Autor Tópico: Testes confirmam melhora nos drivers NVidia e Catalyst para o pinguim.  (Lida 8271 vezes)

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Os testes mais recentes do site Phoronix confirmam uma grande melhora nos drivers NVidia para o Linux. Como podem conferir no link abaixo, o desempenho das placas GeForce são bastante similares tanto no Linux quanto no Windows 8, com o pinguim superando o SO proprietário em vários dos testes:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=nvidia_windows8_geforce&num=1


Se levarmos em conta que em breve o velho X.Org deve realmente ser substituído pelo Wayland e MIR (os quais têm tudo para melhorar ainda mais o potencial do pinguim nesta área) na grande maioria das distros, vemos que as perpectivas para o pinguim na área de desempenho gráfico estão cada vez melhores.  :D  :D  :D

Abraço.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, 10:14 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2013, 17:16 »
não sei se é querer demais mas seria legal se  Nvidia abrisse os drivers, mas de qualquer forma mostra o potencial do pinguim

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2013, 17:20 »
Legal os testes.. =)

----------------

Caramba, como esse Nouveau é ruim heim  ;D

Offline kalix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 342
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #3 Online: 31 de Julho de 2013, 17:28 »
Legal os testes.. =)

----------------

Caramba, como esse Nouveau é ruim heim  ;D

o pessoal da comunidade se esforça para deixa-lo funcionando pois ja que o driver Nvidia é fechado eles desenvolvem o Nouveau em técnica reversa se não me engano.

Offline pylm69

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 476
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #4 Online: 31 de Julho de 2013, 19:57 »
 Já testei o wayland aqui, mas ele fica como se não tivesse interface instalada :-\ mas ok, saindo o KDE 4.11 que diz a lenda, terá suporte a rodar o kwin no wayland, eu começo a usar por um tempo ;D
 PS: Pra quem não sabe, o X tem 29 anos!
Rolling Release é o máximo \o/

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #5 Online: 02 de Agosto de 2013, 09:11 »
PS: Pra quem não sabe, o X tem 29 anos!
Kernel linux tem uns 20 anos. Doidera né haha

Legal os testes.. =)

----------------

Caramba, como esse Nouveau é ruim heim  ;D
O Nouveau está melhorando, acredite. Mas com evoulução bem mais lenta que o driver Radeon (que atualmente é melhor que o Catalyst em certos testes).


Obs.: ainda não compreendo o motivo da NVidia manter o driver fechado, seria melhor se ela abrisse o driver..
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #6 Online: 02 de Agosto de 2013, 12:46 »
Citar
Obs.: ainda não compreendo o motivo da NVidia manter o driver fechado, seria melhor se ela abrisse o driver..

O motivo?

Isso aqui > $$$$$$

Creto

  • Visitante
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #7 Online: 02 de Agosto de 2013, 13:41 »
O problema também esta:

Wayland = 5 anos que vem sendo desenvolvido baseado no Xorg e os devs dizem ainda não estar pronto :(

MIR = dia desses que se ouviu falar e esta prestes a ser lançado, prestando ou não e o que é pior na próxima LTS. Virou hábito fazer agora os testes nas LTS?

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #8 Online: 02 de Agosto de 2013, 14:01 »
Citar
Virou hábito fazer agora os testes nas LTS?

A Canonical tá nem aí com a estabilidade não cara, o que for melhor para o Ubuntu crescer e com isso eles ganharem $$$, eles vão fazer mesmo.

Creto

  • Visitante
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #9 Online: 02 de Agosto de 2013, 14:05 »
Me diz ai como ele há de crescer dessa forma?

T+

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #10 Online: 02 de Agosto de 2013, 14:26 »
Me diz ai como ele há de crescer dessa forma?

T+

Com a aplicação de novos recursos (Mir), o Ubuntu vai crescer nesse sentido, vai ficar mais leve, melhorar ainda mais para jogos (desempenho gráfico), então quem não usa o Linux por causa dos jogos, do desempenho comparado ao Windows, pode ser que passe a usar, então a NVIDIA e a AMD pode começar a fazer drivers melhores para Linux, e com isso, o Linux (Ubuntu) cresce rsrs

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #11 Online: 02 de Agosto de 2013, 14:28 »
Creio que o Mir não virá assim tão ruim na próxima LTS.

Mas não estou tão preocupado!!

Creto

  • Visitante
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #12 Online: 02 de Agosto de 2013, 20:51 »
É, até lá espero estar com meu PC a ISO darei um jeito de baixar para ver com meus olhos esse MIR

T+

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #13 Online: 02 de Agosto de 2013, 22:58 »
Wayland = 5 anos que vem sendo desenvolvido baseado no Xorg e os devs dizem ainda não estar pronto :(
Creto, o Wayland não é baseado no Xorg e, na verdade, está pronto sim. O problema são as toolkits gráficas (plataformas que servem para desenvolver programas para um ambiente gráfico, por exemplo) e fazer o port de diversos programas que funcionam com o X11. Ele levou 5 anos pra ficar pronto porque ninguém queria apressar o desenvolvimento dele, talvez tenha sido melhor assim.
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline hugoleal85

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 509
    • Ver perfil
    • Recanto do Tux
Re: Novos testes confirmam melhora na qualidade dos drivers NVidia para o pinguim.
« Resposta #14 Online: 03 de Agosto de 2013, 10:13 »
Desempenho do driver Catalyst para Linux também vem melhorando, apresentando no momento desempenho próximo ao da versão para Windows. Maiores informações no link abaixo (em inglês):
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=amd_win8_ubuntu13&num=1

Devido a isso, alterei o título do tópico, incluindo essa informação.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2013, 10:15 por hugoleal85 »
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog