Remover versões de kernel antigas [+solução para placa wireless Broadcom)

Iniciado por FabioW, 13 de Dezembro de 2012, 11:17

tópico anterior - próximo tópico

FabioW

Bom dia a todos!

Li um artigo sobre remoção de versões antigas. Agora tenho uma dúvida mais específica.

Atualizei o kernel para versão 3.4
E agora tenho todas essas versões:

~$ sudo dpkg -l |grep linux-headers
ii  linux-headers-3.2.0-31                 3.2.0-31.50                             Header files related to Linux kernel version 3.2.0
ii  linux-headers-3.2.0-31-generic         3.2.0-31.50                             Linux kernel headers for version 3.2.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-3.2.0-31-generic-pae     3.2.0-31.50                             Linux kernel headers for version 3.2.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-3.2.0-32                 3.2.0-32.51                             Header files related to Linux kernel version 3.2.0
ii  linux-headers-3.2.0-32-generic         3.2.0-32.51                             Linux kernel headers for version 3.2.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-3.2.0-32-generic-pae     3.2.0-32.51                             Linux kernel headers for version 3.2.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-3.2.0-33                 3.2.0-33.52                             Header files related to Linux kernel version 3.2.0
ii  linux-headers-3.2.0-33-generic         3.2.0-33.52                             Linux kernel headers for version 3.2.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-3.2.0-33-generic-pae     3.2.0-33.52                             Linux kernel headers for version 3.2.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-3.4.0-030400             3.4.0-030400.201205210521               Header files related to Linux kernel version 3.4.0
ii  linux-headers-3.4.0-030400-generic-pae 3.4.0-030400.201205210521               Linux kernel headers for version 3.4.0 on 32 bit x86 SMP
ii  linux-headers-generic                  3.2.0.33.36                             Generic Linux kernel headers
ii  linux-headers-generic-pae              3.2.0.33.36                             Generic Linux kernel headers

Desejo manter uma versão anterior em relação à atual (e esta também hehe), ou seja, as duas últimas versões. Sendo assim, o que posso remover?

Fiquei mais ainda em dúvida por isso:
ii  linux-headers-generic                  3.2.0.33.36                             Generic Linux kernel headers
ii  linux-headers-generic-pae              3.2.0.33.36                             Generic Linux kernel headers

Para mim são aparentemente arquivos básicos do kernel, ou seja, não poderia removê-los.

Desde já agradeço!

hugoleal85

Abra o Sinaptic e digite na busca: linux-image

Desinstale, então, os pacotes referentes as versões anteriores que não deseja mais.

Depois disso digite na busca: linux-headers

Repita o procedimento, desinstalando os pacotes das versões anteriores que quer remover.

Após isso, fecho o Synaptic e abra o terminal, digitando o comando: sudo update-grub

Coloque sua senha, caso solicitado, e espere o comando atualizar a listagem do GRUB.

Terminada a atualização é só fechar o terminal, reiniciar o PC e está feito.

PS: Já que você atualizou o kernel do sistema para uma nova série (no caso a 3.4) por que não aproveitou e atualizou para a versão estável mais recente, a 3.7? Fica a sugestão.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

FabioW

Citação de: hugoleal85 online 13 de Dezembro de 2012, 11:23
Abra o Sinaptic (...)

Terminada a atualização é só fechar o terminal, reiniciar o PC e está feito.

Obrigado!

PS: Já que você atualizou o kernel do sistema para uma nova série (no caso a 3.4) por que não aproveitou e atualizou para a versão estável mais recente, a 3.7? Fica a sugestão.

Bom, é que eu imagino que devido ao meu Ubuntu ser 12.04 (precise pangolin), o último kernel estável é o 3.4. Não é isso? Pensei isso observando essa lista:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

EDIT: a partir do kernel 3.5 não há mais generic-pae?

hugoleal85

Você pode instalar sem problemas a versão 3.7, baixando ao arquivos .deb do kernel neste site que você indicou.

Daí é só instalá-los (via Central de programas, synaptic ou terminal).

Aqui vai o link:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.7-raring/

Veja que são 3 pacotes (tanto na arquitetura amd64 quanto na arquitetura i386) + o pacote all.deb, ou seja no total são 4 pacotes.
"Cada homem que encontro é superior a mim em alguma coisa; e nisto posso aprender dele." [Ralph W. Emerson]
Meu blog

FabioW

Citação de: hugoleal85 online 13 de Dezembro de 2012, 14:13
Você pode instalar sem problemas a versão 3.7, baixando ao arquivos .deb do kernel neste site que você indicou.

Daí é só instalá-los (via Central de programas, synaptic ou terminal).

Aqui vai o link:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/v3.7-raring/

Veja que são 3 pacotes (tanto na arquitetura amd64 quanto na arquitetura i386) + o pacote all.deb, ou seja no total são 4 pacotes.

