Autor Tópico: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows  (Lida 18038 vezes)

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Parafraseando o bom e velho Karl Marx, no Manifesto ;/) publicado em 1848: Usuários, uni-vos!

Numa época em que o acesso a rede e conteúdo se dá cada vez por dispositivos móveis, antes do desenvolvimento de uma versão do Ubuntu para smartphones, os usuários GNU/Linux em desktops e notebooks sempre se deparam com uma questão: qual seria o sistema operacional de smartphone mais integrado à uma disposição GNU/Linux?

Como assim? Para que ligar o celular ao PC se existem as nuvens? Pois bem... Nem sempre a opção da nuvem está disponível e tarefas como transferir músicas e fotos do celular para o PC e vice-versa tornam-se desafios, sem as ferramentas certas.

Pessoalmente, não tinha tanto contato com smartphones. Adiei o uso da telefonia celular até quando pude e desde então tenho permanecido muito tempo com meus aparelhos. Somente no ano passado comecei com os smartphones, ainda sim com restrições: sempre usei aparelhos da Nokia e ao pesquisar sobre o smartphone mais adequado às minhas necessidades, acabei ficando com o Nokia 500, com Sistema Operacional Symbian Belle, que comprei por R$349,00. Na época, um Motorola Razr com Android custava mais que R$1.400,00 e o Iphone estava acima de R$2.000,00.

Não que o Nokia 500 seja comparável aos dois. Mas, não é essa a questão. Um smartphone é um dispositivo útil e que deve atender às necessidades e quando compramos algo muito além, sem a perspectiva de usar todas as suas funções, jogamos dinheiro fora (qual a utilidade de um iphone com chip pré-pago, além da ostentação?).

Com o Nokia 500 com Symbian, tive dificuldades de transitar o conteúdo entre o dispositivo e o notebook com Ubuntu 12.04LTS. Retirar o cartão do aparelho e inseri-lo no PC não é uma opção. Conectar o aparelho ao PC na sua instalação básica permitiu que tivesse acesso apenas ao cartão, que era reconhecido como um pen drive.

No caso do Symbian, que usa um protocolo de comunicação OBEX, existem duas possibilidades, ambas em estado esperimental: Nokinux http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79399.0.html e Nokuntu http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103331.0.html

Com os dois aplicativos é possível acessar o conteúdo das memórias interna, estendida e cartão de memória do aparelho, sendo que o Nokuntu apresenta o inconveniente de acessá-lo como root, fazendo com que o conteúdo transferido do aparelho não possa ser modificado livremente.

Contudo, os detalhes fazem a diferença. Por exemplo, a transferência de músicas do PC para o Cartão de memória. Se eu simplesmente copio as músicas para pasta Music do cartão, o aparelho reconhece, mas se confunde no playlist, não sincroniza as informações de álbuns, gêneros e imagens de capa. No caso desse Nokia, a única forma que funcionou corretamente foi usar o aplicativo Nokia Music, no windows, instalado a partir do próprio aparelho.

Sendo assim, considerando que no momento existem muitas opções de smartphones, mas todas elas se restringem basicamente ao Android, iOS e Windows Phone, inicio essa discussão na expectativa de trocar informações com a comunidade GNU/Linux, quanto as experiências de uso e integração entre smartphones e distribuições GNU/Linux.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #1 Online: 02 de Janeiro de 2014, 21:51 »
Tenho um Samsung Galaxy Trend GT-S7560 (na verdade não é meu), tenho duas opções para conectar com o Ubuntu: Bluetooth e Usb.

