Autor Tópico: Dual boot (("Dual boot: Só inicia o Win 7 no Asus A45A")) Resolvido  (Lida 9674 vezes)

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Pessoal sei que tem muitos tutoriais falando a respeito, li muitos e não consegui resolver meu problema.

Usava o 10.04 sem problemas , mas meu note pifou, comprei um ASUS A45A com win7 basic, ai começou meu martirio.

Não consigo nem a pau instalar o Ubuntu 12.04 , aparentemente vai tudo certo , mas quando reinicia cade o Ubuntu.


Já desativei o "UEFI", que segundo as más linguas é o vilão da história e não consigo, nos tutoriais que vejo parece simples,

mas até agora não consegui.

Algum participante que tenha o pulo do gato , e que possa me indicar agradeço.

Abraços.  ???
« Última modificação: 14 de Abril de 2013, 13:49 por jcgarces »
Botafogo de Coração

Offline Dj Sequela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
  • De volta ao fórum.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #1 Online: 16 de MAR?O de 2013, 19:49 »
você já tentou entrar pelo live cd apos a instalação e conferiu se os arquivos foram gravados no hd? 
pode ser que eles tenham sido gravados mas o sistema não consegue iniciar, ou pode ser que ele nem tenham sido gravados e que o seu hd esteja vazio.
ThinkPad E14 Gen 2 I5 1135G7 16GB  256/960GB NVME Ubuntu Budgie 21.10

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #2 Online: 16 de MAR?O de 2013, 20:08 »
Acho que os arquivos não estão sendo gravados, esse é o problema .

Vou continuar tentando , uma hora consigo.

Grato , Abraços.
Botafogo de Coração

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #3 Online: 16 de MAR?O de 2013, 20:18 »
jcgarces, tive um problema parecido com o seu (notebook samsung) numa reinstalação, e o problema era a mídia.  E olha que eu  já tinha feito outras instalações com essa mesma mídia.

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #4 Online: 16 de MAR?O de 2013, 20:31 »
O meu win7 basic é 64 bit, estou tentando intalar o ubuntu 32 bit , será que tem algo A VER?

Creio que não seja a midia , pois funciona como live.

Abraços.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2013, 20:32 por jcgarces »
Botafogo de Coração

Offline lcpanta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 242
  • Linux #552636 Ubuntu # 34909 # Ioca100 forever
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #5 Online: 16 de MAR?O de 2013, 20:42 »
Não, 64 e 32 bits não interferem nisso. No meu note o W7 é 64 e o Ubuntu é 32.

A minha midia também rodava como live, mas instalar não.


Se voce ainda tiver a midia do 10.04, faça um teste tentanto instalá-lo.
« Última modificação: 16 de MAR?O de 2013, 20:45 por lcpanta »

Offline cabruca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Dual boot win e Ubuntu 12.04
« Resposta #6 Online: 16 de MAR?O de 2013, 22:19 »
Galera,

Dual Boot Ruindow$ 8 com Ubuntu 12.04 tá complicado. O problema é o UEFI mesmo. Veja aqui https://help.ubuntu.com/community/UEFI.

Tem que ser 64 bits + Ubuntu 12.04.2 + .....

Minha namorada comprou um Dell Vostro 3560 e vou convencê-la a devolver. Num consigo instalar o Precise nele por causa dessas coisas de UEFI. Liguei pra Dell e o cara do suporte falou que essa TRAVA é coisa da Mico$oft mesmo e que se desse pau por causa do Ubuntu ela perderia a garantia do software. Pode?

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2013, 22:31 »


Se voce ainda tiver a midia do 10.04, faça um teste tentanto instalá-lo.



Citar
Dual Boot Ruindow$ 8 com Ubuntu 12.04 tá complicado. O problema é o UEFI mesmo. Veja aqui https://help.ubuntu.com/community/UEFI.

Eu acabei de tentar outra  instalação e não consegui vou tentar instalar 0 10.04 .


Como já disse , desativei o "UEFI " na BIOS e não resolveu.

Mas não vamos desistir se alguém conseguiu , nos conseguimos.

Abraços.
Botafogo de Coração

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #8 Online: 17 de MAR?O de 2013, 14:03 »
Será que é problema de divisão de HD , o meu esta assim:

[IMG=http://img594.imageshack.us/img594/8752/semttulorqd.png][/IMG]

Mas quando eu começo a instalaçâo do ubuntu eu faço mais uma divisão ,divido o "D" ficando com tres partição primaria mais a partição de recuperação ([ não sei se esa partição é considerada primaria ]).

