Ok, depois de instalar os linux-headers e linux-source (que pelo que eu vi já foram instalados numa atualização, mas mesmo assim testei se estavam instalados), instalei o driver pelo GUI dos drivers adicionais e lá estava, sem compiz, sem unity, só com o menusinho do botão direito que dava p entrara nas configurações
através do Alterar plano de fundo.
Então fiz seus comandos, minha VGA é a ATI Mobility Radeon HD 5400.
X Error of failed request: BadRequest (invalid request code or no such operation)
Major opcode of failed request: 154 (GLX)
Minor opcode of failed request: 19 (X_GLXQueryServerString)
Serial number of failed request: 22
Current serial number in output stream: 22
E o outro que não está instalado:
O programa 'glxinfo' não está instalado no momento. Você pode instalá-lo digitando:
sudo apt-get install mesa-utils
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote glxinfo
Dessa vez fiz uma partição separada só para instalar um Ubuntu separado e não comprometer meu sistema de uso.
Cara, instale o mesa-utils:
sudo apt-get install mesa-utils
O glxinfo vai funcionar depois disso.
Agora... tem algo errado na sua instalação, se não, funcionaria, é um fato.
Você instalou o build-essential?
Instalou o linux headers para o kernel que está usando?
sudo apt-get install linux-headers-`uname -r`
Só posso recomendar que reveja todo o processo, que tenha certeza de não ter nenhuma PPA que altere o xorg, de preferência esteja com a sources-list original, ou apenas com adições oficiais (ou seguras) como medibuntu e etc. Como ainda não testei o 13.04, não tenho com lhe dar uma posição precisa, baseada em minha experiência com ele. Porém, baseando na experiência que tenho visto dos colegas com o 12.10, praticamente todos que achavam que estavam com tudo certo, quando refizeram o processo de instalação, ou resolveram o problema e funcionou, ou encontraram algum erro e viram que estavam com problemas repositório (e posteriormente ao resolver conseguiram sucesso).
Se constatar erro no repositório tem duas maneiras de resolver:
1°) Substituir sua sources list por uma nova e sem conflitos.
Pode gerar uma por aqui:
http://repogen.simplylinux.ch/Depois de substituir faça atualização do sistema. Se não tiver nenhum aplicativo que segure a versão de alguma lib e etc, sua instalação do Ubuntu voltar ao normal.
2°) Se substituir a sources list não funcionar terá que fazer uma instalação limpa. Para manter seus arquivos faça uma instalação separando a home (que é a partição onde ficam seus arquivos) da raiz. Ou seja, use um live CD separe uns 30 ou 40GB com gparted, na partição em que está sua instalação defeituosa apague tudo da raiz menos a pasta home e da pasta do usuário dentro da home, apague todos os arquivos ocultos, que são os começados com um "." (ponto). Corra a instalação avançada, sinalize a partição que está a home com "/home" e a partição que você criou e está vazia formate em ext4 e sinalize com "/" (raiz). De forma nenhuma marque a caixa "formatar" para a partição da /home. Mande instalar. Se tiver dificuldades tem no forum tópicos ensinando a fazer isso detalhadamente (apesar de eu já ter detalhado um pouco).
É só o que posso fazer pra tentar te ajudar.
Desculpe a prolixidade... estudar letras deixa a gente um pouco prolixo.
[]s