Autor Tópico: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos  (Lida 4565 vezes)

Offline EdlsonAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Online: 27 de Abril de 2013, 18:26 »
Olá,

Eu migrei ontem para o ubuntu 1304, mas vim de win 7... estou gostando, no entanto tem um aplicativo Plex Media server que eu preciso dar pemissões em umas pastas para ele ver no diretório, caso contrário não acessa, o usuário é plex...

em fim, o caso é que quando clico indo pelo modo gráfico, em propriedades e aba permissões, altero para um tipo de permissão o grupo e automanticamente ele volta para o que estava antes (nenhum), ja tentei isto no terminal, pois estou estudando os comandos e fiz  chmode g=rwx Filmes\ HD/ e também chmode g=r-x Filmes\ HD/, não da erro algum, nem mensagem alguma e quando faço ls -l, simplesmente o diretório continua como drwx------------

o que preciso fazer para que ele aceite a alteração?

obrigado por hora.

abraços,

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2013, 18:42 »
Olá,

Eu migrei ontem para o ubuntu 1304, mas vim de win 7... estou gostando, no entanto tem um aplicativo Plex Media server que eu preciso dar pemissões em umas pastas para ele ver no diretório, caso contrário não acessa, o usuário é plex...

em fim, o caso é que quando clico indo pelo modo gráfico, em propriedades e aba permissões, altero para um tipo de permissão o grupo e automanticamente ele volta para o que estava antes (nenhum), ja tentei isto no terminal, pois estou estudando os comandos e fiz  chmode g=rwx Filmes\ HD/ e também chmode g=r-x Filmes\ HD/, não da erro algum, nem mensagem alguma e quando faço ls -l, simplesmente o diretório continua como drwx------------

o que preciso fazer para que ele aceite a alteração?

obrigado por hora.

abraços,

Clique aqui: Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdlsonAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2013, 19:33 »
Clique aqui: Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Muito Obrigado, segui os passo fazendo pelo ctrl+f2 , após pede a senha, digitei e abri o nautilus, no entanto ao adentrar em permissões do hd externo um erro muito rapido, dizendo algo como, Desculpe não foi possível encontrar o usuário Edilson e ai a janela fecha rapido demais e não consigo ver...


Offline EdlsonAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2013, 19:57 »
O problema que ocorre é exatamente este aqui:

http://markmail.org/message/4hr2qxvwawpk3b27

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdlsonAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2013, 21:22 »
Estou começando a achar q é porque este hd externo é NTFS e o owner é outro, e se eu entro nas pastas do root ai consigo modificar e etc, somente neste hd q da problema, pois ele veio do win7 com muitas coisas minhas...

Offline EdlsonAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2013, 22:12 »
Edvaldo,

Obrigado, eu vi os videos, tentei algumas coisas com o que aprendi, mas ainda sem sucesso para alterar deste hd externo, bem eu consegui tirar um print screen do erro, veja se consegue visualizar, e se fica mais claro o problema q eu estou passando, não é como fazer e o porque que este erro ocorre...



obrigado

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline EdlsonAndrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #8 Online: 28 de Abril de 2013, 09:37 »
Sim é este mesmo que ocorre o erro que mostrei no print!!

Seguinte eu consegui resolver instalando um programa de ntfs... na verdade este programa deu permissão para tudo, acho q pelo fato de ser ntfs não tem como controlar modos de acesso, somente se fosse ext4 que deve dar.

Pode confirmar isto mesmo? Por ser ntfs não é possível controlar os modos de acessos?

obrigado

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2013, 09:47 »
Sim é este mesmo que ocorre o erro que mostrei no print!!

Seguinte eu consegui resolver instalando um programa de ntfs... na verdade este programa deu permissão para tudo, acho q pelo fato de ser ntfs não tem como controlar modos de acesso, somente se fosse ext4 que deve dar.

Pode confirmar isto mesmo? Por ser ntfs não é possível controlar os modos de acessos?

obrigado

Clique aqui: Viva o Linux - Alterar Permissões pastas

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Problemas para dar permissão em pastas e arquivos
« Resposta #10 Online: 28 de Abril de 2013, 12:34 »
Nossa, muitos links inúteis e nenhuma solução. Amigo, você já tentou usar o chown para alterar as permissões.? Execute "chown --help" em terminal e veja se algo lhe ajuda.