Autor Tópico: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...  (Lida 47900 vezes)

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #45 Online: 25 de Julho de 2007, 04:13 »
Olá pessoal

Bem, eu ainda estou me divertindo com esse brinquedinho novo (Aspire 3100) .. entao quase tudo é novidade

tenho uma duvida em relação ao Bluetooth.. eu nao sei se o ubuntu reconheceu ou nao.. pq a luz nao acende, colocando um dispositivo perto ele não da bola...

como faço para habilitar? o bluetooth de vcs ja veio habilitado? é alguma configuração da bios? eu so instalei o ubuntu aqui, nao tenho windows.. será q tenho de instalar o windows para ele habilitar  ??? ? acho q nada a ver né, mas...

me dêem um sinal...

a propósito, a camera nada ainda né?

Olha, isso é uma duvida que sempre vejo por quem tem acer....
infelizmente venho t dar a noticia que se te vendeream dizendo ter bluetooth , nao tem..
A acer usa o mesmo gabinete pra varios modelos, mesmo não tendo Bluetooth ele não existe, tem só o encaixe pra plaquinha que nunca vi pra vender....
Alias, nunca vi um acer com realmente bluetooth, mas com certeza deve ter um modelo com ele :P
o mesmo é feito por outros fabricantes, a positivo uns modelos tem o lugar pra webcam, mas no lugar da lente só uma tampinha preta...
fazem isso pra reduzir o custo com gabinete, invez de um modelo pra cada, fazem um e mudam umas coisinhas só .....

Eu qd comprei o meu tava esperto nisso... perguntei, tem bluetooth, o vendedor disse sim tem, insisti, tem certeza, uns modelos aparece o botão mas não vem com o bluetooth, ele insistiu, não esse tem sim...
qd veio, como ja imaginava, não tinha, então fiz ele me comprar um bluetooth USB ..
até preferi, pois posso por no desktop também caso precise..

Aconselho fazer o mesmo, se foi comprado no brasil, pegue a nota e o anuncio dizendo que tem bluetooth, guarde bem,....
tente nogociar onde comproum, afinel hoje acha bons adaptadores Bluetooth USB por menos de 50 pila...
Se não ter acordo com a loja, entao o caso pode ser encaminhado ao procon....

Mas antes só pra ter certeza absoluta, particione e coloque o windows com todos drivers, até mesmo o do bluetooth pra garantir e na loja não falarem que é culpa do linux..... com o windows ligado com tudo certinha, se tentar abrir o programa do bluetooth que tem no site da acer.. vai dizer que não acho o dispositivo, se tentar ligar pelo botão vai aparecer na tela embaixo ao centro em verde algo como "Dispositivo Não existente" ou algo assim .... ao contrario do Wireless que se fizer o mesmo aparece a msg " Wireless Ativado" ou "Wireless Desativado" mostrando que tem dispositivo wifi ....

Eu sou bem paranoico, então qd fiz isso gravei toda conversa, mostrei ao vendedor tanto no linux quanto no windows que não localizava o bluetooth, mostrei o lsusb e outros comandos do linux pra monstrar lista de hardware....
Não acho que a loja vai querer se queimar por uns R$50 ... mas se ela quiser, então comigo teria briga, na justiça :P pois até avisei o vendedor antes de comprar que alguns modelos nao vinham com o bluetooth só com o botão... :P fazer o que né .....

Agora, se comprou no PY, importou, ou algo do genero, complica, tente entrar em contado onde comprou e ver o que consegue...
Se não tiver nem como entrar na justiça, o jeito vai ser comprar o adaptador mesmo, um amigo comprou no ML por uns 35pila, um transparente, pequeno, bem legal... só tem que saber de quem compra la, procure alguem que um conhecido possa indicar. ou peça ra um muanbeiro de confiança trazer do PY que é barato... só tem que se ligar dai no modelo se é class 1 ou class 2, o 1 é só 10mts de alcance e o 2 é 100mts ....

Espero ter ajudado .. !
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Wifi
« Resposta #46 Online: 31 de Julho de 2007, 22:11 »
Gente,
to com uma duvida ..
o wifi no meu note é reconhecido e ativado automaticamente,
mas até agora não precisei dele

Só que agora vou ter um router WRTP54G pra compartilhar a internet(esse router também é um adaptador ATA pra VoIP)
ele ainda não chegou, comprei nas americanas e a previsão é até dia 7/8
emprestei um AP velho de um vizinho, mas não consigo conectar via WiFi.. no windows vai normal.
Mas no linux, parece que ele não reconhece a rede ...
alias, no windows ja reparei que sempre tem na lista de redes wifi umas redes que acho que são de vizinhos por aki, mas no linux
essa lista de redes parece que não é reconhecida ...
Não tenho certeza, mas acho que a um bom tempo qd comprei o note costumava aparece as redes qd se clicava no Knetworkmanager ...
agora não vejo mais isso ....

