Autor Tópico: Lixeira com comportamento estranho  (Lida 5810 vezes)

Offline NãoSei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Lixeira com comportamento estranho
« Online: 18 de Dezembro de 2013, 20:21 »
Já procurei na net neste forum e no google mas não achei nada igual ao meu problema, apesar de muitos semelhantes .

Resolvi fazer um limpa em uma partição interna, estava enviando alguns arquivos que eu queria para o meu HD externo e mandando o resto para a lixeira, tudo através do nautilus. Depois de um tempo essa partição deu pau, todos os arquivos nela ficaram "read only"  ??? (talvez seja algum arquivo corrompido porque eu recuperei essa partição de uma formatação acidental ontem com o testdisk, mas o problema da partição não me interessa agora). Resolvi esvaziar a lixeira, a janelinha que mostra o progresso chegou a  aparecer mas rapidamente sumiu e todos os arquivos ainda estavam lá  ???; depois disso, toda vez que mando esvaziar a lixeira o nautilus aceita mas não esvazia  ???. Resolvi abrir o nautilus com gksu e o comportamento é mais estranho ainda, quando clido na lixeira ele informa: "Sorry, could not display all the contents of “trash:///”: Operation not supported", ele simplesmente não consegue acessá-la.

Resolvi caçar a pasta TRASH então, entrei com o comando
Código: [Selecionar]
sudo find / -type d -name *Trash*Como descrito aqui: http://stream-recorder.com/forum/find-trash-folder-trash-bin-ubuntu-9-t5409.html?s=1aae3484b0f20339be3edd2f271f619c&
E o único lugar onde uma pasta trash foi encontrado foi no meu HD externo ???, que eu havia plugado hoje  e para onde eu estava fazendo meus backups ( ou seja, ele não faz parte do sistema). O que diabos esta pasta está fazendo no meu HD externo, eu não sei, ela contém algumas subpastas, todas vazias (já habilitei a opção de ver arquivos ocultos).

Testei enviar mais um arquivo pequeno para a lixeira, o arquivo apareceu lá, mandei esvaziar a lixeira e somente esse arquivo foi deletado, todos os outros permaceram lá como antes ???. Li em algum lugar que as pastas TRASH são criadas quando você deleta alguma coisa, então entrei novamente com o comando para encontrar pastas TRASH e agora ele encontrou outra pasta Trash-1000 justamente na partição que eu estava limpando, e essa partição nem é parte do sistema ???. Já nessa pasta TRASH eu vejo todos os arquivos que estão na lixeira.

Então? Não tenho nem ideia do que está acontecendo, todos os sites que eu vi falam que as pastas TRASH estão no .local do root e home, mas elas não estão lá no meu caso, estão é em um HD externo e uma partição que não são do sistema, são usados só para guardar arquivos mesmo.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2013, 22:12 »
Ola pelo que eu saiba, esse e o comportamento do sistema mesmo, quando vc exclui arquivos da sua home eles sao colocados em .local/share/trash que e um arquivo oculto na sua home(digite control+h para ver).

Em cada pendrive por exemplo, que vc conectar no ubuntu e excluir algum arquivo ele vai criar automaticamente uma pasta trash1000 oculta no pen. Se vc por exemplo, remover o pendrive e nao excluir o arquivo a sua lixeira vai ficar "cheia" mesmo que vc nao veja nada na lixeira do ubuntu.

O sistema da microsoft cria tbm as pastas ocultas dele, vc ja viu por ai as pastas system volume informatiom no seu Ubuntu depois que vc colocou um HD externo no Windows e depois conectou ele no ubuntu novamente? entao....

Se vc tem um HD externo formatado em NTFS e usa ele tanto no ubuntu quanto no Windows, vc vera no windows a pasta trash1000 que e do ubuntu e no ubuntu vera a pasta sistem volume information que e do Windows ; )
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline NãoSei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2013, 22:23 »
Entendi. Mas porque a lixeira está dando pau então? Se abro ela pelo gksu eu sequer consigo acessá-la, se abro de modo normal eu não consigo deletar o que está dentro. Será que posso simplesmente excluir os arquivos das pastas Trash-1000? Não seria papel do "esvaziar lixeira" isso?