Se o bluetooth funcionar no Ubuntu, a troca de arquivos pode ser realizada numa boa mais ou menos. Vez ou outra eu encontro um hardware de bluetooth incompatível com o Ubuntu. Além do problema de driver do bluetooth, há a questão do aplicativo usado no Ubuntu. Sinceramente, o gerenciador padrão de Bluetooth que vem no Ubuntu, comum ao desktop Gnome, deixa muito à desejar. E o indicador Bluetooth do Unity é bugado também... Ao instalar o Blueman, as coisas melhoram muito. Pena que ele não vem como padrão no Ubuntu, para um usuário iniciante não é muito intuitivo descobrir que o gerenciador do Gnome está cheio de problemas e tem que instalar outro... A Canonical podia dar uma atenção maior ao Bluetooth, e falar que é culpa das empresas de hardware que não disponibilizam o driver adequado não é desculpa (como a Broadcom), dado que há problemas no gerenciador padrão de Bluetooth.

Quando tento usar USB, me deparo com outro problema relacionado ao mtp. Não consigo abrir arquivos diretamente pelo Nautilus, tenho que copiar e colar numa pasta local, o que não é nada intuitivo.

Sinceramente, não sei como há incompatibilidade ao ligar um smartphone Android no Ubuntu usando USB, sendo que os dois usam o mesmo motor por debaixo do capô, o Linux. Parece que rola uma má vontade de deixar compatível, sei lá... chega a ser irônico pensar que um Smartphone Android é mais plug-and-play no Windows do que no Ubuntu ou outra distro.

Eu abri 4 bugs no launchpad relacionados à essa questão de conectividade entre os dois sistemas (1 deles é problema no bluetooth do notebook). Vamos ver.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #2 Online: 02 de Janeiro de 2014, 21:56 »
Ahh... se as coisas continuarem como estão em relação ao bluetooth no desktop, quero só ver como vai ser a relação Ubuntu Touch em um Smartphone ou Tablet e o Ubuntu no desktop.

Vai ser muito irônico ver o bluetooth no Ubuntu touch funcionando de primeira com um desktop windows e precisando de um monte de gambiarra no Ubuntu desktop.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2014, 23:11 »
Olhando a loja do android percebe-se que existem algumas funcionalidades específicas para o ubuntu. Além do ubuntu one files, que faz a integração do conteúdo do smartphone diretamente com a nuvem do ubuntu, existe até alguns temas que deixam os ícones e planos de fundos do android com aparência de ubuntu.

Quando a conexão usb, vale a pena a leitura do artigo do Vivaolinux http://www.vivaolinux.com.br/topico/Hard-on-Linux/Android-4-ou-superior-MTP-e-Ubuntu
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2014, 23:26 »
O método de transferência realmente podia ser melhor, alguns aparelhos ainda funcionam com ums, mas o mtp é o padrão a partir do Android 3.2. Com ele não dá pra fazer operações em paralelo, nem modificações diretas nos arquivos (o sistema tem que fazer download e upload pro aparelho), felizmente a segunda limitação o google contornou, adicionando extensões ao protocolo, e se não estou enganado isso deve funcionar no 13.10.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2014, 02:54 »
 Tenho um Xperia L e sempre tive problemas com o MTP  :-\
Rolling Release é o máximo \o/

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2014, 10:49 »
No Android eu uso um aplicativo chamado Airdroid que transfere dados via rede wi-fi utilizando uma interface web.

Infelizmente conexões entre dispositivos com baixo market share (Linux - Symbian) devem se tornar cada vez mais complicadas.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2014, 12:30 »
Tem duas opções aqui no Android:

Periférico Multimídia (provavelmente MTP) --> consigo acessar as pastas pelo Nautilus, mas tenho que copiar o conteúdo para uma pasta local, para conseguir visualizar as fotos com o eog. Tentando usar o Shotwell, dá o mesmo erro que descrevo abaixo.

Aparelho de foto (PTP) --> Ao conectar dessa maneira, aparece um erro: "Unable to mount Android, Error initializing camera: -53: Could not claim the USB device", na verdade são 2 janelas de erro, e mais 2 janelas do sistema te perguntando o que fazer (o "Ask what to do"). Consigo usar o nautilus + eog ou outro visualizador para ver as fotos no aparelho. Mas ao tentar usar o Shotwell, dá erro: "Shotwell, Unable to fetch previews from the camera: Could not claim the USB device (-53)"

Sinceramente, para um usuário iniciante, Android + Ubuntu é uma experiência dolorosa...