Hum entendi. A questão agora para mim é que o driver da placa wireless (broadcom) deixou de funcionar (após instalar o kernel 3.4) e se eu tento ativar dá erro. Isso aconteceu numa atualização de kernel quando atualizei o Ubuntu da versão 11.10 para a 12.04 (minha atual). Nesse caso, o problema resolveu sozinho após alguns dias...

Vou instalar o kernel 3.7 agora. Depois posto o resultado.

Obrigado pela ajuda!

FabioW

Obrigado pela ajuda, hugoleal85 e clodoaldops!

Gostaria de deixar aqui no fórum uma contribuição:

Por algum motivo, das duas vezes que atualizei o kernel, o driver da placa wireless (Broadcom) deixou de funcionar. Na primeira vez, o problema se resolveu sem eu fazer aparentemente nada. Mas agora eu encontrei a solução aqui no fórum mesmo. Após tentar algumas alternativas propostas por alguns usuários, o problema que estava acontecendo no meu notebook foi resolvido pela solução proposta pelo usuário elias_goiano.

"para placas broadcom a solução pode ser esta:
$sudo apt-get
$sudo apt-get install firmware-b43-installer
$sudo apt-get remove bcmwl-kernel-source
$sudo reboot
se  não funcionar e aparecer a mensagem no network-manager que o hardware esta desabilitado
$sudo rfkill unlock wifi"

O último passo eu não precisei fazer...

Valeu, galera!

Até mais!

King11

Fiz todos esses procedimentos, mas na hora da inicialização do Grub, para escolher o SO, ainda aparecem os Kerneis (Kernels) antigos, mesmo não tendo mais acesso por eles! Tem como tirá-los da inicialização do Grub?    

Renan Rischiotto

King11,

Execute o seguinte comando no terminal para remover kernels antigos:

dpkg -l 'linux-*' | sed '/^ii/!d;/'"$(uname -r | sed "s/\(.*\)-\([^0-9]\+\)/\1/")"'/d;s/^[^ ]* [^ ]* \([^ ]*\).*/\1/;/[0-9]/!d' | xargs sudo apt-get -y purge

King11

Valeu, Obrigado! Esse comando também serve par o Linux Mint?

PS: Os Kernels antigos já foram removidos , é só pra retirá-los da inicialização do Grub!

Sergio Benjamim

Citação de: King11 online 04 de Agosto de 2013, 19:22
Valeu, Obrigado! Esse comando também serve par o Linux Mint?

PS: Os Kernels antigos já foram removidos , é só pra retirá-los da inicialização do Grub!

Se o Linux Mint é praticamente o Ubuntu, só que com outra cara, por que não daria certo?

Mas quantos SO vc tem instalado aí? Se tiver o Ubuntu e Linux Mint por exemplo, e o grub foi instalado pelo mint, e você desinstalou os kerneis do Ubuntu, não tem como o Mint advinhar que houve kernel desinstalado de outro sistema, a menos que vc faça um sudo update-grub lá no Mint, daí as entradas dos kerneis antigos do Ubuntu somem do grub.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

King11

Olá Sergio! Tenho o Ubuntu e o Mint instalados, mas só o Mint que ainda aparece os kernels antigos no Grub.
Agora, pra falar a verdade, não sei em qual sistema está o Grub,. Tirei um screen do gparted, segue abaixo:

http://postimg.org/image/b16hmvl07/

Tem como saber onde o Grub foi instalado?

Sergio Benjamim

Citação de: King11 online 04 de Agosto de 2013, 19:59
Olá Sergio! Tenho o Ubuntu e o Mint instalados, mas só o Mint que ainda aparece os kernels antigos no Grub.
Agora, pra falar a verdade, não sei em qual sistema está o Grub,. Tirei um screen do gparted, segue abaixo:

http://postimg.org/image/b16hmvl07/

Tem como saber onde o Grub foi instalado?

Não dá para saber, foi vc quem instalou os sistemas aí cara... provavelmente o grub que está aí é do último sistema instalado.

E que bagunça ficou seu HD heim... quando for instalar Ubuntu ou Mint, prefira a opção avançada de instalação, e divida a mesma /home entre distros linux diferentes.
É novo no Ubuntu? Já leu o Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 ?
Experimente o Xubuntu 14.04 !

King11

O último sistema foi o Ubuntu que está na partição sda3 extended. Fiz um sudo update-grub pelo Ubuntu e as entradas dos kernels antigos do Mint sumiram. Também concordo que meu HD está uma bagunça, mas como não sei mexer nas partições, é melhor deixar como está!
Tem algum post ou tutorial que ajude a  juntar as duas partições Linux e deixar somente o Ubuntu?

Renan Rischiotto

Esse negócio de deixar uma partição /home separada no HD não funciona!
Tinha o Ubuntu 12.04 instalado aqui com a /home separada...instalei o Ubuntu 13.04, mas o sistema ficou bugado!
Do que adianta ter os arquivos em uma partição separada se não funciona direito?

Não faça isso, deixe tudo em uma partição só! Só deixe o Swap como uma "partição" separada.