Autor Tópico: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?  (Lida 57233 vezes)

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #15 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 23:30 »
Manoel, a noticia ruim é que o cara que constroi a aplicaçao na web deve prever multiplataforma, se ele nao preve isso nao vai fucioar no linux, independente de estar funcionando na maquina local. No caso do applet, pode ser incompatibilidade de java, ja no site do STJ acho que realmente o cara nao previu o uso do linux, no site da receita eu nao pude testar.

Isto realmente seria um problema. Há algum meio de ver se isto acontece com os sites do STF, STJ, Tribunal de Justiça da Bahia, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e outros parecidos? Se eu abrir o Firefox pelo terminal ele dá alguma mensagem indicando se é ou não multiplataforma quando entrar nestes sites? Pergunto isto porque se for o caso de não ser multiplataforma posso tentar chegar até os desenvolvedores e tentar "fazer a cabeça" deles para incoporar a possibilidade de uso do Linux para rodar estas applets, do mesmo jeito que estou tentando fazer com a CertiSign.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2013, 23:34 por ManoelNascimento »

Offline Kriptolix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
    • Kriptolix
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #16 Online: 25 de Fevereiro de 2013, 08:56 »
Nao ha como determinar isso do lado do cliente, o jeito e ligar pro suporte das instituiçoes e questionar, mas em geral quando nao funciona ou nao vem explicito no site é por que so da suporte a windoes mesmo.
Ubuntu Linux 10.10

Offline erfonseca78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
    • Que Legal Fonseca!
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #17 Online: 17 de MAR?O de 2013, 10:48 »
Amigo, também tiver que adquirir um certificado digital para poder peticionar.

Tentei instalar o eToken PKI Client mas não deu certo...

Só consegui instalar seguindo com as dicas mencionadas em http://www.vleeuwen.net/2012/08/install-aladdin-etoken-on-ubuntu-12-04-lts

Instalar as dependencias:
$ sudo apt-get install pcscd libccid libhal1 opensc

Instalar o programa do eToken:
$ sudo dpkg -i SafenetAuthenticationClient-8.1.0-4_i386.deb

Também é necessário baixar as cadeias de certificados digitais, eu peguei daqui: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/hierarquias/icp-brasil/oab#.UUXGcvHV6eU

Pena que o Safenet Authentication Client não é um software livre... e não precisei comentar a linha 43 como está na página.

Como fiz a validação na sexta-feira ainda não utilizei o certificado, mas fiz alguns testes acessando o e-saj de SP, o STJ, Receita Federal e Nota Fiscal Paulista, Agora nos sites do STF, TRT 2ª Região e TST não funcionou de jeito nenhum... pelo jeito terei que ter o Ruindows instalado numa máquina para quando precisar de acesso nos sites que não suportam o Linux.

De qualquer maneira, boa sorte e se precisar de algo mande uma MP.

Abraços

Offline erfonseca78

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
    • Que Legal Fonseca!
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #18 Online: 18 de MAR?O de 2013, 10:00 »
Decepção total... cheguei no escritório nesta segunda e fui repetir os passos que fiz para instalar e não funcionou... depois de algum tempo é que percebi o que estava errado, em casa onde funcionou o sistema é 32 e aqui é 64..... mas vou continuar procurando uma solução, se alguém tiver por favor, ajude-nos!

Amigo, também tiver que adquirir um certificado digital para poder peticionar.

Tentei instalar o eToken PKI Client mas não deu certo...

Só consegui instalar seguindo com as dicas mencionadas em http://www.vleeuwen.net/2012/08/install-aladdin-etoken-on-ubuntu-12-04-lts

Instalar as dependencias:
$ sudo apt-get install pcscd libccid libhal1 opensc

Instalar o programa do eToken:
$ sudo dpkg -i SafenetAuthenticationClient-8.1.0-4_i386.deb

Também é necessário baixar as cadeias de certificados digitais, eu peguei daqui: http://www.certisign.com.br/atendimento-suporte/downloads/hierarquias/icp-brasil/oab#.UUXGcvHV6eU

Pena que o Safenet Authentication Client não é um software livre... e não precisei comentar a linha 43 como está na página.