Ou devo fazer as partições já na instalação?gosto de começar com " esperimentar o Ubuntu e abrir o GPARTED"


Será que se eu mudar o modo do sata de de AHCI para IDE ajuda?

Abraços.
Botafogo de Coração

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #9 Online: 26 de MAR?O de 2013, 17:32 »
Novidades? Estou me preparando pra instalar o Xubuntu 12.04 no asus a45a de minha esposa, só esperando desfragmentar, rsrs!

Edit: Como tu fizestes o particionamento? Usou o Gparted? Quanto espaço deixastes para o Ubuntu?

Seria interessante iniciar pelo livecd, olhar as partições pelo Gparted e postar um print
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2013, 17:44 por Feitosa »

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #10 Online: 27 de MAR?O de 2013, 00:45 »
Citar
Novidades? Estou me preparando pra instalar o Xubuntu 12.04 no asus a45a de minha esposa, só esperando desfragmentar, rsrs!

Infelismente ainda não.

Citar
Como tu fizestes o particionamento? Usou o Gparted? Quanto espaço deixastes para o Ubuntu?

Pode ser diretamente pelo win7 ( gerenciamento de disco )ou inicia o live cd do ubuntu  e chama o Gparted ( terminal => sudo gparted )

Estou direto no google tentando algo que resolva .

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=28&t=4282&sid=f8e8f63566de1f365af3e472ffcac645

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=2046&b=2

Há muita materia na net , mas ate agora de pratico não achei nada.

E olha que estou tentando.

Vamos ver se os feras do fórum dão alguma luz.

Abraços.
Botafogo de Coração

Offline Feitosa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 127
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #11 Online: 27 de MAR?O de 2013, 11:14 »
Citar
Novidades? Estou me preparando pra instalar o Xubuntu 12.04 no asus a45a de minha esposa, só esperando desfragmentar, rsrs!

Infelismente ainda não.

Citar
Como tu fizestes o particionamento? Usou o Gparted? Quanto espaço deixastes para o Ubuntu?

Pode ser diretamente pelo win7 ( gerenciamento de disco )ou inicia o live cd do ubuntu  e chama o Gparted ( terminal => sudo gparted )

Estou direto no google tentando algo que resolva .

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=28&t=4282&sid=f8e8f63566de1f365af3e472ffcac645

http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=17&t=2046&b=2

Há muita materia na net , mas ate agora de pratico não achei nada.

E olha que estou tentando.

Vamos ver se os feras do fórum dão alguma luz.

Abraços.

Bom, estamos no mesmo barco agora! Eu instalei o Xubuntu 12.04 e ele simplesmente não funciona :(

Pelo jeito é o UEFI mesmo, mas também tô quebrando cabeça sobre como resolver...

Tentei uma série de coisas, andei até pensando em tentar gerenciadores de boot do windows, apesar que acho que isso não faz lá muito sentido, rsrs!

Sobre ajuda dos demais, será que não era uma mudar o título do tópico? Algo do tipo "Dual boot: Só inicia o Win 7 no Asus A45A", pra ficar mais claro e tal...

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #12 Online: 27 de MAR?O de 2013, 11:46 »
Ola,

Pelo jeito é o UEFI mesmo, mas também tô quebrando cabeça sobre como resolver...

Informe se tentou todos os passos da documentação oficial sobre o assunto => https://help.ubuntu.com/community/UEFI

Alternativamente voce pode tentar usar o elilo como boot loader

Veja este link aqui do forum=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,104322.msg576334.html#msg576334

Sobre ajuda dos demais, será que não era uma mudar o título do tópico? Algo do tipo "Dual boot: Só inicia o Win 7 no Asus A45A", pra ficar mais claro e tal...

Infelizmente, só o "dono" do tópico pode alterar o titulo.

[]'s
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2013, 16:15 por Tota »

Offline jcgarces

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 361
  • É a minha cara.
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #13 Online: 27 de MAR?O de 2013, 16:32 »
Citar
if you use the manual partitioning ("Something else"), the difference is that you will have to create and use an EFI partition (see the "Creating an EFI partition" paragraph below).se você usar o particionamento manual ("Something Else"), a diferença é que você terá que criar e utilizar uma partição EFI (ver a seção "Criando uma partição EFI" parágrafo abaixo).

