[code]TUTO POR UCASTRO
Para quem tem problemas com Compiz e prefere como eu instalar o drive do próprio fabricante. Siga as dicas passo-a-passo que não haverá erros.
0.
Instale primeiro um "um editor" que usaremos quando o sistema gráfico deixar de existir e o sistema ficar apenas como um terminal:Código:
sudo apt-get install mc
1.
Instalar as dependências necessárias para conseguirmos instalar o drive do fabricante.Código
sudo apt-get install build-essential gcc gcc-3.4 alien make linux-headers-`uname -r` xserver-xorg-dev
(os caracteres entre a expressão “uname -r” são crases e implicam na instalação do pacote para o kernel atual)
2.
Remover os pacotes antigos do driver nvidia:Código:
sudo rm /etc/init.d/ nvidia-*
sudo apt-get --purge remove nvidia-glx nvidia-settings nvidia-kernel-common
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Nota este último vá alterando remova o nv escolha
vesa e vá escolhendo uma tonelada de opções teclado, monitor, etc..não fique com receio.
3.
Baixem o instalador dos drivers da Nvidia no site da mesma, de acordo com sua placa, fx, 6000,8000...: Por exemplo a minha placa de vídeo é fx5200 quando baixei do site da nvidia era fx série 5.Acesse o site:
http://www.nvidia.com/Download/index.aspx?lang=en-us
Nota:Verifique onde o pacote será salvo, exemplo no /home/seuusuário ou /home/seuusuário/Desktop ...
OBS:
A PARTIR DE AGORA IMPRIMAM OU ANOTEM OS PASSOS SEGUINTES, VISTO QUE, PERDEREMOS A PARTE GRÁFICA E FICAREMOS SÓ EM MODO TERMINAL SÓ NO BREU (ESCURO) SEM FRESCURAS.4.
Vamos parar o Gdm e entrar num console:Código:
sudo /etc/init.d/gdm stop
5.
Pressione CTRL+ALT+F1, logue como usuário comum, tipo na primeira linha digite o nome de seu usuário e na segunda a senha.
6.
Entre no diretório onde foi salvo o arquivo instalador da Nvidia. Lembrou que mandei guardar o caminho.No meu caso como exemplo o pacote foi salvo no Desktop. Então digitei:
cd /home/meuusuário/Desktop
Se tiver salvado na Pasta Pessoal:
cd /home/seuusuário
7.
Para enxergar o arquivo nvidia e seu nome digite:Código:
ls
8.
Vamos torná-lo executável:Código:
sudo chmod +x [b]nome_do_driver.run[/b]
Uma dica é quando for digitar a primeira letra do drive tem que ser exata tipo se é maiúscula ou minúscula e depois de digitar a primeira letra basta clicar na tecla tab que ele completará o nome do driver.
No meu caso ficou assim:
sudo chmod +x Nvidia-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run (só um exemplo)
9.
Agora vamos instalá-lo:Código:
sudo sh ./nome_do_driver.run
No meu caso ficou assim:
sudo sh ./Nvidia-Linux-x86-1.0-9755-pkg1.run (só um exemplo)
IMPORTANTE: Demora um pouquinho instalação do driver, em todas as perguntas responda "sim", menos na que ele diz que não tem kernel compilado no sistema e quer acessar o site Nvidia para baixar um é fácil saber porque é a única janela que aparece uma url com endereço de internet nesse clique em "não".10.
Vamos editar o arquivo "linux-restricted-modules-common" para isso iremos usar o "mc" que instalamos:sudo mcedit /etc/default/linux-restricted-modules-common
11.
Na última linha do arquivo troquem DISABLED_MODULES="" por DISABLED_MODULES="nv" para navegar no mc basta ir com o cursor. Para salvar a alteração use o F2 e grave depois o F10 e saia do editor.12.
Reiniciando o sistema:Código:
sudo /etc/init.d/gdm start
13.
.Se tudo der certo ele ficará com a aparência normal que você está acostumado.
14.
Após isso não mexam no gerenciador de drivers restrito do Ubuntu para não desconfigurar todo esse trabalho.[/code]
Melhor site onde sugere como instalar drive da nvidia é o site do próprio ubuntu. Tem um MANUAL PARA INSTALAR NVIDIA só que está em inglês. https://help.ubuntu.com/community/NvidiaManual