Galera, muita gente acha que o Catalyst, software da AMD (Ati) radeon HD, é limitado no Linux em relação ao windows. Sua interface gráfica até é mesmo, mas não quer dizer que você não possa ter a função de overclock existente no aplicativo.
Vamos lá.
É óbvio que é necessário estar com o software da AMD (Ati), o "fglrx", instalado. Não vou me concentrar nessa parte, existem tópicos aqui no fórum sobre como instala-lo. Se já estiver com ele instalado é só seguir as instruções. É importante também saber que todo overclock diminui a margem de segurança de utilização de um dispositivo, mesmo sendo um overclock disponibilizado pelo fabricante.
Obs.: Serve só para a série Radeon HD.
Antes de mais nada, para configurar o xorg, torne-se root e digite:
aticonfig --initial
Para saber a como está a temperatura de sua VGA (esse comando deve ser rodado quando se quer saber se o clock não está elevando muito atemperatura):
aticonfig --od-gettemperature
O resultado no meu PC foi:
Default Adapter - ATI Radeon HD 4300/4500 Series
Sensor 0: Temperature - 63.00 C
63°C tá fresquinho lá dentro, então... vamos saber qual o clock que está sendo usado e os clocks disponíveis:
aticonfig --od-getclocks
O resultado aqui foi:
Core (MHz) Memory (MHz)
Current Clocks : 600 400
Current Peak : 600 400
Configurable Peak Range : [600-650] [400-450]
GPU load : 0%
A Minha placa é uma HD 4350, é um exemplo um pouco fraco, pois essa série, uma HD4870 por exemplo, pode ter um clock bem mais elevado, permitindo um ganho de desempenho muito grande, tipo: processador de [507-800] e memória [500-1000].
Agora que já vimos a capacidade da VGA, é só habilitar o overdrive:
aticonfig --od-enable
e agora definir o clock que queremos seguindo a seguinte fórmula (aticonfig --od-setclocks=CORE,MEM)
no meu, eu não quis exagerar então deixei assim:
aticonfig --od-setclocks=630,430
New Core Peak : 630
New Memory Peak : 430
Interessante é que depois do overclock ainda baixou a temperatura, hehehe:
nomade@nomade-pc:~$ aticonfig --od-gettemperature
Sensor 0: Temperature - 60.00 C
Boa sorte aí galera