Eu estou me enrolando nesta parte.

Citar
Creating an EFI partition

An EFI partition is necessary to install Ubuntu in EFI mode via the manual Ubuntu installer.
Since Ubuntu 12.04, it is possible to re-use an existing Windows7 EFI partition (without formatting it). If you use a previous version of Ubuntu, or if you have several installations of GNU/Linux in EFI mode, it is safer to create a new EFI partition EFI.


An EFI partition can be created via a recent version of GParted (the Gparted version included in the 12.04 disk is OK), and must have the following attributes:


Mount point: /boot/efi (remark: no need to set this mount point when using the manual partitioning, the Ubuntu installer will detect it automatically)


Size: minimum 100Mib. 200MiB recommended.
   Criar uma partição EFIUma partição EFI é necessário instalar o Ubuntu no modo EFI através do instalador do Ubuntu manual.Desde Ubuntu 12,04, é possível voltar a utilizar um existente partição EFI Windows7 (sem formatação-lo). Se você usa uma versão anterior do Ubuntu, ou se você tiver várias instalações do GNU / Linux em modo EFI, é mais seguro para criar uma nova partição EFI EFI.Uma partição EFI pode ser criado através de uma versão recente do GParted (a versão Gparted incluído no disco 12,04 é OK), e deve ter os seguintes atributos:Ponto de montagem: / boot / efi (observação: não há necessidade de definir este ponto de montagem ao usar o particionamento manual, o instalador do Ubuntu irá detectar automaticamente)Tamanho: 100Mib mínimos. 200MiB recomendado.

Quando crio essa prtição da erro.

Abraços.
Botafogo de Coração

Offline lonewolfbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Dual boot wint e Ubuntu 12.04
« Resposta #14 Online: 27 de MAR?O de 2013, 17:18 »
Oi amigos. Venho aqui não dar uma solução, mas compartilhar com minhas frustrações em fazer instalação dual boot.

Fiz a compra de um notebook Gateway NE56R, que já vem com o maledetto Rwindow$ 8, e obviamente, UEFI.
Para que eu não perdesse a garantia, efetuei um backup por uma ferramenta que cria uma imagem da instalação original em um pendrive, que tem que ser de no mínimo 16 GB. Ao finalizar, então, passei ao procedimento de "exorcismo" do Rwin 8 para instalar o linux, e como trabalho com suporte, também sou obrigado a ter uma instalação do Windows, e prefiro que seja o 7.
Pois bem, iniciou o meu martírio. Alterei a BIOS para trabalhar com Legacy, e iniciei instalando o Windows 7. Partilhei como achava que devia o HD (de 500 GB), e ao finalizar a instalação do Windows, parti para a instalação do Linux. Daí sim, a coisa ficou séria. Dentro do instalador do Ubuntu 10.04, ele não enxergava a partição do Windows, e encarava o HD totalmente livre para instalação. Estranhei e usei o gparted para verificar o que estava acontecendo. Estava lá sim a partição do Windows, todavia flagada como desconhecida e não como NTFS. Atualizei a BIOS, mas não adianta. Acho que estou escravo desta porcaria de UEFI? Talvez não. Se alguém souber de alguma mágica, me ensine por favor. Ah! para efeito de testes, também fiz a instalação começando pelo Linux e deixando espaço livre para instalação do Windows 7. Frustração novamente, o Windows via a partição livre, mas mesmo que eu redefinisse a partição, acaba sempre sendo encarada como GPT. Orelhada minha?

Agradeço a atenção! E apoio a iniciativa de usuários espanhois que estão se movimentando contra a M$ e o padrão UEFI. Tomara que o resultado disse seja o banimento deste padrão porcalhão e que aqueles que já estão amaldiçoados com versões desta coisa tenham suas BIOS revistas e atualizadas.


Ahhh, apenas para complementar a informação: posso sim instalar tanto o linux quanto o windows 7, mas só posso deixar instalado um deles, ambos não podem coexistir no mesmo HD. Obviamente que no momento está com Linux, mas ainda preciso do Windows instalado para me ajudar no trabalho.
« Última modificação: 27 de MAR?O de 2013, 17:21 por lonewolfbr »