Como fiz a validação na sexta-feira ainda não utilizei o certificado, mas fiz alguns testes acessando o e-saj de SP, o STJ, Receita Federal e Nota Fiscal Paulista, Agora nos sites do STF, TRT 2ª Região e TST não funcionou de jeito nenhum... pelo jeito terei que ter o Ruindows instalado numa máquina para quando precisar de acesso nos sites que não suportam o Linux.

De qualquer maneira, boa sorte e se precisar de algo mande uma MP.

Abraços

Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #19 Online: 19 de MAR?O de 2013, 11:52 »
Decepção total... cheguei no escritório nesta segunda e fui repetir os passos que fiz para instalar e não funcionou... depois de algum tempo é que percebi o que estava errado, em casa onde funcionou o sistema é 32 e aqui é 64..... mas vou continuar procurando uma solução, se alguém tiver por favor, ajude-nos!

Pelo que percebi, a versão 64 bits não funciona de jeito nenhum, mas a versão 32 bits funciona. Basta instalá-la que ela roda em ambiente 64 bits sem problemas. Só é preciso mudar o libhal1 para a versão 32 bits.

O problema está em outro lugar. Pelo que conversei com o técnico que instalou o certificado no eToken, ele só roda no Internet Explorer, não roda bem com Firefox e não roda de jeito nenhum no Opera ou no Chrome/Chromium. Testei isto num Windows XP, e é isto mesmo: funciona no IE, capenga no FF, não roda nos outros.

Sem contar o que já foi esclarecido por Kriptolix:

Manoel, a noticia ruim é que o cara que constroi a aplicaçao na web deve prever multiplataforma, se ele nao preve isso nao vai fucioar no linux, independente de estar funcionando na maquina local. No caso do applet, pode ser incompatibilidade de java, ja no site do STJ acho que realmente o cara nao previu o uso do linux, no site da receita eu nao pude testar.

Ou seja: o fórum, por si só, não terá condições de resolver o problema. É preciso entrar em contato com as empresas responsáveis pela certificação e pelo desenvolvimento dos sites e sugerir-lhes usar soluções em software livre, ou em Linux mais especificamente. sem isto, acho que ficaremos batendo cabeça.

Offline emir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #20 Online: 27 de MAR?O de 2013, 15:01 »
pessoal,
faz mais de um ano que tento instalar o token alladin no UBUNTU e nada.
se não for através da virtualização, que nem sempre tem 100% das funcionalidades operantes...esqueçam.
funciona somente em ruiwndows. tive q instalar esse SO.
na certisign - empresa q vendeu os certificados - o atendimento deixa a desejar por fone, se for por chat - como mencionado - a coisa piora.
infelizmente é aguardar lançarem uma versão para Linux, ms...

Offline bertoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #21 Online: 13 de Agosto de 2013, 09:17 »
Pois, pois, um dos problemas é a Certisign, que deve ter algum acordo com as empresas produtoras de SO proprietário. Por isso boicota o Linux.

Outro problema é: Por que usar um certificado digital fornecido por uma empresa privada para acessar dados fiscais de uma Pessoa Física ou Jurídica, que deveriam interessar apenas à própria (aos sócios da PJ), ao governo e no máximo ao contador???

Ante que me critiquem, isso aqui não é apenas um debate técnico, não!

Bem! a versão 32 bits não roda aqui nem a pau. Tenho o libhal1 instalado. E mesmo assim o cara não funciona, embora tenha criado uma pasta oculta .Certising no /home.

Os caras dizem que não dão suporte a Linux, mas os tokens deles criam uma pasta na tua /home???

Offline e-kim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #22 Online: 13 de Agosto de 2013, 09:36 »
acho que o bertoni tem razão. olha isso http://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux

essa certificadora, além de suporte tem até instruções de instalação...

agora, o que fazer com o eToken já adquirido?

Offline bertoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #23 Online: 14 de Agosto de 2013, 15:41 »
entrei no site indicado por e-kim segui o passo-a-passo e tudo foi instalado de boa, sem dor de cabeça.

muito fácil.

adquiri o certificado e o e-token dos caras e foi espetar o bichinho na porta usb para ser reconhecido e configurado. aliás o administrador do token tem até uma função que integra os certificados automagicamente ao Firefox.

então, se você não quer ou não pode perder seu tempo tentando fazer o token funcionar esqueçam a CertiSign e o eToken Aladdin.