Será que é alguma configuração ou o que ??? o AP que to testando é um de 11kbps velhão, até no windows demorei um bom tempo pra achar o driver USB dele pra poder configurar .... ele nem tem WAP, só WEP de 128bits ....

Será que vou ter problemas qd chegar o router wifi ? pq ele vai ficar em outro quarto e só vou usar internet por ele agora .. não mais por Ethernet como uso agora ....

Alguem teve algum problema com o Wifi do 3201 ? ou será que é só alguma configuração errada aki pra mim ?
o lspci mostra que o modelo que tenho é Atheros AR5005g


E sobre a webcam ? alguem teve novidades ? ja faz muito tempo que abri esse topico e será que até hoje ninguem fez um driver pra webcam e cardreader desse note ??
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #47 Online: 14 de Agosto de 2007, 03:08 »
e aí? nenhuma resposta ?
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #48 Online: 22 de Outubro de 2007, 13:35 »
Seguimos com nosso calvario rsrsrs, mais uma versao do ubuntu e nada resolve os malfadados leitor de cartoes e webcam, pelo menos o som parece funcional e bem alto agora, a plenos pulmoes, mas quanto  a nosso hardware exotivo somente a dona microsoft parece saber o caminho das pedras pq desde que comprei ate o windows 2000 detecta e instala software para o leitor e para a webcam, e os linuxes nada ainda...


continuemos nossa vigilia, nao achei mais nada sobre isso
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #49 Online: 22 de Outubro de 2007, 14:23 »
Boa tarde gente

realmente, o som ta ok, apenas a camera ta parada... o leitor de cartões nao sei...
mas uma coisa que eu notei, o wireless do notebook, é listado como precisando de "drivers restritos", ao clicar para instalar lá, ele dá opção de baixar da internet o driver ou usar o driver para windows, do cd...

bem, baixando da internet, ele dá um endereço automaticamente e, pelo menos aqui, parece que o sinal agora é mais "forte", nao sei explciar... e agora também reconhece o modo "promíscuo", modo monitor...

outra coisa queria perguntar a vocês... eu não consigo ler dvds comerciais, esses de locadora, nem um que eu comprei dos simpsons, eu consigo assistir outros aqui q não são de locadora, que são de colecionadores, enfim... eu instalei todos os codecs... li a respeito num forum, nao me lembro onde... alguns leitores de dvd no linux não reconheciam dvds com mais de 4.7gb de capacidade...

quero perguntar se vocês estão tendo a mesma dificuldade ou se os seus dvds rodam sem nenhum problema?

muito obrigado t+

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #50 Online: 22 de Outubro de 2007, 21:25 »
Instalei do zero o novo Kubuntu

O driver WiFi ja vem no Kubuntu, foi ativado automaticamente na boa,
o video e fax-modem apareceu como driver restrito, ativei e o video ta ok, o modem nao testei ainda

E a boa noticia, coloquei um cartão SD no leitor e... Opa, reconheceu :D
Finalmente ja vem o driver pro nosso leitor de cartão :D

Só falta agora a Webcam pra ficar tudo funcional.. .. :D


Só tive alguns probleminhas simples. ...

A tecla de atalho FN+Subir volume ou descer volume, aparece na tela o OSD(On Screen Display) mas não muda o volume, e só altera o OSD entre 0% e 11%, mas nada de mudar o volume :( coisa que antes funcionava perfeitamente na versão anterior... acho que é alguma configuração simples, mas não sei qual.
Ja tentei mudar o padrão no kmix e nada ...   Alguem sabe como resolver ???

Outra coisa.. esse ja vem do kubuntu anterior ...
Não tem um volume "MASTER" mesmo que mexa com tudo ???
pq abaixo um volume, qd vou ver outro continua saindo nas caixas de som no maximo, e assim vai ...


