Autor Tópico: Certificação LPI 101  (Lida 2365 vezes)

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Certificação LPI 101
« Online: 14 de Janeiro de 2013, 21:33 »
Boa noite Pessoal,

Sei que o assunto é sobre problemas relacionados a erros, duvidas sobre o sistema operacional. No entanto eu cansei de ser leigo e assinei um curso online para certificação Linux do Uira Ribeiro e realmente o curso é muito bom pela qualidade de ensino. Porem como é online se torna bastante limitado e vou ser sincero, eu sou muito burro para estas coisas. Eu entendo bastante de windows, mas nem tanto assim também. Sinceramente o linux veio e ficou como um tornado. Mexeu bastante, por isto o interesse em conhecer e tirar a certificação, para compartilhar conhecimentos com outras pessoas e para meu crescimento profissional também.
Agora o problema: eu não sei como estudar o linux, não sei por onde começar, etc. O livro falando sobre variaveis, criar variaveis no bash, etc. Eu realmente não nadica. Tem alguma forma de estudar, uma forma por onde começar que seja mais facil de ir caminhando sem se perder? Eu quero conhecer, tenho a força de vontade, mas nao sei por onde começar.
Sei que existem foruns e tudo mais, topicos em outros sites. Mas eu naõ sei por onde começar.
Alguém tem uma dica para ensinar a como aprender o linux de uma forma mais facil, ou por um assunto mais facil e assim por diante para conseguir tirar esta certificação?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Certificação LPI 101
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2013, 23:01 »
Ola

Comece lendo o guia foca Linux disponível gratuitamente na rede

E lembre sempre, o google é seu amigo quando a questão é GNU/Linux. Basta sempre colocar linux antes => exemplo de pesquisa no google => linux bash

Isto irá retornar "N" respostas sobre o bourne again shell

Boas pesquisas

[]'s

Offline leigoLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
    • Ver perfil
Re: Certificação LPI 101
« Resposta #2 Online: 15 de Janeiro de 2013, 07:19 »
O que eu quis realmente saber é por onde começar. O que devo procurar entender e focar em primeiro, segundo e terceiro lugar. O linux tem muita coisa e é dificil saber por onde começar. Acredito que pra tudo tem pontos iniciais, e caminhos mais faceis para seguir. Gostaria de saber mesmo é como aprender o linux, forma de estuda-lo e por onde começar.

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re: Certificação LPI 101
« Resposta #3 Online: 15 de Janeiro de 2013, 13:49 »
Existe a preferencia do autor e a sua maneira de absorver o conteúdo. Eu usaria um livro de base (como o guiafoca), e procuraria material especifico pro que ficasse confuso.

Obs: a maioria dos programas e arquivos importantes possuem manuais, ex: man bash, man apt-get, man fstab...

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: Certificação LPI 101
« Resposta #4 Online: 15 de Janeiro de 2013, 14:32 »
Você entende inglês?
Tem um livro que gosto muito, li a parte mais básica dele, até o iniciozinho de shell script eu li.
http://linuxcommand.org/tlcl.php
Eu acho ele bem explicado e também tem assuntos mais avançados que eu não li.

Eu nunca li o Guia Foca, mas ele sempre é bastante recomendado, só no seu tópico foi 2 vezes.

A dica do irtigor é muito boa, usar o comando man para retornar o manual de algum programa. Mas algo que eu gostaria de te passar por experiência própria, é usar o parâmetro --help com o programa antes de usar o man, pois o help muitas vezes já responde como usar o programa de forma básica e é mais fácil de visualizar que o man. Por exemplo, usa apt-get --help e caso não tenha a resposta da sua dúvida usa man apt-get

  [ ]'s
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: Certificação LPI 101
« Resposta #5 Online: 15 de Janeiro de 2013, 14:34 »
Essa LPI 101 implica muito uso de Servidores..! Recomendo que procure no Guia do Hardware alguns artigos/livros online sobre Servidores Linux, vai te ajudar bastante.!

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: Certificação LPI 101
« Resposta #6 Online: 16 de Janeiro de 2013, 13:19 »
Os livros do Carlos Morimoto são excelentes.  Creio que ele tem cerca de 4 livros.  Veja em guia do hardware.
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br