Quando a partição que eu estava limpando deu pau, eu resetei o computador, será que isso fez com que a lixeira perdesse a capacidade de limpar essas pastas trash-1000?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2013, 23:14 »
Entendi. Mas porque a lixeira está dando pau então? Se abro ela pelo gksu eu sequer consigo acessá-la?

POrque vc esta abrindo no local errado, quando vc clica no icone da lixeira estando como root(gksu nautilus) da um erro, vc tem que procurar no local certo no root, que e em /root/.local/share/Trash e vera duas pastas, nao exclua elas, se quiser remover, remova so o que estiver dentro delas.

Entao como vc percebeu tem duas lixeiras, uma do seu usuario padrao, que e por exemplo paulo ou roberto por exemplo, e ha uma outra lixeira que e a do root.(e outra lixeira no pendrive)

Os arquivos da pasta trash1000, sao criados em pendrives  por exemplo, esse 1000 significa a ID do usuario, se vc nao quiser recupera-los, pode deletar a pasta trash1000, porque o sistema toda vez que vc deletar um arquivo do seu pendrive, ele cria novamente essa pasta.

Mas tome cuidado, nao delete a estrutura das pastas do root e do seu usuario, ou seja vc pode acessar normalmente /root/.local/share/Trash ou na sua home no mesmo local, mas nao remova as pastas files e info, ou seja remova somente o que tem dentro delas.

Ha um outro aplicativo que faz uma "limpeza" no sistema que se chama bleachbit, de uma pesquisada, mas tome cuidado com esse tipo de programa, se vc nao estiver certeza do que estiver fazendo pode deixar o sistema instavel ou ate mesmo initilizado. Como vc e iniciante, nao vai saber consertar uma possivel quebra do sistema.

Será que posso simplesmente excluir os arquivos das pastas Trash-1000? Não seria papel do "esvaziar lixeira" isso?

Se a lixeira, no caso o trash1000, ela esta no pendrive e vc removeu o pendrive sem excluir os arquivos, nao tem como o sistema apagar, so quando vc colocar o pendrive novamente, e com ele conectado limpar a lixeira.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, 23:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline NãoSei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2013, 23:35 »
Bom, alguma coisa ainda não está funcionando, eu consegui esvaziar a lixeira, verifiquei a pasta trash-1000 na partição que eu estou limpando e estava tudo vazio. Mas aí fui deletar a outro arquivo dessa partição e a empulhação começou de novo, os arquivos da partição ficaram todos "read only" e eu não consigo esvaziar a lixeira (agora já faz mais sentido, eu não consigo esvaziá-la porque a pasta trash-1000 que ela devia esvaziar está nessa partição que do nada tranca como "read only"). Talvez tenha algo a ver com o fato de a partição ter sido recuperada com o testdisk de uma formatação acidental que eu fiz.

Antes eu tinha usado um programa para identificar arquivos duplicados na partição (tem um monte, ela é toda bagunçada) e o programa reportou que três arquivos estavam com defeito, achei que eram só esses três que haviam corrompido, mas aparentemente há mais.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #5 Online: 19 de Dezembro de 2013, 00:00 »
Entao o problema, se for no caso de um HD externo ou pendrive, vc pode ter removido o dispositivo sem desmontar no ubuntu ou entao se for formatado em ntfs, para usar no windows vc removeu sem "ejetar" e ele marca a partição como "suja" se for no Windows tera que passar o checkdisc no proprio Windows(ou em uma maquina virutal com windows).

Se por acaso o erro foi mais grave, por exemplo, vc retirou o pendrive ou hd enquanto ele estava gravando dados entao o proprio dispositivo trava em modo somente leitura, para preservar os dados, ele vao vai deixar que vc grave mais nada nele ate que vc acerte o problema.