Offline CharlieRS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #24 Online: 14 de Agosto de 2013, 17:52 »
Galera,

Passo pelo mesmo problema de todos com o eToken Aladdin 72k, porém recebi um link de um amigo para um driver da certsign que "parece" que faz o device funcionar legal no linux. Ainda não testei no ubuntu 13.04LTS, mas vale a tentativa para os que já compraram este modelo de eToken.

http://www.certsolutions.com.br/Downloads/PKI_Client_5.0_Linux.zip

abraço.

Offline Renan Rischiotto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.888
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #25 Online: 14 de Agosto de 2013, 17:58 »
13.04LTS?

Offline Marcos52

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #26 Online: 01 de Maio de 2014, 10:19 »
Bom dia pessoal,

Buscando orientações para instalar o eToken Safenet (Alladin) em Ubuntu, encontrei este tópico e muitos outros na web que me ajudaram a conseguir fazer funcionar razoavelmente o token, ainda preciso fazer mais testes para confirmar o funcionamento. Segue o procedimento que fiz:

1- De início como a instalação direta não funcionou no Ubuntu(64 bits) 12.04 LTS ou 14.04 LTS, parti de uma versão antiga, a 10.04 LTS seguindo as dicas deste tópico, ou seja instalando as dependências e depois o SAC 8.1.04 64 bits. Instalou sem problemas e habilitou o token no navegador (Firefox).

2- Fiz upgrade da 10.04 para a 12.04 e foi preciso reinstalar algumas dependências  novamente (infelizmente não anotei, mas foram obtidas aqui e em tópicos da web) e está funcionando, se bem que que quando em quando surgem msgs de crash do Ubuntu, relativas ao  PKI e ao Java.

3- No 14.04LTS não instalou, até que achei a libhal1 64 bits nos packages do Ubuntu, aí foi possível habilitar o etoken no navegador mas o SAC não funciona, ou seja, não tem como administrar o token e este  também não funciona bem no navegador, às vezes não carrega o applet.

4- Tentei então na versão 32 bits do 14.04, com a mesma do SAC(32bits) e aí a instalação foi simples (precisei do libhal1) habilitou o token no navegador (aparentemente está tudo ok) e tambem o SAC, com suas funcionalidades, porém (sempre tem) algumas figuras e panos de fundo da aplicação não são carregadas.

Conclusão, de todas as opções aparentemente a que melhor funciona é a  10.04 e depois a 12.04 (á partir de upgrade da 10.04) se bem que a versão 32bits do 14.04 talvez trabalhada mais um pouco  talvez possa apresentar resultados.

Decorrido tanto tempo desde a ultima postagem pode ser que tenham encontrado soluções, então se puderem postar aqui agradeço.

É isso, obrigado a todos pelo tópico, me ajudou bastante.

Marcos

Offline agnelpovoa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #27 Online: 11 de Junho de 2014, 11:32 »
Bom dia pessoal,

Buscando orientações para instalar o eToken Safenet (Alladin) em Ubuntu, encontrei este tópico e muitos outros na web que me ajudaram a conseguir fazer funcionar razoavelmente o token, ainda preciso fazer mais testes para confirmar o funcionamento. Segue o procedimento que fiz:

1- De início como a instalação direta não funcionou no Ubuntu(64 bits) 12.04 LTS ou 14.04 LTS, parti de uma versão antiga, a 10.04 LTS seguindo as dicas deste tópico, ou seja instalando as dependências e depois o SAC 8.1.04 64 bits. Instalou sem problemas e habilitou o token no navegador (Firefox).

2- Fiz upgrade da 10.04 para a 12.04 e foi preciso reinstalar algumas dependências  novamente (infelizmente não anotei, mas foram obtidas aqui e em tópicos da web) e está funcionando, se bem que que quando em quando surgem msgs de crash do Ubuntu, relativas ao  PKI e ao Java.