Mas pra o pior ja ta sendo resolvido, a ATI prometeu la pro fim do ano suporte ao AIGLX, o leitor ja ta OK, só fica faltando a WebCam e probleminhas menores que aparecem como esses meus :)
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #51 Online: 23 de Outubro de 2007, 11:04 »
Arkanjo

Sobre o volume não ficar mudo
diria a famosa frase "this is not a bug, this is a feature"

não é defeito, é característica. Eu também, ao colocar o volume a zero zero ele não abaixa, fica bem baixinho... mas aquela tecla la em cima, Fn + f3 se nao me engano (nao estou com ele aqui) essa sim deixa o som mudo...

acho que é assim q funfa :D

e sobre dvd, vc assiste normalmente qq tipo?

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #52 Online: 24 de Outubro de 2007, 02:44 »
DVD ainda não testei nessa versão, mas não vejo o pq de não funcionar se foi instalado o libdvdcss (acho que é isso,né??)
que serve pra decodificar DVDs com direitos autorais.... talvez seja isso seu problema...


sobre o volume, acho que nao expliquei bem...

é que por exemplo, abaixo o volume PCM, blz ... daí derrepente o aMSN dispara um som no ultimo, pois ele utiliza o volume PC Speaker, ou então abro uma pagina com flash e o volume ta alto pq usa outro canal de som... entendeu...
complica ter que ficar regulando volume pra cada coisa .... quero um "MASTER" onde deixo o volume que quero e todos os sons fiquem limitados ao que esta no canal master, igual acontesse no windows(eca, não acredito que preciso de algo igual a esse sitema:P)

se não me engano até o kubunu 6.x era assim, nesses 2 ultimos parece que comessei a ter esse problema....
alguem sabe resolver e deixar com um volume principal ??

E sobre o atalho pra mudar o volume pelas teclas multimedia do laptop, pq ele não funciona no 7.10 e funcionava numa boa no 7.04
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #53 Online: 24 de Outubro de 2007, 20:50 »
Mais uma boa noticia
http://www.guiadohardware.net/noticias/2007-10/471F731B.html

de acordo com a noticia deste link a ATI lança o novo driver 8.42.3 que tem suporte ao AIGLX
segue copia da noticia
Citar
Novo driver da ATI para Linux: correções e suporte a AIGLX
Para os consumidores da ATI que usam Linux, certamente uma notícia muito boa veio quando finalmente a AMD anunciou a abertura das especificações das suas placas de vídeo, recentemente.

O driver AMD 8.41.7 foi o primeiro baseado no novo código, e não foi somente entregue para suportar as R600 e Radeon HD 2900XT, mas também para trazer uma melhoria na performance das séries R300 até a R500. Claro, esse driver 8.41.7 não foi bem recebido por todos. A AMD lançou o driver para os consumidores da R600, deixando de lado os de placas mais antigas, que assim mesmo atualizaram para o novo driver - tendo uma experiência desastrosa.

Hoje o driver fglrx atingiu um outro marco. Não apenas está sendo fornecido suporte às placas antigas, como também recebeu melhorias: suporte a AIGLX! Sim, será possível usar sua placa ATI com o fglrx e executar o Compiz, Beryl, ou Compiz Fusion, sem usar o XGL. Tudo bem que veio bem depois da NVIDIA ter introduzido suporte AIGLX nos seus drivers para Linux. Mas antes tarde do que nunca :)

Há várias melhorias em performance e suporte de texturas no fglrx 8.42.3, com suporte para o X.Org 7.3 / X server 1.4, mas sem suporte oficial do kernel 2.6.23. O suporte do kernel não é totalmente dado devido a falhas nas expecificações x86_64 do driver. É de se esperar que em breve o driver seja suportado oficialmente pelo kernmel 2.6.63, e com a abertura das especificações isso não deve demorar muito.

Essa distribuição do driver foi testada para todas as placas ATI Radeon das séries R300 a R600. Não há suporte ainda para as séries FireGL.

Fonte:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=887&num=1


Agora com isso, tirando os probleminhas menores, acho que só falta mesmo o suporte a WebCam pra ficar quase 100% o suporte linux ao nossos laptops :D

Só não achei onde tem pra baixar o driver, pois no site oficial só tem até o 8.40, será que esse é algum beta ainda ??? não li ainda a noticia completa em ingles ... :(

E qt tempo deve demorar pra ter ele no repositorio oficial ??? pq o pessoal da canonical tem demorado pra atualizar os drivers ATI no repositorio ... :( se fosse mais rapido era melhor de instalar e não daria problema cada vez que atualiza o kernel ...
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #54 Online: 24 de Outubro de 2007, 20:54 »
Achei
http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Gutsy_Installation_Guide
aki ensina instalar e também tem o link pro driver ....
Será que é melhor instalar manualmente ou ver se o ENVY ja ta atualizado ??? sempre instalei manual, usei o ENVY só pra placas Nvidia ... não sei se presta pra ATI ....