Veja se vc sem querer nao excluiu como root as pastas expunged files info tbm e se esta tudo certo.
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2013, 07:54 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline NãoSei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #6 Online: 19 de Dezembro de 2013, 00:10 »
A partição é interna, não removível, havia formatado ela sem querer e usei o testdisk para recuperar. De inicio eu estava conseguindo manipular os arquivos dentro dela sem problemas, mas agora qualquer arquivo que eu tente excluir, editar, copiar, etc, simplesmente tranca a partição inteirinha como read-only.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2013, 00:31 »
Entao vc deve fazer um backup dos dados dessa partição e formatar a partição com o gparted, se for no ubuntu o padrao e ext4.

Veja no arquivo fstab e mtab e coloque o conteudo deles aqui para o pessoal dar uma olhada e tbm coloque o resultado de ls -lah caminho da sua partição para ver se ela esta marcada corretamente.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline NãoSei

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Lixeira com comportamento estranho
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2013, 11:55 »
fstab
Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid' to print the universally unique identifier for a
# device; this may be used with UUID= as a more robust way to name devices
# that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
# / was on /dev/sda2 during installation
UUID=668ff29b-1cc3-4720-85c3-dd51f0626a52 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
mtab
Código: [Selecionar]
/dev/sda2 / ext4 rw,errors=remount-ro 0 0
proc /proc proc rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
sysfs /sys sysfs rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
none /sys/fs/cgroup tmpfs rw 0 0
none /sys/fs/fuse/connections fusectl rw 0 0
none /sys/kernel/debug debugfs rw 0 0
none /sys/kernel/security securityfs rw 0 0
udev /dev devtmpfs rw,mode=0755 0 0
devpts /dev/pts devpts rw,noexec,nosuid,gid=5,mode=0620 0 0
tmpfs /run tmpfs rw,noexec,nosuid,size=10%,mode=0755 0 0
none /run/lock tmpfs rw,noexec,nosuid,nodev,size=5242880 0 0
none /run/shm tmpfs rw,nosuid,nodev 0 0
none /run/user tmpfs rw,noexec,nosuid,nodev,size=104857600,mode=0755 0 0
none /sys/fs/pstore pstore rw 0 0
binfmt_misc /proc/sys/fs/binfmt_misc binfmt_misc rw,noexec,nosuid,nodev 0 0
systemd /sys/fs/cgroup/systemd cgroup rw,noexec,nosuid,nodev,none,name=systemd 0 0
/home/xxx/.Private /home/xxx ecryptfs ecryptfs_check_dev_ruid,ecryptfs_cipher=aes,ecryptfs_key_bytes=16,ecryptfs_unlink_sigs,ecryptfs_sig=60c764d650a46086,ecryptfs_fnek_sig=7fd0d206934eb9cd 0 0
gvfsd-fuse /run/user/1000/gvfs fuse.gvfsd-fuse rw,nosuid,nodev,user=xxx 0 0
/dev/sdc1 /media/xxx/4436fd31-c8d4-488d-a15b-f1b20f17d747 ext4 rw,nosuid,nodev,uhelper=udisks2 0 0
/dev/sdb1 /media/xxx/BACKUP fuseblk rw,nosuid,nodev,allow_other,default_permissions,blksize=4096 0 0
/dev/sda3 /media/xxx/teste ext4 rw,nosuid,nodev,uhelper=udisks2 0 0
gvfsd-fuse /home/xxx/.gvfs fuse.gvfsd-fuse rw,nosuid,nodev 0 0
ls retornou só isso:
Código: [Selecionar]
brw-rw---- 1 root disk 8, 1 Dez 19 10:57 /dev/sda1sda1 é a apartição recuperada com arquivos corrompidos, sda2 é onde eu instalei o sistema, BACKUP é o hd externo, teste é uma partição que eu criei ontem só de teste mesmo.
Existem vários arquivos que eu não consigo abrir naquela partição.