3- No 14.04LTS não instalou, até que achei a libhal1 64 bits nos packages do Ubuntu, aí foi possível habilitar o etoken no navegador mas o SAC não funciona, ou seja, não tem como administrar o token e este  também não funciona bem no navegador, às vezes não carrega o applet.

4- Tentei então na versão 32 bits do 14.04, com a mesma do SAC(32bits) e aí a instalação foi simples (precisei do libhal1) habilitou o token no navegador (aparentemente está tudo ok) e tambem o SAC, com suas funcionalidades, porém (sempre tem) algumas figuras e panos de fundo da aplicação não são carregadas.

Conclusão, de todas as opções aparentemente a que melhor funciona é a  10.04 e depois a 12.04 (á partir de upgrade da 10.04) se bem que a versão 32bits do 14.04 talvez trabalhada mais um pouco  talvez possa apresentar resultados.

Decorrido tanto tempo desde a ultima postagem pode ser que tenham encontrado soluções, então se puderem postar aqui agradeço.

É isso, obrigado a todos pelo tópico, me ajudou bastante.

Marcos

Quando vc diz que funciona no 14.04 32bits, ele acende a luz e assina os documentos? ou é para uso em sites?
Porque aqui no MPE-TO usamos para assinatura digital em documentos que são salvos em PDF. Fiz a instalação no 14.04 32bits usando os passos abaixo e funcionou.

Código: [Selecionar]
#### Instalação TOKEN ALLADIN (NÃO EXECUTE A INSTALAÇÃO COM O TOKEN PLUGADO)

$ sudo apt-get install openct opensc libccid pcscd pkcs11-data

$ sudo gpasswd -a SEUUSUARIO scard

$ sudo reboot

### Abra o terminal em uma pasta para salvar o Driver (2012-03-22-driver-linux-32-deb) e execute a instalação:

Nesta versão não há libhal1, então baixe assim e depois instale:

wget http://archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/main/h/hal/libhal1_0.5.14-0ubuntu6_i386.deb
wget --no-check-certificate -O 2012-03-22-driver-linux-32-deb.deb  http://athenas.mpto.mp.br/athenas/CMS/download/2012/03/22/driver-linux-32-deb/
sudo dpkg -i libhal1_0.5.14-0ubuntu6_i386.deb
sudo dpkg -i 2012-03-22-driver-linux-32-deb
sudo apt-get -f install

Então reinicia outra vez e coloque o TOKEN.

$ sudo reboot

OBS: Caso, após o reinicio, não ocorra a leitura do token (não acenda a luz vermelha), editar o arquivo "/etc/init.d/pcscd" e comentar a linha 43 (exit 0).

Fonte:
http://www.vleeuwen.net/2012/08/install-aladdin-etoken-on-ubuntu-12-04-lts
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=103408.15
http://www.jlaundry.com/2011/aladdin-etoken-on-ubuntu-11-10-oneiric-ocelot-amd64/

Agnel Póvoa
Maio de 2014
agnelpovoa at gmail.com
Palmas-Tocantins-BR

Offline Marcos52

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #28 Online: 29 de Junho de 2014, 10:07 »
Bom dia Agnel,

Vi ontem a sua postagem, nesse meio tempo desde o meu post continuei a busca e consegui um versão mais atualizadado  do SAC, instala normalmente no 12.04 e no 14.04 precisa instalar as depêndências (libhal-storage1, libhal1),segue o link caso queira atualizar a sua instalação.
Na versão anterior havia testado o  apenas no navegador, ja a  versão 8.3 testei no LibreOffice tambem e  funciona normalmente.
www.proteq.com.br/download/sac/sac8.3_linux.zip.

Abraço

Marcos



Offline ManoelNascimento

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
Re:eToken Aladdin Pro 72k: como instalar drivers no Ubuntu?
« Resposta #29 Online: 12 de Junho de 2015, 19:56 »
Gente,

depois de muito tempo virtualizando, localizei isto aqui:

http://www.cnj.jus.br/wikipje/index.php/Desenvolvedor#Ubuntu_64_bits

Que está neste outro tópico aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,111208.msg632737.html#msg632737

Vou testar e trago os resultados.