O android aqui é o 4.0.4. Pode ser que esses problemas tenham sido sanados no 4.4, não sei, alguém aí teria que falar se dá certo ou não.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2014, 16:39 »
[...]
Infelizmente conexões entre dispositivos com baixo market share (Linux - Symbian) devem se tornar cada vez mais complicadas.

Realizo compartilhamentos via USB e Bluetooth entre um Nokia 5530 (Symbian 9.4 60 5th Edition) e o Xubuntu 13.10 perfeitamente...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #9 Online: 03 de Janeiro de 2014, 17:57 »
O android aqui é o 4.0.4. Pode ser que esses problemas tenham sido sanados no 4.4, não sei, alguém aí teria que falar se dá certo ou não.

Mas você testou no 13.10? https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gvfs/+bug/1203704

É sobre o que eu já havia comentado: https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=695984

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:10 »
O android aqui é o 4.0.4. Pode ser que esses problemas tenham sido sanados no 4.4, não sei, alguém aí teria que falar se dá certo ou não.

Mas você testou no 13.10? https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gvfs/+bug/1203704

É sobre o que eu já havia comentado: https://bugzilla.gnome.org/show_bug.cgi?id=695984

Sim, inclusive estou usando o 13.10 como SO principal.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline Sergio Benjamim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.902
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2014, 20:12 »
Engraçado que lá no Launchpad está marcado como Fix Released. Será que houve regressão então?
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #12 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:34 »
[...]
Infelizmente conexões entre dispositivos com baixo market share (Linux - Symbian) devem se tornar cada vez mais complicadas.

Realizo compartilhamentos via USB e Bluetooth entre um Nokia 5530 (Symbian 9.4 60 5th Edition) e o Xubuntu 13.10 perfeitamente...

Você usa algum aplicativo para isso jkmsjq?
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #13 Online: 06 de Janeiro de 2014, 23:49 »
Peguei um Nokia Lumia 520, com Windows Phone 8, numa promoção da operadora.
Ao conectá-lo ao PC com Ubuntu 12.04LTS, o sistema o reconheceu como se fosse uma câmera digital, com opção de abrir pasta.

A troca de conteúdo é facilitada, mas... O pessoal da Microsoft é burocrático. Simplesmente, não temo como transferir música do PC para o aparelho sem o aplicativo, pois na pasta music existem pastas para álbum, autor, playlist, de forma que o aplicativo que transfere as músicas mp3 particiona o arquivo entre as pastas. Fiz experiências de colocar músicas diretamente, mas elas não são reconhecidas no aparelho. O mesmo acontece com as fotos colocadas na pasta pictures, onde existem outras pastas para câmera, arquivos salvos. O que funcionou, pelo menos, foi colocar os toques dentro da pasta ringtones.

No windows XP, velho de guerra, em que usava o Nokia 500 e outros pelo PC Suite e Nokia Suite, o aparelho não foi se quer reconhecido. Aparentemente, a versão do USB não é suportada pelo XP.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re: Sistemas Operacionais móveis e integração com Ubuntu: Android, iOS e Windows
« Resposta #14 Online: 07 de Janeiro de 2014, 08:44 »
[...]
Infelizmente conexões entre dispositivos com baixo market share (Linux - Symbian) devem se tornar cada vez mais complicadas.

Realizo compartilhamentos via USB e Bluetooth entre um Nokia 5530 (Symbian 9.4 60 5th Edition) e o Xubuntu 13.10 perfeitamente...

Você usa algum aplicativo para isso jkmsjq?

Via USB: nenhum. É navegando pelas pastas como se fosse um pendrive normal.
Via Bluetooth: uso o padrão Blueman Gerenciador de Dispositvo 1.23, veja

 http://img716.imageshack.us/img716/4630/g9la.png Imagem acima do permitido.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2014, 08:57 por Ioca100 »
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz