Autor Tópico: Instalação do Scanner HP G2410 no Ubuntu 13  (Lida 2474 vezes)

Offline vfjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Instalação do Scanner HP G2410 no Ubuntu 13
« Online: 26 de Julho de 2013, 16:21 »

Senhores, estou há dias tentando instalar o Scanner HP G2410 no Ubuntu 13, mas sem nenhum sucesso.
Já segui diversos tutoriais disponíveis na internet, entretanto em todos os casos o erro é o mesmo:

cpd@cpd:~$ xsane
xsane: symbol lookup error: /usr/lib/sane/libsane-hp2400.so.1: undefined symbol: sanei_usb_init

Agradeceria muito a ajuda dos amigos, pois a empresa possui 3 scanners destes e a implantação do software livre depende do funcionamento deste periférico.

Abraço a todos.

Offline vfjunior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Instalação do Scanner HP G2410 no Ubuntu 13
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2013, 17:10 »
Irmão, depois de MUITO tentar, achei a solução e gostaria de compartilhar com todos:

A solução apresentada pelo blog http://blog.carloscampos.org/?p=88 é perfeita, entretanto faltando-lhe apenas um DETALHE:
a entrada que deve ser adicionada ao arquivo /etc/sane.d/dll.conf deve ser “hp2400c″ e não “hp2400″. Isto se deve provavelmente à versão do scanner, que no meu caso é o "c". Este dado pode ser confirmado a partir do comando "lsusb", onde se verificará todos os dispositivos conectados às portas USB da máquina. Desta forma, recomendo uma adaptação à solução do amigo, conforme segue:

______________

a) Baixe os arquivos indicados no blog http://blog.carloscampos.org/?p=88
b) Através do comando "lsusb" verifique a versão do scanner instalado (no meu caso foi o 2400c)
c) Coloque os arquivos do “lib hp2400″ no diretório /usr/lib/sane
d) Edite o arquivo /etc/sane.d/dll.conf e adicione a entrada “hp2400c″ (aqui estava o erro, na falta do "c")
e) Agora crie um diretório para as libs do Sane: # mkdir /usr/lib/sane/g2410
f) Copie os arquivos do “lib sane” para esse diretório.
g) Agora vamos informar ao sistema que ele deve procurar libs nesse novo diretório criado, edite o arquivo /etc/ld.so.conf e adicione o caminho /usr/lib/sane/g2410
h) Force a leitura do arquivo: # sudo ldconfig (faça com poderes de superusuário)
i) Instale o xsane: sudo apt-get install xsane
j) Teste: xsane.

_______________________________

Espero ter ajudado.