Alias ... alguem ja viu se tem algum lugar ensinando a usar o AIGLX com esse novo driver ATI ??? será que precisa alguma opção diferente no xorg.conf ???


Ahhh, é hoje que passo a madruga brincando com o Compiz-fusion !!!! chega de ter inveja dos laptops HP que usam Nvidia onboard :D :D :D :D
PS: tomara que o desempenho tenha melhorado também :D pois no windows jogava bem alguns jogos que no linux era impraticavel, mesmo jogos 3d nativos como tremulous e outros ...
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline jonata

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • Jonatã Bolzan
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #55 Online: 25 de Outubro de 2007, 09:15 »
pata habilitar o compiz-fusion, é só instalar o xserver-xgl

e a ATI acabou de lançar uma nova versão do driver que suporta AIGLX

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #56 Online: 25 de Outubro de 2007, 18:13 »
Bem, nem tudo é perfeito, instalei o novo driver e voltou o meu velho problema de aparecer um borrão na tela


Pelo que vi é algo com o driver instalado manualmente...
Pois com o driver do repositorio não acontesse isso ...

Alguem mais teve esse problema ???? como resolvo ?
Será que vou ter que voltar com o driver mais antigo que tem no repositorio só por causa disso ????

alguem ja viu algum relato assim em outro lugar ... nem sei como descrever isso em ingles pra pedir ajuda no forum Ubuntu oficial ou pro pessoal da ATI :(
Help !
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #57 Online: 25 de Outubro de 2007, 18:56 »
Ih..
pelo jeito é um bug não resolvido mesmo :(

http://ati.cchtml.com/show_bug.cgi?id=683

 :'( :'( :'(

Mais alguem com esse problema ???
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline ArKanjo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 168
  • "Be free! Be Linux!"
    • Ver perfil
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #58 Online: 26 de Outubro de 2007, 03:30 »
sobre a Webcam
achei esta noticia
http://feeds.feedburner.com/~r/conversasdobruno/~3/174960739/

sobre um grupo que se disponibiliza a criar drivers..
que tal alguem que sabe melhor ingles pedir pra eles criar um driver pra nossa WebCam

Alias, qual é exatamente o modelo dela, pois ja vi varios, o que lembro é Bison, mas ja vi outras ferramentas dizer outra coisa...

no kunbuntu Gutsy nem achei ela ao certo, o lsusb mostra estes
Bus 003 Device 007: ID 1241:5004 Belkin
Bus 003 Device 006: ID 04b8:0819 Seiko Epson Corp.
Bus 003 Device 005: ID 062a:0000 Creative Labs Optical Mouse
Bus 003 Device 003: ID 05e3:0606 Genesys Logic, Inc.
Bus 003 Device 002: ID 0402:5602 ALi Corp.
Bus 003 Device 001: ID 0000:0000
Bus 002 Device 001: ID 0000:0000
Bus 001 Device 003: ID 1131:1001 Integrated System Solution Corp. KY-BT100 Bluetooth Adapter
Bus 001 Device 001: ID 0000:0000

qual é ela ???? acho que essa Genesys ?!?!?! pois as outras não devem ser .... Belkin nem tenho certeza, talvez meu hub usb, Epson é a impressora, Creative é meu mouse sem fio, apesar dele não ser da creative :P ALi sei la também, e o o bluetooth é isso mesmo :P
Liberdade é tudo !
"Be free, be linux" Ed Carlos

Offline warlockws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
  • De absoluto só a relatividade.
    • Ver perfil
    • Portal da empresa warlokc ws
Re: Ajuda com Acer 3102NWLMi ou outros com mesmos hardware ...
« Resposta #59 Online: 23 de Dezembro de 2007, 11:11 »
Falta pouco galera, mas devo confessar que eh terrivel ver novas versoes de kernel sendo instaladas e pensar sera que vai ? e nada srsrsr continuamos sendo a mancha feia do linux nos acer !!!
Linux User: #432845
Acer Aspire 3102
Semprom 3200
HD 80
512M RAM
Gravador DVD
Video ATI Radeon 1100
Monitor 15,4" Wide WXGA
web cam Acer Orbicam CMOS (ainda nao funfa)
Leitor de Cartao 6x1 (ainda nao funfa)
Ubuntu 6.10 (Claro)