O problema está ocorrendo nos sistemas GNU/Linux de
32 bits e ocorre pelo seguinte motivo: o pacote foi escrito para sistemas de
32 bits mas está pedindo bibliotecas que só existem em sistemas de
64 bits. Foi um equívoco da equipe do Google:
- O pacote pede a biblioteca lib32gcc1, mas no sistema de 32 bits a biblioteca correta é a libgcc1.
- O pacote pede a biblioteca lib32stdc++6, mas no sistema de 32 bits a biblioteca correta é a libstdc++6.
- O pacote pede a biblioteca libc6-i386, mas no sistema de 32 bits a biblioteca correta é a libc6.
Existem várias maneiras (mais de 10!) de resolver esse problema e este meu post ficará gigantesco se eu for enumerar todas elas, portanto vou enumerar só algumas das que eu acho
mais práticas. Uma delas consiste em desinstalar o seu Google Chrome e em seguida instalar a última versão
instável dele. Para fazer isso, execute estes comandos, no terminal (na exata sequência em que eles aparecem):
sudo apt-get remove google-chrome-stable
sudo apt-get install google-chrome-unstable
Outra maneira consiste em aguardar a equipe do Google resolver o bug do pacote. Enquanto isso, vá usando a versão
estável do Google Chrome que se encontrava instalado em seu sistema. Se durante a tentativa de atualização você danificou o seu navegador, você pode desinstalar seu Google Chrome danificado e instalar uma versão
beta, que é
menos estável que a versão estável (stable) porém é
mais estável que a versão instável (unstable). Para fazer isso, execute estes comandos, no terminal:
sudo apt-get clean
sudo apt-get install google-chrome-beta
Outra maneira,
que foi a que eu adotei, consiste em
extrair o conteúdo do pacote .deb, editar (corrigir) o arquivo de controle de dependências e em seguida reconstruir o pacote. Ô loooooco, meu!
Quem quiser fazer download do pacote que eu corrigi e estou usando, eu o disponibilizei para download no meu Skydrive. O link para ele é este:
google-chrome-stable_32bits_30.0.1599.101-editado.debSe você não confia em mim, tudo bem, seu receio é saudável e perfeitamente compreensível. Neste caso, não faça download do meu pacote:
crie o seu próprio!
Eu acabei de
criar um tutorial explicando passo-a-passo como é que se faz para extrair o conteúdo de um pacote
.deb, editar o
arquivo de controle de dependências que se encontra dentro do pacote e, em seguida, reconstruir o pacote
.deb usando esse arquivo de controle que foi modificado (corrigido).
Se estiver com preguiça de criar seu próprio pacote
.deb e não quiser usar o meu, use alguma outra opção das mencionadas, ou vá usando outro navegador e espere a equipe Google lançar uma nova versão estável do Google Chrome.
Outra alternative é usar a técnica dos russos: vide os posts anteriores.
Eu vou supor que você decidiu fazer download do arquivo acima (pacote que eu criei) e salvá-lo dentro de
~/DownloadsNota: o
~ é um atalho para a sua pasta pessoal. Exemplo: se a sua conta for
fulano, então o caminho para a sua pasta pessoal provavelmente é
/home/fulano e, neste caso,
~ é a mesma coisa que
/home/fulano. A vantagem do
~ é que ele pode ser usado em qualquer sistema GNU/Linux, porque se a sua pasta pessoal estiver em outro local, como por exemplo
/usr/cicrano, o código
~ vai apontar justamente para
/usr/cicrano, pois
~ sempre aponta para a pasta pessoal do usuário que está logado no sistema. Eu estou assumindo que dentro da sua pasta pessoal exista uma pasta
Downloads e que o seu navegador vá salvar o pacote
.deb dentro dessa pasta
Downloads aí.
Após fazer download do pacote,
abra o terminal e execute os seguintes comandos, na sequência em que eles aparecem (dentro da mesma janela):
1. Comando para desinstalar o Google Chrome antigo (ou desinstalar o Google Chrome cuja instalação parou na metade por causa daquelas dependências quebradas):
2. Comandos para limpar o cache (se algum comando perguntar se você deseja desinstalar algo, pode confirmar/autorizar):
sudo apt-get clean
sudo apt-get purge
sudo apt-get autoremove
3. Comando para manualmente instalar o pacote:
sudo dpkg -i ~/Downloads/google-chrome-stable_32bits_30.0.1599.101-editado.deb
Nota: se você salvou o arquivo
.deb em outro local que não seja
~/Downloads, substitua
~/Downloads pelo caminho correto.
4. Comando para fazer com que o
root (usuário raiz do sistema) seja o proprietário da "caixa de areia" (sandbox) do Google Chrome (medida de segurança sem a qual o navegador não funciona):
sudo chown root /opt/google/chrome/chrome-sandbox
6. Comando para fazer com que somente o root (ou o usuário temporariamente com perfil de superusuário) consiga editar o arquivo de sandbox e os demais usuários consigam apenas ler e executar a sandbox (isto também é uma medida de segurança, sem a qual o navegador também não vai funcionar):
sudo chmod 4755 /opt/google/chrome/chrome-sandbox
Pronto. Agora o seu Google Chrome está instalado na última e mais estável versão disponível.
Quando surgir uma nova versão
estável do Google Chrome, desinstale manualmente o pacote com estes comandos:
sudo su
dpkg -r google-chrome-stable
apt-get clean
apt-get purge
apt-get autoremove
...e daí feche a janela do terminal, acesse a
página oficial de download do Google Chrome, faça download do novo pacote
.deb e execute-o para instalá-lo em seu sistema.
PS: se o comando
autoremove perguntar se você deseja desinstalar o(s) pacote(s), responda que sim, ou seja, confirme que deseja desinstalá-lo(s). Isso removerá pacote(s) que não seja(m) mais necessário(s).