grub

Antonio, em hardware com UEFI ativo, vc deve selecionar sua partição de /boot  para o inicializador do grub. Eu postei algo esses dias a respeito. E isso tem no link que passei.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #13 Online: 10 de Janeiro de 2014, 21:11 »
[...]
Obs: esse negócio tá ficando repetitivo... chegou a hora de fixar um tópico a respeito


Não vão fixar... já foi discutido isto aqui... ou pelo menos os moderadores/administradores foram/estão omissos neste ponto.

E ae, desenterra o tópico? Quem vai ficar com a pá de ouro?  :D

Acredito que seja necessário primeiro criar este tópico/tutorial, para ver a reação/aceitação dos usuários novatos, para depois partir para esta discussão de fixar ou não.

A questão é quem vai criar este tutorial?
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline AntonioLuizBrito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Ajuda com dual boot (Windows 8 e ubuntu)
« Resposta #14 Online: 10 de Janeiro de 2014, 21:32 »
Utiliza a versão 13.10 64 bits?

A versão que tentei usar foi o 12.04 64 bits, ainda nao tentei com 13.10, por este motivo estou querendo saber se realmente tem mais compatibilidade e se tem algum tutorial de dual boot em uefi com ele

Tenta aí ué, não tem como a gente saber de antemão. Se der certo você compartilha com a gente  ;)

Certo, mas so tire-me uma duvida, no momento da instalação, na parte de particionamento, ontem tem a opção de selecionar onde queremos instalar o inicializador do grub, posso selecionar o hd como todo? pois caso dê errado posso recorrer pelo recovery do notebook, porem tenho receio de perder a partição de recovery caso escolha o hd todo para fazer a instalação do inicializador do grub

Antonio, em hardware com UEFI ativo, vc deve selecionar sua partição de /boot  para o inicializador do grub. Eu postei algo esses dias a respeito. E isso tem no link que passei.

Mas ja vi em um video no youtube um cara escolhendo o HD como todo, porém como falei, pode ter funcionado com o notebook dele, mas pode nao funcionar com o meu, por este motivo o receio sobre a questão de instalar o inicializador do grub afetará a partição recovery do notebook